Ex-presidente do Uruguai diz que temeu guerra com a Argentina

Por Marcia Carmo

O ex-presidente do Uruguai, Tabaré Vázquez, disse na terça-feira, durante uma palestra a um grupo de estudantes em Montevidéu, que quando era presidente (2005-2010) avaliou a hipótese de um “conflito bélico” com a Argentina durante a disputa pela construção de uma fábrica de pasta de celulose na fronteira entre os dois países.

“Tivemos um conflito muito sério com a Argentina. E um presidente deve avaliar todos os cenários possíveis. Não esperar que o problema aconteça para tomar uma medida. E eu avaliei todos os cenários, desde (um em que) não acontecesse nada até um conflito bélico”, disse Vázquez.

A disputa pela fábrica de pasta de celulose de capital finlandês, conhecida como Botnia, ocupou as atenções durante grande parte dos governos Vázquez e Néstor Kirchner (2003-2007).

A fábrica funciona às margens do rio Uruguai, compartilhado pelos dois países, e a Argentina alegava que a planta poluía o rio. O Tribunal de Haia deu parecer favorável a que o Uruguai mantivesse a fábrica em funcionamento.

O ex-presidente afirma que contribuiu para suas suspeitas de que a desavença pudesse derivar em um conflito armado o fato de soldados do Exército argentino terem realizado, naquele período, treinamentos inéditos em frente à cidade uruguaia de Paysandú, na fronteira.

Vázquez contou que reuniu, então, os comandantes das Forças Armadas do país.

“O comandante da Força Aérea me disse que tínhamos apenas cinco aviões e combustível para 24 horas”, afirmou. As declarações de Vázquez foram feitas para um grupo de estudantes, em Montevidéu. Eles riram quando o ex-presidente revelou a penúria dos aviões militares do país.

“Mas não estou dramatizando, é a realidade”, disse Vázquez, que também afirmou ter compartilhado sua preocupação com a então secretária de Estado dos EUA, Condoleezza Rice, com quem tinha se reunido para discutir questões bilaterais.

“Eu estive nos Estados Unidos para tratar de questões comerciais. Mas também disse a Condoleezza Rice que o Uruguai é um país sócio e amigo dos Estados Unidos e que, se ela pudesse, que falasse com o presidente (George W.) Bush sobre a situação”, afirmou.

Ideia ‘jamais’ analisada

Nesse momento da gravação, publicada no site do jornal El Observador, de Montevidéu, a voz de Vázquez fica pouco nítida, porque ele se afasta levemente do microfone. O jornal afirma, porém, que o ex-presidente pediu “apoio” de Bush “em caso de conflito bélico com a Argentina”.

Vázquez afirmou que o governo americano declarou, então, que o Uruguai é “um país amigo” e que a tensão bilateral – Uruguai e Argentina – diminuiu.

As declarações de Vázquez repercutiram na Argentina. O ex-chefe de gabinete (Casa Civil) do então governo de Néstor Kirchner, Alberto Fernández, afirmou nesta quarta-feira que “a ideia de uma guerra jamais foi analisada” na Argentina.


Fonte: BBCBrasil

31 Comentários

  1. Deveria servir de exemplo para o atual e os futuros presidentes do Uruguai, o estado de penúria de suas Forças Armadas é grande, com pouco mais de 25 caça de ultima geração eles conseguiriam deter qualquer tentativa de ataque argentino, claro que só os caças não seriam o suficiente para manter a defesa do país, mas já seriam alguma coisa!

  2. Em caso de uma possível guerra entre Uruguai e Argentina, se o motivo for, uma investida da Argentina sobre o Uruguai, creio que o Brasil iria tomar partido dos Uruguaios.

    O Uruguai é quase um estado brasileiro, um problema bélico lá, iria refletir muito por aqui.

  3. concordo com o KLM se eles viessem busca a ajuda do brasil que tem infuencia com a argentina mas em vez disso eles foram pedir ajuda pros yankes. Mereciam ser Invadidos pelos Hermanos pra parar de lamber as botas dos Yankes

  4. o uruguai alem de ser uma lavanderia de dinheiro provenientes de corrupção, um cassinão disfarçado de pais, cheio de empresas offchore picaretas, tembem e um pais complexado cheio de entreguistas, com uma elite subalterna de norteamericanos e europeus, lamenavel !!!



  5. sei Uruguai um quase estado brasileiro…rsrsrsrs

    entao a Argentina é uma quase bairro paulista ??.. rsrsrsrs

    cada doido viu… pedir ajuda ao BR… seria como ligar para o papa pedindo benção…rsrsrsrs

  6. um ex chefe de estado citar uma possivel guerra com um vizinho, por causa de uma fabrica de celulose?!! uma questão que deve ser discutida no ambito comercial e dipromatico, e ainda por cima vão correndo chorramingar com o grande irmão do norte, feito minininho de condomino que tomaram a pipa na rua, aaffff !!!

  7. e alem de serem cheios de empresas oofchore fantasmas para sonegadores, agora o uruguai agora tambem e porta de entrada de bugingangas chinesas, o setor altomobilistico que o diga !!!

  8. vou respoder as duvidas de alguns entre brasil e argentina tem muita historia de guerra se a argentina invadir o uruguai tenho certeza que o brasil apoaria os argentinos ja que entre estrategia o mais grande sempre vai ser melhor que um pequeno por issso em um caso desse o uruguai é igual a portugal na união europeria não serve pra os europeus se der problema a primeira ir é portugal.

  9. Isso se chama “Golpe para desestabilizar a UNASUL”…….O USA não é bobo……
    *
    Guerra por uma fábrica de celulose????….kkkkkk….conta outra TIO SAM…….

  10. O Uruguai poderia comprar uns 20 caças J-10 chines para não ficar nessa situação vergonhosa. Ao custo atual de aproximadamente U$$28 milhões cada (financia em dez anos, por ex.) dá para levar. Junto com alguns radares Saber 200 comprados do Brasil, poderiam melhorar bastante sua defesa.

  11. Estes lamúrios do ex-presidente uruguaio é prova da sua incompetência. Deveria ter ficado quieto, deu um tiro no pé.
    Um país bem localizado, pequeno e não são capazes de investir em educação e tecnologia…. kkkk Ficam copiando seus vizinhos grandes é isto que dá.

  12. O Tabaré fez certo ao levantar a questão bélica na época sim. Os estudantes é que fazem errado em apenas rir da situação de penúria de suas forças, atitude similar aos estudantes brasileiros.
    Vejam bem, o Uruguai foi atrás dos EUA por apoio mostrando quão é fraca a moral política do Brasil e que seríamos incapazes de mediar a situação.

  13. Infantil, irresponsável e fanfarrão esse cidadão e qualquer um que pensou como ele do lado A ou do lado B.
    O tempo esquentou realmente entre Brasil e Paraguai quando do episódio da hidrelétrica e tudo foi plenamente resolvido entre ambas as partes o mesmo aconteceu com o episódio do gás da Bolívia, hoje já vemos o Chile sinalizar para uma conversa com a bolívia para uma abertura para o Oceano Pacífico,o Equador teve seu território invadido por aeronaves colombianas em um ataque aéreo contra traficantes e tudo foi plenamente resolvido, ou seja tudo papo de gente grande. A América do Sul criou diversos órgãos para resolver nossos problemas, nunca chegaríamos à um conflito na América do sul , a menos que surja um líder plantado , um infiltratado, para desestabilizar a área.
    O próprio Uruguai já encarou o reino Unido não permitindo que uma navio de guerra deles encostasse em seus portos devido à um tratado aqui da UNASUL.
    O negócio é nem dar audiência para um cidadão desses, que a UNASUL fique de olho nele e em seus amiguinhos, precisamos saber qual o jogo dele.
    ———–
    http://www.naval.com.br/blog/2010/09/24/hms-gloucester-kirchner-agradece-apoio-de-colega-uruguaio/#comments

  14. O Uruguai é um estado tampão entre o Brasil e a Argentina. O Brasil já quis invadir o Uruguai na época da ditadura. Se houvesse uma invasão seria um remake de uma guerra que é nominada nos almanaques como gaúcha.

  15. Era mais fácil o Brasil fazer um acordo com a Argentina e dividir o Uruguai em dois, ficando uma parte para cada um! Os fracos não tem vez, infelizmente… por isso o Brasil abra o olho e modernize suas forças armadas, para que no futuro não seja também dividido pelos fortes.

  16. VocÊs são bem sem noção mesmo né? Dizer que o Brasil se aliaria a Argentina nesse caso de agressão ao Uruguai…
    O Uruguai é praticamente um estado indefeso em relação a Argentina, e por obrigação e pressão internacional, o Brasil teria que tomar partido do Uruguai, porquê se não fosse o Brasil entrar nessa guerra a favor do Uruguai seria os Estados Unidos, pois nunca que países como os EUA e OTAN iriam permitir uma agressão desse tipo contra um país que não tem como se defender.

  17. É, pode-se ver o nível do comentários aqui neste post, pouquíssimos comentários se salvam, pois a grande maioria ou ganhou o dia para falar BESTEIRAS ou são filhotinhos de ditadura, neo fascistas que adoram criticar os EUA, mas na verdade quer que o Brasil seja igualzinho a ele.
    __________________________________________________________

    Brasil apoiar Argentina em uma guerra contra o Uruguai, apoiar a anexação do Uruguai pela Argentina, dizer que os mais fracos não tem vez, mas o que é isso minha gente. Será que a maioria dos comentaristas não sabem que o Uruguai é um estado tampão entre Brasil e Argentina, que ele foi criado para impedir maiores atritos entre ambos, que sem ele Brasil e Argentina ficariam guerreando entre si. Esse pessoal não sabe que o Brasil tem uma posição de selar pela paz na região.

  18. Acho que o presidene agiu certo pedindo ajuda. E Nao importa para quem seja: EUA, Brasil, Chile… O importante e que houve a preocupação em proteger seu pais e se adiantar. Felizmente Nao houve a guerra, mas e se realmente a Argentina tivesse invadido? Adiantaria procurar ajuda depois? Nesses casos o melhor a se fazer e pensar no pior e se prevenir. E como estamos fazendo agora com nossas Amazônias, a verde e a azul. Pode ser que nunca aconteça mas temos que pensar no pior e nos prevenir de uma possível invasão.
    Vale o ditado: um homem prevenido vale por 2

  19. o cara é pago pelos americanos para falar essas besteiras.
    Guerra? ridículo.
    Eu li na mídia que o cara disse que avaliou “declarar a guerra” a Argentina, imagina, um país de 3 milhões contra outro de 40, esse cara é ridículo. Coitados os uruguaios com esses pão mandados dos ianques.

    Brasil nunca entraria contra Argentina em nenhum conflito bélico, no caso do Uruguai Itamaraty tentaria resolver todo pacificamente.

  20. fico imaginando na época quem lucraria com isso se realmente acontecesse? claro que seria o lula,presidente do brasil na ocasião,se tivese sido procurado pelo presidente uruguaio,lula faria por baixo dos panos tudo possivel e impossivel para provocar a guerra,guando a coisa tivese bem feia ele interviria possando de passificador perante a comunidade internacional.e pior todos acreditarian nele…

  21. este cidadão e um dos entreguistas da americado sul, pelo menos a mascara deste caiu, guarra na america do sul so beneficiaria traficantes de armas patrocinados, pois as grandes puuutencias q fabricam material belico em massa adorariam nos ver igual a algumas regiões da africa, com a gente se matando enquanto eles lucram nos vendendo bugingangas !!!

  22. E ele ia declarar guerra chamando o tio sam ???
    obvio que isto reflete a categoria de entreguistas que se consideram elite na america latina, sempre querendo que outros lutem por eles, afinal para que senhores feudais iriam querer deixar de ser colonia ne ?
    inclusive muitos que frequentam blogs de defesa, pricipalmente la na trolllandia ( q e um exelente site, como este, o problema são a maioria dos comentarista aff)q o interece e material militear de origem norte americana so, basta notarem que quando o tema e fas norte americanas comentam ufanisticamente como se tivensem tendo orgasmos, quando e sobre o brasil decem o pau, não para cobrar melhorias, mas sim por viralatismo, para desmerecer, e quando a noticia e boa para nos nem passam, o mouse em cima !!!

  23. É pelo visto o nível dos cometários continua baixo, reclamar do nível intelectual de um medico é dureza, e falar de o sujeito é capacho dos americanos sem ter nenhuma certeza também é dureza, afinal ele foi um candidato de centro esquerda (assim como Lula) que pelo visto vez um bom trabalho, já que saiu da presidência com mais de 80% de popularidade, assim como o Lula.

    __________________________________________________________

    Acho que muita gente não foi à aula de interpretação de texto, o Tabaré Vázquez disse é que pensou e que temeu uma possível guerra com a Argentina, ou seja, considerou uma possibilidade de ocorrer uma guerra pelas atitudes que a Argentina havia tomado (com o fato de ter ocorrido treinamento de soldados na fronteira do Uruguai em meio a uma crise diplomática). Na reportagem não há nenhuma menção de que o propário Vázquez disse que pediu apoio dos EUA contra um possível atrido contra a Argentina, mas sim um jornal que o entrevistou disse que ele pediu ajuda contra um possível conflito bélico, mas será que ninguém pensou que o jornal poderia ter mentido para começar a escrever tanta besteira?

  24. Paulo Henrique, o cara pediu para a Condoleeza falar com o Bush para que interviesse num conflito local, e o cara avaliou a possibilidade de guerra, só um patricinho EMO que ainda tem a cabezinha na Europa dos seus pais, pode ter uma conduta tão subserviente.

    Não devemos esquecer que os espanhóis quase não miscigenaram com as populações nativas, tem muito pessoal de origem europeia que ainda se acha superior aos nativos nesses países latinos, acho é a origem da soberbia deste senhor.

    Os espanhóis foram sempre muito racistas, e as colônias herdaram esse racismo, simples.

    Os países latinos tem graves problemas de convivência entre a população branca e a nativa, tudo mundo sabe que o peronismo foi um fenómeno etnicamente indígena, isso piorou a relação daqueles 2 países.

    O Brasil não pode tomar partido em disputas entre países hispânicos, deve dar o mesmo tratamento para Chile Argentina Venezuela ou Peru.

    O fato do Uruguai ser um país pequeno não conta, porque imagina se o Brasil fizesse coisa parecida com os EUA? Perante os EUA nós temos que ir com cuidado, porque eles militarmente são por enquanto muito superiores, então os reclamos etanol algodão sucolaranja etc vão devagar, não tem outra.

    O mesmo deve fazer um país pequeno com outro que é 10 vezes maior como neste caso do UR com a AR, entendo que quem falou em GUERRA foi este senhor que obviamente trabalha para os americanos, porque eles deram a ordem de falar de guerra em todas as mídias, todas as mídias alinhadas com o pentágono estão plantando o fato duma guerra próxima, já tudo mundo está aguardando(pedindo) que comece essa guerra tão falada, é a técnica psicológica deles.

    Enquanto algum país vizinho virar estado brasileiro, acho que está totalmente fora de cogitação pelo menos neste século e o seguinte. Deverão evoluir muito enquanto convivência étnica para poder integrar o Brasil.

    Aqui pra onde a gente olhe vai encontrar pessoal com DNA tupi, na TV, no governo, na oposição, nas Forças Armadas, quase não existem brancos 100% puros, é um fato. Acho algo muito bom. É claro, o negro está levando mais tempo, mas também já ocupam muitas posições na AdmPública e nas empresas.
    Brasil não será o paraíso, mas aqui não temos esses problemas tipo entre europeus(uruguaios) e peronistas(índios).

Comentários não permitidos.