Rafale intensifica disputa por caças da FAB

http://farm6.static.flickr.com/5078/5908002760_14c91ee504.jpgFlávia Oliveira

O Consórcio Rafale International, que reúne Dassault, Thales e Secma, trabalha para vencer a disputa para fornecer caças-aéreos à FAB. O grupo francês, na briga com a americana Boeing e a sueca Saab, anuncia hoje parcerias com UFRJ e PUC-Rio. Ajudou também no acordo de cooperação firmado entre a multinacional MBDA, fabricante de mísseis, e a Avibras, de tecnologia aeroespacial.

O consórcio participa de evento na Firjan, com mais de cem companhias e entidades. É que a concorrência pelos caças exige do vencedor da licitação propostas que garantam transferência tecnológica e formação profissional na área aeronáutica. “Já firmamos mais de 60 acordos com 50 empresas, universidades, centros de pesquisa e formação no Brasil”, diz Jean-Marc Merialdo, representante da Dassault Aviation no país.

O consórcio, argumenta ele, teria a vantagem de já contar com autorização do governo francês para transferir a tecnologia dos caças Rafale ao Brasil. O grupo era o favorito do ex-presidente Lula na disputa.

Fonte: O Globo  Via MRE

9 Comentários

  1. Francoorp, li as informações em teu blog, as achei interessantes e esclarecedoras.
    Tenho uma pergunta:
    Caso o Brasil escolha o Rafale. Qual versão vira a F3 ou F4 ?
    Se for a F4 com melhorias no motor, radar, suite SPECTRA e parte elétrica tudo bem. Mas pegarmos a versão F3 do Rafale, com a qual a FAB ficara por 30 anos, então é um péssimo negocio. Ainda mais para um avião tão caro como o Rafale.
    Ainda tenho duvidas em relação ao Rafale, porque em 10 anos não vendeu, se é tão bom assim.
    Valeu francoorp, pelas informações.
    Obrigado.

  2. “Não enfrentarem oposição aerea de caças ou de baterias antiareas que os colocassem em perigo.”
    Interessante… pois este mesmo argumento vale p/ os demais caças ocidentais, inclusive p/ os top da família Su-27. Mas ñ se pode menosprezar a eficiência do Rafale na Líbia, pois esta foi a 1ª aeronave a adentrar no espaço aéreo líbio SEM escolta. O Rafale logrou êxitos q confirmaram sua capacidade OMNIROLE (missões ar-ar, anti-navio, suporte aéreo, dissuasão, ar-solo, ataque nuclear e reconhecimento) c/ a capacidade de fusão dos dados recebidos dos sensores de bordo (dados são oriundos desde o radar RBE2, do SPECTRA, do OSF e até dos sensores dos mísseis ar-ar MICA).

    Kamarada.. qnto ao fato de ñ ter conseguido êxito na sua venda, deve-se ao fator político e financeiro (ex.:Marrocos) ou só político(ex.:Coréia do Sul). Perceba q no Japão o Rafale nem entrou na disputa. Mas a estória pode mudar drasticamente se o Rafale conseguir sua 1ªvenda nos EAU (é quase certo), fora em q está muitíssimo bem cotado na Suíça, Brasil e na Índia, onde desbancou o F/A-18E/F, F-16IN Super Viper, Mig-35 e o Gripen NG (O Rafale desbancou o F/A-18E/F e o Gripen NG q são os seus concorrentes no FX-?).

    “Mas pegarmos a versão F3 do Rafale, com a qual a FAB ficara por 30 anos, então é um péssimo negocio. Ainda mais para um avião tão caro como o Rafale.”
    The MLU configuration is not expected to emerge until around 2025… With the F3-04T standard, which is due for delivery in 2013, the Dassault Aviation Rafale will receive its active, electronically scanned array RBE2 radar, developed by Thales; an improved missile-warning system (the DDM-NG); and upgraded forward-sight optronics. Qualification of those elements is due for completion in mid-2012 with delivery anticipated in 2013, says Stephane Reb, program manager for French defense procurement agency DGA.
    http://www.aviationweek.com/aw/generic/story_channel.jsp?channel=defense&id=news/awst/2011/06/06/AW_06_06_2011_p24-330649.xml
    Então… o MLU do Rafale por volta de 2025. Mas isto ñ quer dizer q o Rafale possa receber melhorias. A Dassault desenvolveu o Rafale pensando nisso: “A arquitetura existente do sistema deverá permitir que o Rafale receba as melhorias necessárias no curto prazo, sem que haja mudanças significativas no hardware ou o software até o MLU”.
    http://www.aereo.jor.br/2011/07/09/como-sera-o-mlu-do-rafale/

    Falow

  3. O Rafale perdeu na Malasia, Africa do Sul, Polonia, Republica Tcheca, etc. Em todas as concorrências que participou perdeu. Dizer que foram apenas fatores politicos não convence, pois perdeu para Gripen e caças Russos. Fatores econômicos, ele custa muito caro pelo que tem de tecnologia.
    Quanto a India, Suiça e Emirados Arabes Unidos. O Rafale ainda não ganhou, estes países ainda estão por anunciar o vencedor.
    Mas algo deve ter de errado para o Rafale nunca ter vendido em 10 anos. Mesmo a França dos 300 Rafale previstos, apenas 88 foram construidos, isso em mais de 10 anos, oque da cerca de 8 aeronaves por ano. E mesmo muito pouco. O radar RBE2 é fraco seu alcance é de 130 Km, o radar do F-18SH e´de 170 Km, o SU-35 400 Km.
    Tudo oque o Rafale e Gripen C/D fizeram na Libia, até nossos AMX A-1 fariam.
    Mas para a FAB que esta usando caças que estão com ate 30 anos, o Rafale serve. Mesmo que já tenha ganho o apelido de Jaca voadora. So espero que a FAB tenha verba para mante-los voando, pois o custo da hora de voo nem a França esta aguentando.
    Ainda penso como muitos, que o melhor seria SU35BM e/ou PAK FA 50.

  4. Calma aí kamarada…
    Q eu saiba, o Rafale perdeu concorrências em Cingapura, Coréia do Sul, Marrocos e Arábia Saudita.

    1º)Cingapura(O F-15SG sobrepôs o EF-2000 e o Rafale):
    “The decision “illustrates the power of the AMERICAN LOBBY, which you shouldn’t underestimate,’’ said Andrew Brookes, an analyst at the London-based International Institute for Strategic Studies.”
    http://powerpolitics.org/index.php?s=geopolitics&paged=2

  5. 2°)Marrocos:
    – Fator econômico: “It seemed for some time that the Dassault Rafale would gain its first export success. An offer was made for 18 Rafales at a cost of 3.3bln USD. The US countered this offer by stating it would deliver up to 36 second-hand F-16s at a cost of only 1.4bln USD. France desperately tried to gain this contract by providing either 12 Rafales and 12 Mirage 2000 aircraft, or 24 Rafales for 2.85bln USD. However, the exchange rate between USD and euro in 2008 is way more in favor of the USD, making the F-16 purchase a real bargain in comparison with the Rafale.
    http://www.f-16.net/f-16_users_article35.html

  6. – Fator político:
    “Os Estados Unidos da América e Marrocos firmaram em 2004, em Washington, um acordo de comércio livre.”
    http://www.emb-marrocos.pt/textos/marrocos-aberto-ao-mundo/acordo-de-livre-troca-com-os-eua_45.html
    Isto é um acordo político c/ resultados econômicos!!!
    “Com relação aos Estados Unidos, a política externa marroquina encontra-se empenhada na consolidação do que o Rei Mohammed VI qualificou – por ocasião da reeleição do Presidente George W. Bush – de “parceria estratégica”.” e “Marrocos adquiriu status de “aliado privilegiado não membro da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN).”
    http://www2.mre.gov.br/deaf/daf_1/marrocos2.htm
    Se vc quiser, tem um interessante resumo da intensa relação entre Marrocos e EUA neste link:
    http://en.wikipedia.org/wiki/Morocco_%E2%80%93_United_States_relations

  7. 3º)Arábia Saudita:
    “Arábia Saudita é o mais importante aliado dos Estados Unidos, após Israel no OM”
    Então… é muito parecido c/ o caso do Japão… Se ñ for americano, q seja um da EADS.

    4º)Coréia do Sul:
    “The Rafale took the lead (built by French aircraft manufacturer Dassault Aviation) by a narrow margin in the first stage of the assessment, but considering interoperability and the “ALLIANCE” between Korea and the U.S., we have finally chosen the F-15K (built by the American company Boeing).”
    http://defense-technologynews.blogspot.com/2011/09/dtn-news-korean-defense-news-combat.html
    Então… como QUASE todos já suspeitavam, o acordo foi puramente político, pq no técnico o Rafale superou o F-15K!!!

  8. 4º)Coréia do Sul:
    “The Rafale took the lead (built by French aircraft manufacturer Dassault Aviation) by a narrow margin in the first stage of the assessment, but considering interoperability and the “ALLIANCE” between Korea and the U.S., we have finally chosen the F-15K (built by the American company Boeing).”
    http://defense-technologynews.blogspot.com/2011/09/dtn-news-korean-defense-news-combat.html
    Então… como QUASE todos já suspeitavam, o acordo foi puramente político, pq no técnico o Rafale superou o F-15K!!!

    Qnto ao radar RBE2 AESA, nem a Thales pronunciou seu alcance. Este alcance de 130km é mera especulação!!!

    “Tudo oque o Rafale e Gripen C/D fizeram na Libia, até nossos AMX A-1 fariam.”
    Acho q o kamarada forçou um pouco…

    “So espero que a FAB tenha verba para mante-los voando, pois o custo da hora de voo nem a França esta aguentando.”
    Por favor, mostre-me uma fonte fidedigna q sustente sua colocação!!!

    “Ainda penso como muitos, que o melhor seria SU35BM e/ou PAK FA 50.”
    Concordo contigo no quesito T-50!!!

    Falow

  9. KD A RESPOSTA DO MMRCA QUE SAIRIA NA SEGUNDA-FEIRA PASSADA???? Voces viram ela por ai rsrs Como ainda conseguem encontrarem argumentos para fantasiarem encima da aquisição do Rafale pelo Brasil rsrs Sera que ninguem ainda percebeu a manipulação a orquestração para favorecer o Rafale no Brasil rsrs Brasil o unico otario possivel de ser embromado.Quase que diariamente colocam noticias enaltecendo o Rafale rsrs Ja se perguntaram o que esfriou a preferencia que ele tinha de Lula?Vou lhes dizer mais uma vez,alem de Sarkosy ser um lobo os caidinhos F5BR detonaram Rafales na CRUZEX e alem disso o que entornou o caldo de uma vez são indicios que levam a suspeita de participação Francesa na sobotagem de Alcantara.Politicos apenas querem ganhar dinheiro e favorecerem seus colaboradores,a iniciativa privada nacional é prostituida e vendida e sabem quando teremos autosuficiencia e independencia tecnologica enquanto estes vermes estiverem decidindo assuntos de estado NUNCA.Seremos no maximo meros montadores e clientes de serviços como sempre fomos.Todo aquele sendo civil,militar,politico,industrial ou qualquer cidadão que pense que o Brasil deve adiquirir tecnologia de caças,aeroespacial de paises do bloco da OTAN isso o fazem por interesse proprio,ideologico,corporativo ou simples entreguismo vendido.Adiquirirmos estas tecnologias daqueles que sabemos que são contra nossos avanços nesta area é darmos a nós mesmos diplomas de BURROS ASSUMIDOS e OTARIOS VOLUNTARIOS…Ou realmente tomamos vergonha na cara e como pais e povo independente e soberano damos um passo realmente a autosuficiencia e independencia tecnologica aeronautica-militar e aeroespacial ou nos condenaremos a sermos meros montadores de tecnologia ultrapassada e chipada…Sera que todo mundo é cego e não enxerga que a China e a India estavam muito atraz de nós em material belico e ate bem pouco tempo tinhamos o melhor tanque de guerra do mundo e agora somos um deposito de sucata que recauchutamos com guarana e presurizamos com super-bonder.Hoje a India e a China são potencias militares e avançadas em aeronautica-militar e aeroespacial graças unicamente a tecnologia Russa.A Russia a muito tempo implora ao Brasil que adiquira suas tecnologias e sempre recusamos.Porque recusamos?Porque xenofobicos-ideologicos acham que estariamos vendendo a alma ao Diabo adiquirindo vetores Russos.Porque na FAB e na MB tem uma minima parcela militar que tem o Rei na barriga e acham que são suditos da Rainha e não do Brasil.Por culpa desses turrões,dos mafiosos politicos e dos prostituidos empresarios o Brasil esta destinado a ser sempre um medieval extrator de materias e a ser serviçal prostituido de lobos gananciosos,oportunistas e especuladores.Essa corja imunda ja governa a nossa nação a algumas decadas e os idiotas que estão no Alvorada são meros fantoches manipulados para iludirem a massa otaria que os enriquecem e que exploram…Toma vergonha na cara Brasil e se faz independente e soberano.

Comentários não permitidos.