Instabilidade política conduz aos farrapos

Sugestão: Gérsio Mutti
Moacyr Flores

Origem da Revolução Farroupilha vai além de impostos. Sem pensadores, período reproduz doutrinas de europeus

No início do Império novas ideias políticas entraram em conflito no Brasil, sacudindo o ranço das oligarquias políticas e a burocracia centralizadora, herdeira de um sistema conservador criado no período colonial. Infelizmente, D. Pedro I criou o Estado divorciado da nação brasileira, que ainda não estava organizada no momento da independência. Desde então os políticos brasileiros se consideram donos do Estado, cuidando apenas de seus interesses para proverem seus bens particulares, ignorando o bem comum. Como reflexo desta situação, a corrupção ficou impune e a Justiça se tornou interesseira e mesquinha, funcionando apenas contra pequenos e marginalizados.
As revoltas e insurreições no Primeiro Reinado e na Regência são provas incontestáveis do pouco caso dos governantes em relação à nação. As proclamações, protestos e denúncias contra a tirania e abusos de políticos infames e desonestos que exploravam o povo se sucediam por causa da inércia da sociedade. Tal fato se dava e ainda acontece porque a massa é mantida ignorante e tolhida em suas iniciativas. Não é por acaso que professores recebem salários aviltantes e que o ensino e a educação se esfacelaram, perdendo-se a noção do direito de cidadania.
É certo que sempre há políticos honestos e bem-intencionados. Também não podemos generalizar uma ideia para todos os segmentos sociais. Pessoas socialmente iguais seguem doutrinas políticas diferentes. Só há ideia única quando a sociedade vive sob tirania política ou religiosa. Assim, durante o período farroupilha houve um entrechoque de doutrinas discutidas por intelectuais e políticos, mas que raramente atingia o povo, na sua maioria analfabeto. As novas ideias eram divulgadas nos jornais, de duração efêmera porque dependiam de assinantes, nas lojas maçônicas, no teatro e nas casas de negócio.
Não tivemos pensadores políticos no período farroupilha. As doutrinas reproduzidas nos periódicos são de pensadores europeus, em desacordo com a realidade sócio-política brasileira rural e escravocrata, com as ideias de Locke próprias para uma sociedade urbana e industrial. Ou com a doutrina democrática dos escritos da Joven Itália, de Mazzini, em choque com o liberalismo dos farroupilhas.
Com a morte de D. João VI, em 1826, os portugueses aclamaram o imperador D. Pedro I rei de Portugal. Os liberais, temendo que o Brasil voltasse a se submeter a Portugal, pressionaram D. Pedro I a abdicar do trono português em favor da filha, Dona Maria da Glória.
A agitação dos liberais aumentou contra o Poder Moderador, que permitia ao imperador dissolver a Câmara de Deputados. A perda da Província Cisplatina, que gerou lutas de fronteira, foi considerada como prejuízo ao Rio Grande do Sul, pelos recursos aplicados e pelas mortes de rio-grandenses. Em maio de 1824, as províncias de Pernambuco, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba e Alagoas formaram a Confederação do Equador. D. Pedro reagiu com violência, ordenando a prisão e fuzilamento dos revolucionários. Esse absolutismo do imperador entrou em choque com as ideias dos liberais, que não aceitavam o ministério formado por portugueses e exigiam a formação de novo ministério constituído por brasileiros. D. Pedro I preferiu abdicar a favor de seu filho D. Pedro de Alcântara, em 7 de abril de 1831, partindo para Portugal.
Como o Parlamento estava em recesso, elegeu-se uma Regência Trina Provisória, que governou pouco mais de dois meses, quando deputados e senadores elegeram Francisco de Lima e Silva, José da Costa Carvalho e João Bráulio Muniz.
O período regencial, de 1831 a 1840, caracterizou-se como o mais perturbador e instável da história política do Brasil, época de mudanças, de transformações, de choques de teorias que eclodiram em desordens e revoltas em várias províncias.
Para conter as desordens baixou-
se edital (em 04/02/1832), proibindo a reunião de vadios armados e obrigando-os a conseguir empregos em oito dias, sob pena de serem presos de três a oito meses (O Noticiador, de 17.2.1832, p. 1).

Grupos políticos – O jornal O Noticiador, periódico liberal moderado, de 16.5.1832, à página 3, considerou os farroupilhas como exaltados, fazendo graça com a origem do apelido que significava pessoa desprezível, miserável, maltrapilho, embora os chefes revolucionários fossem estancieiros, oficiais militares, oficiais da Guarda Nacional, comerciantes e charqueadores. O pequeno texto jocoso também se refere aos restauradores, comedores de produtos portugueses, que querem o retorno de D. Pedro I de Portugal.
Existiam três grandes grupos políticos: os conservadores, os restauradores e os liberais. Embora se autodenominassem de partidos, eram grupos de pessoas com ideias comuns e que pretendiam apenas assumir o poder.
Os conservadores não queriam mudanças, pretendiam manter a monarquia, considerando que do rei dependia toda a salvação da nação. Propugnavam pelo Estado unitário e pelo governo centralizado. Criticava-se a república como forma de governo, que levaria o Brasil a dividir-se em vários países. A religião católica era sustentação do trono e força de coesão da sociedade.
Os restauradores ou caramurus, na maioria portugueses naturalizados brasileiros, fundaram a Sociedade Militar com o propósito de lutar pelo retorno de D. Pedro ao Brasil. Em resposta, os liberais fundaram a Sociedade Defensora da Liberdade e Independência Nacional, que comemorava festivamente o Sete de Abril, lembrando a abdicação de D. Pedro como fim do absolutismo e da centralização do poder. Os liberais queriam nova constituição de acordo com os costumes do povo, sem o poder Moderador e com o Legislativo forte. Em sua doutrina, a liberdade seria garantida pelas leis. Queriam a descentralização do poder sob o sistema de federação, a fim de respeitar as diferenças regionais.
Os liberais dividiam-se em moderados (chimangos) e exaltados (farroupilhas). Os moderados queriam as reformas políticas através de leis. Constituíam o grupo dos monarquistas e o grupo dos republicanos. Os exaltados ou farroupilhas pretendiam as mudanças através da luta armada.
Quando o padre Diogo Antônio Feijó, um liberal, assumiu o Ministério da Justiça, iniciou uma série de reformas que provocou a reação dos mais exaltados. A primeira grande mudança foi do Processo Criminal, tornando mais rígida a justiça e a atuação dos juízes. Em 1831 criou o juiz de paz, para pequenas causas de âmbito municipal. Desmobilizou os soldados, mantendo os oficiais, e desativou a Milícia, ambos com oficiais nomeados pelo comandante militar, para criar a Guarda Nacional, com oficiais eleitos por vereadores. A Guarda Nacional tornou-se a força policial de chefes de oligarquias municipais. Em 1835 a Guarda Nacional era a maior força militar armada e seu comandante-geral, coronel Bento Gonçalves da Silva, foi escolhido pelos conspiradores para chefiar a revolução e presidir a República Rio-Grandense.
Outra lei que gerou descontentamento foi a chamada Lei Feijó, que proibia o tráfico de escravos, multando o capitão da embarcação, o intermediário e o comprador, obrigando-os a devolver os escravos para a África. Autoridades corruptas ignoraram a Lei Feijó. A Lei de 27.10.1831 proibiu a guerra aos índios e a servidão, que ainda existiam com a desculpa de civilizá-los.
Essas mudanças provocaram dissensões políticas nas províncias, que reagiram com revoltas, sendo a mais longa a guerra civil dos farrapos. Procurando uma política conciliatória, a Regência, em 12 de agosto de 1834, aprovou o Ato Adicional à Constituição, que criou as Assembleias Legislativas Províncias, mas manteve a nomeação do presidente da província. Ao tentar contentar os conservadores e os liberais, o governo central provocou o acirramento dos confrontos políticos. Na abertura da Assembleia Legislativa, em 20 de abril de 1835, o presidente Antônio Rodrigues Braga denunciou a existência de uma conspiração entre rio-grandenses e seguidores de Juan Lavalleja para implantar uma república no Rio Grande do Sul unida ao Uruguai e separada do Brasil.
Lavalleja era compadre de Bento Gonçalves e seguidor do caudilho Manuel Oribe, que estava em luta contra o caudilho Frutuoso Rivera, compadre de Bento Manoel Ribeiro. Ambas as facções enviavam mensageiros ao Rio Grande do Sul para contratarem vadios e escravos como soldados, aumentando a insegurança na fronteira.
Finalmente, a introdução de moedas de cobre falsas, fabricadas nos Estados Unidos e ingressando pelo porto de Rio Grande e de São José do Norte, destruía o poder aquisitivo, pois as autoridades confiscavam o contrabando e o governo provincial pagava os funcionários e suas dívidas com o cobre falso, que era aceito no comércio com deságio de 20% a 30%.
Os farroupilhas aproveitaram o descontentamento das classes produtoras para sublevar a zona da Campanha e depor o presidente Braga, iniciando a Guerra Civil com a proclamação da República Rio-Grandense.

Bibliografia:

Coleção do Jornal O Noticiador, Rio Grande, 1832 a 1835;

Coleção do Jornal O Liberal Rio-Grandense, Rio Grande, 1836;

Coleção do Jornal Correio Oficial da Província de São Pedro, Porto Alegre, 1835; e

PRÉLOT, Marcel. As doutrinas políticas – Lisboa: Pressença, São Paulo, Martins Fontes Editora, página 197

Moacyr FloresProfessor e historiador

FONTE: Correio RioGrandense via calendarioantoniano

Veja também:

HISTÓRIA DA REVOLUÇÃO FARROUPILHA

Fonte: Calendario Antoniano

28 Comentários

  1. graças a deus o nos dias de hoje, separatismo esta dormente e seria sem sentido,a maioria dos nossos irmãos gauchos tem orgulho de ser brasileiros MAS INFELISMENTE NÃO ESTA TOTAMENTE MORTO ,sou casado com uma catarinense e vou muito ao sul, ja presenciei disculsões acolouradas entre pessoas que ainda defendem o separatismo, muitos diziam que o cultura dos mesmos e muito difente da brasileira, e que acham q pagam imposto para sustenter indio e nordestino, GUARDEM BEM O NONE DESTES TRAIRAS IRMÃOS BRASILEIROS ” movimento o sul e meu pais” e “movimento republica riograndense” são estas as escorias ultradireitistas que defendem o desmenbramento do brasil !!!

  2. o brasil e inseparavel, o grande estado do RIO GRANDE DO SUL E, E SEMPRE SERA BRASIL, e para separatitistas lixo de m… um aviso comporte-se como extrangeiros e serão expulssos, mas graças a deus nossa melhores tropas de infantaria blindada estão no sul para vigia-los!!!

  3. no campeopnato brasileiro de 2008 se não me engano, em um jogo do gremio, no olimpico, no momento de tocar o glorioso hino nacional do brasil, a torcida local não so vaiou como cantou por cima o hino da ficticia republica riograndense !!!
    vale resaltar que dopois da revolução farrolpilha, graças ao grande DUQUE DE CAXIAS , os revoltosos entraram em acordo com o imperio e juraram lealdade ao imperador, e durante a gurra do paraguay os gauchos estavam do nosso lado e foram grandes herois da patria brasileira !!!

  4. Capa Preta,os teus comentários,além de cheios de erros de português,são cheios de preconceitos. Ninguém fez mais que os gaúchos pela unidade desse país.Foi o nosso sangue que foi derramado nas fronteiras e é o agricultor gaúcho que expandiu essas mesmas fronteiras para rincões abandonados do Brasil,que sem a sua presença já teriam sido ocupados por estrangeiros.E o hino a que te referes,não é de uma “fictícia” República Riograndense. É o Hino do Estado do Rio Grande do Sul,que em certa época já foi uma república,sim senhor…
    Ah,sim: já ouvi de brasileiros de muitos estados que o Rio Grande do Sul é o único estado brasileiro em que seus cidadão não só sabem que tem um hino,como o conhecem e cantam.

  5. Mais Bá Tche, eu sou catarinense gosto muito do brasil acredito que estamos melhores juntos do que separados ainda mais agora na faze que o brasil ta vivendo bastante empregos desenvolvimento economico e tal o problema e que o povo brasileiro gosta muito de morar no pais do futebol e do samba morando num barraco com esgoto a ceu aberto ta bom se der pra joga bola e sambar deviamos começar a mudar o nosso penssamento e parar de esperar pelos ladrões de brasilia q contaminam cada estado com as leis em favor dos bandidos a midia tambem pouco ajuda principalmente a globo o brasil devia parar de ser o pais do futebol e do samba e começar a ser o pais da educação da saude do ferro e fogo ‘industrias’ os nossos irmãos brasileiros mais desfavorecidos não devem se contentar em apenas ter um barraco sem reboco com esgoto passando na rua e ficarem feliz por que fim de semana tem churrasco e futebol ta na hora de sair do carnaval e começar a tomar atitudes quanto relação a cultura aqui du sul ser diferente isso e verdade não que agente seja muito diferente e que so vemos noticias ruins ai do norte exemplo rio de janeiro e outros paises dai nois nos perguntamos como aquele povo aguenta por que tem tanta diferença?
    Vlww abraço a todos…

  6. Hoje estamos igual a epoca dos farropilhas pagando imposto sem retorno mas dominados e iludidos pela midia . Viva a republica das bananas !

  7. Sabia que esses espirito separatista existia num pequeno numeros de gente ignorantes. Mas para que discutir isso agora. Cuidado com o plano norte americano de nova redivisao e de novos mapas. Paises grande divididos em rebubliquetas. E do velho Maquiavel, dividir para reinar. No seculo XIX esquemas ingleses semelhantes levou a divisao da America espanhola que facilitou muito a penetracao economica britanica nesse continente. Nao me surprende se tais esquemas agora norte americanos possa ser posto em acao no seculo XXI

  8. O jojo ta certo Dividir pra dominar e o penssamento deles e o que os nossos “amigos” desenvolvidos querem fazer aqui o problema e a maior escola de ladrões do brasil Brasilia o paraiso da corrupção que so quer sugar o dinheiro do povo e deixalo a mingua sonho com o dia da justiça pra esses canalhas so espero que n seja a justiça divina e sim a do Homem por que somos o povo mais guerreiro que existe pois enfrentamos ruas sem seguranças hospitais sem saude escolas sem educação e ainda prosperamos ao contrario das leis que regem o mundo ” pelo que parece” mesmo assim prosperamos unidos somos quase 200 milhões de guerreiros entao senta Pua e ja era Vlwwww….

  9. nossa nação deve muito a nossos irmãos gauchos como mencionado pelo compatriota clovis henrique, foram grandes herois nas guerras do prata e do paraguay, e ate mesmo a revolução teve motivos justos, assim como a revolução de 1932 em são paulo, porem não tenho como concordar com separatismo, e que tais movimentos existem, ha existem, pois eu vi niguem me contou, mas felismente são de parte de uma minoria vira-latas e entreguista,reacionaria que apesar de estar na trigesima geração no minimo ainda não se considera brasileira,e devem ser vigiados de perto, MAS GRAÇAS A DEUS NÃO REPRESENTAM A GIGANTESCA MAIORIA DO NOSSOS IRMÃOS GAUCHOS, QUE DEMARCARAM HEROICAMENTENOSSAS FRONTEIRA SUL, E SO ENRIQUECEM NOSSA GRANDE PATRIA !!!

  10. capa preta disse:
    11/10/2011 às 17:28
    graças a deus o nos dias de hoje, separatismo esta dormente e seria sem sentido,a maioria dos nossos irmãos gauchos tem orgulho de ser brasileiros MAS INFELISMENTE NÃO ESTA TOTAMENTE MORTO ,sou casado com uma catarinense e vou muito ao sul, ja presenciei disculsões acolouradas entre pessoas que ainda defendem o separatismo, muitos diziam que o cultura dos mesmos e muito difente da brasileira, e que acham q pagam imposto para sustenter indio e nordestino, GUARDEM BEM O NONE DESTES TRAIRAS IRMÃOS BRASILEIROS ” movimento o sul e meu pais” e “movimento republica riograndense” são estas as escorias ultradireitistas que defendem o desmenbramento do brasil !!!
    ==
    Olá Capa.
    Sou gaúcho com muito orgulho. Mas….
    Discordo totalmente do movimento separatista, não que não haja discriminação em alguns momentos, mas porque não acredito que o povo gaúcho tenha realmente uma consciência política. Com isso, separado ou não, vão continuar os mesmo problemas.

  11. amigo OVER, o orgulho e nosso de ter nossos bravos irmãos gauchos como compatriotas, quanto a falta de conciencia politica infelismente vc tem toda razão, mas isso não so no rio grande, mas em todo nosso pais, do oiapoque ao chui !!!

  12. Falar de Revolução Farroupilha ou Guerra do Paraguay é mais um motivo de orgulho na historia do BRASIL visto as vitórias conquistadas. Desnecessário o comentário da visita ao sul do prezado CAPA PRETA talvez o problema dele era com a sogra que estudou moral e cívica e ele confundiu as coisas (GETULHO VARGAS).
    O que me despertou para a DEFESA DO BRASIL foi a história do BRASIL no segundo grau e dentre as tantas revoluções a farroupilha é “fundamentada” conforme a matéria trata.
    Do ponto de vista antropológico somos “povos distintos ainda hoje” e o desejo dos sulista de separação é simplesmente uma opção realista de uma região rica em recursos, desenvolvida e naturalmente similar. Porem isso é passado pois levado o desenvolvimento agrícola as regiões mais remotas do pais, inclusive no entorno dos 25% de Amazônia protegida, os estados do sul jamais abriram mão de seu interesse brasileiro sobre a Amazônia Verde. (Falo de estado RS, PR e SC)pois se o sangue derramado ainda hoje é motivo de orgulho nacional pelas fronteiras sulistas assim será na AMAZÔNIA se necessário for, pois o Brasil que tratamos é o mesmo de guararapes o que estrutura nossas forças (Povo Brasileiro).
    A ultima revolução acontecida no pais foi em SC Florianópolis (fechamento da ponte) por grupos estudantis.
    Devemos nos preocupar com os índios brasileiros que nem sabem quem foi Bento Gonçalves ou General Ozônio ou o Duque de Caxias (ou o LULA). deixem os gaúchos brasileiros desfrutarem seus feitos de guerra com o orgulho que merecem…

    Certo esta o GENERAL Heleno viu!!!
    Essa política indigenista é uma vergonha! Essa sim é motivo de preocupação.

    http://pt.wikipedia.org/wiki/Antropologia

  13. Entendo o que quer dizer o CapaPreta, em nenhum momento ele disse que o gaúcho quer se separar e sim que existem movimentos radicais (infiltrados por estrangeiros) que defendem o separatismo, alias este mal tenho visto nos debates refentes ao plebiscito do Pará sobre a criação dos dois novos estados, tem um tal de movimento “O PARÁ MEU PAÍS” que fica pregando que a provincia do Grão-Pará era separada do Brasil quando da independencia, o que MENTIRA, fica pregando, que eram separados desde o século XV, e só depois venho se unir ao Brasil. Quanto a questão do hino a maior parte dos brasileiros sabem cantar pelo menos uma estrofe do hino do Brasil e do seu respectivo estado, no meu caso, Pernambuco, onde nasceu nos Montes Guararapes o Exercito Brasileiro, tem uma parte do nosso hino que diz “…o primeiro talver no por vir…” que se refere que quem for contra o Brasil, primeiro vai ter de enfrentar os brasileiros (acima de tudo) de Pernambuco. E quem quiser se meta a nos desunir para depois conquistar, pois, aqui não se faz prisioneiro, corta a cabeça e coloca numa estaca.

  14. Sou do Rio Grande do Sul e defenderia o Brasil com minha vida.
    Na atualidade nenhum gaúcho aceitaria a separação do Brasil, ainda mais agora que as coisas estão melhorando com a miséria diminuindo e a economia melhorando. Temos muitas coisas para melhorar no Brasil, mas agora estamos no caminho correto.

  15. obrigado amigo ferreira junior, seu comenterio veio complementar o que talves eu não tivese sabido explicar, eu jamais desmereceria nossos irmãos gauchos e de nenhum estado do BRASIL, a revolução farroupilha foi uma linda historia de luta por direitos e melhores condições de vida, vide a historia dos lanceiros negros, que deram sua vida por um ideal de liberdade, e bento golsalves foi um dos grandes herois das guerra do prata e paraguay, assim como tambem a guerra de canudos, a revolta da chibata, a revolução de 32, foram lindas lutas do nosso povo, q infelismente não e dado o devido valor pela midia prostituida, porem como vc disse bem, vira-latas traidores distorcem fatos historicos, para desrespeitar nossa nação com ideais de extrema direita ou extrema esquerda, para estes nada mais nada menos do que dita o art. 84 da constituição para o caso de traição, o fuzilamento !!

  16. Bento Gonçalves, apesar da Revolução farroupilha, foi um grande brasileiro e um grande gaúcho. Quem conhece sua historia com detalhes sabe do que estou falando.
    Se o Brasil hoje tem o território que tem, isso se deve tambem a Bento Gonçalves.

    E me desculpem pelo erro de concordancia que cometi acima.

  17. O Norte e Nordeste manda no Senado Federal, e isso não agrada o pessoal do Sul e Sudeste. Absurdo!
    SP tem 42 milhões de habitantes, e tem o mesmo número de Senadores do que Roraima, Acre, Amapá, Sergipe, etc.

  18. NÃO VOS PREOCUPEIS…estão sendo formados, neste instante, milhares, disse MILHARES de pensadores VERDADEIROS que começarão a produzir frutos daqui alguns anos… esses receberam a responsabilidade como lema e beberam na fonte da agua viva… A VERDADE… dentro em breve vamos fazer a verdadeira revolução cultural que esse pais precisa… a CONSERVADORA… ai veremos a justiça real se levantar e defender os brasileiros que verdadeiramente amam um BRASIL de oportunidades para seus filhos e seus traidores serão desmascarados e entregues a ignominia… SALVE OS BRASILIANOS, aqueles que realmente querem um pais melhor para seu povo e não para meia-duzia de apatridas entreguistas… quem tem ouvidos para ouvir que entenda…

  19. O separatismo começa a tomar força em época de crise econômica,em qualquer país do mundo de grandes dimensões. O Senado não pode mais ficar nas mãos dos nortistas e nordestinos, pois causa desequilíbrio na nação. É uma minoria, mandando na maioria.Roraima tem 500 mil habitantes e SP 42 milhões, e cada Estado tem direito a 3 Senadores.Parece piada, né?

  20. Caro Dantolo, se fossemos pensar como você, o time do corinthians teria 2000 jogadores já que é a maior torcida do Brasil.

  21. falou tudo Blue Eyes, tb acredito nestes “pensadores”, o brasil unido com esses pensadores “fortes” ,teremos uma maior condiçao de mudar este pais.
    (e mais, parabenizo os gauchos por tudo que eles fizeram por nosso país e acho sem duvida alguma que eles e sua cultura sao a mais forte deste país).

  22. “graças a deus o nos dias de hoje, separatismo esta dormente” – Não é o que as pesquisas de opinião que o Movimento o Sul é Meu País tem constatado nas três capitais sulistas.

  23. marcello disse:

    Essas pesquisas de opinião são ridiculas cara,eu vi uma de curitiba que eles entrevistaram 600 pessoas,isso mesmo 600 em uma capital, e ainda querem ser levados a sério com uma coisa ridicula dessa.

  24. o que aconteceu foi que nos anos noventa um senhor chamado de Irton Marx levantou essa bandeira mas que foi mais motivo de piada (por aqui mesmo) do que levado a serio. hoje existe um movimento de separatismo “Rio grande Livre” mas é meia duzia de gato pingado e desconhecido da grande maioria do povo gaucho. Se perguntar diretamente muitos irão dizer que são a favor mas é mais um desabafo por se sentirem excluidos do resto do brasil, isso mesmo na realidade aqui o povo se sente excluido, temos habitos diferentes é verdade e isso acaba interferindo.

  25. Sou amplamente a favor do separatismo! Ou meus compatriotas Gaúchos gostam desta pseudo república federativa. Somente no nome o brasil (com letra minúscula mesmo!) é uma federação, pois mais de 75% dos impostos vão para a união, e todas as decisões são praticamente tomadas pelo governo federal. Os Estados são meros coadjuvantes. Na verdade vivemos tal qual o imperialismo, com nosso dinheiro sustentando os parasitas do governo central. VIVA A REPÚBLICA RIO GRANDENSE!

Comentários não permitidos.