Deu no Vinna:Marinha Chilena adquire o LSD Foudre

http://www.naval-technology.com/projects/foudre/images/foudre10.jpgO Governo do Chile concluiu as negociações com o governo francês no sentido de efetivar a compra do navio de desembarque anfíbio, LSD Foudre que irá substituir o LST Valdivia – da Classe Newport, descomissionado em 14 de janeiro de 2011, pela Marinha Chilena após 15 anos de serviço.

A Marinha Francesa operou dois navios da classe Foudre o L9011, encomendado em 1990 e Siroco – L9012 coimissionado em 1998, ambos construídos pela DCNS e com com deslocamento máximo de 11800 toneladas. Possui um guindaste de capacidade de elevação com 37 toneladas de carga. O elevador do navio pode operar com pesos de até 52 toneladas. O convés de vôo tem 1.450 metros quadrados, com espaço para operar sete helicópteros de grande porte similares ao Cougar, em três helipontos.
http://en.valka.cz/files/foudre_198.jpgO navio alem de servir para o desembarque de tropas, serve para dar suporte em missões de ajuda humanitária, funcionando inclusive como navio hospital com 2 salas de cirurgia e 47 leitos, podendo acomodar até 1.600 pessoas. O Foudre tem capacidade de operar no mar por cerca de 30 dias. O navio havia sido oferecido as Marinhas da Argentina e do Brasil.

Fonte: Vinna com informações do El Comercio e Infodefensa

24 Comentários

  1. Esta claro que quem pensa mais rápido e melhor leva sempre os melhores produtos.
    Daqui a pouco o Chile sim é chamado a ser parte do CS.

  2. è uma lastima o Brasil não ter adquirido um navio assim se pensar que os nossos navios de desembarque doca da classe Thomaston foram lançados ao mar nos na década de 50!
    Essa aquisição cairia como uma luva.
    Sonhamos em construir um LHD classe Mistral, Sonhamos com o nossa famoso PROSUPER, mas a realidade é outra, bem mais triste.
    Abraços.

  3. Seria um navio necessário para nós sim com certeza, mas achei 30 dias de autonomia no mar ovo e er nmuito pouco, sem falar na reforma que deverá ser feita. Agora eu pergunto nós não temos tecnologia naval para fazer um navio melhor que esse? será que assim que tivermos propulsão nuclear não seria melhor um navio com design moderno, nacional. Se não conseguirmos fabricar os equipamentos internos, esses sim importamos.
    abração.

  4. enquanto no chile os royalties de seus recursos naturais são investidos por lei na defesa, para proteger os propios recursos, no brasil o congreso e os governadores brigam pelos roylties do pre sal para enfiar na … de partidarios e funcionarios inuteis, LA-MEN-TA-VEL !!!

  5. Lucas disse:
    11/10/2011 às 02:14
    Alvo facil… em uma guerra um ub Nuclear acabaria com isso facilmente
    ==
    Para isso que se tem helicópteros caça-submarinos.

  6. O Brasil tem que renovar sua frota com urgência sim mas temos que analisar o custo-beneficio de adquirir um navio que esta sendo descomissionado em seu pais de origem. Provavelmente sera necessário uma reforma e substituição de de todos seus sistemas que já devem estar ultrpassados. Talvez seja mais vantagem a médio prazo adquirir um mistral novo. O único problema e esperar a Boa vontade de nossos “digníssimos” políticos.

  7. O grande diferencial do Chile é sua organização e seriedade,é o país latino mais bem visto no exterior como um todo,tem menos potencial queo Brasil é verdade,más tem o mais importante seriedade coisa que aqui ainda não vimos!

  8. Perdemos mais uma oportunidade, é de se lamentar mesmo, os nossos vizinhos chile e venezuela estão melhor equipados que nós! Seria uma excelente aquisição pra quem diz querer proteger o pre-sal, até que venhamos a construir nossas próprias embarcaçoes e tiraria a possibilidade de outros adquirirem esse equipamento tranferindo a vantagem pra seu lado!Falta visão estraegica pro nossos lideres!Uma belonave que é infinitamente mais nova que o nosso navio Aerodromo!É uma pena!

  9. Meus parabens a chile,ela sim pensa na sua defesa,não como outros paises que se vende e rouba ,até que os militares se cansem e faça alguma coisa que os politicos enrola.

  10. .
    .
    Mais uma na conta dos governos democráticos corruptos que querem somente mamar nos recursos dos estado… e falo de todos os partidos… daqui uns dias teremos mais partidos que empresas, hoje ja são mais partidos do que empresas de defesa…
    .
    Valeu!!

  11. Uma vez li em algum jornal que na Russia e Ucrania existem centenas de navios e porta-avioes, submarinos enconstados nos portos sem serem utilizados, uma vez que apos o desmembramentos do imperio sovieticos, tanto Russia quanto Ucrania nao tinha recursos financeiros para manter esses navios em operacao. China comprou pelo menos um porta-avioes, reformou-o e recentemente o relancou em operacao. Penso, porque o Brasil nao adquirem uma frota dessa e bota esse pessoal da marinha que no momento trabalha muito pouco o bota-los em condicao de uso. Uma coisa e certa. Um pais que tem planos para ser uma potencia, tem que planejar tambem uma marinha que imponha respeito. E so ler o debate sobre o papel da marinha no seculo XXI que esta ocorrendo no momento no meio academico militar chines.

  12. Existe mesmo, uma frota parada na russia enferrujando!Valeria a pena comprá-los, reformá-los e integrá-los na nossa marinha!Mas vocês acham que nossos governantes pensam em defesa efetivamente, defesa pra eles está em quinto plano, não tenham dúvidas!Isso é tipico do Brasil, qdo o Paraguay estava armado até os dentes, isso no império, foi preciso o Brasil sofrer a invasão pra eles acordarem! Na segunda guerra o Brasil corria o risco de ser invadido pelos americanos ou alemães, o Getulio sabia e não fez nada que melhorasse a nossa defesa, ficamos inteiramente dependente dos americanos!(Se tivessem feito a lição de casa poderiamos ter conquistado aqueles territórios da guiana inglesa/francesa e o suriname pra nós, agora é tarde!). Então meus amigos, a coisa aqui é no sofrimento, lamentavelmente!

  13. kkk o brasil e a argentina nao compraram por que ele usa um material altamente toxico chamado amianto altamente toxico e por isso eles queriam a todo custo empurrar pra cá… kkk pelo jeito o chile nao ta ligando muito pra isso. sds.

  14. Coberturas Especiais

    10 de Outubro, 2011 – 14:00 ( Brasília )

    Naval

    PROSUPER – Marinha Avança

    As duas últimas ofertas dos concorrentes ao programa PROSUPER da Marinha do Brasil foram entregues na sexta-feira (07OUT11).

    AAA

    ——————————————————————————–

    A Substituição das Fragatas Classe Niterói, na foto a F44 Independência, é uma das prioridades da Marinha do Brasil

    Nelson Düring
    Editor-Chefe DefesaNet

    A Marinha do Brasil (MB), reativou o Programa de Obtenção de Meios de Superfície (PROSUPER). Ao contrário do Programa F-X2, obtenção de um caça de alta performance, da Força Aérea Brasileira, que solicitou a extensão das propostas até o final do ano, a MB solicitou que alguns pontos das propostas originais fossem reavaliadas. É o primeiro movimento após a ordem de interrupção dos processos de aquisição, pela Presidente Dilma Rousseff , no início de 2011, como noticiado por DefesaNet, em 19 Janeiro 2011.

    O PROSUPER

    A segunda pérola da coroa na Marinha do Brasil (MB) após o PROSUB é o Programa de Obtenção de Meios de Superfície (PROSUPER).

    A Marinha do Brasil, através do PROSUPER, busca contratar, mediante um Acordo entre Governos, que garanta o financiamento e transferência de tecnologia para a construção de:

    – 5 Navios-Patrulha Oceânicos (OPV) de 1800 toneladas;
    – 5 Fragatas de 6000 toneladas e,
    – 1 Navio de Apoio Logístico.

    Estes são os meios navais de superfície priorizados dentro do Programa de Articulação e Equipamento da Marinha (PAEMB). (especificações ver quadro abaixo)

    O PROSUPER após o DILMAX

    Até o cancelamento da primeira fase do PROSUPER o grande favorito para levar o contrato era o grupo italiano Fincantieri – Cantieri Navali SpA.. no governo da presidente Dilma Rousseff houve o crescimento do grupo sul-coreano, DSME – DAEWOO Shipbuilding & Marine Engineering Co.. O estaleiro Atlântico Sul, localizado no porto de Suape, Pernambuco, associação de capitais brasileiros (Camargo Corrêa e Queiroz Galvão) e o apoio técnico da sul-coreana DAEWO.

    Porém o desastre no gerenciamento do processo de produção do super-petroleiro João Cândido, lançado em 7 de maio de 2010, pelo ex-presidente Luiz Ignácio, e até o momento, sem data para entrar em operação devido os extensos reparos necessários devido a processos de produção defeituosos arrefeceu o apoio presidencial ao Atlântico Sul nos programas da MB.

    Analistas acreditam que três grupos competem pelos contratos: BAE Systems, DCNS e FINCANTIERI.

    A BAE Systems com o sue novo projeto Global Ship tem interesse da MB. As propostas do governo inglês de oferecer fragatas Type 22 e 23 como uma solução “Gap Fill” discutidas na LAAD e posterior não progrediram.

    A DCNS só tem contra si, já ter um grande projeto com a MB, o PROSUB.

    A FINCANTIERI se reposiciona após a decepção de não ter fechado o contrato ainda no governo Luiz Ignácio.

    PROSUPER
    Programa de Obtenção de Meios de Superfície

    Empresa

    País

    1

    Fincantieri – Cantieri Navali SpA

    Itália

    2

    BAE Systems

    Inglaterra

    3

    TKMS – ThyssenKrupp Marine Systems

    Alemanha

    4

    DCNS

    França

    5

    Coréia do Sul

    DSME – Daewoo Shipbuilding & Marine Engineering Co

    6

    Damen

    Holanda

    7

    Navantia

    Espanha

    As perspectivas

    O PROSUPER apresentado na sua configuração original pode ter sofrido uma alteração substancial, tanto no cronograma como nas demandas.

    A PLOA (Programação da Lei Orçamentária Anual) de 2012 indica que a MB necessita de R$ 2,94 Bilhões de Reais. Mesmo considerando o valor do Dólar usado de R$ 1,6, o que dá U$ 1,8 Bilhão de Dólares.

    Valor insuficiente para adquirir os navios incluídos no PROSUPER: 5 OPV, 5 Fragatas e 1 navio de apoio logístico previstos.

    A Marinha do Brasil não indicou às empresas a possível data para anunciar a decisão. Possivelmente primeiro semestre de 2012.

    Características dos navios como especificado pela Marinha do Brasil.

    Navio de Apoio Logístico (NApLog)

    O navio de suporte à frota ou o Navio de Apoio Logístico (NApLog) tem como principais características o transporte de combustíveis (JP-5 para aeronaves e MAR-C para navios), água potável, munições, comida de frigorífico, medicamentos, sobressalentes e quatro TEUs de carga; capacidade de reabastecimento de outros navios e aeronaves durante a travessia (navegando); capacidade de receber um destacamento aéreo com um helicóptero tipo Eurocopter EC 725, inclusive com hangar. O projeto deve obter o Certificado de Segurança de Construção para Navios de Carga (Solas) e o Certificado Internacional de Prevenção da Poluição do Mar (Marpol). Isso inclui adotar um casco duplo como adota nos navios petroleiros para evitar vazamentos em caso de acidentes. O NApLog terá uma tripulação de 150 militares e velocidade máxima de 20 nós, uma autonomia para 30 dias e 10 mil milhas náuticas.

    Navio-patrulha oceânico (NpaOc)

    O Navio-patrulha oceânico (NpaOc), por sua vez, mede cerca de 95 metros de comprimento com deslocamento entre 1.750 a 1.850 toneladas. Esta embarcação terá de navegar a velocidade máxima de 20 nós, com autonomia para 25 dias e quatro mil milhas náuticas. A tripulação será de 56 militares, com acomodações para mais 22 passageiros que poderão embarcar, dependendo da missão, entre civis e militares.
    O NpaOc deverá ter capacidade para transportar um helicóptero (em hangar) tipo UH-12 e duas lanchas rápidas de resgate. O armamento principal será um canhão de 57mm ou 76mm. A capacidade de reboque do NpaOc solicitado será semelhante à capacidade de outros navios semelhantes já em deslocamento. A embarcação deverá ter Certificado Internacional de Prevenção da Poluição do Mar.

    Navio Escolta

    O Navio Escolta medirá cerca de 155 metros de comprimento com deslocamento máximo de seis mil toneladas. A velocidade máxima será de 28 nós, com autonomia para 30 dias e seis mil milhas náuticas. A tripulação prevista é para uma média de 200 militares, incluindo ainda acomodações para mais 60 militares, que poderão embarcar dependendo da missão. Além disto, o navio escolta terá capacidade de transportar e operar dois helicópteros tipo AH-11 (Super Linx) ou um EC-725. O armamento será composto de mísseis superfície-superfície, mísseis de lançamento vertical superfície-ar, um canhão de 127 milímetros, canhões automáticos de 40 milímetros e 20 milímetros, com sensores e sistema integrado de combate, além de lançadores de torpedos e bombas de profundidade submarina.

    Fonte :

    http://www.defesanet.com.br/naval/noticia/3101/PROSUPER—Marinha-Avanca-

  15. JOjo, oa Rússos vão reformar os outros 3 irmãos do “PEDRÃO”, imagine p poder navaL Rússo com esses quatro (4)caças NAE’s e os novos SubsNucks + novos misseis?!? quem vai bater de frente com IVAN, o terrível ?Enquanto isso no sul maravilha a 8 potencia econômica do mundo ,a > da AS, nada faz por falta de GRANA, onde esses caras estão colocando essa dinheirada toda do país?!?!Os Chilenos estão rindo prá valer da n incompetência…trágico.

Comentários não permitidos.