China alerta que pode perder a paciência com a Síria

Sugestão: Lucena

PEQUIM – O Ministério de Relações Exteriores da China indicou nesta terça-feira, 11, que sua paciência com a Síria pode estar se esgotando, apesar de Pequim ter rejeitado, na semana passada, uma resolução da Organização das Nações Unidas (ONU) apoiada pelos países ocidentais de condenação à sangrenta repressão síria às manifestações populares.

Assad tem conduzido repressão contra as manifestações contrárias ao seu regime - Zohra Bensemra/ReutersZohra Bensemra/Reuters
Assad tem conduzido repressão contra as manifestações contrárias ao seu regime

O porta-voz do ministério, Liu Weimin, disse que a Síria deveria agir mais rapidamente para cumprir suas promessas de reformas democráticas. Durante uma reunião rotineira com a imprensa, Liu afirmou que a China se opõe à violência e “não quer ver mais derramamento de sangue, conflito e vítimas”.

“Nós acreditamos que o governo sírio deveria implementar mais rapidamente suas promessas de reforma, começar a fazer avançar o mais breve possível um processo que seja mais leniente e inclusivo para todas as partes… e por meio do diálogo resolver apropriadamente as questões”, declarou Liu.

Na semana passada, o presidente russo, Dmitry Medvedev, disse que os líderes da Síria deveriam deixar o poder se não puderem realizar as reformas.

Tanto a Rússia como a China foram criticados pelo Ocidente depois que uniram forças na semana passada para vetar uma resolução de países europeus no Conselho de Segurança da ONU, de condenação à Síria por suas ações contra os manifestantes pró-democracia.

Fonte: Estadão

22 Comentários

  1. .
    .
    A Russia também já andou falando sobre “Problemas” na Síria esses dias… e agora os chineses também… estou achando que querem VENDER O VETO na ONU para as possíveis próximas moções de sanções!!
    .
    Mostraram que não vão deixar acontecer de graça, querem ganhar alguma coisa com essa guerra contra a Síria, senão vão continuar vetando tudo, como ja demonstraram semana passada vetando diretamente e claramente pra todo mundo ver!!
    .
    Valeu!!!

  2. Mas o problema e que essa guerra irá ser apenas de sanções,tal como vocês disseram o NATO não vai fazer simplesmente nada,por isso esqueçam a guerra.Agora só se for os Russos mas isso e totalmente improvável

  3. Que moral a China tem pra falar da Síria ?

    Nenhum dos países do G5 do Conselho de Segurança tem moral pra falar mal , ou dar pitaco em relação a Direitos Humanos de nenhum país no planeta !

    São HIPÓCRITAS !

  4. Nao me surprende a atitude chinesa. Lembrem-se da expressao de um antigo presidente dos Estados Unidos e que um dos Foster Dulles gostava de repetir: Os estados Unidos nao tem amizade, tem interesses. a camarilha que estao no poder na China esta numa posicao nao muito invejavel: De um lado os Estados Unidos que se nao quem destrui-los totalmente querem pelos a reduzi-los ao estado subalternos que China vivia antes dessa sua nova remergencia como potencia economica mundial. Dai as intrigas e pressoes militar, diplomaticas e economica. Por outro lado 800 milhoes de chineses que nao estao se beneficiando dessa expansao economica. China reinveste muito pouco do saldo positivo financeiro que lhe traz seu comercio exterior no bem estar social de sua populacao. Dai os constantes tumultos, violencias nas cidades e campos que ocorrem na China. Os que dominam China no momento tem medo das massas e ao mesmo tempo temem um deterioramento da economico-financeira mundial a tal ponto que ponha em risco seus investimentos em Tesouros publicos de paises em Europa e nos Estados Unidos. China continua emprestado dinheiro aqueles paises que ja lhe devem tal quantia que ja nao consegue paga-la. mas na medida que continua recebendo credito nao tem a necessidade de se declararem em bancarrota. Dai a politica vacilante da China. Discursos e declaracoes criticas e ameacas velas aos Estados Unidos mas ao mesmo tempo faz tudo para nao afundar o barco. Faz tudo para evitar um conflito com os paises da Otan no momento. Ela sabe que nao tem condicao de vencer no momento. No caso especifico de Siria nao esquecer tambem que China depende muito de boa relacao com o governo da Arabia Saudita por causa de sua necessidade de importar petroleo dele. Enfim questao de interesses.

  5. Ué, a Arabia Saudita e Iêmen(e China no Tibet, e a Russia na Chechenia) podem e a Síria não?? Que discriminação…rsrs. O Assad quer “brincar” também..rsrs

  6. A impressão que da é que a China e a Rússia só vetarão as sanções contra a Síria, por não estarem afrente dessa proposta. Acredito que eles estão querendo tomar as ações dessa vez, para evitar uma possível perda de espaço para venda de seus produtos militares, o que ocorreu na Líbia.

  7. Eu acho que os chineses e russos não querem ser mais vistos como ditadores e repressores, além dos chineses não gostarem de políticos corruptos. A OTAN deseja que os russos e chineses apoiem os ditadores e reis dom OM ? Sem dúvida, pois a imagem ética da Rússia e China despenca. A população dessas potências militares devem pensar: Por que os nossos chefes estão apoiando os Mubaraks do OM ?
    Os russos e chineses realmente pisaram na bola. Agora, para recuperarem a imagem perdida, vai demorar muito tempo. Daqui a pouco o mundo vai começar a boicotar os produtos chineses e russos.

  8. Pode ser tudo isso e + alguma coisa, a hípotese de q ñ querem a expansão do poder militar dos judeus(sem os 2 êsses maiúsculos ), em breve Golan será motivo de luta entre os 2 povos, e mt justa por sinal, se sou sirio estaria em guerra à mt tempo, depois de fracassadas as negociações…Quem viver verá.Amém.

  9. A China controla muito bem sua população e esta longe de ser uma verdadeira democracia apesar de ter havido melhoras em relação a época do comunismo. Como sera que agiriam se estourasse uma revolta em sua casa? Duvido que fosse muito diferente da Síria. E mesmo que percam a paciência nada poderá ser feito sem o aval da Russia que também tem poder de veto e tem negócios muito lucrativos por lá.

  10. Os chineses estao de olho arregalado,eles querem e´que a europa os reconheça como economia de mercado,troca troca,tudo dentro da normalidade.So nao encontrei uma justificativa racional para falar de judeus nesta materia,parece que a falta de um conhecimento rasoavel de assuntos diversos e´a causa deste habito constante e muitas vezes fora de contesto em sempre citar judeus,judeus judeus!Parece cd arranhado.

  11. R22, o Brasil é o Mal na Terra ou Grande Satã Sul-americano, pois ainda não puniu os seus corruptos, e os assassinos contumazes ficam normalmente 5 anos presos. Os chineses são muito corretos, pois defendem o cidadão de bem, eliminando o mal de sua pátria. Não há político chinês ignorante e semi-analfabeto. A China, de 20 anos para cá, tornou-se uma ótima referência para a humanidade. O Brasil governa para os banqueiros e especuladores financeiros; a nossa justiça é cara e ineficiente; deixa morrer centenas de pessoas nas filas dos hospitais,etc. O povo já não está aguentando mais os nossos maus políticos. Quantos Mubaraks nós temos aqui dentro ? Ninguém quer apurar … O povo vai ter que se mobilizar e cercar o Congresso Nacional,tal como fazem os europeus. Dilma vai acabar sofrendo o impeachment, por ter sido fraca com os corruptos.

  12. Pessoal, todos os ditadores e reis do mundo têm que cair, inclusive do Japão, Reino Unido e Suécia. Essa devia ser a meta ética da ONU.

Comentários não permitidos.