Defesa & Geopolítica

Início dos ensaios para o motor do Veículo Hipersônico Experimental 14-X

Posted by

Desde de maio de 2011, estão sendo realizados os testes experimentais iniciais no dispositivo de detonação pulsada do IEAv, que simula as condições de combustão de um motor de detonação pulsada (PDE – pulse detonation engine). PDEs tem alto potencial como um sistema de propulsão aeroespacial independente ou integrado a turbinas e reatores a jato com combustão sub-sônica (ramjets) e supersônica (scramjets).
O estudo dos PDEs, no âmbito do IEAv, possui explicações na otimização do processo de ignição do motor do modelo experimental 14-X.

O dispositivo de detonação pulsada do IEAv foi fabricado por meio de projeto FAPESP (01/12/2009 a 31/05/2012) sob coordenação da Dra. Carla S. Tafuri Marques, que visa o estudo da detonação pulsada por técnicas ópticas de diagnóstico em condições de velocidade de vôo equivalente a número de Mach 6.

Em agosto de 2011, pôde-se comprovar que houve ignição no dispositivo de detonação pulsada por um sistema de descarga de nanosegundos, baseado em circuitos de lasers de CO2, N2 e vapor de cobre.

Fonte: IEAv

17 Comments

shared on wplocker.com