Escolham: China ou EUA?

Por Gideon Rachman

Tradução de Ana Pina

A luta pelo poder e influência entre a China e os Estados Unidos será o drama geopolítico determinante dos próximos 100 anos.

A disputa já coloca os países asiáticos perante escolhas incómodas, apanhados entre os dois gigantes globais.

O Senado americano devia ter aprovado recentemente uma lei que permite aplicar taxas alfandegárias aos produtos chineses. Embora a corrente proteccionista na América tenha abrandado ligeiramente, a atitude de confronto por parte dos EUA coloca um dilema aos países vizinhos da China, principal parceiro comercial do Japão, Índia, Austrália, Coreia do Sul e de grande parte da nações do Sudeste asiático. A questão que se coloca é que a relação militar destes com os EUA continua a ser extremamente importante. Por quanto tempo poderão os seus interesses económicos e estratégicos seguir caminhos distintos?

Por pouco tempo, se atentarmos a um recente editorial no Diário do Povo. O jornal oficial do Partido Comunista Chinês teve por alvo “certos países, que se julgam livres de fazer o que entenderem enquanto conseguirem equilibrar as relações com a China e a ajuda militar dos EUA”. É provável que o editorial seja uma reacção às declarações proferidas pelo Japão e pelas Filipinas, comprometendo-se a reforçar a cooperação naval, o que constitui um desafio implícito às reivindicações territoriais de Pequim no Mar do Sul da China.

A ironia está no facto de o tom ameaçador da China levar os seus vizinhos a fazer exactamente o contrário, isto é, a correr para os braços do “Tio Sam”. Até recentemente, Pequim geria de forma inteligente o jogo da paciência, usando a sua crescente robustez económica para atrair os países vizinhos para a sua esfera de influência. Faria mais sentido a China manter uma “política de paciência”, até porque vai ser a maior economia global em 2020. Como poder político e militar estão intimamente ligados ao poder económico, a hegemonia dos EUA no Pacífico poderá tornar-se insustentável.

Actualmente, Washington pede emprestado 40 cêntimos de cada dólar que gasta. Ora, a China é o principal comprador de dívida americana, por isso, é legítimo dizer que são os chineses quem está a financiar indirectamente o domínio militar americano no Pacífico. Estrategas americanos alertam para os planos de desenvolvimento militar chinês, incluindo uma nova geração de mísseis, que constitui uma séria ameaça às bases aéreas e aos porta-aviões que os americanos usam como pilar estratégico do seu domínio militar no Pacífico.

A interpretação menos positiva da actuação da China tem a ver com a crescente influência das forças nacionalistas e dos militares em Pequim. Uma geração mais nova está a chegar ao poder, convencida de que o seu país tem sido perseguido pelo mundo exterior devido à sua fragilidade. O actual contraste entre o desempenho económico da China e dos Estados Unidos também ajudou ao reforço da confiança e assertividade chinesas.

Existe também uma interpretação mais benigna: os interesses económicos da China não se confinam ao território nacional, sendo por isso natural – senão inevitável – que reforce o investimento militar e defenda os seus interesses de forma mais musculada. No entanto, não é provável que o governo chinês reclame para si o domínio regional de uma forma agressiva, como receiam os seus vizinhos.

Apesar das tensões, as relações diplomáticas mantêm-se. No próximo mês, Barack Obama receberá as principais potências da região, nomeadamente a China, na cimeira do Fórum de Cooperação Económica Ásia-Pacífico, que terá lugar no Havai, terra natal do Presidente americano. Obama deveria organizar uma viagem a Pearl Harbour para todos recordarem os perigos dos erros estratégicos no Pacífico.

Fonte: Econômico

36 Comentários

  1. O título é meio que uma trolagem, é lógico que a maioria aqui vai escolher Brasil, apesar que o brasileiro de alma estadonidense irão escolher os EUA pois é a nação que amam de verdade, mas é fato também que não tarda o tempo em que os EUA terão que sair de toda a Ásia pois aquilo lá será quintal da Rússia e China, e os país terão de escolher ou Rússia/China, ou morte.

  2. Quem obrigou o Brasil a fazer a Reserva Raposa Serra do Sol ? Dizem que foi os EUA. Então, prefiro os chineses e russos.

  3. QUE ESCOLHA MEU DEUS…CAPETA OU O SATÃ!
    .
    .
    O Brasil não deve mais cair no mesmo erro,este país com tantas oportunidades tem e deve traçar o seu rumo sem a autorização dos outros,a era da coleira já acabou,embora alguns aqui adorem usar uma(tricolor).
    .
    O papel da China neste novo cenário internacional é um contra poto a outro império e que com relação a gonvenânça internacional,não irá alterá em nada.
    .
    Porém trás oportunidades tais concorrência pois cada potência se esforçara para buscar apoio dos demais em pro de sí.
    .
    O Brasil neste novo senário que ai está teve bons resultado se comparado a outrora,onde a submissão fez com que este pais estacionasse no tempo e espaço,o resultado esta ai,bem evidente na política brasileira cheia de paradigmas,um desses paradigmas é que alguns incautos,(os seguidores do “deus Sam”,especial aqui no PB);acham,é que os americanos são insuperáveis e semi-deuses_Hehehe….
    .
    Os chineses nunca foram flor que cheirassem bem,os tibetanos que o digam.

  4. ô xente! Calma nessa hora! felizmente a pergunta não é pra nós, o jornalista pergunta para os vizinhos da China.
    —-
    cliquei o link da fonte “economico” Portugal, e vi que só tinha um comentário, incrível né? os portugas tão numa crise terrível e sem futuro e não participam, vou colar aqui esse comment:

    “O Ocidente permitiu que a China se desenvolve-se .Quando o mesmo Ocidente decidir que a China nao se desenvolva mais ,assim será. A BMW vai investir 3.5 bilioes de euros numa fàbrica no Brasil,se o fizesse em Portugal ou aqui na Alemanha ajudava a economia europeia e nao dava ainda mais forca a um país terceiro da Europa.
    Tudo interesses económicos e nao estratégicos que estao acima de qualquer outro ,quando isso mudar a Europa volta a ter a hegemonia das coisas (GELD)”

    O cara é um portuga que declara viver em München, Munique, capital da Baviera.
    O cara deveria estar bebendo cerveja, essa cidade é tb a capital da Oktoberfest (neste ano começou o 17/setembro), mas não, o cara está preocupado com o Brasil, a matéria pergunta pela China mas ele está preocupado com os investidores que preferem o Império dos Trópicos.
    Eu sei, BMW não é nossa, mas é emprego industrial que nós tiramos dos europeus, é bom.
    .
    O cara, um portuga que vive na Alemanha fala “o ocidente permitiu”, ô santa ingenuidade! Como muitos vídeos da conspiração que falam que os Bilderberg dominam o mundo (só dominam ocidente). Os americanos tb acham que sua elite domina o mundo, mais ingenuidade.
    .
    A elite ocidental não “permitiu”, são as leis da economia que levaram os investidores para a China ou para o Brasil, é a realidade que se impôs acima dos desejos dos que emigraram para as “antigas potências” sem perceber que eram países sem futuro.
    .
    Digo sem futuro pela simples razão de não terem nem terrítorio, nem recursos naturais, nem população disposta a trabalhar em condições competitivas com o resto do mundo e como morango do bolo: povos xenofóbicos (sempre rejeitaram outras raças e têm continuos problemas com os imigrantes).
    ———————–
    etnocentrismo
    O comentarista portuga diz:

    “Quando o mesmo Ocidente decidir que a China nao se desenvolva mais ,assim será.”

    Acho vocês estarão dacordo que a Europa daqui pra frente só vai conhecer declínio.
    Acho a conduta do cara chama-se de etnocentrismo, ou seja crer que seu país é e será o centro du mundo, tipo os americanos ou israelenses que acham ser o país escolhido por Deus (maravilha né? é o mesmo Deus, mas escolheu dois países distintos, paradoxal, como mínimo rsrs). [O Deus cristão é o mesmo que o judeu.]
    O portuga de Munique é como o cachorrinho deste vídeo: http://www.youtube.com/watch?v=yhjedp32PEA a China seria a enguia.
    Cachorrinho que dorme enguia leva! seria melhor o cara pensar em vir para o Brasil, ele ja sabe o idioma é um diferencial.
    ———————–
    Um leitor do Financial Times (onde foi publicada a matéria) comenta algo mais realista:

    “a China simplesmente não tem capacidade de projetar poder (moles ou não) fora da Ásia. prefiro escolher o Brasil como o New Western Powerhouse cuidando da América do Sul, outros países de língua Português e parte do hemisfério sul, obrigado.”

    O cara prefere escolher o Brasil, a nova potência ocidental.
    ———————–
    Voltando à matéria, a pergunta não é pra nós, o Pindorama não precisa escolher, geográficamente estamos longe dos EUA e ainda mais longe da China.
    .
    Nós estamos criando o Império dos Trópicos e devemos comerciar com todos os países, sejam ditaduras como a China e a Arábia Saudita, democracias como Inglaterra Irã ou Argentina ou regimes pseudodemocráticos como os EUA.
    .
    Como colocaram os colegas não precisamos ‘escolher’, devemos participar das duas alianças que hoje existem: ocidente e brics.

    O Império dos Trópicos não escolhe, o Império dos Trópicos é escolhido, pelos investidores, pelas indústrias que procuram um país com futuro e pelos profissionais que procuram criar seus filhos numa civilização aberta sem preconceitos, que recebe imigrantes de todos cantos do globo.

  5. China ou EUA?

    R: tanto faz; sou Brasileiro. Não temos fronteira com nenhum dos dois. Não temos acordos preferenciais ou militares com nenhum dos dois.
    .
    .
    Se o Min. Mantega está preocupado com a China, ele e a “Presidenta” Dilma que diminuam os encargos e o custo-brasil!!! Não é a China que está invadindo nossa economia; a NOSSA que é uma porcaria obesa que não consegue ser competitiva!!!
    .
    Não to nem um pouco interessado se o trabalhador chines é escravo, isso é problema dele e do governo do país dele!! O que me interessa é o encargo na produção brasileira que faz tudo ter pelo menos 30% de imposto!!! Se o carro chinês chega aqui barato. É porque o estrangeiro fabricado aqui(NÃO TEMOS FÁBRICAS DE CARROS NACIONAIS!!) tem 45% de imposto+lucro em cima!!!

  6. .
    .
    Excelente ver que temos ainda patriotas com mentalidade independente, que querem um Brasil livre e não serviçal de potencia estrangeira ou vira-latas fuçando em lixo dos outros como comida… parabéns aos colegas que deram a resposta “Brasil”!!
    .
    Essa mentalidade escrava de jornalistas acostumados a servir patrões estrangeiros e suas propagandas por ai está sempre colocando as coisas como “A Quem Servir, aos USA ou a China?”… que coisa mais feia, e ainda retrograda, por que não colocar “Quem vai nos servir?” ou melhor ainda “Quem tem serventia para os nossos interesses?”… mas não, gostam mesmo é de serem pequenos e servis
    .
    BRASIL ACIMA DOS DOIS E ACIMA DE TUDO!!!!
    .
    Não devemos servir e nem mesmo alinhar-se automaticamente com nenhum dos dois… devemos é seguir nossos interesses, se em determinado caso nossos interesses convergirem com os dos USA, faremos acordos, se caso a convergência seja com os Chineses, faremos acordos com eles também… se não for com nenhum dois, que nada seja feito…
    .
    Mas sabe como é né, o entreguista serviçal quer sempre alinhamento automático com o patrão gostosão chefe do pedaço… e ai coloca os outros para escolherem entre as hipóteses de patrões que ele conhece… felizmente vejo que esse tipo de mentalidade de escravo voluntario está acabando no nosso povo, o Brasil não ser alinhado de ninguém, pois somos independentes e no fim não precisamos nem de um nem do outro para sobreviver como povo, pois temos recursos naturais, água, terras cultiváveis, cultura própria e identidade nacional, o resto é retorica politica entreguista, seja entreguista para os USA, seja entreguista para os Chineses!!!
    .
    Lembrando que os USA ja boicotaram o Brasil e ainda por cima fazem guerra assimétrica contra nós tentando dividir o Brasil em vários territórios indígenas e quilombolas, financiando um gigantesco numero de ONG’s espiãs que não passam de mais uma arma de guerra moderna… e os Chineses com o aumento da influencia Global fará o mesmo pelo mundo, então, melhor ficar com o Brasil e defender seu território destes inimigos não declarados…
    .
    Valeu!!!

  7. .
    .
    Correção:
    .
    Onde lê-se”o Brasil não ser alinhado de ninguém” favor reler como: “o Brasil não DEVE ser alinhado de ninguém”
    .
    Desculpem a nossa falha… heheh
    .
    Valeu!!

  8. Que escolha, colocar a mão numa caixa que tem uma cascavel ou colocar a mão numa caixa que tem uma naja. Escolher entre os EUA e China, complicado, mas no momento a China tem dado lucro ao Brasil, já os EUA, boicote e facada nas costas, é o que eles mais sabem fazer com relação ao Brasil.

  9. A China vem se fortalecendo militarmente ainda que Nao tenha chegado ao mesmo nível dos EUA. Resta saber ate onde ela usara esse poder. Eles tem muitos conflitos territoriais com Paises vizinhos que pode levar a uma corrida armamentista Nao só entre as grandes potências mas também entre paises “comuns” da região. Russia e EUA principalmente se beneficiarão com a enda de armamentos mas ao mesmo tempo entrarao em atrito com Pequim como no caso de Taiwan. Ainda prefiro ficar ao lado dos EUA pois acho que a China tem uma política mais instável e sabe-se lá como ira ficar depois que suas FA atingirem o patamar desejado pelos seus dirigentes.

  10. As relações do Brasil com os EUA estão do mesmo jeito que sempre foram: tão empolgantes quanto o sexo dos caramujos de jardim.

    Brasil (com S) acima de tudo!

  11. Meus amigos, nós temos é que ficar no meio, tirando vantagens estratégicas de parte a parte!Vejam que os EUA já beneficiaram a India com um acordo nuclear, fora a venda de tecnologia pra eles indianos!Então, temos que jogar com os dois e tirarmos deles aquilo que nos interessa pra promovermos o nosso desenvolvimento rumo ao lugar de potencia no mundo!A China mesmo se beneficiou do conflito dos americanos com a antiga URSS, foram os americanos que promoveram o próprio desenvovimento chinês abrindo-lhes seu mercado para que eles não mantivessem vínculos sem limites com os russos!Deu no que deu o ajudado agora é rival de peso!

  12. Certo LUCENA, minha resposta é o Brasil, daqui a 20 anos seremos potencia militar, economica, social, educacional e aeroespacial, portanto que eles sejam nossos parceiros , mas sou Brasil do começo ao fim, e que venham Rafales, caças Turcos, subs, e outros meios para que sejamos respeitados.

  13. .
    .
    Geopoliticamente falando não existe “parceiro”, existem acordos temporâneos de parceria, e isso podemos fazer com todos, fazendo uma nossa geopolítica…
    .

  14. “felipe augusto disse:
    11/10/2011 às 04:13
    O título é meio que uma trolagem, é lógico que a maioria aqui vai escolher Brasil, apesar que o brasileiro de alma estadonidense irão escolher os EUA”

    Acho q tenho uma alma e meia brasileira e meia alma “estadonidense”.. rsrs

    Mas na atual situação o Brasil esta muito dependente da China, se a mesma cair nos vamos juntos pro brejo..

    Então “D_us salve a China.. rsrs….

  15. Se eu tivesse que escolher escolhia os EUA,sim eles têm muitos problemas mas a China também têm não se esqueçam que a China e uma ditadura, o que e que você acham que eles vão começar a fazer quando foram a maior potencia económica e militar,eu sei que o povo chinês e um povo pacifico,mas aposto que Taiwan vai ser conquistado pela China

  16. Antes dos Estados Unidos se tornarem o pais hegemonico foi a vez do Imperio Britanico, que so atingiu essa posicao nao so por causa de ter sido o primeiro pais industrial do mundo no sistema capitalista mas tamber de ter vencido militarmente, Espanha, Holanda e Franca. Os Estados Unidos se impos como potencia hegemonica nao so por causa de seu alto desenvolvimewnto industrial e agricola como tambem por ter derrotado militarmente, Alemanha, Japao e ter manobrado para que Franca e Gran Bretanha se destruissem atravez de duas guerras mundiais. Os Estados Unidos se encontra no fim de suas era como poder hegemonico. So lhe resta o poder belico. Mas quem financia complexo industrial militar norte americano? o resto do mundo que permite que os Estados Unidos pagam suas dividas externas com dinheiro digital, isto e nao paga equivalente com outro equivalente. Os estados Unidos e atras dele Europa Ocidental sao os parasitas que vivem do suor dos trabalhadores do resto do mundo. China esta procurando sair do estado de pobresas que tem sido seu lote nos ultimos quinhentos anos. Ha muitos problemas internos a serem superados. China praticamente paga o material belico que os Estados Unidos estao desenvolvendo para um dia usa-los contra ela. A questao nao e estar de um lado ou de outro, nacoes nao tem amisade tem interesse, mas desenvolver uma politica economica, educacional e militar para que o Brasil seja outra potencia e nao um mero passivo observador de qual dos dois adversarios que no momento se degladiam, sera o vencedor e portanto o nosso futuro senhor.

  17. Os paises asiaticos vão escolher o pais que ajudar a pagar as contas. Do que adianta ter bases estrangeiras se seu povo esta desempregado.
    O EUA tinham uma politica de quotas de importação, para que fossem comprados produtos de varios paises ao inves comprar do que vende mais barato. O resultado é o Deficit.
    Os EUA estão parecendo um pai que tem que pagar pensão alimenticia pra muito filhos com mulheres diferentes.
    Isso pode causar efeitos interessante.
    Imaginem a seguinte situação:
    A um golpe no Brasil e os golpista resolvem cortar relações com a China. Mas muita gente no Brasil ganha dinheiro vendendo materia prima para China. Se os EUA não comprarem o que a China comprava, o que aconteceria com os produtores rurais e as mineiradoras. E os golpista aguentariam a pressão economica?

    Os EUA vão ter que comprar a produção destes paises, alem de protege-los militarmente.
    A divida va crescer.

  18. Decisão dificil, nos Estados Unidos quem manda são os bancos, na China o partido.

    E o povo dos dois paises é que pagam a conta, que por sinal é bastante alta.

    Melhor criarmos uma terceira opção, nós…

  19. “R:BRASIL” é obviu que eu não vou dizer isso ou escrever,se o mundo fosse como o brasil nós estavamos lascados,agora pra mim eu to pouco ligando eu só quero que façam logo “naves espaciais” pa levar o povo pras colônias,não vejo a hora de acabar essa história de país.

  20. as pessoas são burras as opções são E.U.A ou CHINA e elas escolhem BRASIL burros o brasil não está em questão se vcs não quiserem escolher nenhum dos dois diga nenhum. e quero é o E.U.A se Afundem com seu império do Mal.

Comentários não permitidos.