Tropas chinesas na Caxemira ocupada pelo Paquistão

Tradução e Adaptação: Carcará do Cerrado

Nova Délhi, O que deveria enviar sinais de alarmes tocando nos estabelecimentos de segurança indianos, o Chefe do Exército Gen VK Singh na quarta-feira confirmou a presença de cerca de 4.000 chineses, incluindo soldados pertencentes ao Exército de Libertação Popular da China no Caxemira-Ocupada-pelo-Paquistão (CoP).
A presença dos chineses, incluindo membros das suas forças de defesa, tem sido um assunto de intensa especulação aqui na Índia. Mas é a primeira vez que um chefe do Exército vai a público com a avaliação da Índia sobre a presença chinesa em CoP.

No início deste ano, o Comandante do Exército do Norte Tenente-General KT Parnaik, ao participar de um seminário em Jammu, tinha dito que as pegadas chinesas em CoP estavam “aumentando constantemente” e suas tropas estão “realmente presentes” ao longo da Linha de Controle.

“A presença chinesa em Gilgit-Baltistão e nas Áreas do Norte está aumentando de forma constante … Há muitas pessoas que estão preocupadas com o fato de que se houver hostilidade entre nós e o Paquistão, qual seria a cumplicidade dos chineses. Não só eles estão no bairro, mas o fato de que eles estão realmente presentes e estacionados ao longo da linha de controle”, disse o tenente-Gen”Parnaik em abril deste ano.

O chefe do Exército foi mais específico. “Existem certas equipes de construção de trabalho, um grande número está disponível. Cerca de 3.000 a 4.000 dessas pessoas estão presentes, incluindo algumas pessoas para fins de segurança. Existem certos soldados engenheiros. Agora (como) os nossos próprios engenheiros são engenheiros de combate. Então, de alguma maneira eles fazem parte do PLA”, Gen Singh disse à newspersons aqui na sexta-feira.

O chefe do Exército estava respondendo a uma consulta sobre a presença de tropas do Exército chinês no CoP feita pelo 16th Marechal de Campo KM Cariappa em Palestra Memorial entregue pelo Conselheiro de Segurança Nacional Shivshankar Menon. A declaração vem de encontro ao contexto de preocupações da Índia sobre a presença e participação de tropas chinesas em CoP, que é considerado parte integrante do Jammu e Caxemira.

Chefe da IAF NAK Browne tinha recentemente dito em uma entrevista que a presença crescente da China em CoP justifica a atenção da Índia. Nova Déhli já comunicou as suas preocupações para a China sobre a presença de suas tropas em CoP e suas atividades na região.

No ano passado, houve relatos da presença de cerca de 11.000 tropas chinesas em Jammu e na região de Gilgit-Baltistão da Caxemira ocupada pelo Paquistão, mas Pequim negou que houvesse algo de errado.

Questionado sobre a situação de segurança em Jammu e Caxemira, Gen Singh disse que a infra-estrutura terrorista do outro lado da Linha de Controle estava intacto e um grande número de militantes estão tentando se infiltrar.

“A infra-estrutura terrorista (do outro lado da Linha de Controle) está intacta. A concentração de grande número de terroristas do outro lado existe e eles estão tentando se infiltrar. Estamos nos certificando de que seus esforços falhem”, disse o chefe do Exército.
Gen Singh disse que esforços estão sendo feitos para intensificar a infiltração de toda a Linha de Controle, mas o Exército está alerta e pronto para enfrentar qualquer ameaça.



Nota do Editor:

Esta notícia confirma os rumores sobre movimentações chinesas em região próxima ou até mesmo dentro de território paquistanês e também comprova e reforça a crescente parceria entre China e Paquistão. Esta parceria poderia ser também uma das razões para um afastamento nas relações entre Estados Unidos e Paquistão.

Agora nos resta esperar e ver as cenas do “Próximo Capítulo”, lembrando-se sempre de que estamos falando de três potencias nucleares com proximidade geográfica e ainda com uma quarta potência não tão longe e tropas de uma quinta potência nuclear logo ao lado.

Carcará do Cerrado

19 Comentários

  1. O que “inocentes” cidadãos civis Chineses estariam fazendo naquele deserto campo minado e região de conflito entre Paquistão e Índia? a mesma pergunta serve para os Militares que estes mais ainda teriam que justificar a presença…
    Sds
    E.M.Pinto

  2. E.M. eu imagino que os chineses estejam somente querendo montar uma colônia de férias ou participando de algum empreendimento imobiliário moderno… Absolutamente normal, seguro e civil. Militares lá só para segurança de cidadãos de bem.

  3. lugarzinho compricado do mundo hem? e ainda tem gente que diz ter inveja da india, por que eles compram muitos caças, inveja do paquistão , por que eles tem bomba atomica, inveja do afeganistão, por que la tem talebã e as mulheres usam burca ( vai entender) respeito a opinião de todos concordando ou não, mas para estes q acham q tudo no brasil e porcaria uma sugestão, muden-se para esses cantos ensolarados do mundo e sejam felizes !!!

  4. eu amo demais meu brasil ( com S,alguns colonizados amam com Z, se e que me entendem ) pois apesar de nossos muitos problemas, são problemas nossos, e talvez eles existam porque nos não estamos nos esforçando o suficiente para melhoralos, agora… se alguns compatriotas sempre acham a grama do vizinho mais verde, ela pode ate ser verde mas e cheia de formigas !!!

  5. Seria interessante apresentar um mapa da região para melhor visualizar as implicações destes movimentos.

    Encontrei um mapa simplificado:
    http://www.suapesquisa.com/mapas/mp-asia.jpg

    O Paquistão pode representar para a China uma saída direta para o Mar da Arábia, pois um porto já está acertado. É o de Gwadar, sendo construído com a assistência da China na costa de Baluchistão, região costeira do Paquistão, além de ligações rodoviárias com o Império do Sol Nascente.

    O Almirante Suresh Metha das Forças Navais da India afirmou em 2008: “A 180 milhas náuticas da saída dos estreitos de Hormuz, Gwadar, na costa de Baluchistão permitirá a Paquistão controlar esta zona jugular do globo”.

    Como se não bastasse, um afastamento entre o Paquistão e os EUA pode isolar o Afeganistão. Observando o mapa da região percebemos que este último é uma grande, árida e montanhosa encruzilhada entre o Iran, Paquistão e antigas repúblicas soviéticas. Não é segredo que “secretamente” acalenta o desejo (necessidade para eles) paquistanes de ter as montanhas afegãs como ultimo refúgio no caso de guerra com a Índia.

    O jogo pode ser um Xiangqi (象棋), um tipo de xadrez chinês, ou mesmo um Chaturanga, versão mais antiga do xadrez moderno atribuída a Índia. Quem sabe?

    O receio maior é que se torne um Poker e os jogadores resolvam bancar suas apostas com fichas atômicas.

    Sds,
    Ivan.

  6. Há mais de 60 anos, China, India e Paquistão têm problemas na Caxemira, quer seja India x Paquistão, ou China x India.
    Mas como muito bem registrou o Ivan, pode-se ter a saída direta da China pelo porto paquistanes de Gwadar, no Estreito de Hormuz, o qual permitiria o controle daquela “região jugular do globo” pelo Paquistão (ou será pela China?).

    Já imaginaram a China controlando Hormuz e, do outro lado, o Mar da China?

  7. De fato o mapa ajuda muito o entendimento e dá a real noção das proximidades, principalmente se tivermos a curiosidade de observar a proximidade das capitais de Paquistão e Índia.

  8. Está claro,que russos, chineses, paquistaneses, iranianos, coreanos do norte e países islâmicos, que possuem reis e ditadores, se uniram contra a OTAN. Deram um basta nos EUA.

  9. AS POSIÇÕES JÁ ESTÃO BEM DEFINIDAS NESTE FILME
    .
    .

    Senhores some a essa miscelânea de escorpiões o Irã e a Turquia;que ultimamente estão muito presente neste novo senário onde os EUA a cada dia está perdendo terreno,terreno esse muito minado,afinal nesta região os interesses ocidental(anglo/americano) é muito forte.
    .
    Os movimentos “sociais” como as primaveras árabes,são um forte ator neste roteiro estilo,Sir Alfred Hitchcock
    .
    E o Brasil bem, creio que o governo Brasileiro que ultimamente mantem contatos com os governos neta região;esteja a par de certos “assuntos”.
    .
    Provavelmente se pode até explicar as posições do Brasil em temas polêmicos que tenha desagradado os EUA e os seus seguidores_Rsrs….

  10. È um jogo de xadrez perigoso, que mostra os motivos dos EUA, se aliar a India, lhe favorecendo em recente acordo nuclear;mostra que a China tem sim pretensões hegemonica em substituição aos americanos; hoje são nossos “aliados economicos” amanhão sem dúvidas poderá se tornar nosso rival, inclusive na própria américa do sul; e nós pensando se compramos 36 aviões caça, se reestruturamos a nossa defesa; o mundo sem um líder hegemonico global como foram os EUA, torna-se cada vez mais perigoso, havendo inumeros candidatos querendo tomar o lugar deles; O Brasil que se cuide com essa de soft power, tem que ter efetivo poder belico senão, como sempre, ficaremos nos discursos!

  11. O gringo não fez um passeio sobre as instalações nucleares do Paquistão, eis a resposta, a coisa tá complicando.

  12. Soft Power????? isso é o sinonimo de Brasil de quatro para o prim eiro que chegar por com vontade. acorda paizinho vagabundo.

  13. A Geopolitica muda e pronto.O Paquistão naturalmente tenderia a China se afastando dos EUA e tendo a India como aliada da Russia.Que Indianos se acalmem e infiltrações terroristas ali sempre houveram e sempre haverão.Não é intenção da China atacar a India e ali se forma uma linha de contenção a uma possivel invasão ocidental vinda do Oriente-Medio.Coisas muito mais profunda se desenvolvem no momento e a India tem ciencia mas isso não é extensivo a escalões militares ou politicos mas a quem de direito.Não so ali rola articulações em outras partes do mundo tambem.

  14. REGIVALDO Os EUA se aliarem a India rsrs essa era a intenção Americana e os Indianos sorrindo lhes disseram NO THANKS MY FRIEND A India tem pacto militar reciproco com a Russia que é a mentora de todo avanço aeroespacial e atomico Indiano.Isso que verdadeiramente é uma parceria estrategica.O joguinho de assustarem Russos e Indianos com a China que os EUA sempre usaram não surte mais efeito.Hoje o mundo sabe quem são os que disseminam discordias,intrigas e usam da força belica para promoverem genocidios e pilhagens.Acorda Brasil tens potencial estrategico,estas desarmado e com o tonho na reta do esbudegador impiedoso.

  15. India e Paquistão além de super armados são bem apadrinhados.
    Essa camuflagem da farda chinesa é bem legal.
    e a aliança sino-pakistanesa só tende a aumantar.

  16. COMMENTARY IN ENGLIAH – GOOGLE translation – October 10, 2011
    11 Reviews

    Question
    Wavatar EMPinto said:
    09/10/2011 at 22:57
    What “innocent” civilians were doing at the Chinese desert minefield and the region of conflict between Pakistan and India? the same question holds for the military that they would have to further justify the presence …
    Sds
    EMPinto
    Wavatar Xtreme said:
    09/10/2011 at 23:26


    the game is starting … not always the strongest wins … FACT
    One possible answer
    Wavatar Carcará said:
    09/10/2011 at 23:35
    IN I imagine that the Chinese are only looking to set up a camp or participating in a modern real estate development … absolutely normal, safe and civil. Military there just for the safety of law-abiding citizens.
    Wavatar black cover said:
    09/10/2011 at 23:47
    comprice little place in the world huh? and still have people who say being jealous of india, why they buy many fighters, jealous of pakistan, why they have the atomic bomb, envy of Afghanistan, why it is Taliban and the women wear burqas (go figure) about the opinion all agree or not, but for these q q find everything in Brazil and a crap suggestion Muden to this sunny corner of the world and be happy!
    Wavatar black cover said:
    09/10/2011 at 23:55
    I too love my Brazil (with S, some love colonized with Z if and what I mean) because although many of our problems are our problems, and maybe they exist because we’re not trying hard enough to improve it, is now … some compatriots always think the grass greener, it can be up and green but full of ants!
    Wavatar Ivan said:
    10/10/2011 at 00:00
    It would be interesting to present a map of the region to better visualize the implications of these movements.
    I found a simplified map:

    Pakistan to China may represent a direct exit to the Arabian Sea, because a port is already set. It is to Gwadar, being built with Chinese assistance on the coast of Baluchistan, Pakistan’s coastal region, and road connections with the Empire of the Rising Sun.
    Admiral Suresh Mehta Naval Forces of India said in 2008: “The 180 nautical miles from the exit of the Straits of Hormuz, Gwadar, on the coast of Balochistan to Pakistan will control this area of ​​the globe jugular.”
    If nothing else, a gap between Pakistan and the U.S. can isolate Afghanistan. Looking at the map of the region realize that the latter is a large, arid and mountainous crossroads between Iran, Pakistan and former Soviet republics. It’s no secret that “secretly” cherishes the desire (need for them) to have the Pakistani Afghan mountains as a last refuge in case of war with India.
    The game can be a Xiangqi (象棋), a type of Chinese chess, or even a Chaturanga, earliest version of modern chess attributed to India. Who knows?
    The biggest fear is to become a poker player to solve and cover their bets with chips atomic.
    Sds,
    Ivan.
    Wavatar AJ said:
    10/10/2011 at 00:49
    For over 60 years, China, India and Pakistan in Kashmir have problems, whether India v Pakistan v India or China.
    But how well recorded Ivan, you can have a direct exit from China by the Pakistani port of Gwadar, on the Strait of Hormuz, which would allow control of that “jugular region of the globe” by Pakistan (or is it in China?).
    Can you imagine controlling Hormuz to China and on the other hand, the China Sea?
    Good placement Ivan
    Wavatar Carcará said:
    10/10/2011 at 01:39
    In fact the map is very helpful to understand and gives a real sense of the area, especially if we have the curiosity to observe the proximity of the capitals of Pakistan and India.
    Wavatar Dandolo said:
    10/10/2011 at 01:40
    It’s clear that Russians, Chinese, Pakistanis, Iranians, North Koreans and Islamic countries that have kings and dictators, have united against NATO. They had enough in the U.S..
    Wavatar Lucena said:
    10/10/2011 at 10:41
    POSITIONS ARE ALREADY WELL DEFINED THIS MOVIE
    .
    .
    Lords add to this mix of scorpions Iran and Turkey, which ultimately are very present in this new senary where the U.S. is losing ground every day, that much land mines, after Western interests in this region (Anglo / American) is very strong.
    .
    The movements ‘social’ as the Arab spring, are a strong actor in this script style, Sir Alfred Hitchcock
    .
    And Brazil as well, I think that lately the Brazilian government maintains contacts with governments granddaughter region, are aware of certain “issues”.
    .
    You can probably even explain the positions of Brazil in controversial issues that has displeased the U.S. and its seguidores_Rsrs ….
    Wavatar Regivaldo said:
    10/10/2011 at 14:00
    It’s a dangerous game of chess, which shows the reasons the U.S. to ally with India, promoting him in a recent nuclear deal, shows that China does have hegemonic pretensions to replace Americans, today is our “economic allies” will undoubtedly amanhão become our rivals, including South America itself, and we wonder if we buy 36 fighter planes, to restructure our defense, the world leader without a hegemonic global as was the U.S., it becomes increasingly dangerous, with countless candidates wanting to take their place, Brazil has to take care of yourself with this soft power, must have effective military power, but as always, we will be in the speeches!

    Are the Chinese troops waiting for Obama, the reincarnation of Dr. Strangelove? – Armando Rozário – October 11, 2011

Comentários não permitidos.