Defesa & Geopolítica

Perfeição é: Dedicação, suor e lágrimas

Posted by


Autor :konner

Plano Brasil

Um exemplo de ORDEM UNIDA

Os exercícios de Ordem Unida constituem um dos meios mais eficientes para se alcançar aquilo que, em suma, com substância o exercício da chefia; a interpretação necessária entre o chefe e os comandados.


Além do mais, a Ordem Unida é a forma mais elementar de iniciação na prática da chefia. É comandando na Ordem Unida, que se revelam e se desenvolvem as qualidades do chefe.


Ao experimentar a sensação de ter um grupo deslocando-se ao seu comando, o principiante na arte de chefia desenvolve a sua autoconfiança, ao mesmo tempo em que adquire consciência de sua responsabilidade sobre aqueles que atendem aos seus comandos, observadores mais próximos das aptidões que demonstra.


Os exercícios de Ordem Unida despertam no chefe o apreço às ações bem executadas e ao anexo dos pormenores. Propiciam-lhe, ainda, o desenvolvimento da sua capacidade de observar e de estimular a tropa.

Através de Ordem Unida, o grupo evidencia, claramente, os quatro índices de eficiência:

Moral – pela determinação em atender aos comandos, apesar da necessidade de esforços físico.

Disciplina – pela presteza e atenção com que obedece aos comandos.

Espírito de corpo – pela boa apresentação coletiva e pela uniformidade na prática de exercícios que exigem execução coletiva.

Proficiência – pela exatidão nas execuções.

É, pois, a Ordem Unida uma atividade de instrução ligada, indissoluvelmente, á prática da chefia e à criação de reflexos da disciplina.

26 Comments

shared on wplocker.com