Pentágono evita comentar possível ataque à rede de aviões não tripulados

O Pentágono recusou neste sábado comentar o possível ataque com um vírus de informática, segundo revelou a revista “Wired”, sofrido pela rede de aviões teleguiados da Força Aérea dos Estados Unidos.

A “Wired” assinalou que um vírus que registra os movimentos do teclado infectou a rede utilizada pelos pilotos que controlam estes aviões que os EUA usam para sobrevoar áreas em conflito e realizar operações de precisão.

Os aviões, habitualmente modelos Predator e Reaper, são teleguiados a partir da base da Força Aérea Creech, em Nevada, na qual supostamente se infiltrou o vírus.

A publicação indicou que não está claro se o vírus era parte de um ataque organizado ou se as redes foram infectadas acidentalmente. No entanto, apontou que não parece que se tenha perdido informação confidencial dos dados recolhidos pelos aviões.

A Força Aérea manteve sua política de não comentar sobre assuntos que possa afetar a segurança de suas redes e evitou fazer qualquer esclarecimento sobre o tema.

Em declaração, um porta-voz ressaltou que a Força Aérea não fala de suas redes de informática, já que qualquer comentário pode ser de utilidade para aqueles que tentam atacá-las.

Fonte: Folha

13 Comentários

  1. Essa tecnologia de guerra vai acabar sendo abandonada ? Depende! Tem que ter um algoritmo de
    não-interferência. Eu tenho ele em mente.

  2. guerra cibernética já é realidade
    .
    .

    Há alguns tempos atrás,os Rafales sofreram um ataque em seu soft que fez com que o departamento de defesa francês rever o seu sistema de segurança de informação.
    .
    Eis o calcanhar de aquiles das aeronaves de hoje,nem precisa de bateria ante-aérea,só um PC e um moleque cheio de espinhas na cara e mastigando chiclets.
    .
    Fico imaginando como seria derrubar um F-22,aquele de bilhões de dólares….vou me aconselhar com o meu sobrinho de 12 anos!

  3. Se foi uma ação externa e a rede é segura, é um ataque profissional. Ou é no máximo uma coisa difícil (no caso de algum sacana “de dentro” ter jogado o vírus na tal rede). Ou a tal rede não é tão segura quanto se pensava ser (o que eu não duvido).

    Toda solução cria novos problemas.

  4. Isso mostra que ainda as maquinas não estão preparadas para substituir humanos…
    Esses raptores sao dificilimos de se localizar, mas logo logo, tecnologias superiores de radares serão capazes de detectalos facilmente…
    apenas uma intereferencia em seu sistema e pronto, o bixinho ta no chao

  5. Gustavo G
    Em algum momento isso iria acontecer.
    E concordo com quem acha que máquina não substitui o fator humano.

  6. .
    .
    E tem gente que coloca todas as esperanças nessas aeronaves automatizadas… melhor usa-las somente em missões especificas do que substituir toda a defesa aérea com elas!!
    .
    Esse ai é o inicio da guerra pelo controle real das maquinas, e fica claro que ser o proprietário e ter o controle das mesmas são coisas diferentes… muito diferentes!!
    .

  7. Esse Dandolo deve ser igual a um prefessor universitário aposentado que conheci,acho que o cara pirou(estudou demais da conta) é cheio das ideias mirabolantes que nem o Dandolo,diz inventar todo tipo de coisa e todas revolucionarias,porém nunca me mostrou nada.Na ultima disse que havia feito um sistema respirador com capacete tipo astronauta para que ele não respirasse os vapores,fumaças dos produtos que ele manipulava e as soldas que fazia em seus projetos de eletronica com todo tipo de controle e filtragens do ar que nem lembro mais os nomes,hehehe o cara é muito engraçado o ruim é que quando ele encontra vc na rua só quer te liberar 3 horas depois te contando milhares de coisas que descobriu e inventou nos ultimos tempos hehehehe,um chato..por isso que eu sempre digo o cara tem que estudar, más tbm tem de gozar se não pira feio,más tomara que o Dandolo seja mais resultado do que conversas sem nexo!hehehe tomara!!

Comentários não permitidos.