Mais vigiados que as fronteiras

http://farm3.static.flickr.com/2644/3941556192_5d46f1121b.jpgTribunais superiores têm 1.211 seguranças; PF conta com cerca de mil em 15,7 mil km

Por Roberto Maltchik

A mais alta esfera do Poder Judiciário, representada por cinco tribunais superiores, tem em Brasília mais seguranças e vigilantes que a Polícia Federal consegue manter nas fronteiras do país. Nos 15,7 mil quilômetros limítrofes, a PF tenta combater a passagem de armas e drogas, além de frear o contrabando, com um grupo que varia entre 900 e mil agentes.

Nos tribunais, um batalhão de 1.211 vigilantes e seguranças cumpre uma missão bem menos engenhosa: garantir a proteção de 93 ministros e o controle do entra-e-sai nos prédios do Supremo Tribunal Federal (STF), do Superior Tribunal de Justiça (STJ), do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), do Tribunal Superior do Trabalho (TST) e do Superior Tribunal Militar (STM).

São 13,2 guardas para cada um dos brasileiros que alcançaram o topo da pirâmide da magistratura. Quadro avesso ao do Fórum de São Gonçalo, onde trabalhava a juíza Patrícia Aciolly, executada com 21 tiros sem que ao menos um guarda estivesse ao seu lado. Número que supera até mesmo a tropa de 969 vigilantes contratados para cuidar do cofre do Tesouro: as nove diretorias e a sede do Banco Central na capital federal.
A elite do Judiciário ainda conta com um batalhão de 386 recepcionistas, 287 motoristas e 271 copeiros e garçons.

Há também casos peculiares, como os 14 lavadores de carros do STJ e o grupo de cinco contratados para limpar as áreas envidraçadas do TST. Em quase 100% dos casos, são contratos de terceirização firmados com empresas especializadas em destinar pessoal à administração pública no Distrito Federal. Grupos que acumulam lucros para cada funcionário cedido. E, de acordo com um alto servidor do Judiciário, servem de catapulta para que parentes de servidores ou amigos de operadores do Direito abocanhem uma vaga junto ao poder.
O STF, com seus 11 ministros, tem 244 recepcionistas, 183% acima do STJ, uma superestrutura de concreto com 33 ministros e 140 mil metros quadrados de área. Excluindo o quadro próprio, o STF ainda conta com 58 motoristas e 49 garçons e copeiros que abastecem as sessões no plenário e os gabinetes.

No STJ, 185 funcionários na área de transporte
O STJ é o prédio mais blindado do Judiciário brasileiro, com 425 vigias e seguranças, além de 168 câmeras de vídeo monitorando quase todos os cantos do quarteirão e do estacionamento externo. Na última quarta-feira, entretanto, bem no horário da sessão da Corte Especial, uma das guaritas brancas ao fundo do prédio estava vazia. O secretário de Segurança, José Ximenes de Albuquerque, garante que ela só é ocupada quando chove. Enquanto isso, um pequeno grupo de vigias enfrentava a monotonia no sofá do bem protegido terceiro andar, que dá acesso a quem deseja acompanhar as reuniões da Corte.

Mas o STJ também é o tribunal da água e do sabão. São 14 pessoas contratadas só para deixar a frota impecável. Os lavadores de automóveis vieram na leva de 185 funcionários que atuam na área de transporte (motoristas e mecânicos). Trabalham na limpeza de 160 veículos, dos quais 75 são luxuosos Ômega, da GM. O secretário de Administração e Finanças do STJ, Silvio Ferreira, afirma que o número vai cair em breve:
– Isso me incomoda muito. Eu sei que a água é cara. A gente partiu para a lavagem a seco. O processo está tramitando e, no mínimo, a economia só de água chegará a 20%. Nós vamos reduzir isso. Só da frota de ônibus, vamos reduzir de 18 (carros) para seis – explicou Ferreira.

No TST, o pessoal da limpeza sofre para cuidar da estrutura envidraçada projetada por Oscar Niemeyer. Por isso, foi convocada uma equipe de funcionários especializada na limpeza de vidros. Apesar de contar com 27 ministros, a conta de segurança é mais módica do que no STJ ou no STF: 209. O TSE, dedicado aos processos eleitorais, por enquanto, tem o menor número de ministros e de vigias dos tribunais superiores, à exceção do militar: 180 vigilantes e seguranças e 41 motoristas. A corte eleitoral está para concluir a obra da nova sede e os números vão mudar.

Apesar da resolução 102 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) determinar a todos tribunais que divulguem a lista de pessoal do quadro e de terceirizados, o STM ainda não o fez. Por meio da assessoria, a Corte informa que conta com a módica contratação de cinco vigias, cinco motoristas e 28 copeiros e garçons. O presidente do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), Marcio Pochmann, avalia com preocupação, não só o inchaço de terceirizados no Judiciário, como em todo serviço público federal.

– Essa é a falsa terceirização, disseminada tanto no público quanto no privado. Abre uma possibilidade para a corrupção. O custo chega a ser até dez vezes maior para quem contrata – explica o presidente do Ipea.

Fonte: O Globo via Resenha

22 Comentários

  1. Até, que eles sejam vigiados, não sou contra (deveriam sem muto mais… rssssss…)
    Mas tal vigilância somente será eficaz quando feita por nós. Não se esqueçãm disso.
    Poderia ter até 5.000 seguranças. Desde que nossas fronteiras tivessam 100 x mais este número.
    Saudações.

  2. Disperdicio de nosso dinheiro!Precisamos de um quarto Poder, onde o povo não esteja representado e possa intervir nos outros Poderes!

  3. o supremo tribunal federal e uma das maiores vergonhas deste pais, manda soltar vagabundos aos montes em indutos inespricaveis, protege poderosos corruptos, e emprega um monte de apadrinhados vadios q corroem o dinheiro pubrico !!!

  4. o grande plobrema e q esses ministros imprestaveis são indicados politicos, deveriam ser eleitos e com mandato e não ficar la ate se apossentar ou morrer, o loby do sistema de direito e muito forte la e no congresso nacional, o sistema de justiça no brasil tem esse nome so por ter ,pois na realidade e um comercio, o resutado nos vemos nas ruas, criminalidade nas alturas, um entra e sai de cadeia inexpricavel, vagabundo que pegam dez anos de prisão mas se ficarem dois e muito !!!

  5. REGIVALDO meu nobre e desde quando resguardar a integridade do poder constituido é desperdicio de dinheiro.Desperdicio de dinheiro é ficar revitalizando um NAe cadente que daqui a nove anos sera descontigenciado e todos ainda acham bonitinho e necessario e ao menos no tempo todo que o tivemos jamais se apresentou ao 100% operacional…A defesa das fronteiras e a segurança publica e area de saude e educação deste pais estão entregues as traças.O Brasil é governado por corruptos e gerenciado por interesseiros prostituidos de iniciativa privada ganaciosa.Esta todo mundo cego o pepino escorrega tonho adentro e todos alegresinhos rebolam satisfeitos e dando gritinhos entusiasmados com tudo e todo o circo que se apresenta na midia…BRASIL O ETERNO ESCRAVO ALFORRIADO QUE NÃO SABE O QUE FAZER COM SUA LIBERDADE E VAGA NAS PROXIMIDADES DA CASA GRANDE COM SAUDADES DA SENZALA……..2012 a profecia do começo do fim.Moralização geral ja.Cerol fininho.

  6. Acho que o Judiciário está certo pelo nível de decisões que são tomadas,não tem que comparar as fronteiras com a segurança do Judiciário,até porque são poderes independentes.

  7. Isso que eu chamo de economizar,pagamos por ano ao congresso cerca de 8 bilhões ,poder legislativo e judiciário há mito tempo deixaram de representar o povo brasileiro,eles estão mortos e o povo esqueceu de enterrar.
    Abraço.

  8. Temos que cortar os altíssimos salários e as mordomias de todos 3 Poderes da República, economizando 50%, inclusive para poder dar aumento para os militares das Forças Armadas, que estão passando fome.

  9. COM TODO ESSE APARATO,POR LÁ ELES NÃO CONSEGUEM BARRAR A ENTRADA DE LADRÕES E TRAFICANTES QUE CIRCULAM E ENTRA E SAEM NAS CERCANIAS DOS PRÉDIOS PÚBLICOS DO DISTRITO FEDERAL!!!
    .
    O que se vê de drogados perto do congresso nacional,planalto,…etc;não é brincadeira!!!

  10. Lucena, pior são os que estão dentro das instituições…
    Estamos numa crise de vergonha.
    O que o Cesar Peluso fez com a Eliana Calmon foi um absurdo. Repreendeu-a em público, por dizer, em público, o que todo o público já sabia.
    Pior que isso, não tomou a providencia que se esperava, ou a correção de rumo necessária.
    O Judiciário precisa de seguranças sim, mas para evitar que a turba enfurecida se aproprie da Justiça.
    Dia 12 de outubro, estão todos convidados.
    Em Brasília, Esplanada dos Ministérios, a partir das 10,00h.

  11. a pf ta vigiando os bandidos e ladroes e assassinos e contrabandista, por isso precisa de tantos agentes assim em um so lugar!!!pena que naum podem prende-los e tirar eles da ativa!!!
    Brazil ou seria Brasil…..para brasileiros.
    sds

  12. Esse sim, é um dos grandes problemas do nosso país. Um poder judiciário contaminado.Meus parabéns à sra. Ministra Eliana Calmon, por ter tido a coragem de colocar a mão nessa cumbuca cheia de peçonhentas letais. É claro que tal atitude
    pode lhe custar retalhações, mas já que estamos falando de gastos públicos exagerados com serviços de segurança no sistema, então, é justo que sejam gastos o justo, para dar segurança à magistrada honrada, que ousou falar a mais pura verdade contra uma parte que tem verdadeiro desprezo pela ética.

  13. O lixo de sempre “brasil o país do futuro!” hahahah
    .
    Ano 2600 se houver mundo ouviremos “brasil o país do futuro!” aahahah

  14. Regivaldo, o D. Pedro I já tinha pensado nisso: ele havia criado o Poder Moderador, presidido por ele… isso é que era visão estratégica-política. (D. Pedro I podia voltar)

  15. Alguns neste país, preferem chamar e tratar os juízes e desembargadores como semi-deuses, eu particularmente os vejo mais claramente como super demônios, pois são totalmente avessos a realidade dos míseros humanos como nós. Não é possível que sejamos mais tolerantes com essa forma descrepante de tratamento, justo numa classe a quem compete fazer justiça.

    Os magistrados e seus serviçais recebem verdadeiras fortunas como pagamento salarial, estão quase sempre acima do bem e do mal, gozam de privilégios e regalias legais que não são oferecidas a nenhuma outra categoria, além de serem altamente corporativistas e por fim, o que dizer do resultado dos seus trabalhos em prol da sociedade como um todo? estamos satisfeitos? O texto apenas expõe publicamente mais um dos diversos desvios de conduta desse poder que deveria nos orgulhar com o seu exemplo, mas pelo visto….

  16. 1Maluquinho você tem razão, esse pais é muito mal administrado, se a máquina publica fosse saneada, sobrariam bilhões pra se investir na não e promover o desenvolvimento!Agora qto ao pessoal do judiciário, eles se julgam aristocrata eruditos, qdo são mero tecnicista a serviço da nação, só que eles fingem não saber disso!

  17. Olá, Por favor alguem pode me ajudar ?

    Estou procurando pleo General de Divisão Ueliton José Montezano Vaz.

    Em qual batalhão ele está, telefone, email, algum contato já serve. Ele é da família e não sei como achar.
    Se alguem puder me ajudar, obrigado.

    Meu contato eng.montezano@gmail.com

Comentários não permitidos.