Liner o míssil balístico secreto russo (vídeo)

Não tinhamos conhecimento do desenvolvimento deste novo Míssil denominado “Liner”, a notícia então nos pegou de surpresa, no vídeo da RT news são dadas algumas informações sobre o míssil.

Segundo a RT, o míssil foi lançado com sucesso concluindo uma série de ensaios de disparos e considerados sucesso pelos especialistas militares Russos.

O míssil russo Liner, difere do Bulava até então tido como o melhor Míssil balístico naval russo por possuir propulsão a combustível líquido e não sólido, segundo os Russos, o Liner é a mais moderna e recém desenvolvida arma lançada a partir de submarinos, na atualidade no mundo.

O liner seria segundo eles, o míssil com maiores capacidades de carga e alcance, superando os mísseis de qualquer outro país.

Lançados por submarinos (SLBM) o Liner pode transportar até 12 ogivas nucleares de baixo rendimento (MIRV)  e tem uma relação carga / massa superando qualquer míssil de combustível sólido estratégico desenhado pelos EUA, Reino Unido, França ou China, conforme anunciou em um comunicado o desenvolvedor Makeyev State rocket Center.

É muito flexível em termos de carga e pode alterar variando de ogivas  mistas de diferentes capacidades.

Especialistas militares Russos afirmam que  o Liner  é duas vezes mais potente que o Bulava, o míssil designado para o avançados submarinos da classe  Borey.

Segundo a RT o “Liner” foi testado em segredo em maio do ano passado e os ensaios agora concluídos avaliaram a suas capacidades. Ou seja, os Russos trabalharam de fato em 3 mísseis distintos, o Sineva o Bulava e o Liner.

Fonte: RT

15 Comentários

  1. Esse míssil será devidamente destruído no ar, por sistemas anti-mísseis dos EUA:
    Exemplo: Canhão laser e mísseis com ogivas de balins, criando uma barreira de pequenas bilhas de aço.
    Só há uma maneira dos russos atingiram os americanos: mísseis invisíveis.

  2. Segundo a RT o “Liner” foi testado em segredo em maio do ano passado e os ensaios agora concluídos avaliaram a suas capacidades
    .
    .
    Como se pode observar,os russos fazem primeiro o teste,se dê certo e forem exitosos,ai eles divulgam o sucesso na imprensa especialisada.
    .
    Fico imaginando o volume de experimentos russos que não deram certos.

  3. Secretos pra nós, mas dificilmente seria secreto para os americanos que mantém sistema de vigilância global sobre tudo que ascendem a atmosfera terrestre!

  4. Os norte americanos não conseguiam parar nem os velhos Scud iraquianos na guerra do golfo, quanto mais um míssil hipersônico com capacidade MIRV.

    Haha, o Urso ainda está vivo, a negação é a unica saída dos pró-EUA.

  5. Dandolo.
    Olá!
    Gostaria de lhes incentivar a falar de suas idéias.Não pense que são desprezíveis. Esforça-te para experimentá-las, pois algum proveito haverá Iadid(amigo, ĥaber ou como é falado na atualidade ĥaver ).

    Frase de Platão

    Pessoas inteligentes falam de idéias,
    pessoas comuns de coisas e
    pessoas medíocres falam de pessoas.



  6. ponto para os russos…..

    então Dandolo … de idéias o mundo esta cheio…

    o que DE FATO voce ja construiu…E CLARO …funcionou ???


    só o meu filho marcha direito o resto do pelotão marcha errado…rsrsrsrs… (sei os russos construiram um missil estratégico que …até estilingue derruba..rsrsrs

  7. Uma coisa que eu não sabia e que eu vi no jornal do SBT que passa bem tarde da noite, é que a Fragata União que está indo para o Líbano, é a nossa fragata mais moderna, e que conta com esse sistema de defesa que o Dandolo disse: mísseis que criam uma barreira de pequenas bilhas de aço em torno da embarcação!!! Até eu me impressionei com a apresentação que o jornal do SBT fez sobre a Fragata União.

  8. Caro E. M. Pinto,
    .

    O Liner não é, quer dizer, não era um míssil secreto. Ele é o aperfeiçoamento do Sineva.
    .
    .
    O Bulava como nós sabemos, teve um desenvolvimento muito difícil. Considerando que o Sineva era um míssil “sem defeitos”, era natural um desenvolvimento deste como uma salvaguarda para a falha do Bulava. Agora que o desenvolvimento do Bulava entrou nos trilhos, será interessante ver como os russos manterão dois mísseis distintos…
    .
    .
    Digo isso não pela falta de recursos, pois a Rússia se enriquece a cada dia que se passa, mas pelo fato de que os lançadores estarem sendo, todos, desmanchados. Não há precisão para extensão da vida útil dos Akula (Typhoon), e o número de “Deltas” que foram aprovados para extensão de vida útil é muito pequeno…
    .
    .
    O Liner como o Sineva é um míssil de propelente líquido, diferente do Bulava, cujo propelente é sólido. Possui maior alcance que o Bulava, todavia.
    .
    .
    A adoção do Liner significa que os russos manterão a estratégia do uso dos “Santuários de SSBN”, ou seja, a manutenção de uma vigilância grande nos mares próximos, onde os SSBN assentados no fundo (o Ártico não é muito profundo) poderiam com facilidade disparar os seus mísseis.
    .
    .
    Um detalhe sobre a estratégia de manutenção de “Santuários de SSBN”: Esta estratégia simplesmente joga por terra a acusação dos EUA, de que os soviéticos tinham em voga a opção primária pelo ataque nuclear preemptivo, já para isso seria necessário um tempo curto de vôo do míssil, para que o ataque não desse resposta. Com os mísseis lançados próximos da costa soviética o vôo seria longo e a surpresa perdida. Na verdade, o ataque nuclear preemptivo sempre fez parte da lógica americana, e se tal não se apresentou para nós de forma cristalina, deve-se à propaganda norte-americana.
    .
    .
    Em outras palavras: ler Tom Clancy faz mal ao cérebro (rsrs).
    .
    .
    Em tempo: o termo ataque preemptivo não é bem aceito pela língua portuguesa, como alías são todos os anglicismos, por isso, o uso de ataque preventivo ou ataque premeditado, seja melhor.

  9. O que mais me chama a atenção nesses ICBMs é seu único propulsor. Ou seja, diferente de nosso eterno projeto VLS. cujo primeiro estágio é de quatro propulsores.
    O que isso significa…
    Para os mais velhos… lembram dos foguetes americanos titans e do gigante saturno cinco, e todos com só um propulsor…
    Ora, o projeto de um só propulsor é mais simples e, principalmente, mais confiável.
    Um estágio com mais de um propulsor exige sincronismo perfeito de queima entre eles, o que é um fator complicador. Que convenhamos desnecessário.
    Esse é um dos motivos que me fazem dizer aqui, que nosso programa VLS é uma enrolação, é um propinoduto, e que nosso próprio programa espacial, já bem velho, é uma tremenda enrolação para cima dos brasileiros.
    E claro que esse programa deve dar emprego para muita gente, que festa com nosso dinheiro né (não é)?
    Um VLS que já era para estar pronto a muito tempo, sofre permanentemente com complicações (que estão sempre aparecendo e claro que boicotes e sabotagens caem como uma luva para disfarçar a raiz da lesmeira), que coisa, engana, vai engana, o povão brasileiro, Brasília corrupta!!!!!

  10. O Bulava/Topol M é sem dúvida fantástico, falhas nessa área e principalmente na faze de pesquisa são normais, e quem garante que os sineva não as teve também apenas deixando os bulava na mídia….
    .
    Realmente o Liner nos pegou de surpresa, já quase não sabiamos nada sobre o sineva que serviu de plataforma para o liner, imagina o liner em si.
    .
    Bulava e liner que dupla heim, o melhor slbm/icbm de propelente sólido e o melhor slbm de propelente líquido. LEMBRANDO: GLONASS tá pronto até com reservas…..

Comentários não permitidos.