Human Rights olha de novo para o Brasil

http://www.scielo.br/img/revistas/epsic/v12n3/a04fig01.gif

Atraída pela importância do país no cenário internacional, ONG abre escritório em São Paulo
Helena Celestino

A poderosa Human Rights Watch está se preparando para abrir um escritório no Brasil, provavelmente em São Paulo. Para quem não está ligando o nome à pessoa, trata-se de uma ONG com rede de correspondentes e capacidade de apurar informações comparável à da rede inglesa BBC. O foco são os direitos humanos, e isso significa estar nos lugares em que o mundo pega fogo. Algumas vezes, consegue chegar onde nem os jornalistas entram. Na fechadíssima Síria, já infiltrou militantes, mas precisou recuar. Agora, é na fronteira que entrevista os refugiados para contar ao mundo a catástrofe humanitária patrocinada pelo longevo ditador Bashar al-Assad.

Na era Bush, a HRW manteve o governo sob pressão permanente com denúncias de tortura e desrespeito aos direitos humanos. Mas também não poupou o democrata Barack Obama, quando o governo americano deu licença a agentes da CIA para matar o clérigo radical Anwar al-Awlaki no Iêmen. No Brasil, esteve nos anos 90, uma época, para a organização, marcada pelo massacre do Carandiru.
Agora, articula uma volta. Os principais executivos da Human Rights Watch já estiveram em Brasília, na semana passada, onde os diplomatas deram- lhes “cautelosas boas-vindas”. No Rio tiveram uma recepção mais calorosa de possíveis financiadores, reunidos num jantar numa espetacular cobertura duplex da Vieira Souto, durante um fim de semana movimentado também pelo Rock in Rio.
O que eles vêm fazer numa hora dessas no Brasil?
– Acho que chegou o momento de tratar o Brasil como um dos grandes da política internacional. Trabalharemos aqui exatamente da mesma maneira que nos Estados Unidos – diz José Miguel Vivanco, diretor-executivo da ONG.

Curiosidade sobre viagens do governo Lula à Síria
Ao contrário do que suspeitaram autoridades de Brasília, a ONG não olha o Brasil como uma república de bananas em que precisam atuar para denunciar violações de direitos humanos. É exatamente pelo que deu certo no país que a Human Rights está de regresso. Vem atraída pela influência brasileira no cenário mundial e interessada em desvendar os bastidores das decisões – nem sempre claras e coerentes – tomadas pelo governo na política externa.
– Queremos saber como o Brasil faz suas escolhas na política externa. Queremos apoiar, criticar ou influenciar essas decisões – diz Vivanco.
Mas este olhar atento sobre o comportamento brasileiro nas negociações diplomáticas pode doer tanto quanto ter as violações de direitos humanos expostas ao mundo.
– A vontade brasileira de criar uma terceira via na diplomacia fez o país se abster de novo a condenar a Síria na ONU e demorar muito até apoiar os rebeldes na Líbia. Por quê? Por que o ex-chanceler brasileiro Celso Amorim esteve seis vezes na Síria, durante o governo Lula? Que interesse existia por trás dessas visitas? – pergunta um executivo da ONG que prefere não criar uma briga antes de chegar aqui.
O escritório da Human Rights no Brasil será o primeiro na América Latina, mas o último montado nos países emergentes – já está em Índia, África do Sul e China. A organização possui cerca de 300 profissionais e uma rede de voluntários espalhados pelo mundo desenvolvido e por países que estão em conflitos ou assinaram há pouco acordos de paz. Pelo estatuto, são proibidos de receber financiamentos de governos ou agências do tipo Banco Mundial. Sustentam-se com doações de pessoas físicas ou jurídicas, um hábito não muito difundido no Brasil. Os executivos acham que o orgulho de ver seu país sendo tratado como um dos grandes do mundo pode levar os brasileiros a abrir a carteira.
-Temos a intenção e a esperança de conseguir uma base de apoio para financiar nossa operação no Brasil, replicando o mesmo modelo que temos em Tóquio e Beirute- diz Vivanco.

Fonte: O Globo via Resenha

33 Comentários

  1. já tem ong de mais aqui não precisamos de mais ninguém, conversa mole que querem aprender, nunca nos deram importância vão e pentelhar mais ainda, eu mandaria todos embora.

  2. A poderosa Human Rights Watch deveria ir a GUANTÁNAMO… A poderosa Human Rights Watch deveria ir a BAGRAN… A poderosa Human Rights Watch deveria ir a HONDURAS… A poderosa Human Rights Watch deveria ir ao MÉXICO… A poderosa Human Rights Watch deveria ir ao IÉMEN… A poderosa Human Rights Watch deveria ir na ARÁBIA MALDITA… A poderosa Human Rights Watch deveria ir ao BAHREIN… A poderosa Human Rights Watch deveria se OCUPAR com os CRIMES de GUERRA do TIO SAM e seus COMPARSAS da OTAN na Líbia, no Afeganistão e no Iraque, não é?????

  3. haaa não, ja não chega os aDEvogados da oab cheios de boas intenções corporativas, e os padres pederastas da igreja cotolica, agora tão importando defensor de bandido vagabundo gringo p/ São Paulo, feeedeu !!!1

  4. “- Queremos saber como o Brasil faz suas escolhas na política externa. Queremos apoiar, criticar ou influenciar essas decisões – diz Vivanco.”
    ————–
    Espionar e passar informações a imprensa na tentativa de FORMAR OPINIÃO PÚBLICA nacional e internacional.
    Esse é o apoio que eles querem, o da IMPRENSA, de fato pode haver um lado bom nessa história, mas acho que não lhes interessa o lado bom, só o lado ruim, jogar pedra no telhado dos outros.
    Sentar numa metralhadora giratória e desmoralizar aproveitando qualquer vacilo.
    Os 10.000 civis mortos no afeganistão acho que não deu audiência suficiente.
    Também devem estar interessados nos “pobres” da Amazônia.
    Interessados na nossa bem paga POLÍCIA, isso com certeza.
    …”apoiar, criticar e influenciar essas decisões”.
    O negócio é ficar de olho neles e quem tiver andando com eles, só por segurança.
    Quem tem telhado de vidro não pode jogar pedra no telhado dos outros.
    Quem tiver juízo entenda.

  5. alguém aqui já entrou em algum site dela?
    .

    http://www.dhnet.org.br/w3/hrw/index.html

    .
    .
    *********
    CARTAS DE FUZILADOS
    .

    Vários Autores
    Coleção Campo da História – 4
    Campo das Letras Editores S.A – Porto, 1995
    1ª Ed. Dezembro de 1995

    **********
    .
    .
    ********
    CARTAS DE FUZILADOS
    .
    .
    “(…)Que tempos são estes,
    Em que uma conversa sobre árvores
    É quase um crime, porque inclui
    Um silêncio sobre tantos malefícios…(…)”

    Bertolt Brecht

  6. O QUÊ VOCÊ PODE VÊ NO SITE DOS DH
    .
    .

    O secretário-geral da ONU, Kofi Annan, afirmou numa entrevista que a guerra no Iraque foi ilegal.
    .
    “(…) A Grã-Bretanha contestou o julgamento e o presidente americano, George W. Bush, reagiu com indiferença. A França recusou-se a ser atraída para a discussão. À rádio BBC, na noite de quarta-feira, Annan avaliou que a invasão do Iraque por uma coalizão liderada pelos EUA não encontra justificativa na Carta das Nações Unidas. “Do nosso ponto de vista, e do ponto de vista da Carta, ela foi ilegal”, julgou.(…)”
    *********
    .
    http://www.dhnet.org.br/direitos/sip/kofi_annan_guerra_iraque_ilegal.htm
    .
    .
    Pessoal,tem muita coisa que são escritas e falada pela ONG e não é reproduzida pela imprensa ocidental….aqueeelas!…entenderão.

  7. Para resolver os problemas com as ong, basta obrigar-las a abrir suas contas bancarias, ou melhor, negar sigilo bancario a esse tipo de organização sem fins lucrativos.
    Ai todos saberim da onde vem o diheiro.

  8. Organizações de ‘fora do país’ deveriam ser vigiadas de perto. Todas as comunicações analisadas.
    Acho um absurdo que a entrada deste tipo de ong seja permitida. É uma piada de extremo mal gosto.
    Obs.: tem gente que acredita em ‘marketing’. Para mim marketing serve para mascarar segundas intenções. (vender peixe).
    Fica de olho Brasil.

  9. O KLM disse tudo! Porque eles não denunciaram os políticos yankes e os assassinatos cometidos pelos militares estadunidenses no Iraque. Os vídeos desses massacres estão aí, pra todo mundo ver e se indignar, como aquele do Apache massacrando civis e crianças! Os yankes podem fazer o que der na telha, o resto do mundo não??? Fora Human Rights Watch, não precisamos de vocês!

  10. Xô human rights aqui não, não venham fazer aqui o que vocês estão fazendo na Líbia, Siria e no resto do oriente.

  11. HAHAHA J. claro, não me mate de rir!!! Neste exato momento existem várias nações que estão sendo atacadas pelas potencias alinhadas e você diz: “podem dormir tranquilos”
    VOCÊ ME DEU UMA PAZ INTERIOR AGORA !!! HAHAHAHAHA

  12. São parte do sistema de inteligencia e influencia anglo/saxão e suas denuncias são seletivas e de acordo com interesses específicos.
    .
    Podem fechar os olhos para muita coisa cabeluda (feita pelo seus patrões) e ao mesmo tempo, repercutir as violações que lhes interessa, para mudar e/ou pressionar governos e forças políticas rivais…
    ——————
    Estas ONGs estrangeiras tem vida muito fácil no Brasil, tem que botar pressão, impostos, legislação limitando seus poderes de atuação, exigências burocráticos e muita vigilância para manter estes estrangeiros sob rigor da lei. Seria um bom começo…
    .
    Duvido muito que uma ONG brasileira de direitos humanos ou ecológica, fiscalizando e fazendo escândalo publicitário (supondo que tivesse poder na mídia para isto…) contra o governo do EUA ou Inglaterra, teria as mesmas regalias e liberdades que aqui…Sua atuação seria bloqueada e seus membros seriam presos espionagem e sabotagem ou deportados…

  13. oba!
    estamos mais uma vez dando O DINHEIRO DO POVO BRASILEIRO a uma pseudoong que e um tentaculo dos servicos de inteligencia dos eua.
    pais ridiculo!
    chaves!nos ensine a lidar com o tio sam,por favor!

  14. Basta ver o que está acontecendo em Sirte/Líbia, neste momento a cidade com 100.000 habitantes, que não se entregam… Está sob cerco a mais de um mês. Falta, água, alimentos e medicamentos para a população civil.
    .
    Inclusive os imãs muçulmanos decretaram uma fatwa (regra, lei…) religiosa permitindo aos muçulmanos comerem os gatos e cachorros da cidade…
    .
    Más tudo que os habitante de Sirte recebem são bombardeios pesados dos caças da OTAN e de artilharia de grosso calibre por terra, estão promovendo um genocídio por lá, inclusive o uso de armas químicas e radioativas (fosforo branco e DU entre elas…)não é descartado pela OTAN, alguém lembra de Fallujah no Iraque?
    .
    E onde está a Human Rights Watch? Porque não
    abrem um escritório na Líbia em vez do Brasil?
    .
    A questão do momento é a Síria. A HWR já tentou se infiltrar por lá…coisa de serviço de inteligencia !
    Porque justo agora, a HRW está vindo para o Brasil?
    .
    A resposta já deu o próprio representante da HRW:
    ———————–
    “A vontade brasileira de criar uma terceira via na diplomacia fez o país se abster de novo a condenar a Síria na ONU e demorar muito até apoiar os rebeldes na Líbia. Por quê? Por que o ex-chanceler brasileiro Celso Amorim esteve seis vezes na Síria, durante o governo Lula?”

    .
    “Queremos apoiar, criticar ou influenciar essas decisões – diz Vivanco.”
    ——————————————-
    OU seja, querem o Brasil fora do caminho das pretensões da OTAN/EUA para com a Síria…

  15. Ronin disse:
    09/10/2011 às 16:07
    A poderosa Human Rights Watch deveria ir a GUANTÁNAMO… A poderosa Human Rights Watch deveria ir a BAGRAN… A poderosa Human Rights Watch deveria ir a HONDURAS… A poderosa Human Rights Watch deveria ir ao MÉXICO… A poderosa Human Rights Watch deveria ir ao IÉMEN… A poderosa Human Rights Watch deveria ir na ARÁBIA MALDITA… A poderosa Human Rights Watch deveria ir ao BAHREIN… A poderosa Human Rights Watch deveria se OCUPAR com os CRIMES de GUERRA do TIO SAM e seus COMPARSAS da OTAN na Líbia, no Afeganistão e no Iraque, não é?????

    .
    parabens, disse tudo amigo

  16. Ronin,
    acrescento mais um lugar onde a poderosa Human Rights (eta “nominho cafona”) deveria ir: PROS QUINTOS DO INFERNO E PROS SEXTOS DO PURGATÓRIO.
    Tá na cara, o jogo pela energia tá ficando difícil no Oriente Médio, então já começaram a virar o “OLHO GRANDE” pra nós.
    Vai lá pra China abrir a latrina pra ver o que acontece.
    Xô, vão tirar grana de outros otários(Tá cheio por aí, principalmente as Multis).

  17. Como aqui é a casa da mãe joana todo mundo entra e sai a qualquer hora, ainda mais de onde esta vindo esta bendita ONG, só no Brasil mesmo, aqui tudo pode.

  18. FORA HUMAN RIGHTS, FORA WWF, FORA ONG`s CONTRARIAS AO DESENVOLVIMENTO DO BRASIL

    FORA HUMAN RIGHTS, FORA WWF, primeiro deveriam ir cuidar de assuntos que realmente lhes dizem respeito em seus paises de origem e não vir criticar o Brasil em suas decisões soberanas.
    Esta Human Rights, chegou a criticar a construção de Belo Monte, porque?
    Esta interessada mesmo em defender os direitos humanos ou atrapalhar o desenvolvimento do Brasil? Qual sua real intenção?
    Se estiver interessada em defender os direitos humanos, concordo com o que o Ronin escreveu acima e esta ONG, deveria ir primeiro cuidar de ver o que esta acontecendo em Guantanamo, Iraque, Libia, Afeganistão e não vir querer falar grosso em nosso país.
    As escolhas de nossas politicas externas, cabem a nós decidirmos e não a estas ONG´s. Nós, Brasileiros, esperamos que nosso governo não abaixe a cabeça para estas ONG`s e realmente atue mantendo a soberania brasileira em nossas decisões.

  19. Nos influênciar… alguém lhes pediu?
    Estão vindo me trazer dinheiro… ou ao contrário, me tirá-lo?
    Com licença, mas fiquem onde estão, não lhes convidei para virem ao MEU país.
    Qualquer organização, de fora, que tenha o displante de dizer que quer nos influenciar deve ser corrida na porrada. Caso vcs não saibam, já estamos bem grandinhos, e as matilhas de assassinos brutais vivem todas no hemisfério norte, que por acaso é sua origem. Querem influenciar, pois que vão influenciar seus parentes, seus hipócritas picaretas.

Comentários não permitidos.