EUA boicotaram o programa espacial do Brasil nos anos 90

Sugetsão: Lauro Freitas

RUBENS VALENTE
JOÃO CARLOS MAGALHÃES
FERNANDA ODILLA
DE BRASÍLIA

Telegramas confidenciais do Itamaraty revelam que os EUA promoveram embargo e “abortaram” a venda, por outros países, de tecnologia considerada essencial para o programa espacial brasileiro na década de 1990.

Em um dos telegramas, o Itamaraty associou a ação norte-americana a um atraso de quatro anos na produção e lançamento de satélites.

O projeto Folha Transparência divulga em seu site a partir de hoje 101 telegramas confidenciais inéditos da diplomacia brasileira, que tratam dos programas brasileiros espacial e nuclear.

A pressão norte-americana sobre o projeto espacial já foi ressaltada por especialistas brasileiros ao longo dos anos, e um telegrama do Wikileaks divulgado em 2010 indica que ela ainda ocorria em 2009. Os documentos agora liberados permitem compreender a origem e o alcance do embargo, assim como a enérgica reação do Brasil.

Em despacho telegráfico de agosto de 1990, o Itamaraty afirmou que a ação norte-americana começara três anos antes, por meio de “embargos de venda de materiais”, impostas pelos países signatários do RCTM (Regime de Controle de Tecnologia de Mísseis) –um esforço voluntário entre países, de 1987, para coibir o uso de artefatos nucleares em mísseis.

O Itamaraty incluiu o bloqueio dos EUA como um dos motivos para o atraso na entrega do VLS (Veículo Lançador de Satélites), que deveria estar pronto em 1989. O primeiro teste de voo foi em 1997.


Lucas Lacaz Ruiz – 22.ago.08/Folhapess
Réplica do VLS (Veículo Lançador de Satélites) exposto no MAB (Memorial Aeroespacial Brasileiro)
Réplica do VLS (Veículo Lançador de Satélites) exposto no MAB (Memorial Aeroespacial Brasileiro)

Além do VLS, o programa espacial previa a construção de quatro satélites, dois para coleta de dados e dois para sensoriamento remoto.

O Brasil só aderiu ao acordo em 1995. Os telegramas revelam que, um ano depois, o diretor do CTA (Centro Técnico Aeroespacial) da Aeronáutica, Reginaldo dos Santos, atual reitor do ITA (Instituto Tecnológico de Aeronáutica), informou ao Itamaraty que os EUA negaram o pedido para importar transmissores para uso em foguetes brasileiros.

O Itamaraty orientou seu embaixador em Washington, Paulo Tarso Flecha de Lima, a manifestar “estranheza e preocupação” ao governo dos EUA. A medida dos EUA só foi revista meses depois.

José Israel Vargas, ministro da Ciência e Tecnologia entre 1992 e 1998, confirmou à Folha as gestões dos EUA para prejudicar o programa espacial brasileiro.

“Houve sim pressão americana para qualquer desenvolvimento de foguetes, contra nós e todo mundo [que o fizesse].” Segundo ele, países avançados na área, que ajudavam outros a criar seus programas espaciais, como a França fez com o Brasil, também eram pressionados.

A Embaixada dos EUA em Brasília, quando procurada em agosto pela Folha, não comentou os telegramas do Itamaraty, mas elogiou a divulgação dos documentos.

Fonte: Folha

50 Comentários

  1. E ainda tem gente que acha que eles vão repassar tecnologia dos SH, vai sonhando com isso Governo Brasileiro, na primeira revisão ou manutenção dos caças, eles vão ficar parados no chão sem peças por causa dos embargos…

  2. Pra verem como esses americanos não são e nunca foram confiaveis!Não é a toa que os militares brasileiros de ontem e de hoje não confiam neles!E o gov. brasileiro deve manter a desconfiança!

  3. CADE os defensores do DINO F 18?
    .
    E ese o parceiro que que Muitos querem ai No Brasil.
    .
    E AINDA TEM GENTE QUER OS Sikorsky, E QUE A ESCOLHA DA DO GOVERNO nao foi certa.
    .
    Gostaria de Menciona uma expreassao que um colega (SAGAZ)do blog uma vez se referiu a esa gente ENTREGUISTAS.
    .
    POVO QUE VIVE NA DISNEY DA INLUSAO ,aposto que fecha o OLHO pra nao ver..
    .
    SER ANTI AMERICANO PRA MIM E SER PATRIOTA
    .
    NAO VOU ME ADIMIRA SE APARECER inludidos aqui defendendo YANKE
    .
    Proposta mais Seria ea da Dassault

  4. Daqui a pouco, o Vader aparece aqui e vai tentar colocar o Lula no meio da história…… A saida pra esse lunatico é sempre essa: coloca o Lula no meio da conversa pra tentar disfarçar ou pra não se sentir inferiorizado pelas atitudes dos queridos norte-americanos

  5. A proposito, Vader, o Tiom Sam ta precisando de alguem pra engraxar as botas… com a crise, O Tio Sam não ta podendo comprar botas novas……….entendeu né?

  6. Houve sim pressão americana para qualquer desenvolvimento de foguetes, contra nós e todo mundo [que o fizesse].” Segundo ele, países avançados na área, que ajudavam outros a criar seus programas espaciais, como a França fez com o Brasil, também eram pressionados.
    .
    VEJA AI FRANCA QUE MUITOS CRRITICAO!
    .
    povinho que defenden isso com desculpas de BOI MORTO
    .
    devia ir mora LA NOS EUA.BANDO DE entreguista!!!!!!!!!!!!!!
    .
    ESE o pais que procura igualdade pra todos????.
    .
    Agora eles nao VAO fazer mais isso por causa do PRE-SAL????
    .
    acorda Brasil!!!!!!!!!! ,va procura Russia que la os Yankes nao tem como diser nao .
    .
    .Para de ser COLONIA Brasil
    .
    ,QUANTO MAIS LONGE DO YANKES O BRASIL FICA MELHOR!!!!
    .
    .ser PRATRIOTA pra mim e ser ANTI AMERICANO!!!!
    .
    o resto que va pra Disney da Inlusao

  7. e boicotam ate hoje !!!. toda essa palhaçada com a ucrania e devido a pressõe de washington , a verdade e que eles não querem ninguem lancando nada no que consideram quintal deles, lamentavel!!

  8. A pressão dos “irmãos” do norte, em relação ao desenvolvimento tecnológico do Brasil, é infinitamente maior do que em relação a outros países.
    Aqui, as ameaças se traduzem em ações concretas. A falha em outros lançamentos, a explosão em Alcântara, nada disso foi explicado. E, não foram simples falhas de projetos.
    Se, o Brasil se aventurasse na área nuclear, as pressões não ficariam ao nível de Irã e Coreia do Norte. Com certeza teríamos uma intervenção militar.
    Por que essa preocupação desmedida conosco?

  9. Parece que os Franceses sempre foram mais parceiros do Brasil, já os yanques, sem comentários, vamos esperar os rapazes com nominhos em inglês defenderem eles.

  10. Os americanos não querem deixar o Brasil se armar. Esse é o problema.
    Nós vamos ter que romper a barreira dos americanos e ingleses, pois ainda praticam o imperialismo econômico e militar, e não escondem isso. Por outro lado, o Brasil é extremamente corrupto. Ninguém consegue prender um político venal. Temos uma justiça cara e ineficiente. Não somos um bom exemplo para nenhum país do mundo, nem mesmo para o Haiti e Paraguai. Antes de querermos decidir sobre o destino de outros países, temos que limpar o nosso rabo. O mundo inteiro sabe como é a nossa política. Não dá para enganá-los, varrendo a sujeira para de baixo do tapete. Os Islâmicos não gostam de ver mulheres no poder. O que a Dilma foi fazer na Turquia ? Irritá-los ? Devia ter mandado o Vice. Na Arábia Saudita, as mulheres são proibidas até de dirigir carros. A Turquia é um país de respeito. Lá, políticos que desviam dinheiro público apodrecem na prisão, mas no Brasil continuam governando. Donde veio a fortuna dos nossos homens públicos ?
    O Brasil tem que parar 1 ano, para fazer uma limpa geral. Sem isso não dá para continuarmos. Vamos levantar a vida de todos os políticos que enriqueceram indevidamente dos últimos 60 anos para cá. Direito adquirido e prescrição da pena para corruptos não existe, pois roubar o dinheiro do povo mata pessoas indiretamente, por isso é um Crime Hediondo (imprescritível). Será que o povo vai ter que cercar o Congresso Nacional ? Espero que não.

  11. Marcos disse:
    “Não condeno a atitude deles.
    O Brasil é um pais corrupto, facilmente manipulável por quem tem mais dinheiro.”

    Vc deveria tb apoiar uma americanização,que tal sermos um estado vassalo deles,afinal eles são tudo de bom.
    Cara se vc visse o que é o sistema financeiro americano,o quanto o dinheiro vale mais que as pessoas lá,vc não teria essa opinião,mas tem uma coisa que os americanos pelo menos na sua grande maioria detestam independente de Status financeiro,são os que não tem amor a patria,difilmente vc verá um americano pensando como vc.

  12. Agora meus amigos o Brasil tb é bem sem vergonha covenhamos,os caras embargam a gente,nos atrasam e muitos membros das nossas forças babam ovo dos E.U.A,defendem o F-18,fazem pirraça por um caça fraco que tem motor americano,tem tara por caça fraco,lixo,adoram velharias americanas.Se tem baba ovo e colonizados os E.U.A tem mais que barbarizar mesmo,pois quem não se dá o respeito e procura quem o atrapalha tem que ser explorado mesmo.
    Ainda bem que isso mudou com o Presidente LULA,engraçado que sempre que o Brasil bate o pé os E.U.A negociam com a gente,foi assim com Getúlio,JK pedindo e tendo o apoio dos E.U.A para conseguir empréstimos,agora quando vêem os colonizados e que prestam reverencia aos E.U.A,eles se aproveitam,e estão mais que certos.

  13. Marcos disse:
    09/10/2011 às 11:59

    Agora a culpa somos nós brasileiros, que temos que seguir tudo oque os nossos “amigos” decidem para nós, tendo que abdicar de nossa soberania, e da busca de “independência”, vivendo a sombra de outras nações

  14. O caso Raytheon(Sivan)
    Especializada nos chamados “sistemas eletrônicos de defesa”, foi a primeira empresa a desenvolver sistema de mísseis teleguiados para atingir alvos em movimento. Em 1995, segundo informações divulgadas pela Comisão do Parlamento Europeu de Estrasburgo, um conjunto de empresas norte-americanas teriam se valido de recursos de espionagem industrial para vencer uma série de concorrências com grupos europeus, entre as quais estaria a disputa da Raytheon com a empresa francesa Thomson, pelo contrato do Sivam. O recurso para tal fraude seria o Echelon, um poderoso sistema de espionagem norte-americano que utiliza cerca de 120 satélites militares e estações de escuta, capazes de captar e analisar dados de comunicações eletrônicas que cruzam o mundo, como sinais de rádio, correio eletrônico, telex, fax e telefonemas. A denúncia foi reforçada pela revista Istoé, que divulgou gravações de conversas, feitas pela polícia federal, entre o representante da Raytheon no Brasil, José Afonso Assumpção, e o embaixador Júlio César Gomes dos Santos, suposto encarregado de realizar tráfico de influência a favor da empresa americana. O episódio gerou a instalação de uma CPI, que acabou arquivada em junho de 2002 por falta de provas, com voto em separado do deputado Arlindo Chinaglia (PT-SP), que declarou , na ocasião: “Há questões que a CPI deixou de analisar, como os indícios de que o projeto não leva em conta os interesses nacionais”.

    Agora vejam a data em que foi comprado o Sistema do Sivam,e o embargo americano,e quem foi o Presidente que vive se gabando de ser amigo do Bill Clinton,com esses babacas os E.U.A tem mais que barbarizarem mesmo,trocar diamante por lata de REFRIGERANTE.

  15. Temos que ficar esperto, não vão transferir nada de tecnologia que precisamos, os aviões nem montados aqui vão ser, e eu acredito que temos proposta bem melhor e que atende nossas necessidades só quem vive na Disney pra acreditar, fuja.

  16. Jorge Ben Jor
    Engenho de Dentro

    O tiranossaurus REX
    Mandou avisar
    Que prá acabar
    Com a malandragem
    Tem que prender
    E comer todos os otários…

    Traduzindo:
    Enquanto existir otário malandro não morre de fome!

  17. Obs:Os E.U.A,são uma nação amiga do Brasil,se fosse qualquer outro país faria o mesmo,a culpa é nossa que até pouco tempo não tinha vergonha na cara por altos funcionários do EXECUTIVO DO BRASIL.Vcs querem ver façam duas palestra nos E.U.A e coloquem dois conferencistas FHC e Lula,e vejam quem os americanos vão dar mais destaque.

  18. Excelente matéria!! Serve para aqueles que ainda não sabiam..
    .
    .
    .
    E ainda tem gente que acredita em transferência “total” de tecnologia, no F-18..rsrs. E com “compromisso do Congresso Americano” Kkkkkk!!!.
    Não embarquem nesse sonho, TECNOLOGIA NÃO SE TRANSFERE! Ou você desenvolve(sozinho ou em parceria), ou rouba. Só é vendida aquela tecnologia já velha e ultrapassada…

  19. Primeiro os dispositivos no litoral e agora isso?..

    Alo meu Brasil chegou a hora,vamos usar os BRICS para impor nosso merecido respeito,passou da hora de criarmos uma aliança militar no estilo da otan, seja na AS ou nos BRICS.

    Gostaria de saber se podemos quebrar o acordo de misseis que o senhor FHC assinou?

  20. Os Franceses sempre forão mais parceiros do Brasil né rsrs Eles morrem de inveja por term base aeroespacial em sua Guiana e a nossa é melhor e mais previlegiada que a deles.Eu deveria me calar mas so digo uma coisinha.O que espriou as negociações sobre o Rafale não foi so pinimbinha do Lula com Sarkosy por ter sido pilatos com a posição Brasileira no caso do Irã e os Senta Puá terem detonado 2 Rafales na CRUZEX mas indicios e suspeita de envolvimento Frances na sabotagem de Alcantara.ENTENDERAM AGORA?

  21. Se um sensor específico é vendido pra patota da OTAN e para simpatizantes da organização, e não é vendido para um país dito aliado, o que isso significa? Boicote ao progresso do aliado (aliado?).

    Se todos compram de um fornecedor comum e se dão bem, por que devemos gastar milhões para produzí-lo no Brasil? É melhor gastar a verba em pesquisas mais interessantes e úteis. O Brasil quer sair da mordaça. Mas “eles” não deixam.

  22. Só OTARIO pra achar que alguem tem que repassar tecnologia sensivel para hermanos fazerem caca… querem tecnologia?… desenvolvam… não fiquem ai choramingando como menininhas que não ganharam boneca nova… MECHAM SEUS TRASEIROS GORDOS caros ufanistas amadores… rsrsrsrr…

  23. amigos ..aliados mesmo são os sul africanos que nos deram total tecnologia do missel de 5g darter ( não lembro o nome ) e agora ja estamos testando no f5

  24. E o governo sabendo disso ainda coloca o F-18 americano como uma possível aquisição para o falido programa F-X(infinito)!!!

  25. Quanto a não venderem para nós os componentes de alta tecnologia que produzem, embora demonstre falta de confiança e parceria é um direito deles…
    .
    Agora, pressionar outros países para que não colaborem, para que não façam acordos e
    nem trabalhem em conjunto com o Brasil, além de sabotagem é tentativa de ingerência que atenta contra a soberania brasileira.
    .

    Sem contar a ingerência interna , efetuada através dos corrompidos entreguistas/traíras infiltrados…

  26. Por achar que os EUA não mudaram em nada com relação ao Brasil, eu acho que o F-18, a parceria com a Itália em foquetes, ou mesmo o caça Gripen Sueco, seriam geladas para o Brasil, se o Brasil quiser continuar a crescer, ele vai ter que se afastar dos EUA, e não fazer o que a Dilma tá tentando fazer, se aproximar dos americanos. Pode ser que algum dia os EUA venham ser parceiros do Brasil, mas só no dia que eles conseguirem enchergar que o Brasil não precisa deles pra nada.

  27. Se voces soubessem o que rola no submundo de assuntos de estado e informações de estado jamais abririam suas bocas para pregarem que o Brasil deveria fazer perceria estrategica com os EUA ou com a França e ate iriam preferir que fizessemos parceria estrategica com o Irã do que com esses Vampiros Piratas e trairas.Aquele que prega a submissão do Brasil o faz por desconhecimento da realidade,ideologia xenofobica ou por puro entreguismo vendido.

  28. No Brasil temos uma vantagem que eles não isso economia de combustível se eu não me engano 39% eles tem medo que outros países queiram lançar da qui do Brasil alem de outros países da America-Latina querer também lançar Satélites para uso pro-pió em seus países Defessa,Banda-Larga, Ciência,Meteorologia etc…..
    Tem alguns que ficam jogando Venezuela contra o Brasil dizendo que vão nos atacar!.

  29. EPA…APARECEU ALGUMAS VIÚVAS AOS PRANTOS!-Hahahah….
    .
    Tomem um lencinho…..dá dó….dá dó!_Hahaha….
    .
    .
    Se os colegas soubessem o que os americanos fazem com os Israelenses,em temas semelhantes…..eles não vendem e nem deixam os israelenses comparar.
    .
    PROJETO LAVI,já ouviram falar?…escultem essa:
    .
    *******

    “(…)Para complicar, as capacidades do Lavi ficaram muito parecidas com as do F-16 e o Congresso dos EUA temia que o caça israelense prejudicasse as exportações do caça americano.(…)”

    *******
    .
    .
    http://www.aereo.jor.br/2011/08/19/o-programa-lavi/
    .
    .
    O que se vê aqui não é o direito americano de vender ou não;porém eles não deixam que outros,como se vê com a França e o Brasil;Alemanha e o Brasil,…etc; de criarem uma parceria que eles,os americanos;terão problemas no futuro.
    .
    Cabe ao Brasil procurar meios que não necessitem deles para nada e isso o Brasil já faz,embora as viúvas não gostem como já se pode observar por aqui.

  30. Blue Eyes, o problema, caro escova-botas, não é repassar tecnologia…. o problema, caro escova-botas, é q eles boicotam……. por favor, não simplifique tanto as coisas…. vc por acaso não quer admitir q eles nos boicotam pra não se senbtir inferiorizado é ???????

  31. BLUE-EYES, não resuma as coisas a um mero não repasse de tecnologia….. o problema é o boicote….. mas continue escovando as botas deles… vc tem uma boa função nesse mundo !!!

  32. Isso não é novidade.
    Os EUA sempre boicotaram desenvolvimentos tecnológicos de todo mundo…e continuarão a fazer isso.
    Cabe aos brasileiros tomarem atitudes corretas e pararem de reclamar, feito crianças mimadas, como já foi colocado.
    Se boicotam, procura-se outro caminho, outras parcerias e ponto.
    E muita P&D em cima.
    Chorar as rasteiras não vai colocar ninguém em pé, apenas serve para aprender a se desviar dos pés alheios.

  33. Imperdir o crescimento de um País para continuar a ser lider. Infelizmente todos os Paises potencias fazem isso. O Brasil deve agora que tem grandes reservas internacionais aproveitar para criar todas as infraestruturas que necessita para seu crescimento.

  34. Sempre os EUA nessa época em que a turma do grêmio Che Guevara está no poder.
    Mas vocês acham realmente que os outros países do clube espacial estão delirando com a possibilidade de ter mais um sócio?
    Vocês acham que russos, franceses, chineses, japoneses, etc, estão doidos para que sejamos mais um concorrente nesse lucrativo negócio?
    Tudo bem que o foco seja contra os americanos, mas não sejam ingênuos de achar que temos amigos nesse meio.
    Isso é igual quando tem festa no apartamento do vizinho até as 3 da matina. Ninguém gosta, mas fica todo mundo esperando quem vai dar a cara a tapa e chamar o síndico ou a polícia. No dia seguinte todo mundo posa de inocente.
    Acontece a mesma coisa nesse caso. Todo mundo está torcendo contra mas ficam “de migué” esperando que os EUA tomem a iniciativa e no final só ele é que leva a fama.
    Ingênuos!

  35. O gringo nos teme por sermos a verdadeira potência do hemisfério, tentam nos dividir desde o século XVIII.

  36. Nada de novo, para quem já viu aquele video do Brig. Venâncio. E de certa forma foi até benéfico, porque obrigou a FAB desenvolver aqui, o que ia comprar de fora. O que prejudica de verdade o Programa Espacial Brasileiro é a falta de verbas.

    []’s

  37. Dandolo , presidenta é a Dilma e não o vice !

    Ela é quem faz visitas de Chefe de Estado e não é atributo do vice !

    De vez em quando , você fala algo correto mas parece que é só rompante pois , em seguida só fala merda !

  38. Caro Bosco acho que a sua visão está errada,pois se todos pensasem assim não haveria nações com artefatos nucleares,pois só E.U.A e URSS dominavam,mais importante que o domínio de uma tecnologia é o aspecto político.Vou tentar exemplificar um com exemplo,no começo do século passado uma das tecnologias mais importates era da contrução naval,pois bem a Inglaterra diante da expansão americana tinha por incrível que pareça tinha o Japão como aliado e deu um amplo apoio ao seu desenvolvimento e principalmente da sua Marinha,eu acredito que haja paises dispostos a transferir tecnologia espacial para o Brasil,Italia tb,frança talvez seja o caso mais forte,pois o que a frança deseja e hoje tb a inglaterra já declarou tb que quer reforçar os laços com o Brasil,É questão energetica,não adianta nada uma nação como a frança ou a inglaterra ter caças,foguetes se não tem energia,como dizia Bismarck na relação entre nações só há intererreses,hoje o brasil é uma potencia energetica,tem um grande mercado,esses dois fatores valem para uma nação que tem visão,desculpe mais acho sua visão conformista,tipo a espera de um gesto de boa vontade dos E.U.A,vc como conhecedor dos E.U.A,deve conhecer um ditado muito usado pelos americanos e que me foi dito por um chefe que era americano:

    No guts no glory,está faltando um pouco disso na sua visão.

    Agora acho tão ultrapassado esse debate de turma de che,vermeluchos,até porque as empresas americanas nunca lucraram tanto como no governo do Lula.

  39. O sr CA – Min. Def. ñ é trouxa, sabe transpor barreiras, ñ é
    admirador de americano, conhece os meios diplomáticos e os
    caminhos da negociação de acordos, os novos contratos virão por confiança sem negociatas de traidores, os fatos ocorridos no passado não irão se repetir pelo menos na atual gestão/DILMA/AMORIN.

  40. O que prejudica nossos programas científicos não é falta de verbas mas roubalheira sem fim e apadrinhamentos… Na universidade vcs todos sabem (os que nela já estiveram) muito bem que… só quem participa dos projetos científicos são aqueles alunos puxa-sacos ou queridinhos dos professores. Não são feitas seleções entre todos os interessados, abertas e democráticas.
    Pois se dentro da universidade (instituição de cultura e educação, que serve para formar o caráter) o sistema corrupto de favorecimentos rola solto, a vista e conhecimento de todos. O que deixa para o resto do país?

    E quanto aos americanos…
    Eles estão no papel deles de dominadores…
    Não só nos boicotaram etc, como continuam nos boicotando, espionando e escambau a quatro. Este site mesmo é permanentemente controlado, vcs duvidam?

    E o nenen Brasil que quer ser grande rastejando favores dos outros… kkkkkk!!!!!!!
    Só rindo mesmo… de um país que deixa soltos com regimes de penas flouxas… assassinos confessos; estupradores; agressores reincidentes de namoradas, mães, esposas, noivas, avós, crianças; estelionatários reincidentes; corruptos quadrilheiros; sequestradores; traficantes etc.
    E mesmo assim quer por que quer assento permanente no CS da ONU. Isso para não falar em toda sua incompetência militar para a sétima ou oitava economia do mundo.
    kkkkkkkkkkkkk!!!!!!!!!!!!!!!!

    Fiquem em paz americanos, bem sei que vcs estão no seu papel.
    E falta a nós brasileiros fazermos o nosso.

  41. Vale lembrar que existe dois momentos; Antes e depois dos
    BRINCs. Exemplo claro é o comportamento da ÍNDIA em relação aos americanos, festa para o primeiro ministro indiano agora seus aviões estão fora da concorrencia ditas como certa como tambem acordos em andamento sobre o
    quem irá lucrar no território do Afeganistão após retirada das tropas da OTAN e outros motivos os tempos estão mudando e muito rápido. O BRASIL vive um bom momento.

  42. Barca,
    Claro que os EUA nunca lucrou tanto no Brasil e nunca o capitalismo esteve tão em alta por essas bandas, mas no “discurso”, para enganar o ingênuos, a coisa é diferente.
    No fim está “tudo como dantes no quartel de Abranches”, mas há muita munição fornecida para passar a impressão que algo está diferente enquanto o país é loteado. Isso desvia a atenção, ganha eleições, etc.
    Quanto a eu ser um “conhecedor dos Estados Unidos”, se engana. Meu inglês é primário e nunca fui aos EUA. Se pareço defendê-lo é em nome do que considero “bom senso” e o faço em relação a qualquer outro país ou pessoa que seja colocado como boi de piranha. Detesto subterfúgios e hipocrisia.
    Não tenho ilusões sobre os EUA serem bonzinhos ou maldosos. Eles são o que são em defesa do que consideram direito deles, assim como os outros países. Não vejo diferença na postura deles, guardando as devidas proporções, haja vista o peso que esse país exerce nas relações internacionais.
    Se partimos da premissa que os EUA nos boicotou em relação ao nosso programa espacial, deveríamos ter procurado outros parceiros.
    Se procuramos outros parceiros, e estes por influência americana não nos ajudaram, a culpa deve ser compartilhada. Quem sofreu influência dos americanos contra nós também deve ser citado.
    Eu de minha parte acho que esse tipo de artigo serve pra desviar o foco da questão. Não temos um programa espacial avançado por falta de investimento, por má administração, por falta de interesse estratégico, por falta de visão de futuro, porque no Brasil o projeto de Nação só vai até a próxima eleição.
    Culpar esse ou aquele ator externo é mentira. Com o conhecimento que se tem hoje e se tivéssemos investimentos e se fôssemos um país sério, já teríamos um lançador espacial competitivo há muito tempo, com ou sem ajuda.
    Mesmo porque, no mundo tudo é questão de dinheiro. Se tivéssemos verba, contrataríamos os profissionais competentes e em quantidade e não correríamos o risco de sermos boicotados por A, B ou C.
    Quem produz tecnologia é a velha “massa cinzenta” que está disponível em qualquer lugar e não brota só naquele ou naquele outro país. Boicote é desculpa de tolos ou de velhacos.
    Boicote americano que eu ficaria “fulo da vida” seria se fosse negado aos nossos engenheiros e pesquisadores acesso aos seus centros de alta tecnologia, suas universidades, etc. Isso eles não fazem. O resto agente corre atrás.
    Os iranianos estão aí pra provar.

    Um abraço.

  43. Barca…

    a aliança entre Reino Unido e Japão no inicio do século passado, deu-se pela necessidade de tentar conter a Russia Imperial e não os EUA !

Comentários não permitidos.