NAe A-12 SÃO PAULO: Que saudade !!!!

Após cinco anos, em julho de 2010, o Nae São Paulo retornou ao setor operativo da esquadra revitalizado e com algumas modernizações. Quilômetros de tubulações de água, vapor e combustível foram substituídos, todo o seu convés foi raspado e recapeado, foram feitas obras estruturais nos conveses internos e externos.

As catapultas e os sensores foram revitalizados. A propulsão passou por uma revisão geral, sendo que trabalhos foram realizados para solucionar a vibração em um dos eixos que causou a última docagem do navio. O sistema de ar condicionado foi modernizado e ampliado. Três lançadores Simbad para defesa aérea estão operacionais.

Voltou realizar testes fora da Doca, no final de Julho de 2010, e apesar da fumaça preta que foi vista a sair das suas chaminés, por ainda estar regulando seus queimadores, e procurando a mistura correta de ar/combustível para seus motores, estava muito bem encaminhado para voltar a testes de mar ainda em 2010.

Atualmente, em 2011, encontra-se em testes, através da Comissão de Inspeção e Assessoria de Adestramento (CIASA), para ser re-incorporado a Marinha do Brasil ainda durante esse ano. Espera-se ainda também esse ano a volta de operações de lançamento e recolha de aeronaves de asas fixas, do Esquadrão VF-1. Segundo informações, serão utilizadas 6 aeronaves que ainda não foram modernizadas.

A aviação do São Paulo ainda está sendo montada e só estará operacional por volta de 2013, quando estarão chegando os 12 AF-1 A-4 Skyhawks modernizados na Embraer.

As entregas estão previstas para ter início em 2012 e a conclusão se dará em 2014. Na realidade, eles irão se tornar uma escala de aprendizado doutrinário para a MB.

36 Comentários

  1. Se não me engano somos a única nação do hemisferio sul a operar porta aviões e isso é muita coisa…Parabéns Brasil avante sempre!

  2. Numa guerra moderna, um porta-aviões teria pouca chance de sobrevivência. Vamos colocá-lo como heliporto, para ajudar a Petrobrás a explorar o Pré-sal.

  3. Acho que a montagem de NAes nesta mesma tonelagem e usando esses números de aeronaves mas com os Gripens como caça seria uma boa configuração pra gente! Por mim seria montados até três.
    O que vocês acham??

  4. Poderiam ter ampliado ainda mais essa modernização.
    Adicionando o SICONTA MK-V ,versão naval da REMAX ( pena que a ARES,fabricante da mesma , foi vendida a Israelense Elbit. Poderiam transferir a fabricação da REMAX & TORC-30 para o ” Elefante Branco ” Imbel.)
    E que sabe a versão naval do radar Saber M-60 /200 ( também deveriam transferir a fabricação desses radares para uma empresa de capital nacional , já que a divisão de radares da Orbsat da Amazônia foi vendia para a Montaer ( Embraer ).

  5. Putz! Um Nae, sem aviões aguardando mordenização, Skyhawks eu vi direito, atualizando caças do mesmo nível do F-5 de gerações passadas, é gente o dia de aviação de caças é do governo do Brasil deviam ser comemorados no dia 1 de Abril é isso que nosso país é uma piada aqui so tem vez para a corrupção, para economizar mais verbas para os políticos desviarem é não investir em patrimonio, educação etc… se esse país é sério porque não tira essas ONGS, picaretas da amazonia, porque aqui se privatiza mais empresas que outros lugares, nosso contigente não esta a altura desse país, como vamos fecha as fronteiras com pouca gente é história para boi durmi.

  6. Realmente esta fazendo falta.

    E aquele acordo com os chineses pra treinamento… acho que neste ritmo os chineses nem vao precisar.



  7. NAe sucatinha refurbished…e sem defesa alguma.

    um missil hiper sonico e vira criame de peixe….FATO !!!

  8. Admiravel os esforços dos nossos guerreiros navais, que apesar da escassez de recursos e mentalidade mediocre dos lideres civis se esforçam em manter a honra e dignidade do Brasil no mar, operando essa linda belonave, porém afeita a riscos!Tá na hora de construirmos em solo brasileiro um novo NAE!

  9. Aparentemente, o convés de voo do NAe São Paulo começa a indicar mudanças para a caça naval. Há indícios de instalação de uma pequena rampa na catapulta de vante (a principal). Nada é confirmado ou negado.

  10. Segundo informações o A-12 só estará totalmente operacional com toda ala aérea completa em 2015 isto se correr tudo bem com a modernização dos skyhawk,trader c1-a e Tracker .

  11. o Minas GErais deveria ter sido trasformado em museu, e não ser vendido para desmanche, pais sem memoria e lamentavel !!!

  12. Bem que o Minas Gerais poderia ter sido transformado em museu. Mas, ao invés disso, virou sucata.

  13. Uma coisa é certa o Brasil só vai se armar de verdade no dia em que for realmente ameaçado ou sofre um ataque, ai o brasileiro deixar de ter a cara de bunda e acorde na realidade.

  14. O Minas Gerais não poderia ter sido vendido, deveria ter sido ancorado no arquipélago de São Pedro e São Paulo, no meio do Atlántico, para servir de base para pouso e uso de suas instalações para o pessoal da Marinha e do Ibama. Pena, a falta de visão.

  15. Espero estar errado, vai fiacar em reparos até meiados de 2012.E mt mal armado, protegido deveriamos aproveitar q está lá paradão e colocar novos meios de defesa e atakes contra caças, subs ao NAE Sampa e p ontem…sds.

  16. A marinha devia comprar pelo menos uns caças modernos tipo rafale marine ou f18 A/B que sao mais leves poderiam pousar no A12 daria um ganho melhor para nossa defesa com os A4 mordenizados

  17. Os AF-1A terão capacidade de ataque com mísseis anti-navios? Qual arma eles poderão operar?
    Lembro da importância em se ter este equipamento durante a Guerra das Malvinas.

  18. Esse gigante ainda tem muito óleo para queimar. A espera não será em vão, ainda tem um longo caminho a ser percorrido, mas os investimentos que estão sendo feitos, com certeza trarão bons frutos. Só os que vivem dentro da força podem efetivamente avaliar a importância desse navio para as nossas pretensões.

    As coisas estão acontecendo dentro de uma realidade palpável e que possibilitarão a nossa evolução geo-estratégica de forma segura e equilibrada. Não adianta querer abraçar o mundo com as pernas, temos as nossas limitações e temos que aprender a conviver com isso e progredir sempre que possível, mas sem precipitação.

    Logo mais teremos os caças, os submarinos, os blindados, os satélites e o que é mais importante as tecnologias e as verbas que já estão começando a aparecer. As leis e regras de mercado já se fazem presentes e certamente vão começar a influenciar uma nova cultura de segurança e defesa nacional.

    Acredito que na virada da década teremos grandes e boas surpresas, pois os empresários já estão compreendendo a importância desse segmento para o progresso do nosso país.

  19. Gostaria de ver uma defesa anti-aérea mais eficaz, e uma aviação embarcada mais avançada, incluindo SuperTucanos.

  20. Maneirinho né em 2014 ele desilara pela barra do RJ totalmente enfeitadinho e daqui a 9 anos ou seja em 2020 sua vida util chegara ao final ou seja tambem se daqui ate la não tiver mais problemas o veremos em serviço por quem sabe 5 ou 6 anos.Porque não o vendemos aos Chineses e conseguiriamos um bom preço e aplicariamos em navios de surpercifice menores mais rapidos e modernizados.Esse papinho de adestramento em aerodromo para a tripulação não cola.Em caso de conflito esta tripulação dara seus prestimos a nação como se essa banheira sair ao mar sera facilmente afundada?Talvez fiquem no aterro do Flamengo coordenando aterrissagens e decolagens na pista de aeromodelos ou na areia da praia olhando para as aguas da bahia da Guanabara e contando quantos touleites passam flutuando por hora.

  21. Pois é quem poderia informar se existe a possibilidade ou projeto do super tucano ser embarcado no NAE A12 seria viável.

  22. Quem tem 1 nao tem nenhum. temos que ter 3 para ter 1 operacional o tempo todo.
    O Sao Paulo e apenas um navio escola.Qualquer situacao e ele fica ancorado com pessoal dele tomando cachaca nos botecos enquanto resto da Marinha vai a pique. mais que isso e muito

  23. Se neste site, tópico, tem neguinho que fica rindo de contente enquanto é enrolado, que dirá entre a população em geral?
    Esse conjunto de peças de museu restauradas da marinha brasileira seria para dissuadir quem???
    O Paraguai, numa nova batalha do riachuelo?kkkkkkkkkkkkkk!!!!!!!!!!!!!!!!!



  24. colocar super tucano no refurbished para que… afundar junto…rsrsrsrsrs

    sem defesa contra misseis anti-navios… easy, легко, 輕鬆, fácil, facile, kolay, afundar o museu…rsrsrsrs

    alias quantas horas ficou de fato navegando e quantas horas ficou sendo rememdado…é de chorar.. já não tem $$$ para as FAs e quando tem priorizam algo que nem a si proprio defende…

  25. Gente, o São Paulo teve seu CIC, Centro de Controle e Combate todo modernizado e nacionalizado, foi instalado o Siconta MK IV. Logo estarão chegando os SH-70 e Ec-725, ele é o único navio da esquadra capaz de operar e hangarar esses helos. Depois teremos os AF-1BR, e se tudo der certo Rafales no final de sua vida útil. Os Trader estão sendo modernizados.

  26. Sem enganação… Mas vamos poderar:
    Seria esta, talvez, uma análise mais consistente?
    Ele está sendo quase que totalmente reconstruído? Vero!
    Isso é ruim?
    Quanto a MB está aprendendo?
    Esse é um ponto de partida para saber como fazer o próximo?
    E se somente a última tecnologia vence em qualque cenário, qual o motivo do Afeganistão e o Iraque aínda estarem “vivos”?
    Qualquer arma, mesmo o estiligue (tanto citado aqui), é válido.
    Existem aperfeiçoamentos da roda. Mas ninguém, até hoje, reinvento-a.
    O povo chines sempre foi conhecido, em sua cultura, pela paciência. Será que por isso estão no patamar que hoje estão?
    Paciência, traz sabedoria. Sabedoria, traz cultura sólida. Cultura sólida, traz vontade. Vontade, traz melhorias infinitas.
    Saudações.

  27. foi recalchutado não ficou bom nem mesmo tem capacidade propria de auto-defesa e no nosso caso compromete boa parcela da esquadra para garantir sua sobrevivencia.Quer apenas status de um dos poucos que operam NAes,ja tem.Quer ter realmente um NAe para fazer a diferença?Então que realmente teremos um NAe de verdade e não uma banheira de adestramento pois nos adestramos desde a decada de 50 e esse papinho não justifica mais.Pensem no que gastamos e ainda gastaremos nele para daqui a nove anos sair de serviço.Valeu a pena?Claro que não,jamais esteve 100% operativo e se precisarmos dele não podera sair do cais e se sair sera afundado.Em todas as simulações nossos subs convencionais ultrapassados e enferrujadinhos detonaram ele e suas escoltas.Na Marinha temos duas elites,os comandos especiais dos FZO e nossos submarinistas.Esses sim fazem a diferença os demais so fazendo primeiro o teste da farinha.

Comentários não permitidos.