Irã diz que Turquia enfrentará problemas se não mudar de direção

http://mrzine.monthlyreview.org/2010/images/iran_turkey.jpg

Por: Robin Pomeroy

Um dos principais assessores do líder supremo do Irã, disse no sábado que a Turquia precisa repensar radicalmente a sua política sobre a Síria, o escudo antimísseis da OTAN e sua tentativa de promover o secularismo muçulmano no mundo árabe, ou enfrentar problemas com seu próprio povo e seus vizinhos.

Em uma entrevista à agência de notícias semioficial, Mehr, o conselheiro militar do aiatolá Ali Khamanei, descreveu o convite do primeiro-ministro da Turquia, Tayyip Erdogan, para que os países árabes adotem o modelo turco de democracia como “inesperado e inimaginável.”

A Turquia e o Irã, os dois maiores países muçulmanos não árabes do Oriente médio, estão disputando uma posição de influência no mundo árabe, que está atravessando a maior mudança desde a queda do Império Otomano, uma rivalidade que estremeceu suas relações.

“O comportamento do primeiro-ministro turco em relação à Síria e ao Irã está errado e, eu acredito, que eles estão agindo em conformidade com os objetivos da América,” disse à Mehr o major-general Yahya Rahim-Safavi.

“Se a Turquia não se distanciar desse comportamento político incomum, verá tanto o povo turco se afastar dela, quanto os países vizinhos da Síria, Iraque e Irã repensando suas relações políticas.

Khamenei tem chamado as revoltas árabes de “Despertar Islâmico” prevendo que os povos do Oriente Médio, que derrubaram os regimes ditatoriais, apoiados pelo ocidente, seguirão o caminho que o Irã tomou depois da Revolução Islâmica de 1979.

Os analistas dizem que as revoltas foram, geralmente, de natureza secular.

“Acho que os turcos estão trilhando um caminho errado. Pode muito bem ser o caminho trilhado para eles pelos americanos,” disse Rahim-Safavi.

Mas foi a decisão da Turquia de autorizar o posicionamento de um sistema de alarme antimísseis da OTAN que mais irritou Teerã, que vê isso como uma manobra dos EUA para proteger Israel de qualquer contra-ataque, caso o país resolva atacar as instalações nucleares do Irã.

“Se os líderes políticos turcos não conseguirem deixar claras a sua política externa e sua ligação com o Irã, eles terão problemas. Se, como eles dizem, pretendem aumentar o volume de negócios com o Irã, eles terão que, em última análise, favorecer o Irã,” disse Rahim-Safavi.

Fonte: Extra online

13 Comentários

  1. Acho que os turcos estão trilhando um caminho errado. Pode muito bem ser o caminho trilhado para eles pelos americanos,” disse Rahim-Safavi.
    ——————————————————–
    VC ACHA?????????????????
    .
    so NAO ve quem nao quer .Ou quem vive na = ???????
    .

    DISNEY DA INLUSAO
    .
    junto com o Pato Donald 🙂



  2. Os religiosos do Irã vão levar seu povo a guerra e a miséria…FATO !

    não estou discutindo legalidade .. etnia.. ou direito .. e sim consequencias….

  3. O iranianos tem toda a razão, os turcos querem ser o que não poderão nunca ser por questões histórica, religiosas e culturais. A “américa” não poderá salvá-los quando seu povo resolver partir pelas vias de fato nas ruas para que não se torne um paquistão da vida na mão do ocidente. Aliás, a propósito são exatamente os iranianos que melhor praticam um regime democrático bem mais próximo dos sistema ocidentais em todo o oriente médio. A diferença é de que o Irão não precisa desfazer de 3 mil anos de história e cultura para ter uma sociedade muçulmana democrática!

  4. Beto :
    08/10/2011 às 22:29
    ——————————
    Disse bem Beto,
    .
    Na época do colonialismo as potencias europeias usavam a religião, difundir o evangelho e a “salvação” aos povos ateus e sem alma, como justificativa interna para suas invasões e muitas vezes, extermínios e escravização de populações inteiras.
    .
    Pouca coisa mudou, hoje as potencias ocidentais usam a “democracia” (fajuta…) como justificativa para suas guerras e invasões por poder e riquezas, com dezenas, centenas… de milhares de mortos.

  5. HISTÓRIA: RELIGIÃO E O ESTADO
    .

    A influência da religião nos governos feudais e como surgiu provavelmente a tática de falsas bandeiras
    .
    .

    Na idade média os reis/nobres/os papas(ocidente),virão que a religião(cristianismo)era um aglutinador de massa(povo),então a utilizaram como um meio político para buscar apoio do povo(os incautos)entorno de um projeto político e/ou financeiro da nobreza e assim conseguir status no poder e ter riquezas(terras);visto que naquela época(idade média) a terra era o bem maior,o poder do nobre;era mensurado pelas “tarefas”de terras que este possuía.
    .
    Já no lado oriental,os califados(nobres),também viram o poder político da religião,(o povo árabe era dividido por etnias e por religião,cada tribo tinha o seu Deus,Alá),a força política que representava a religião como um aglutinados de povos;
    .
    Os califas e os comerciantes árabes a traves da unidade árabe devido a religião muçulmana;(o profeta Maomé,inspirado pelo ajo Gabriel,fez a união das tribos árabes em torno de um único Deus Alá),também tiveram a ideia de aproveitar esse poder para tirar dividendos políticos e econômico,invadiram terras aumentando o seu poder político (feudalismo).
    .
    O profeta Maomé,foi mais um idealista em sua época; que viu seu povo desunido e ai fundou uma religião muçulmana,com preceitos que hoje é o islamismo.
    .
    como sempre,assim como aconteceu com o cristianismo também nesta fase da história;as raposa(os califas e comerciantes)aproveitaram para se locupletarem.
    .
    Como se pode ver ai,a grande semelhança entre o cristianismo e o islamismo(muçulmano);ambas foram usada pelos nobres/califas para conquistar povos e terras na era medieval;
    .
    Diga-se de passagem,quem começou com essa história de invadir terras em nome de Deus foram os Califas e comerciantes árabes,ver o caso do império bizantino,eles utilizaram o nome da Alá para se locupletarem,tomando terras dos outros em especial;Jerusalém e o mediterrâneo( Espanha,Portugal,Itália,França,…ETC),tal bandeira usada para o saque árabe fora a famosa “guerra Santa.
    .
    Então quem primeiro utilizou a tática de falsas bandeiras,foram os árabes;que mais tarde através do papa Urano II,fez a primeira Cruzada,que em nome de Deus(dos cristianismo),foram reaver as terras perdidas aos califados,os Muçulmanos.

  6. A INFLUÊNCIA DA RELIGIÃO SOBRE OS PARVOS
    .
    .
    Como estou falando em religião,(HISTÓRIA: RELIGIÃO E O ESTADO),ela tem um grande poder sobre as massas que não são bem instruídas,seja a pessoa culta,letrada ou não,em assuntos teológicos;ela pode causar um danos extraordinário sobre o individuou(homens-bombas,exemplo).
    .
    Vejam outro exemplo do poder da religião sobre o ser humano;
    .
    ************
    CASAMENTO DE MORTOS NA CHINA
    Texto original:Casar mortos, tradição que resistiu a Mao na China
    .
    .

    Segundo crença milenar, chineses que morrem solteiros precisam de uma noiva cadáver e famílias pagam dote por casamento no além

    .
    .
    “(…) De acordo com a tradição chinesa, homens solteiros com mais de 12 anos não podem ser enterrados sem uma mulher. Se isso ocorrer, acredita-se que infortúnios atingirão sua família, incluindo as futuras gerações(…)”
    .
    .
    “(…)O camponês trabalha como operário na construção civil e ganha cerca de 20 mil yuans (R$ 5,7 mil) por ano.
    .
    Sua mulher não trabalha e a família não tem assistência médica gratuita nem Previdência Social. Ainda assim, gastaram quase 70 mil com o casamento, além dos 100 mil dados à família da noiva.(…)”

    ************
    .
    .
    http://www.estadao.com.br/noticias/internacional,casar-mortos-tradicao-que-resistiu-a-mao-na-china,782911,0.htm
    .
    .
    Como se pode observar,por lá muita gente vive em outro mundo também_Rsrs….
    .
    Que coisa né?…..realmente é surreal….nem em holiwood pesaria algo assim!….agente fica velho e pensa que já viu tudo…más que nada!Heheheh…..

  7. O Irã é democrático!Tem negrinho viajando na maionese por aqui.Desde que eles sejam contra os americanos podem fazer o que quiserem com sua população,principalmente as mulheres que são mutiladas,estrupadas, apedrejadas,e outras barbaridades e tem gente defendendo que isso é cultura milenar.Pra mim são doidos ideológico/demagógico!

  8. Irã democrático? De onde vc tirou essa lenda,Beto? Aqui ninguém é idiota,todos temos acesso à internet,livros,jornais,etc.É por isso que não entendo certas “declarações”,como as do Beto,KLM,etc.

  9. Isso aí tudo é uma paçoca perigosa, tá tudo caminhando pro armagedon!Parece que esses povos de uma forma ou de outra gostam de conflitos e guerras, até parece que não aprenderam com as que já tiveram, tanta dor e sofrimento em vão!

  10. A Turquia está bailando entre a OTAN e os vizinhos muçulmanos do OM e Ásia. Eles querem o melhor dos dois mundos, mas isso não é possível no momento..
    .
    O ponto de decisão final para a Turquia será no momento de sua frota de ajuda humanitária aportar em Gaza. Se não receberem total apoio político da OTAN. (Sendo um membro da organização que até vai abrigar escudos anti-mísseis contra o Irã) É hora dos Turcos perceberam de vez que não são membros de porcaria nenhuma, e só estão lá por utilidade momentânea para frear os mísseis balísticos que possam vir do OM. Esse momento será crucial para a futura política de defesa turca.
    .
    Ou a OTAN apoia decididamente os Turcos ou é melhor eles repensarem sua participação nesse tratado…

Comentários não permitidos.