Defesa & Geopolítica

Fracassam negociações para admissão da Rússia à OMC

Posted by

Por Nicholas Ratzenboeck

A Geórgia anunciou neste sábado que as negociações sob a mediação suíça para retirar a oposição de Tbilisi à admissão da Rússia à Organização Mundial de Comércio (OMC) havia “fracassado”.

“As negociações fracassaram. Não alcançamos um acordo”, disse à AFP por telefone da Suíça o vice-ministro georgiano de Relações Exteriores, Sergui Kapanadzé, ao final de uma rodada de negociações.

“Se a posição da Rússia não muda, não vejo motivos para programar uma nova rodada de negociações”, disse.

A Geórgia, na qualidade de membro da OMC desde 2000, bloqueia a adesão da Rússia à OMC, uma questão em suspenso há anos, mas sobre a qual Moscou conseguiu obter em 2010 o acordo de princípio dos Estados Unidos e da União Europeia.

As decisões tomadas pelos 153 países-membros da OMC têm que ser feitas por unanimidade.

O referendo é motivado pelo assunto das duas províncias separatistas georgianas, Abjasia e Osetia do Sul, independentes de fato desde o conflito armado e a intervenção militar russa de agosto de 2008, e cuja independência foi reconhecida por Moscou.

Tbilisi continua clamando sua soberania sobre esses territórios, e consequentemente seu direito de vigiar as fronteiras.

As polêmicas em relação à postura internacional da Rússia permeiam também outras áreas além do comércio. Na sexta-feira, o presidente russo, Dimitri Medvedev, afirmou que o país, que é membro permanente do Conselho de Segurança da ONU com direito a veto, bloqueará no futuro qualquer tentativa nesta instância de aplicar sanções destinadas a derrubar regimes.

“A Rússia se pronunciará no futuro contra as tentativas de que o Conselho de Segurança da ONU adote sanções destinadas a levar a mudanças de regimes”, disse Medvedev, citado pelas agências russas.

Fonte: YAHOO

4 Comments

shared on wplocker.com