BTR-90

Autor: konner

Plano Brasil

BTR-Bronye Trransporter ou Transporte Blindado, desenvolvido ainda durante o período da II Guerra Mundial, tratava-se na realidade de um pequeno caminhão aberto com blindagem lateral.

Nos anos 60, a União Soviética começou a conceber viaturas na configuração 8×8, que passou a ser a configuração standard para as viaturas blindadas de transporte de pessoal.

O BTR-90 da fabricante russa GAZ, [ com o fim da União Soviética, a Ucrânia continuou a produzir a sua própria derivação, conhecida como BTR-4 ] é o mais recente desta que acabou se tornando uma família de veículos de transporte, a família BTR.

As indicações apontam para uma blindagem mais eficiente que os BTR-80, posto que este é bem mais pesado mas, apesar de um peso de praticamente 21 toneladas, o BTR-90 pode se mover a uma velocidade de 100 quilômetros p/h em estradas e  a mais de 50 quilômetros p/h fora de estrada.

Extremamente rápido em estrada, é também anfíbio, atingindo uma velocidade de até 9 km/h na água, sendo propelido por hidrojatos.

Contudo, não está claro se o BTR-90 será produzido para o exército russo ou somente para exportação.

14 Comentários

  1. Eiita carro de guerra!!
    Eu não sei porque aqui não gostam de produzir viaturas 8×8
    Sei que é por questões comerciais, !mas pera lá! então porque eles compraram o Mogav (Piranha) ???? Devia é produzir algo aqui 8×8.

  2. Esses BTRs são +/-
    Seriam sim excelentes, se tivessem as suspensão bumerangue. Ainda mais sendo 8×8, não teria barranco que ele não Transpusesse

  3. Excelente blindado e é bom saber coisas que vem de lá do outro lado,amplia mais o nosso conhecimento sobre temas como a da defesa.
    .
    Como a Ucrânia tem um excelente parque de defesa;é um ótimo parceiro onde se possa construir junto um projeto para o futuro,em especial entre as empresas brasileiras e ucranianas.
    .
    Parabéns Konne e PB pela matéria.

  4. .
    .
    Boa Konner!!
    .
    Esse carro seria muito interessante no Teatro da Amazônia, por ser anfíbio também, mesmo pesando essas 20 Toneladas ai… e esta nova torre automática com esses novos misseis anti-carro tem um tom especial o Teatro Amazônico… mesmo assim serviria um carro com esteiras também, pois precisa-se abater arvores no caminho… e teria que ser anfíbio também.
    .
    Seria uma boa combinação, certo o melhor seria produzir um nosso ja que temos capacidade técnica e tecnologia, mas importar alguns pra fazer engenharia reversa ou somente saber como são feitos no detalhe ja seria interessante também…
    .
    Valeu!!

  5. .
    .
    Salve amigo,
    .
    A futura versão do Guarani VBR [ de reconhecimento ] com canhão Mk8 de 90 mm e torre CMI LCTS, será de 6 X 6.
    .
    Fala-se em uma possível versão 8 X 8 mas, com talvez, “um canhão de 120 mm”, posto que, ha quem afirme que este canhão Mk8 de 90 mm com suas munições de última geração equivalem aos atuais canhões de 105 mm.
    .
    Esta é a torre com o canhão: http://www.armyrecognition.com/images/stories/europe/belgium/weapons/cmi_defence_turret_LCTS90_90_mm/pictures/lcts90_weapon_system_armoured_vehicle_turret_90_mm_gun_cmi_Defence_cockerill_Belgium_Belgian_army_003.jpg
    .
    O Guarani VBR deverá ter uma aparência similar a este veículo, que por sinal está com a dita torre e o canhão Mk8 de 90 mm: http://www.armyrecognition.com/images/stories/europe/belgium/weapons/cmi_defence_turret_LCTS90_90_mm/pictures/lcts90_weapon_system_armoured_vehicle_turret_90_mm_gun_cmi_Defence_cockerill_Kuwait_kuwaiti_army_001.jpg
    .
    Saudações,
    .
    konner

Comentários não permitidos.