Virus atinge frota de robôs de guerra dos EUA

http://images.defensetech.org/wp-content/uploads//2010/08/Computer-Hackers-copy.jpg

Por Henrique Cesar Ulbrich

Um vírus de computador infiltrou-se em grande parte, senão em toda, a frota de aviões-robô Predator e Reaper da Força Aérea dos Estados Unidos. Os robôs, mesmo em missões do outro lado do mundo, são comandados por controle remoto e o virus – que possui um keylogger – grava toda a operação dos pilotos em suas bases, em casa.

O controle dos robôs aviadores fica na Base Aérea de Creech, no estado de Nevada (lugar de onde os ‘pilotos’ jamais se ausentam), mas os aviões não-tripulados podem chegar a qualquer parte do mundo. Os robôs são usados em operações de risco, reconhecimento e mesmo de bombardeio em zonas de guerra. Apesar de o virus ter sido detectado há duas semanas, as missões continuam: ainda não houve nenhum incidente relacionado ao virus, não foi detectado nenhum vazamento de informações secretas e, na parte tática, todas as missões foram cumpridas.

Por outro lado, o vírus ainda não pôde ser removido, o que indica que a base – e, até certo ponto, todo o conjunto das Forças Armadas norte-americanas – é, de forma inegável, insegura do ponto de vista cibernético. Afinal, esses autômatos estão entre as armas mais poderosas do poderio militar estadunidense – de acordo com o Washington Post, ao todo, esses aviões já assassinaram mais de 2.000 pessoas, entre suspeitos e civis inocentes. Os drones, como são chamados, também são usados para patrulhamento e espionagem de regiõs de conflito, como Afeganistão, Iraque, Líbia e Somália.

“Tentamos limpar o vírus várias vezes, mas ele sempre volta,” contou uma fonte anônima de dentro da base ao blog Danger Room da revista Wired. “Acreditamos que seja inofensivo. Mas, honestamente, não sabemos.”

Não é a primeira vez que esses robôs assassinos são invadidos. Em 2009, foi descoberta uma falha que permitia a qualquer um, com o software certo, espiar as câmeras dos drones em tempo real, durante as missões. Pouco depois, foram descobertas muitas horas de vídeo desses robôs em poder de rebeldes iraquianos.

Fonte: GEEK

15 Comentários

  1. Será um vírus chinês, israelense, russo…
    .
    Seja como for, é um lembrete, já passou da hora das forças armadas brasileiras desenvolverem doutrinas e equipamentos de defesa e combate contra os VANTs e UCAVs, que cada vez mais numerosos, infestam os céus…

  2. tecnologia e muito importante numa doutrina de guerra moderna, porem deve sempre ser secundaria, o principal deve ser sempre o ser humano, o soldado, e soldados de verdade não devem jamais ver uma guerra como um jogo de playsteition !!!

  3. A FICÇÃO VIRANDO UMA REALIDADE?
    .
    .

    Cenário de uma III Guerra Mundial.

    .
    .
    .
    ******
    “(…)O primeiro ataque aberto é um ataque que ninguém previra. “Vírus” chineses apoderam-se do controle da robótica a bordo de um avião “Vulture” americano, de controle remoto, não tripulado, alimentado a energia solar, quando ele se encontra a 70 mil pés de altitude sobre o Estreito Tsushima entre a Coréia e o Japão. Este dispara subitamente toda a carga de mísseis transportada na sua enorme envergadura de 120 metros, enviando dezenas de mísseis letais que mergulham inofensivamente no Mar Amarelo, desarmando eficazmente essa arma formidável.(…)”
    ******
    .
    .
    http://dinamicaglobal.blogspot.com/2010/12/cenario-de-uma-iii-guerra-mundial.html

  4. O sistema americano deve ser teleguiado, por sinais de satélites, do tipo telefone celular, que é digital. Esse tipo de espionagem é no satélite. Eu bolo um sistema para os americanos, para que seus satélites não recebam mais vírus. Vão ter que me pagar um salário de $10.000 / mês durante 3 meses + despesas de estadia e tradutor.

  5. Dandolo US$ 10,000 pra desenvolver um sistema desses,você e uma piada mesmo.Eu desenvolveria um sistema desses por uns US$ 300 milhões.

  6. Por isso não te levam a sério DANDOLO, sua pedida parece programa da Bruna surfistinha, coloque ai mais 3 zeros e talvez lhe levem a sério.rrsrsrsrs

  7. Dandalo, tá cobrando barato.
    N tenho nenhuma dúvida d q é CHinês esse vírus e q este tb n demonstrou nem uma fração de seu poder, com certeza eles já têm o controle desses drones, os EUA estão criando cobras…Já já esses drones vão começar a atender aos interesses chineses.

  8. a terceira guerra mundial vai ser vencida por algum garoto de 15 anos magro cheio de espinha na cara que não faz mais nada na vida alem de ficar no pc . ele decide se torna um hacker e em 2025 na terceira guerra mundial ele descobre que os eua vão lançar uma bomba nuclear no brasil..rapidamente ele hackeia todos os equipamentos militares americanos e lança a bomba de volta nos eua . e assim sentado no seu pc comendo um mac lanche feliz e coçando o saco ele vence a 3 word at war

Comentários não permitidos.