Rússia concede novo crédito de US$ 4 bi à Venezuela

http://www.jgpimentel.com.br/fotos/Venezuela%2008%20(Sukhoi%20Su-30MK2)(1).jpg

A Rússia concedeu à Venezuela um novo crédito no valor de 4 bilhões de dólares para cooperação técnico-militar e que se soma a outros empréstimos anteriores com os quais Caracas fortaleceu sua defesa, informou o presidente venezuelano Hugo Chávez, durante cerimônia de assinatura realizada na noite de quinta-feira.

“Agradeço muito ao governo russo por este crédito”, declarou Chávez. “Temos o direito de equipar nossas forças de defesa. É uma obrigação minha como chefe de Estado e comandante das Forças Armadas. Estávamos desarmados. Muito obrigado, de verdade”, acrescentou.

O governo de Caracas assinou entre 2005 e 2007 contratos de compra de armas rusas no valaor de mais de 4 bilhões de dólares para adquirir aviões Sukhoi, helicópteros de combate e fuzis.

Em 2010 a Venezuela recebeu outro empréstimo de Moscou, de 2,2 bilhões de dólares, para comprar tanques T-72 e um número não determinado de mísseis S-300.

Fonte: AFP

31 Comentários

  1. Os ‘fela da mãe’ são nem loucos de se meter em território brasileiro. Os guerreiros da selva aproveitarão pra fazer média com a ONU invadindo de vez o país.

  2. diarum…. “Legal!’ … Eles de Kamov ka-50 e ‘nóis’ de mosca turca!..” Pena que eeles vao falir e noiz nao!

    diarum ….. “Os ‘fela da mãe’ são nem loucos de se meter em território brasileiro. Os guerreiros da selva aproveitarão pra fazer média com a ONU invadindo de vez o país.”

    Sim, eles tem coragem pode ter certeza. Pena que nao conseguem vencer creio eu… os tanques pesados e grandes mao entram na mata densa da amazonia… entaum teriam de enfrentar nossos guerreiros na selva e seriam derrotados… Entaum tentarial naval. E perderiam de novo…. Mas no aereo, por momento perderiamos e feio… alem de termos mais cacas que eles. temos bem menos qualidade… Mas ai creio que os franceeses provariam seu poder e amizade mandando uns para ca… de grana os rafale. Claro que isso se nao forem adicionados mais armas por parte deles… os russos podem mandar uns subs nucleares e misseis… seria difiil assim…



  3. Venezuela é uma mosca morta… e individada…rsrsrs

    Não tem como aquele pais furreba sustentar uma guerra … seria que nem ejaculação precoce (e com viagra..rsrsrsrrsrs)

    Hugolandia …sem industria..sem comida…sem perspectiva futura… sucateada no todo…guerras demandam logistica (contigente material e humano) , TEMPO e não somente aviãozinho votem em mim .. fabriqueta de fuzil eu sou o rambo… e/ou bateria de misseis eu tenho a força… CHUPA CHAVES…rsrsrsr

  4. a venezuela esta se reequipando e substituindo material obsoleto e faz muito bem, mãããsssss, estão pondo todos os ovos num cesto so, se endividando demais, o setor publico e inchado e caro, comprar o demenos, manter e que e triste, fora a dependencia tecnologica e de manutenção, afinal eles so compram mas não desenvolvem nada !!!

  5. equipamento militar e igual amante paulista, bonitona bem tratada, mas voce precisa ter um banco para mante-la !!!

  6. É cada comentário IMBECIL que a gente é obrigado a ler… Meu Deus, será que NINGUÉM sabe o que é o ORINOCO???? E esses S-300 vão fazer a diferença, sem contar que os Su-30MK2 levam cada míssil…

  7. Sem doutrina e sem logistica é a Venezuela, mas o banco para sustentar a amante paulista é o petróleo – maior reserva do planeta.
    Mas a PDVSA tem cada vez menos capacidade de extração.
    Ou é de próposito, para formação de poupança, ou está dentro do conceito geral – sem doutrina, sem logística, sem infraestrutura.

  8. Quiserem me corrigir, tamos aí!..
    Lucas.
    A venezuela não precisa fazer média para o mercado financeiro como o Brasil. Ao mesmo tempo que é uma mãe para muitas multinacionais na região. Mas possui certa independencia para possuir um presidente que fala e faz o que pensa. Apesar de eu discordar do governo de lá.
    Considero que eles não tem coragem. É suicídio a Venezuela querer peitar o Brasil. O único país na região ‘separador de briga’ entre OTAN e eles.
    A unica forma da Venezuela mandar seus blindados em direção à muitas das áreas que reivindica é passando pelo o Brasil! Logo teria de o Brasil apoiar esta frente. O que é muito difícil.

  9. como muitos ja o disseram aqui.. nao basta comprar e ter grandes maquinas é preciso mantee operacional. os custo de manutençao e peças e treinamento sao elevados. por outro lado alguem pode me dizer que tipo de radares e misses nos SU-30?’da venezuela o nivel de tecnologia nos helis comprados?
    ao meu ver se a chavezlandia se arma ate aos dentes nao é pra bater de peito com o brasil e sim com a colombia onde tem bases dos EUA e o proprio EUA. essa corrida as armas da chazeslandia obriga basicamente a america do sul se armar pois ninguem vai querer ter um vizinho armado ate aos dentes uns com bases americanas outros a cobiçar territorio e riqueza do outro

  10. Só sei de uma coisa a Venezuela nunca se meterá como o Brasil, os militares brasileiros além de maioria são muito mais preparados mesmo não tendo muitas vezes o material de ultima geração e defesa não é só feita de tecnologia e preciso capacitação pra saber operar, e nisso o Brasil é bem superior!

  11. É só mais do mesmo. O Chávez continua nas mesmas trapalhadas com o kiko e a chiquinha. Não adianta se armar dessa maneira. A Venezuela está em ruínas economicamente, é um pais em decadência, sempre dependente e instável. Atacar o Brasil? Realmente acho isso muito difícil, impossível mesmo, a não ser em uma crise esquizofrênica do bonitão (ele não é esquizofrênico é?).Pra ser sincero acho conveniente que se arme, preferiria até que fizesse isso de forma mais estruturada. Agora, tudo pode fazer parte de um plano maior entre os Países do Sul que caíram na real e resolveram se coçar. Será que viajei? rsrs

    sds

  12. É meus amigos, reclamen dos russos…
    E pra gente quem disponibiliza este tipo de contrato???
    Mesmo que no momento eles não tenham uma doutrina completa como alguns dizem. Os venezuelanos já sabem operar armamentos ocidentais sofisticados a anos e com certeza saberão operar os russos, e com financiamento pra isto agora.
    Esses são os fatos…tirem as sempre subjetivas conclusões.
    Concordo com o diarium em alguns comentarios.

  13. off-topic mais nem tanto

    senhores seira suicidio bater de frente com o brasil, brasil é aliado de israel eua, frança até mesmo com a russia (que é um bric) e se a venezuela se meter com a gente aposto que a russia não os apoiaria mais pelo simples fato do brasil poder pagar pelas armas .

    alem disso tanque pesado não entra em floresta densa principalmente a amazonia ai ficar atolados alvo facil para agulhas negras no mais seira com acordo um gigante adormecido brasil teria de se armar e dinheiro é o que não falta enquanto a venezuela não possui $$$ nescesario então não vejo motivo pra preucupação

  14. Sei ñ, são mt armas, e nós nem caças temos p dizer “Ñ” , nê dona dilma…até qdo? O cenário a n volta está nos apontando q algo grande e pavoroso está p acoorer na AS…o negocio e qdo e c quem? Se é q a sra. me entendeu! P Ontem.

  15. se inveja matasse,todos os criticos da venezuela estariam mortos a muito tempo.

    mas ainda bem que estamos modernizando mais 11 f-5 ne…(modo sarcastico ativadissimo).

  16. EUA é o país mais rico,tá quebrado por causa da guerras… do iraque,guerra Afeganistão etc.Imagine a Venezuela entrando em um guerra…é piada!!! P>S é igual o Brasil rsrsrs só que aqui é culpa dos políticos, só querem ROUBAR dinheiro do povo Brasileiro é triste muito triste.

  17. Quando o Brasil não compra numero suficiente de Armas todos dizem que é poco isso é aqui,mais quando é ha Venezuela ela não pode esta entrando em falência é muito caro não vai ter como fazer manutenção mesmo tendo acordos com ha Russia para fabricação de armas no Pais.

  18. Em primeiro o camarada H. Chavez compra todo armamento russo que puder. Como será feito pagamento é outra coisa.
    :::
    Em segundo, o camarada H. Chavez contrata mercenários, digo, camaradas pilotos e mecânicos russos. Dá-lhes cidadania venezuelana e da noite para o dia … A FAV passa dominar os céus da U.R.S.A.L.
    :::
    Enquanto por essas plagas …, os camaradas FHC, L… e agora D…., vão transformando nossas FF.AA. em guardinha nacional muito mixuruca. No máximo vão servir de escola preparatória.

  19. O Chavez pode ter seus defeitos mais tem mto visao do que pode acontecer num futuro a VENEZUELA ser atacada enquanto nossos governantes estao de ferias na ilha da fantásia essas bases americanas na colombia nao é atoa com desenvolvimento de mto paises da america do sul vai gerar uma briga pelo poder aqui sao dos poucos lugares que nao tem conflitos e os americanos e o russos estao doidos para começar um guerra nessa regiao.Tem mtas riquezas em jogo

  20. Só sei que a Venezuela está virando um osso duro de roer!
    (tanques T-72m, canhões anti-aéreos automáticos,foguetes russos,obuses,caças SU-30 MKV,blindados de assalto, etc…) Hugo Chavez,mesmo doente não está morto!

    Agora pouco,acabei de ler que, deputados e prefeitos do Amapá,desviaram mais de R$ 1 bi dos cofres públicos, segundo a PF.

    Dinheiro, o Brasil tem, só que roubam tudo!!!

Comentários não permitidos.