Trabalhe na Embraer: Procuramos engenheiros interessados em desenvolver aviões

http://www.embraer.com/pt-BR/trabalhe-embraer/oportunidades/Brasil/PublishingImages/banner_pagina_pee.jpg

Sugestão: A J

Se você é recém-formado em engenharia e deseja ampliar seus conhecimentos atuando na área, há uma oportunidade para você na Embraer.

O PEE – Programa de Especialização em Engenharia – é um programa corporativo da Embraer que tem o objetivo de capacitar engenheiros recém-formados para atuarem nas áreas de engenharia. Em parceria com o ITA, oferece o título de mestrado profissional em engenharia aeronáutica, reconhecido pela CAPES/ MEC. Os cursos e atividades são ministrados em dependências da empresa por profissionais da Embraer e consultores contratados.

Com início em 2001 e comemorando 10 anos de conquistas, o PEE já formou 15 turmas com mais de 1000 engenheiros. No momento três turmas estão em andamento com 150 engenheiros.

Quem pode participar e o que é preciso?


• Engenheiros graduados entre 2009 e julho de 2012 nas modalidades civil, computação, elétrica, eletrônica, mecânica, mecatrônica, materiais, naval, produção ou outras relacionadas às citadas
• Engenheiros graduados em 2008 que comprovem pós-graduação concluída ou em andamento em áreas afins
• Inglês fluente (oral, escrita e leitura)

INSCREVA-SE AQUI!

Processo Seletivo

Inscrições e teste on-line de inglês – 10/08/2011 à 12/10/2011
Convocação para os testes presenciais – 19/10/2011
Testes Presenciais – 30/10/2011
Convocação para as entrevistas – 21/11/2011
Entrevistas presenciais – 26/11/2011 à 19/12/2011
Convocação dos aprovados para PEE 19 – 06/01/2012
Convocação dos aprovados para PEE 20 – 05/03/2012
Início da turma PEE 19 – 07/02/2012
Início da turma PEE 20 – 01/08/2012

Metodologia

O PEE combina a carga de especialização técnica com o desenvolvimento de conhecimento multidisciplinar. A visão sistêmica é estimulada no profissional com ações de aprimoramento das habilidades em comunicação, valorização do relacionamento interpessoal, da ética profissional e conhecimento da cultura, das pessoas e da estrutura da Embraer. Os cursos são complementados com visitas técnicas às áreas da Empresa, feiras de aviação, laboratórios, museus e participação em congressos e seminários.

O Programa está estruturado em três fases distintas com duração de 5 a 6 meses cada (Fundamentos de Aeronáutica, Especialização e Projeto do Avião). As aulas são ministradas de segunda a sexta, em período integral das 8h às 17h, por professores do ITA, especialistas da Embraer e consultores de diversos países. Para atividades de projeto em equipe, o PEE conta ainda com um seleto time de mentores – profissionais da Embraer tidos como referência técnica em suas áreas de atuação.

Para visualizar o documento de informações, clique aqui.

Fonte: EMBRAER

19 Comentários

  1. Essa seleção é para engenheiros jovens. Eu sou um simples cientista futurístico de 59 anos de idade,e só leio o idioma inglês. Acho que seria mais fácil, eu trabalhar na Nasa, Agência Espacial Europeia, Rússia e China, do que na Embraer.

  2. Pessoal, brincando, brincando, é o nosso jeito, de mulato inzoneiro, mas esse é um momento especial da nossa indústria aeroespacial.
    A Embraer sempre teve um local no seu site para candidatos, mas nunca em manchete como essa.
    Mais – a Boeing vem aqui tentar aproximar-se das indústrias brasileiras.
    Mais – o Brasil vende foguetes e motores para a Europa.
    Mais – a Itália quer cooperar com o Brasil em lançadores.
    Mais – a Ucrania soltou a verba de US$ 250 MIO para o acordo com o Brasil.
    Mais – SAAB veio e já se instalou no Brasil, por causa do FX-2.
    Mais – a Dassault veio e já se instalou no Brasil, pela mesma razão.
    Poderíamos citar mais, mas acho que é suficiente para entendermos quão especial é o momento que vivemos.
    O que podemos fazer para não perder essa oportunidade?
    Eu não sei, mas tem um bocado de gente que aqui contribui que poderia nos orientar.
    Muitas vezes pensamos só nos caças, outras vezes só em foguetes, mas essas coisas fazem parte de outras, que esse momento vem construindo.
    E aí, vamos embarcar ou desembarcar?

  3. Vivemos em um país onde quem tem mais foça sobrepuja os mais fracos.

    O país possui mais técnicos do que engenheiros. Mas, a entidade de classe dos técnicos é coordenada por Engenheiros. É por isso que no passado muitas das áreas de atuação dos técnicos foram repassadas para atuação somente de engenheiros. Com aval dos engenheiros, óbvio.

    Hoje estamos buscando engenheiros fora do país ao invés de garantir maior atuação dos técnicos. É bom lembrar que esta medida protecionista dos engenheiros remete a uma época que que os engenheiros não estavam conseguindo atuar devido ao custo dos salários, e considerando que o técnico também podia desempenhar funções mais abrangentes, era mais fácil contratar um técnico. Hoje as coisas mudaram, mas a mentalidade aparentemente não.

    Sou técnico, e não vejo a hora de terminar a minha engenharia, não pelo protecionismo, mas por saber que as capacidades técnico-científicas do engenheiro são bem mais desenvolvidas e dão ao mesmo asas à imaginação.

  4. http://www.saebrasil.org.br/ Um estimulo aqui aos srs. que pretendem esta área.. Universidades brasileiras foram campeãs MUNDIAIS em aerodesign.
    Tomara que apareça algum eng.aeronautico ousado!…
    Só vejo feijão com arroz nas competições de aerodesign da sae-brasil. Tudo pela pontuação… caramba, sejam ousados!!… É um mundo a descobrir!.. Ainda não encontraram a formula geral da mecanica dos fluidos!.. Logo, é um campo ‘crú’ ainda.
    !

  5. Pessoal, isso está ocorrendo porque ninguém do ITA está indo trabalhar na EMBRAER, todos eles estão indo parar no mercado financeiro.

    Participei de uma palestra na Unicamp sobre a Embraer e quem me falou isso foi um engenheiro que cuida da parte de recursos humanos da empresa.

    Ora, se a maioria que se forma no ITA está indo trabalhar fora das áreas de engenharia, qual a finalidade de manter o instituto? É por isso que creio que o ITA deveria estipular regras tipo trabalhar 15 anos com engenharia ou então pagar uma multa milionária, mas mesmo assim empresas interessadas nessas pessoas pagariam as multas.

    Ao meu ver o ITA deveria formar só pessoal que vai para Aeronáutica, assim pelo menos eles não saem correndo da área de engenharia.

  6. Dandolo.
    Você esta bancando o Fracassado.
    Alguem como você que tem Várias graduações não pode pensar assim não. Vá a luta meu amigo, mete a cara e faz a diferença.

  7. Rafael-JF;
    Estudo formal: Fiz o curso de material bélico da AMAN (tecnologia, logística e adm),Fac de Análise de Sistemas, Adm Emp, Prop e Marketing, e 90% do Curso de Economia e Comércio Exterior. Não falo inglês. Só leio. Estudo informal: Eletrônica, Robótica, Física/Química, Simuladores e Jogos de Guerra em computador, etc.
    Interesse atual: Marcas e Patentes, Física Futurista, Ufologia e Misticismo. Poderia acrescentar Tecnologia / Estratégia Militar futurista. Tudo que se refere a criatividade e futurismo eu gosto. As pessoas costumam chamar pessoas assim de loucos, mas elas que não possuem o devido discernimento.No momento, estou montando uma Produtora de Vídeo para o meu filho, pois é a área que mais se identifica.
    Se eu fosse cursar mais um curso superior,faria na área biomédica, pois gosto de biologia, bioquímica e farmacologia. Tenho algumas teorias sobre a longevidade,as quais gostaria de colocá-las em prática (caso fosse possível). Já estou ficando velho: 59 anos. Se eu cursar mais faculdades, vou perder o meu tempo. Realmente, eu tenho que aplicar todo esse meu conhecimento e capacidade criativa, mas quem contrataria um velho cientista, que diz que faz uma patente de invenção por dia ? No Brasil, ninguém. Nem vou perder o meu tempo me oferecendo, mas montando uma empresa própria, num país em que se cobra propina para quase tudo, segundo os vendedores que eu conheço. Caso a Engesa ou Embraer me chame para idealizar projetos futurísticos, certamente eu irei, mas será que eles possuem capacidade para contratar um cientista ? Acredito que não. Até hoje, não vi nada de interessante que eles fizeram, com toda a sinceridade. A minha mente é muito avançada, ousada, futurista. O Brasil não está preparado para isso. O brasileiro gosta de copiar o que já existe,e eu não suporto fazer o que já fizeram.

  8. Curioso, o pessoal do IME e ITA são bons pesquisadores ? Eu acredito que não … Um ou outro é um bom pesquisador. Onde está a falha ? Na seleção de pessoal. Se passassem a usar o processo seletivo que tenho em mente, 90% dos concursados para a área tecnológica seriam muito bons. Por exemplo: A colega da minha filha do Colégio Militar passou para o ITA, sendo uma das poucas que conseguiram.Ela sempre tirou notas altas em todas as matérias. Cursou 1 ou 2 anos no ITA, e pediu desligamento. Foi cursar direito, para depois fazer concurso para juiz. Que pendor essa moça tem para a área tecnológica ? Ela é criativa ? É por isso que eu digo,não sabem selecionar os jovens.

  9. Não é essa a questão curioso.
    O fato de engenheiros estarem indo trabalhar em outras áreas só demonstra o estado que se encontra a formação profissional de outros cursos.
    O embasamento matemático é muito baixo.
    O curso de engenharia por si só tem uma exigência maior que outros cursos não tem.
    resumindo: tirando engenharia, os outros cursos são molezinha com provas com consulta… 9 e 10 a dar a rodo para um pessoal despreparado.

    No curso de engenharia no Brasil, se vc tirar 9 e 10 em todas as matérias vc ganha uma bolsa de mestrado no MIT.
    Bolsa com eles, o MIT, pagando e ainda te oferecem carro e casa de graça.

  10. Falou tudo Athos… logica de brasileiro é beber 1 gelada vendo o Brasil vencer a Costa Rica de 1×0… rsrsrsrsr…

  11. over

    O país não possui mais técnicos do que engenheiros. Possui mais engenheiros do que técnicos. Eu sou técnico (Automação Industrial) e já ouvir um reitor de um IF falar sobre esse déficit de técnicos (que vai aumentar ainda mais porque o povo só pensa no curso superior).
    Tá faltando técnico, tá faltando engenheiro… Com experiência! É bom frisar isso.
    As empresas não costumam dar oportunidade pra quem não tem QI e experiência (QI e experiência não combinam com desemprego – já a recíproca, é verdadeira e cruel). Vivem canibalizando o mercado, tirando empregados experientes de outras empresas.

  12. Eu gostaria de trabalhar numa empresa de alta tecnologia. Trabalharia 2 meses de graça para ser avaliado.É a melhor maneira para se testar pesquisador.A minha especialidade é pesquisa em todas as áreas do conhecimento humano. Prometo desenvolver 1 patente de invenção por dia.

  13. @Dieg0

    Amigo é totalmente o contrario, o pais esta saturado de técnicos sem embasamento teórico,cursos técnicos com duração de 1 ano e meio são encontrados aos montes,esses mesmos técnicos estão se saindo melhor que os engenheiros por lidarem com a parte pratica do processo.

    Mais é isso que o governo quer,formar técnicos,criar mão de obra a curto prazo.

    Curso Eng de Produção em uma UF,a grade curricular é extremamente teórica,pratica mesmo somente com estagio,
    esta mesma só abriu o curso por causa do deficit de engenheiros em minha região,que por acaso é super industrializada(incentivos fiscais).

    Um exemplo em minha região é a Eldorado que esta construindo a maior fabrica de celulose de fibra curta do mundo,esta ira gerar 10.000 empregos diretos e indiretos e não se encontra engenheiros qualificados para trabalhar.

Comentários não permitidos.