Brasil negocia participação em projetos militares com Turquia

Sugestão: Nick

A Turquia, aonde a presidente Dilma Rousseff chegou ontem à noite, negocia com o Brasil parceria nos campos naval e aeronáutico. As conversas com o país, membro da Otan (aliança militar ocidental), estão a cargo do ministro da Defesa, Celso Amorim.

Dois projetos em especial devem ser tratados hoje na reunião de Amorim com o colega turco, Ismet Yilmaz, em Ancara: uma participação turca no desenvolvimento do cargueiro militar KC-390, da Embraer, e uma contribuição brasileira no desenvolvimento de caças para a Turquia.

Para Amorim, Brasil e Turquia devem aproveitar o fato de serem “duas potências emergentes, que compartilham visões políticas semelhantes e possuem nível de desenvolvimento tecnológico similar”.

“A indústria de defesa turca é muito desenvolvida e possui larga experiência em joint-ventures e em absorção de tecnologias. Essa experiência pode ser muito útil ao Brasil”, disse à Folha.

O KC-390 é um avião de transporte militar, que pode substituir, no mercado internacional, o americano Hércules C-130, da década de 50. A FAB (Força Aérea Brasileira), que estabeleceu os requisitos do KC-390, já anunciou querer comprar 28 aviões.

O projeto do cargueiro já tinha virado moeda de troca na licitação para a compra de caças pelo Brasil, que se arrasta há anos. A França foi a primeira a acrescentar a promessa de compra de dez unidades do KC-390 se o Brasil optasse pela compra do caça Rafale. A americana Boeing e a sueca Saab também adicionaram o tema às suas propostas.

O Brasil tem interesse em participar do desenvolvimento turco de caças de quinta geração -mais modernos do que a FAB deve adquirir por meio da concorrência. O que o país tem a oferecer é a experiência da Embraer na área de aerodinâmica.

Amorim, no entanto, descartou a possibilidade de conversar com o homólogo turco sobre “temas de responsabilidade do Itamaraty”, como a segurança no Oriente Médio, o processo de paz entre israelenses e palestinos ou mesmo o programa nuclear do Irã. Hoje, Amorim acompanha Dilma em encontro com o presidente turco, Abdullah Gül.

Fonte: Folha via NOTIMP

44 Comentários

  1. É CHEGADA A HORA! A HORA É ESTÁ BRASIL! CAÇAS DE 5 GERAÇÃO INVISIVEIS AO RADAR É DISSO Q PRECISAMOS NÃO DE AVIÕES OBSOLETOS COM TECNOLOGIA ULTRAPASSADA! A HORA É AGORA, VAMOS DESENVOLVER ESSES AVIÕES COM OS TURCOS PODER VENDE LOS AO MUNDO.

  2. Se o Brasil e Turquia fechar esses dois acordos :

    Participação do Brasil no TF-X de 5ª geração deles.

    Participação Turca no KC-390 brasileiro.

    Ambos fazendo encomendas em ambos os projetos:

    Que o FX-2 se lasque, essa notícia é 10.000 X mais importante! 🙂

    []’s

  3. lol um tempo atras falei aki mesmo no PB que o Brasil tinha que participar do projeto do caça 5g da turquia, sera que a dilma leu hehe agora falta entra no Pak-fa russo, quanto mais caças 5g melhor.

  4. Tá igual o ‘Mano’ da seleção! Buscando solução no leste-europeu! heueheh
    Gostei nem um pouco da aerodinâmica deste avião turco. Tomara que a Embraer mude este formato!
    Acho válido escolher países que não são ponta-de-frente em muitas frentes ideologicas, já que possuem ao meu ver uma nesga de pensamento futuro de ‘ser alguém no mundo’ nos políticos, mas corre-se o risco de somente dando atenção às empresas multi-nacionais de defesa e estatais estrangeiras perder jóias provindas dos centros tecnologicos nacionais a desenvolvermos. E ficarmos com projetos dos mais importantes na mão dos estrangeiros.
    Por isto atrelado a tal conduta de apoio à o algareamento de tecnologia já consquistada por estrangeiros tem de haver investimento maciço nos institutos de tecnologia das FA’s!!

  5. Esta sim seria uma parceria estrategica assim como com India e Africa do Sul tambem.Embora a Turqui ainda pertença a OTAN tem fortes afinidades com os BRICS e na minha opinião embreve formara nos BRICS.Os Turcos,os Indianos e os sulafricanos tem bons projetos na area de defesa.Para mim esses são os verdadeiros emergentes.

  6. Kaio, antes nem conversas dessas tínhamos… Tenha esperança amigo, o brasil e a turquia tem muito a ganharem juntas.

  7. É o que eu sempre venho frisando e defendendo aqui.

    Brasil, Turquia, Suécia, Koréia do Sul e Indonésia teêm de tudo para serem um contraponto em parcerias militares, especialmente no caso de um novo caça de 5 geração.

    Todos estes paises deveriam unir forças de modo a projetarem, desenvolverem e comprarem um novo caça de 5 geração de modo que permitissem suas industrias se desenvolverem.
    Imaginem, todos estes paises comprando Super Tucanos, KC-390, treinadores KA-T50, comunalidade em armamentos, e os novos caças de 5 geração.

    Potencial enorme, com oportunidades enormes.
    Haveria uma grande demanda somada de todos estes produtos para todos estes paises.

  8. Voces ainda não perceberam que alem de ser estrategica-militar essa possibilidade tambem é estrategica-diplomatica?Porque seria um contra-ponto a não desagradar integrantes da OTAN com quem temos importantes comercios e aos BRICS expecificamente a Russia e a China com quem alem de termos afinidades em interesses economicos e diplomaticos não se milindrariam se escolhessemos um vetor Made in OTAN….EBAAAAAAAA SEPULTARAM DE VEZ O DINOSSAURO<A MOSCA VAREJEIRA DE MARIGNAC E O PEQUENO NOTAVEL rsrs rsrs rsrs rsrs Vamos la Dilma façamos acordos com a Coreia do Sul para fabricação de Destroyers.

  9. Supondo que o Brasil realmente entre nesta sociedade,o que me pergunto é,o quanto de componentes americanos este caça terá,e será que motor,sistema de armas e software serão americanos,se assim for será que valerá a pena.Gostaria que os colegas me respondessem e dessem sua opinião,por favor 1 maluquinho sua opinião é bem vinda,já que vc não se furta dá sempre sua opinião doa a quem doer.

  10. Sem Dúvida seria uma ótima oportunidade, participar de um caça 5G juntamente com Turkia, korea, Itália e Suécia, tal como o aparentemente este programa tende a ser.
    É a oportunidade que esperamos e desejamos de ter um vetor codesenvolvido e coproduzido pelo Brasil.
    Porém há outros setores que turcos dominam ou participam que igualmente nos interessam.
    Um deles foi bem lembrado pelo STadeu O helicóptero de ataque provalemente desenvolvido em parceira com a Agusta Westland.
    carros de combate e navios também são do nosso interesse, além do setor de defesa, a turquia é um importante país do ponto de vista econômico e certamente é a porta para a entrada no OM. Oportunidade grande para a indústria nacional.
    Sds
    E.M.Pinto

  11. EM termos de geopolitica e geoestrategégia é uma parceria incrível, minhas dúvidas são:
    Os turcos tem realmente mais condições que o Brasil para desenvolver um 5G?
    Qual a porcentagem de equipamentos americanos?
    Se esta parceria envolver Korea, Itália e suécia como diz E.M.PINTO vai ser mais fácil e vai dar escala de produção , pois o mercado destes países mais Brasil e Turquia são grandes, com isso barateando o investimento.Abcs.

  12. Não podemos esquecer de projetos próprios que nossas forças armadas possuem!! Tem que incrementar os investimentos. ” Os malucos do ITA fazem a segunda prova mais difícil do mundo(1ª é a da ìndia, do centro nacional de tecnologia de lá!) e migram em massa para o setor privado” Porque vêem que falta maior compromisso do governo à altura dos institutos tecnológicos de nossas forças armadas!.. Com certeza o país possui projetos super inovadores ainda no papel!..

  13. Parceria pra desenvolver um caça de 5ª geração com os suecos e mais parceiros,lembram que eu tinha “cantado” essa bola.
    Alguém acha que o brasil vai comprar aquela jaca podre.

  14. Há inúmeras possibilidades de motores e alguns fornecedores.
    Pelo que pude entender, a Turquia quer um grupo de parceiros para o desenvolvimento do caça.
    Tudo depende de que tipo de caça eles estão falando.
    Os mais cotados seriam os ocidentais.
    Os EUA são naturalmente os mais cotados para isto, até porque possuem uma vasta gama de possibilidades.
    Porém eu apostaria num modelo intermediário e ainda por cima com mais tendência para os europeus.
    A Itália é um dos cotados e eles poderiam apresentar o Eurojet 200 em suas versões inclusive utilizadas no Typhoon.
    Porém outros países europeus como a França também poderia vir a ser representada com o M 88 em suas versões ou mesmo um novo motor.
    O fato é que não dá pra saber ainda, é muito crua a idéia, e não se tem nada definido, nem mesmo o tamanho do caça, massa e especificações.
    De qualquer forma, caso este interesse do Brasil seja real, ele é muito bom, porém não podemos nos alvoroçar, muito provavelmente um caça desta complexidade e natureza não voaria antes de 2025 e até lá precisaríamos de alguma coisa que voe, transporte e dispare armas e não tão somente sirva de alvo para os adversários.
    Sobre o TFX eu aposto uma, talvez ele seja um lego (no bom sentido) partilhado por muitos grandes conglomerados europeus que não necessáriamente vão o adquirir, mas sim participar no seu desenvolvimento aos moldes do nosso KC 390.
    sds
    E.M.Pinto

  15. OBA! Se o Ministro da Defesa foi nessa viajem, algum motivo tem….. e não é motivo só diplomatico…

    esse governo ainda vai surpreender muita gente…

    muita gente ainda vai levar mais cuspida na testa

  16. Adriano, os motores podem ser desenvolvidos em conjunto…. a Russia pode ser uma saida para o fornecimento de motoresq

  17. A participação da Turquia no KFX não está selada ainda pois estão discutindo a participação de cada país no projeto. A Coreia quer participação majoritária no projeto, ou seja 50%, para poder ter a última palavra sobre o projeto e assim evitar atrasos no programa com desentendimentos entre os parceiros. A Turquia teria então direito a 30% do projeto mas ela quer mais concessões. Independente do resultado desta negociação o projeto está indo a todo vapor e atraindo muitos interessados ocidentais que querem participação neste projeto que talvez poderá criar o caça de 4,5 geração mais avançado do mundo (depois do F-35, é claro) superando atuais caças europeus, e podendo mesmo se tornar uma alternativa a caças dos EUA como o F-35 caso este projeto venha a falhar, por isso tanto a Boeing como a Lockheed prometem oferecer tecnologias ao projeto, pois vislumbram a possibilidade de participar da comercialização do avião no futuro, caso venham a ser contratados. Pelos rumores que circulam por ai a Coréia já iniciou o desenvolvimento do radar do avião e agora está cogitando desenvolver a turbina também pois recebeu proposta de transferência de tecnologia de uma fabricante de turbina.
    Seria muito interessante a participação do Brasil neste projeto mas considerando o “interesse” do governo Brasileiro na área de defesa, não acho que haja possibilidade.

  18. O turcos querem um caça pra dominação aérea,mas se eles querem parceiros então devem adotar uma plataforma modular que possa ser adaptada a diferentes operadores.

  19. Pessoal, na Turquia não existe corrupção nenhuma. As pessoas andam com ouro nas ruas, e se roubar, creu. No Brasil,raramente se vê um político corrupto na cadeia. Um assassino fica 5 anos na cadeia,e sai limpo. O Grande Satã é brasileiro. A Turquia é um país decente, e sabe eliminar o fel de sua sociedade. Vamos nos unir a eles. Gostei da ideia.

  20. OWW ao Brasil tem q ser BURRO DEMAIS PARA KERER PARTICIPAR DESSE PROJETO DE CAÇA DE 5 GERAÇÃO Q NAO SAIO NEM DOS PAPEIS. AGORA O PAK-FA Q VAI ESTAR PRONTO ATE 2015 O BRASIL NAO FEZ P…. NENHUMA AFFFZ



  21. sei… é o que a Turquia ja construiu para querer fazer (leia-se ter tecnologia) um avião de 5ª geração…

    vão construir um cogumelo voador alucinogeno …rsrsrsrsrs

  22. Pensar que um projeto desses é a solução para o 5G vai contra todo o que temos falado aqui enquanto a independência militar.

    .
    Os Coreanos vão ficar com todo o que seja tecnologia.
    Chineses e coreanos são terrivelmente racistas, eles o último que deixariam é um ocidental fazer algo que fale de inteligência(raciocínio), eles têm um enorme complexo de inferioridade enquanto a inteligência.
    .
    Os caras são racistas: chineses por exemplo, no século XIX, depois dum cliente inglês ir embora, eles rociavam perfume no ambiente, porque não suportavam o cheiro caucásico.

    Se o objetivo é participar do desenvolvimento tecnológico é impossível uma parceria com chineses ou coreanos.

    O último que aceitariam seria o Brasil desenvolver qq coisa que tenha a ver com tecnologia, pra nós só restariam logística e embalagem, talvez pintura, prover combustível, ou design das butacas dos caças, só design porque também as fabricariam eles.
    .
    Os países mencionados nessa parceria estão todos famintos de participar do desenvolvimento tecnológico (embora só Coréia desenvolveria), uma parceria assim é ridícula desque o Brasil também está na mesma.
    .

    DOUTRINA DEVE VISAR “CASAMENTO”

    Aclaro, temporário, e casamento como os das classes altas.
    Um cara de classe B procura casar com uma mulher de classe B, porque quer dar para os seus filhos o mesmo nível social e cultural que ele já tem.
    Se forçada esta norma quem é de classe inferior deve dar algo em troca.
    .
    Por que falo em casamento?
    porque ainda que pode ser dissolvido antes, normalmente seria uma parceria para muitos anos.
    Precisamos parceiros verdadeiros, não caras que estão tentando dar emprego pra seus engenheiros desempregados.
    .
    Precisamos um parceiro que garanta nas próximas décadas investir pesado, superpesado em defesa, um país que no futuro continue existindo, e obviamente não pode ser um país Otan nem um país pequeno como a Suécia.
    .
    Podem existir tapaburacos, não vamos ser fundamentalistas, também podem existir pequenos negócios onde alguma empresa brasuca aprende algo (nunca o$ ‘negócio$’ da Embraer onde ela vende o knowhow e não aprende nada).
    .
    Todo negócio ToT onde venha tecnologia pra o Brasil deve ser apoiado pelo estado brasileiro, mas….isso não deve nos fazer esquecer qual deve ser a doutrina enquanto a desenvolvimento: um parceiro de peso.
    .
    MAIS DOUTRINA:
    A Doutrina deve assumir o fato que A GUERRA SERÁ NO ESPAÇO
    .
    Eu já numa outra matéria mencionei a guerra espacial.
    .
    “Quem domine o espaço dominará o mundo” Jimmy Doolittle Gen USAF.
    .
    Eu entendo, é difícil, vendo as mazelas que suporta o povo brasuca, é difícil aceitar o que estou propondo, mas infelizmente devemos aceitar a realidade, o Brasil deve focar todo seu esforço na área ESPACIAL.
    .
    Muitas vezes fui acusado de ufanista, quando falei que a Europa não tinha futuro, ou que Brasil será uma das duas super-potências deste século etc etc etc.
    .
    Mas devemos olhar o cenário mais provável: o Brasil vai ter muito dinheiro, muito mais do que qq cara da elite imagina.
    .
    Ainda assim alguns caras da elite brasuca tipo Gerdau têm claro isso, também os investidores e industriais que estão mudando seus investimentos e suas fábricas para o Brasil, ou mesmo os profissionais que estão chegando de a milhares por ano.
    .
    Tudo mundo sabe que o Brasil provavelmente será o país mais rico da terra, menos o povo brasuca.
    .
    Pindorama será o país mais rico da terra en grande parte devido à genética, isso venho comentando desde que participo deste espaço.
    .
    Então amigos, devemos ser ambiciosos, devemos pensar que o Brasil vai poder cumprir seus sonhos, a FAB poderá (se quiser rsrs) ter um caça hipersónico (como colocou acho o Dandolo e outros companheiros), teremos os 6 subnucleares que a gloriosa Marinha do Brasil tem planejado construir, e entraremos na corrida espacial também, porque dinheiro não vai faltar.
    .
    Infelizmente existe hoje um problema de liderança, nem os tucanos nem o PT estão dispostos a deixar o guarda-chuvas da Otan.

    Obviamente como têm comentado centenas de vezes os participantes deste forum o parceiro ideal é a RÚSSIA, entre os motivos eu adiciono porque é aquele que tem a maior expertisse no espaço e vai continuar investindo pesado na defesa.

    Estaria bom o blog, caro amigo Edilson dedicar uma secção em exclusiva para a área ESPACIAL, porque é junto com as nukes a chave para a sobrevivência do império dos trópicos, nosso amado Pindorama.

    Se existe um parceiro na terra para o JAGUAR sem dúvida é o URSO.

  23. Xtreme, talvez seja sim durante uns 5 ou 10 anos.. mas temos plenas capacidades de desenvovler algo de alto nível. interesse há, recursos ainda não, e a parceria parece existir, dessa forma o diheiro deixa de ser o principal empecilho.
    Vontade+parceiro+capacidade tecnologica = caça
    O dinheiro é apenas o aditivo que permite que ese processo ocorra mais rapidamente.
    Enquanto um projeto dessa magnitude nao sai do papel, uns gripens novos e uns sukois de segunda mão ja nos dariam alguma sensação de segurança enquanto esse projeto permanece no papel

  24. Coréia….o tal Golden Eagle só existe pois a Lockheed-Martin estava por trás do desenvolvimento. O treinador turboprop deles tinha problemas dos mais básicos, antes de engenheiros brasileiros, muitos ex-EMBRAER, irem para Coréia trabalhar como job-shoppers para a KAI. Eles tem tecnologia desenvolvida na área naval, mas ainda engatinham na área aerospacial. Tudo que produziram foi com apoio do Tio Sam, ou aliados deste devido ao armistício depois da Guerra da Coréia, para se contrapor ao norte comunista. Turquia é outra incógnita. A EMBRAER tentou emplacar o Super Tucano por lá, seria coproduzido pela TAI, com aviônicos ASELSAN e outras modificações, mas acabou levando ferro. É muito difícil negociar com esses países do Oriente. A única vantagem para o Brasil, seria o rateio dos custos, já que em termos de tecnologia aeronáutica, temos a terceira maior fabricante do mundo.



  25. Gustavo G …

    Turquia nao tem tecnologia para desenvolver avião desse nipe… muito menos o Brasil…

    EUA..Russia (por sua industria espacial tem tecnologia)..

    China esta fazendo uma copia mambembe … surrupiada, vendida no mercado negro via Ucrania.. sabe-se la quando e como vai voar (sem contar que vai ter que tipo de misseis, armas, radares)… vai disparar biscoitos da sorte ??? rsrsrs)

    Fazer avião cargueiro … com peças de N países é bem diferente de construir algo do zero ..que ninguem vai te vender .. FATO !!!

  26. Deveriamos sim termos com eles parceria em helicopteros de ataque ja em caça 5.0 tenho minhas duvidas e ainda mais em um consorcio com Italia,Suecia,Coreia,Kukamonga e Cochabamba rsrs Se dispensamos fazermos com Russos e Indianos embarcar nessa agora com Turcos é passar para si mesmo com firma reconhecida e autenticado nIPLOMA DE BURROS rsrs e ainda continuam achando que o dinheiro do contribuinte Brasileiro é capim ou mesmo esterco para adubar a horta dos outros rsrs Vai entender esse povinho Brasileiro que faz beiçinho para quem cria e domina a tecnologia e vai alegresinho abraçar quem engatinha fazendo gugu dadá rsrs EITAECE E AS SIMPATICAS E DOCEIS ANTAS NÃO CORREM O RISCO DE EXTIÇÃO E OS ENTUSIASTAS DE PLANTÃO FANTASIAM MIL E UMAS FORMAS ALADAS,CINTILANTES E BORBULHANTES rsrs rsrs Enquanto isso os adestradores de Elefantes seguem fazendo o dever de casa certinho com o T-50,desenvolvimento de proprio caça 5.0 e 6.0.

  27. Hoje em dia há muitos estudos ,análises,tecnologias e conceitos para diminuição da assinatura radar inclusive no Brasil (material absorvente de ondas radar) em teoria há uma boa chance de um projeto como esse vir a frutificar em países como Brasil ou Turquia o problema é o tempo e o investimento necessário! Se o governo se comprometer a fazer o investimento necessário em 2025 a EMBRAER nos entrega o aparelho seja lá com tecnologia dos EUA ou Russa mas uma coisa é certa o “PRIME CONTRACTOR” deve ser Brasileiro! É o que eu acho!

  28. XTREME…Um cogumelo alucinógeno voador movido a chazinho do Santo Dime e o prototipo bi-posto na frente a kit-gay Suplicy e atraz entronchadibha a indignada anti-homofobia Benedita.Eita Caleidoscópio DU KCT e a missão é rosinha-bebe e a munição coloridinha estilo parada gay composta por camisinhas,gel lubrificante e o segredinho é o baita bombão peniano de cilicone.Escondão vossos tonhos pois o artefato cadente ta na portinha rsrs e grita desesperado igual desinteria incontida suplica a explosão peidabundaria VAI BUZINANDO AEE MALUCO QUE EU TO SEM FREIO rsrs

  29. bem vamos lá : projeção para os próximos 10 anos ( com total otimismo :

    fab: 60 f-5mmmm 24 gripens c/d 120-fx2(quem vencer) 30 kc-390 uns 36 caças de 5g turco-brasil ,jatos de treinamentos novos

    eb: 3000 guaranis , novos tanques , astros 3 , baterias anti-aerias russas , vants ,novos radares e meios de patrulha

    mb ai sim : 2 nae: ( com vencedor do fx mais os a-4m) navios de escolta brasil-ucrania ou brasil-italia , submarino nuclear , 6 submarinos brasukas + os antigos , novas fragatas e substituição dos helis

    #bônus programa espacial brasileiro operacional

    pra mim é isso se o brasil continuar a crescer daqui 10-15 anos vamos estar mais ou menos assim

  30. Projeção para os proximos 10 anos…..72 F5BR…36 A1 Revitalizados…36 M-2000 revitalizados…28 A10 revitalizados rsrs e tudo presurizadinho a super-bonder e movido a oleo de granola pelo menos dão para serem usados no combate ao mosquito da Dengue rsrs

  31. xtreme
    disse:
    1maluquinho …

    ta entendido no assunto …rsrsrsrsrs

    Ponho minhas mãos na barriga que nem o Gato Félix e KKKKKKKKKKKKKK dou aquela gargalhada… rsrsrrs
    Abraços a todos

  32. muitos brasileiro não acompanha o assunto que viver fantasiado por algum pais estrangeiros fica zombando do projeto de reforma do f5,já provamos que o brasil conhece muito essa aeronave só pra ter uma ideia eu tenho um monitor antigo do computador ele e bem antigo mas o meu cpu ele e bem moderno sera que o meu monitor vai dar diferença no meu cpu?deu pra entender ? assim e o f5 ele esta velho por fora e novo por dentro afinal a aparência sempre enganou lá em natal em treinamento de gerra aérea um f5 abateu dois Rafale assim diz a associação dos piloto e fiscalizada por vários países não e os mal brasileiro que vai tirar a capacidade dos nosso piloto esses brasileiro tem mas que estudar e se patriota e amar seu pais por que sendo assim o brasil não merece de ter aqui este mal brasileiro se liga babaca.

Comentários não permitidos.