Rússia, Brasil e outros BRICS vão estar longe da crise econômica mundial

O banco americano de consultoria e investimentos Goldman Sachs fez uma profunda análise da situação econômica mundial e concluiu que a crise da Europa e da América do Norte está muito longe de afetar os cinco países do grupo BRICS (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul).

Segundo o Goldman Sachs, a probabilidade de uma grave recessão econômica em países como Itália, Áustria e França supera 40%. Os Estados Unidos estão incluídos nesse panorama sombrio. Mas quanto aos países do Grupo BRICS, a probabilidade de impacto é mínima. Para os analistas do GS, Rússia e China têm 0,5% de possibilidades de serem afetados pela crise; Índia, 1%; e Brasil, 9,5%. Dos cinco países do BRICS, apenas a África do Sul registrou dois dígitos de possibilidades de ser afetado pela crise: 14,5%.

Para estabelecer estas previsões, os analistas do Goldman Sachs sistematizaram diversos dados, fazendo um levantamento das diversas economias nos últimos 150 anos e das suas reações às crises mundiais. Foram analisados também casos mais recentes como a estagnação da economia japonesa no período de 1992 a 2003. O número total de recessões graves e prolongadas resultou superior a 90.

Na avaliação dos analistas do Goldman Sachs, a Bélgica demonstra ter 53% de possibilidades de ser afetada pela crise. Depois aparecem na lista de países vulneráveis um asiático, o Japão, e três da Europa: Itália, Áustria e França.

No processo de avaliação da probabilidade de inflação e risco econômico em diversos países, os analistas do banco americano levaram em consideração o crescimento do Produto Interno Bruto por habitante, a inflação, o nível de desemprego e o dinamismo dos mercados mobiliário e imobiliário.

Na visão dos analistas do Goldman Sachs, os Estados Unidos, tecnicamente, se encontram em risco de recessão, e as chances de concretização da ameaça, neste momento, são de 43%. Para afastar o risco, os governos destes países ameaçados de profunda crise econômica só têm uma opção: adotar medidas impopulares como cortes de gastos públicos e redução drástica das despesas públicas.

Fonte: Diário da Rússia

16 Comentários

  1. Rídiculo para o Brasil ser uma economia maior que a da Rússia e ainda estar mais propensa a afundar com a crise, apesar dos valores baixos, a proporção entre as estatísticas dos 2 países é absurda em relação à economia.

  2. O Brasil tem uma econômia maior que a da Russia, mas esta mais propenso a afundar com a crise que a Russia. Devem ter levado em conta os políticos e governo do Brasil.

  3. Graaande novidade esse Banco disse rsrs. Vamos assistir(já estamos!) de camarote o desespero pela Europa e EUA, e não adianta os “deslumbrados culturais” e vendilhões virem com discurso alarmista de que: “vamos sofrer tb”, “o mundo correrá perigo”, “a China vai invadir todo o planeta”, etc…O resto do mundo vai continuar vivendo normalmente enquanto a Europa afunda e o EUA se despedaça…
    ————–
    Esses 9,5% de risco de crise é devido as enormes reservas em Dólar que os idiotas Min. da Economia teimam em manter!! Reverte esse “papel higiênico verde impresso a metro” em 80% ouro que o risco de crise cai para 0,01% e a nossa moeda ainda fica mais forte.

  4. Muita calma nesta hora kamaradas… É sabido q a Rússia tem alta dependência de seus recursos naturais na sua economia, principalmente do petróleo e gás. Tbm é sabido q a Rússia enfrenta um grande problema populacional: Sua população está diminuindo… e muito. Entre 2002 e 2011, sua população diminuiu em 2.2milhões(143 milhões em 2011).

    Então… quer dizer: O país enfretará e já vem sofrendo uma notável redução de mão-de-obra, enfraquecimento do mercado consumidor interno, provável redução do PIB, crise na previdência social… .

    Interessante esta matéria. Acho q a Goldman Sachs fez uma análise do atual cenário e ñ uma análise a médio e a longo prazo.

    Vejam as palavras de Jim O’Neill, economista da Goldman Sachs:
    “…a alta dependência do país por petróleo e gás tornou a Rússia o mais vulnerável entre os quatro integrantes do BRIC às turbulências externas. “A Rússia definitivamente terá que mudar. Esta crise demonstrou que o país é dependente demais do petróleo e que precisa se afastar disso”, disse O’Neill.”
    http://www.passeiweb.com/saiba_mais/atualidades/1238509684
    E qnto a corrupção… Aposto q nossa corrupção doméstica é brincadeira de criança se comparado c/ a Rússia!!!

    Falow

  5. A Russia tem mais de 500 bi de reservas, o Brasil 350 bi, isso faz da Russia mais capaz para enfrentar a crise, somente isso, as duas economias tem PIBs parecidos com leve vantagem para o Brasil.

  6. Nao afeta o Brasil porque estamos alimentando os 1.5 bilhoes de gafanhotos chineses, fora os porcos, galinhas, patos e tudo mais com a soja brasileira, que de praxe os chineses so compram verde, porque industrializado nao entra nada por la.

  7. Esses analistas não se conformam em ter perdido no Brasil , seus velhos aliados entreguistas do PSDB , DEM e toda a corja do PIG !

    Aí , como não podem tirar o Brasil do grupo em ascensão , tentam ridicularizá-lo ao máximo !

    Todos sabem que somente a China está a frente do Brasil nesse crupo !

    E isso é inadmissível para essa corja de bandidos que sempre fizeram de tudo pra destruir o Brasil !

    Uma pena que eles ainda estão vivos !

    Se fosse na China , todos já teriam sido fuzilados !

  8. Os principais problemas dos BRICS são os problemas internos. No caso do Brasil, são os velhos problemas ligados à gestão política e ao bem estar da população.

    Brasil: Exportações em alta (efeito China), classe C, mercado regulado.

  9. Alexandre, Lula governou para os banqueiros e especuladores financeiros, e jogou a nossa Div Int para perto de 1 trilhão de dólares. A nossa Div Ext deve estar beirando os 300 bi de dólares,e as nossas reservas em 350 bi. Não temos nada o que comemorar.

  10. Eu acho que o Brasil vai entrar numa crise econômica terrível, por causa do protecionismo mundial. Não temos bons economistas no nosso país. Vou dar uma dica para a Dilma:
    1) Invista nas áreas que não gere inflação;
    2) Mantenha o poder aquisitivo da Classe Média;
    3) Nacionalize todos os bancos brasileiros. Banqueiro é o mal na terra;
    4) Feche a Bolsa de Valores. Quem quiser ficar sócio das empresas, que as procurem;
    5) Corte os impostos de todas as empresas e tribute o lucro final.

  11. Isso me lembra o que a Dama de ferro falou para vários países principalmente pro Brasil, se vc nao tem dinheiro para pagar suas dívidas… Venda suas indústrias e seu território… 😀
    ————————
    É ridiculo o Brasil estar mais propenso a crise que a própria Russia

  12. Tem alguns comentarios aqui que parecem folhetos partidarios do PSDB. Se forem criticar, fassam criticas bem fundamentadas.
    Alguns parecem desejar o fracasso do proprio país, se isso é patriotismo eu não sei o que eu aprendi durante tanto tempo na escola militar.

  13. Interessante..
    O Brasil fala tanto em ajudar a Europa, com reservas de 350 bilhões de dólares americanos.. Sendo que a divida somente dos Bancos Dexia são de 400 Bilhões de euros..

Comentários não permitidos.