Defesa & Geopolítica

Reino Unido garantirá segurança de Ilhas Malvinas, diz ministro da Defesa

Posted by

DA ANSA, EM LONDRES

O ministro da Defesa britânico, Liam Fox, afirmou nesta quarta-feira que o Reino Unido “garantirá a segurança” das Ilhas Malvinas e protegerá a população do território, que é reivindicado pela Argentina, enquanto ela quiser permanecer sob o domínio britânico.

A posição de Fox, reiterada pelo primeiro-ministro britânico, David Cameron, e pela diplomacia do país em diversas ocasiões, é de que o Reino Unido se compromete com a defesa do direito dos malvinenses de escolher seu futuro.

Fox ainda declarou sua admiração pela ex-primeira ministra britânica Margaret Tatcher (1979-1990) durante um discurso proferido no Congresso Anual do Partido Conservador, em Manchester.

O ministro disse que “uma vitória foi possível [nas Malvinas] graças à resolução de outro premiê conservador”, referindo-se a Thatcher. Ele explicou que “foi durante seu governo, em 1982, que o Reino Unido travou uma guerra com a Argentina pelo domínio da região”.

Fox, no entanto, relembrou que, diferentemente do ocorrido nos anos 1980, agora “estamos buscando relações mais próximas” com Buenos Aires.

A declaração foi feita poucas semanas após a companhia petroleira britânica Rockhopper Exploration Plc. ter anunciado um investimento de US$ 2 bilhões (R$ 3,7 bilhões) nas águas das Ilhas Malvinas para transformar a área em um polo de extração de petróleo.

As Ilhas Malvinas (conhecidas no Reino Unido como Ilhas Falkland), são um território inglês pelo qual a Argentina reclama posse desde o século 19. Em 1982, os dois países travaram uma guerra por seu domínio e, mesmo com o Reino Unido tendo sido vencedor, o governo argentino ainda reclama seus direitos sobre as ilha.

Fonte: Folha de São Paulo

41 Comments

shared on wplocker.com