Reino Unido garantirá segurança de Ilhas Malvinas, diz ministro da Defesa

DA ANSA, EM LONDRES

O ministro da Defesa britânico, Liam Fox, afirmou nesta quarta-feira que o Reino Unido “garantirá a segurança” das Ilhas Malvinas e protegerá a população do território, que é reivindicado pela Argentina, enquanto ela quiser permanecer sob o domínio britânico.

A posição de Fox, reiterada pelo primeiro-ministro britânico, David Cameron, e pela diplomacia do país em diversas ocasiões, é de que o Reino Unido se compromete com a defesa do direito dos malvinenses de escolher seu futuro.

Fox ainda declarou sua admiração pela ex-primeira ministra britânica Margaret Tatcher (1979-1990) durante um discurso proferido no Congresso Anual do Partido Conservador, em Manchester.

O ministro disse que “uma vitória foi possível [nas Malvinas] graças à resolução de outro premiê conservador”, referindo-se a Thatcher. Ele explicou que “foi durante seu governo, em 1982, que o Reino Unido travou uma guerra com a Argentina pelo domínio da região”.

Fox, no entanto, relembrou que, diferentemente do ocorrido nos anos 1980, agora “estamos buscando relações mais próximas” com Buenos Aires.

A declaração foi feita poucas semanas após a companhia petroleira britânica Rockhopper Exploration Plc. ter anunciado um investimento de US$ 2 bilhões (R$ 3,7 bilhões) nas águas das Ilhas Malvinas para transformar a área em um polo de extração de petróleo.

As Ilhas Malvinas (conhecidas no Reino Unido como Ilhas Falkland), são um território inglês pelo qual a Argentina reclama posse desde o século 19. Em 1982, os dois países travaram uma guerra por seu domínio e, mesmo com o Reino Unido tendo sido vencedor, o governo argentino ainda reclama seus direitos sobre as ilha.

Fonte: Folha de São Paulo

41 Comentários

  1. Desculpa, mas com um assunto tão delicado e tão perto de nós, não é meio infantil isso aí de “chupa hermanos” ?
    Espero que a Inglaterra e a Argentina não aproveitem que os focos estão para o Oriente Médio para travarem outra guerra pelas malvinas.

  2. Kaio!
    Acho que o xtreme disse ser brincadeira, o qual eu achei engraçado o comentario dele tamben.
    Porém concordo que é o assunto externo nosso de maior relevancia no momento.
    A nossa política externa tem de ficar de olho nisto!!
    E concordo que tem de ser ouvido o povo que mora nas Malvinas…

  3. Não esqueçamos de quem passou os códigos de desativação dos mísseis exocet para a Inglaterra. Nossa parceira estrategica a França. Sempre achei estranho os primeiros exocet argentinos acertarem em cheio a todas as fragatas inglesas. Para de repente começarem a falhar, errando o alvo e caindo no mar.

  4. O cidadão aí tem que dar graças aos franceses isso sim, senão os argentinos tinham afundado a maior parte da frota de navios da Otan localizados na europa na época.
    E sozinha.

  5. As Forças armadas argentinas são muito mais fracas hoje em dia do que eram em 82, eles realmente negligenciaram seu poderio militar e nao aprenderam com os proprios erros…só a titulo de exemplo na época eram mirages, e skyhawks contra sea harrier, hoje sao as mesmas aeronaves mais contra eurofighters e panavias tornado, é pra acabar mesmo, realmente vao chupar ate o caroço agora…

  6. ESSAS ILHAS SÃO MUITO PRÓXIMAS A AMÉRICA LATINA, E PERIGOSA PARA FICAR NAS MÃOS DOS INGLESES, POIS, PODEM SERVIR DE BASE PARA ATAQUE A AL, O BRASIL DEVE EMPENHAR SE O MÁXIMO NECESSÁRIO PARA Q ESSAS ILHAS RETORNEM AOS SUL AMERICANOS. COMPRA DE 20 BILHÕES DE ARMAMENTO RUSSO INCLUSIVE SUBMARINOS RUSSOS.

  7. ESSAS ILHAS SÃO MUITO PRÓXIMAS A AMÉRICA LATINA, E PERIGOSA PARA FICAR NAS MÃOS DOS INGLESES, POIS, PODEM SERVIR DE BASE PARA ATAQUE A AL, O BRASIL DEVE EMPENHAR SE O MÁXIMO NECESSÁRIO PARA Q ESSAS ILHAS RETORNEM AOS SUL AMERICANOS. COMPRA DE 20 BILHÕES DE ARMAMENTO RUSSO INCLUSIVE SUBMARINOS NUCLEAR QUE OS RUSSOS ESTÃO DESATIVANDO, ACORDA BRASILLLLLLLLLL.

  8. Chora Argentina! Os Malvinenses não querem ser argentinos, o que pra eles deve ser um pesadelo de todas as noites.

  9. Até parece que o tesouro do Eldorado foi escondido nessas ilhas e algum espanhol deixou o mapa cair na mão dos piratas ingleses. rsrsrsr em resumo essa é a maior demonstração de como o poder bélico de um pais faz a diferença… engole sapo a Argentina e treme Brasil se fosse a FERNANDO DE NORONHA engulíramos sapos também pra um pais do tamanho de Santa Catarina.
    Do que adianta mandar a marinha para o oriente medio se não mediamos os conflitos em nossa “jurisdição”?

    E vamos de Mirage 2000.

    É FRUSTRANTE!!!

  10. 4ª frota (apesar de ser atlântico sul para eles) ao norte e Inglaterra via Malvinas pelo sul, o Brasil corre sérios riscos, sua soberania está gravemente ameaçada com esse anúncio, o Brasil está sendo literalmente cercado pelos países que no passado já nos impuseram ditaduras e nos roubaram riquezas direta ou indiretamente, mais uma vez o Brasil deve mostrar seu apoio a Argentina e dessa vez deve o fazer de forma mais enfática, o Brasil com as riquezas que tem e com o território que tem não pode se sujeitar a essas ameaças.
    .
    Os “brasileiros” de alma gringa, futuros e potenciais traidores da pátria, obviamente adoram todo e qualquer movimento yankee, inclusive o que é feito contra nós.

  11. Quando os EUA tentan vender armamentos à Taiwan, a China diz que não!
    Quando os EUA tentam instalar escudos antimísseis na Europa, a Rússia diz que não!
    Quando a Inglaterra tenta se impor em um território, praticamente aqui no nosso litoral, então os brasileiros a apoiam!? eu nã entendo isso!
    .
    Pouco me importa os malvinenses (que na verdade são soldados e filhos de soldados da Inglaterra), o que me importa é a soberania do Brasil e da América Latina, por isso, que se fodam os ingleses! Fora Inglaterra!

  12. Que o BRASIL se mire no caso da Argentina, de joelhoe ante um poderoso corsário, apoaiados pelos seus comparasas ianks…o dona dilma, cuidado com os ianks ñ são confiáveis, vide o TIAR (1982),´piay a 100km de Mato Grosso, e a IV frota em n mares…pode-se confiar nessaes corsários?!?!

  13. Não sei para que tanto barulho, as Malvinas são e sempre serão dos inglesas, quem decide com as Malvinas vão ficar são os habitantes de lá (e nas malvinas não há só soldados ou filhos de soldados, lá há sim muitos civis que vivem da pesca e da agricultura). Se é para nos preocuparmos com a 4º frota ou com a OTAN, deveríamos nos preocupamos também com a França (membro da OTAN, e ultimamente muito focada e em tirar tiranos do poder, porque será não sei, mas eu me pergunto apreensivo), que tem uma colônia vizinha do Brasil, e não venham me dizer que França é “aliada” do Brasil ou “parceiro estratégico” nosso, pois antes do Gaddafi ser considerado inimigo numero UM da OTAN e a Líbia ser um país que merecia ser “libertado” da tirania pelo ocidente, França e Líbia eram nações “amigas”, e o Sarkozy e do Gaddafi eram “quase” irmãos.

    E se é para falar de soberania da AL, porque não exigir a Independência de algumas ilhas do caribe de seus respectivos dominadores. Se nos queremos impor respeito e temor contra seja lá quem for, primeiro vamos nos armar, simples.

  14. Claro que não largam o osso, aquela pedra gelada tem petróleo rsrsrs…
    (e serve como ponta de laça e base estratégica para ataques na América do Sul!)
    —–
    Se o Brasil se fortalecer militarmente, e fizer armas nucleares. Essa ilha volta para a Argentina em uma semana…rs. A Inglaterra não tem dinheiro pra essas aventurinhas sem a OTAN bancando. Não temos que manter picuínhas com a Argentina por causa de futebol ou Galvão Bueno..São nossos vizinhos e temos mais interesses com eles do que com os Ingleses. As Malvinas são Argentinas e pronto!
    .
    É só fazer como a China fez com Hong-Kong : ficou muito rica, forte e com Nukes! Pronto, os ingleses fizeram as trouxinhas e foram embora com sorrisos amarelos..e ai deles se não fossem rsrsrs..

  15. Gente, vamos acabar com essa lenda de que os franceses passaram códigos-fonte dos Exocet para os ingleses. Não existe nenhuma fonte crível que dê embasamento a isso. Dos 5 Exocet disparados, 4 atingiram os alvos. O resto é boato de internet e frustração dos hermanos.

  16. Pois o Brasil tem que se armar de acordo com os inimigos em potencial…. dezenas de subnuc e milhares de mísseis de todo gênero, dois nae modernos e…
    Correr com essa inglaterra ridícula de nossas águas do atlântico sul. Quanto as malvinas ora, Bravinas isso sim, e a argentina que continue reclamando – para nós então, kkkkkkkk!!!!
    Nós brasileiros, pescadores profissionais e amadores, estamos precisando de um novo pesqueiro e Bravinas é um verdadeiro achado. kkkkkk!!!!!!

  17. A Ilhas Malvinas nada mais significa que VIGIAR o Atlântico Sul pela OTAN. Essas ilhas fazem parte do Adendo ao Tratado de Lisboa instituído pelo Gordon Brown e 2009, ou seja, os 27 CANALHAS da União Européia são também TUTORES dessas ilhas, portanto…

    E, quem mais é interessado na manutenção de posse dos PIRATAS ingleses sobre essas ilhas são os IANQUES genocidas!!

  18. “enquanto ela quiser permanecer sob o domínio britânico”
    Autodeterminação dos povos! É o que muito índio brawsileirow está querendo!.. O índio grita!.. “Yes! We can!” Heueheh

  19. Deixa eles se acabarem com umas provaveis décadas de guerras no oriente médio, que daí concerteza, fragilizados darão mais chances aos argentinos, ce eles se armarem logo claro. Submarinos são fundamentais nesse cenário. O brasil ja deu um passo.. a argentina parece que também está tentando arrumar algo por lá….
    vamos nos preparar, uma hora o chumbo vai comer por aqui, e eu espero que nosso continente se una sob uma unica causa.

  20. Só mais uma coisa, Hong Kong e as Malvinas são completamente diferentes. Hong Kong era uma cidade tomada dos chineses no sec. 19, e onde a população sempre foi de maioria chinesa, isso sem contar que depois do acordo de 1982, Hong Kong seria reincorporada a a China mas ainda manteria certos privilégios, como liberdade de imprensa (isso até 2047).

  21. Confio mais nos ingleses do que nos argentinos, esses já deram claras demonstrações de que não se pode confiar neles, ate hoje, eles aprontam como Brasil, criando barreiras comerciais, logo nós que somos seus maiores parceiros comerciais. Se houver uma guerra que os misseis britanicos acertem Buenos Aires e o Brasil não se meta nesse assunto e deixem os argentinos agonizarem sozinhos

  22. Paulo Henrique disse:
    06/10/2011 às 18:01
    .
    .
    Não são diferentes não… Não se prenda a antigos tratados assinados em papel de pão por lordes de perucas, antes da luz elétrica ser inventada… Na época da assinatura desses tratados com certeza havia dezenas de caravelas britânicas com todos os canhões apontados para as cidades caso algum “bárbaro primitivo” chines ou argentino se recusasse a assinar. Não duvide que foi assim ou muito pior… Ou você acha que Londres devolveu a RIQUÍSSIMA e estrategicamente posicionada Hong-Kong aos chineses somente por causa de um tratadinho assinado no séc. 19 com caneta de pena????? Claro que não..Devolveu por causa dos Nukes chineses!

  23. O que tem la naquela porqueira inospita que não seja coco de gaivota?Nada.Tem sim uma importantissima Base da OTAN para controle do Atlantico Sul e controle da transposição para o pacifico ja que o canal do Panama na verdade é controlado por Americanos.As Malvinas é um estrategico ponto-base logistico ate mesmo para uma invasão de coalisão da OTAN ao Brasil.Se formos olhar a nossa volta ja estamos cercados por terra e mar a muito tempo e so os enluarados folhinhas verdes amantes da paz e do amor e usuarios do Chazinho do Santo Daime que não se tocão disso.Deviamos era ajudarmos os Argentinos a retomarem o arquipelago e la instalarmos uma base da UNASUL e formarmos um tratado de aliança do Atlantico Sul com inclusão da Africa do Sul e demais paises Africanos.Eles os Ingleses falam se como os que la residem fossem nativos e sim são cidadões Ingleses e nascidos ali de familias Inglesas.

  24. “leucom disse:
    06/10/2011 às 13:10
    ESSAS ILHAS SÃO MUITO PRÓXIMAS A AMÉRICA LATINA, E PERIGOSA PARA FICAR NAS MÃOS DOS INGLESES, POIS, PODEM SERVIR DE BASE PARA ATAQUE A AL,”

    Caro amigo, as bases francesas já estão na nossa fronteira..E afinal para atacar a AL não eh necessário ilha nenhuma..

  25. O Brasil precisava de ter Armas Nucleares, caso contrário pra que precisamos de Forças Armadas ?
    Somos o bobo da corte, ou seja, voz sem poder real.

  26. O Brasil não é favor d Palestina? Porque não é favor da Argentina ter as ilhas? Os argentinas, são tão relapsos na defesa quanto Brasil, se ao menos tivessem um serviço secreto deveriam sabotar tudo o que ocontece na ilha, inclusive fazer explodir e pegar fogo toda e qualquer exploração de petróleo na região… A CIA não mata os inimigos? Vale tudo só para os gringos e Israel?

  27. As malvinas são argentinas, sem essa de Malvinenses, pois os argentinos que habitavam as ilhas até 1832 foram expulsos pelos britânicos e com apoio sabem de quem? Dos EUA,e de lá para cá não devolveram mais as ilhas.

    Quanto a Fernando de Noronha, já tentaram sabiam, leiam a história e se deram mal.

  28. VOCE SABIA QUE EXISTE UMA ESTAÇÃO AMERICANA DE RASTREAMENTO DE MISSEIS EM FERNANDO DE NORONHA???POIS EXISTE….Este acordo foi assinado em 21 de Janeiro de 1957.

  29. A NASA operou uma base rastreadora de satelites em Fernando de Noronha, nr “11” entre 1957 e 1965, portanto desativada há 46 anos!

  30. Estamos vivenciando fatos que mostram a cega busca de recurso de energia (petroleo). O reino unido por sua economia abalada com suas fonte de recursos reduzidos, querem retornar para o passado da colonização, tudo isso esta acontecendo com as sondagem que o principe esta fazendo na ilha, isso se dá por virtude do brasil com seu pré sál(recurso novo que vai dar muitos frutos para o Brasil), onde (cresceram o olho, como diz minha avó), a ambição por querer explorar o mar em busca petroleo. Com a crise da economica na Europa eles vão tentar de tudo para se manter como elite da economia do mundo.
    Temos que ficar de olho pois com um novo governante na China quer ajudar a Europa com isso ela se fortalece e vai ser uma grande aliada em busca de petroleo, e vão cruzar por todos obstaculo que tiver.

  31. Brasileiros, sei que muitos não acham os vizinhos agradavel, mas isso que vem acontecendo com eles é muito vergonhoso,a ilha ainda esta localizada nas suas aguas maritimas, e pertencer a outro pais que se localiza do outro lado do globo, tempo do colonialismo ficou no seculo XV, se fosse um pais pobre com guerra civil sem estrutura para um governo, mas nao é o caso dos argentinos, que estão com alguns problema na sua inflação, mas é País soberano independente e da paz (tirando o futebol), eles tem todo direito em revendicar a sua ilha, faz parte de sua nação!!!!

Comentários não permitidos.