Defesa & Geopolítica

Centro 2011: fotos e vídeos do novo sistema Iskander-M e Tornado

Posted by

Informações e imagens: Rustam: Moscow Rússia para o Plano Brasil

Texto E.M.Pinto

Durante o exercício militar russo, Centro 2011, a 26ª brigada  Nemam, “bandeira vermelha” estacionada em Luga (arredores de Leningrado) efetuou com sucesso disparos reais com os sistemas lançadores autonomos 9P78-1 e sistema de mísseis 9K720 “Iskander-M”. Como parte do programa de reaparelhemaneto das forças armadas russas, a 26ª passa agora por um programa de recebimento de novos sistemas de armas, anteriormente operando sistemas de saturação de foguetes, a 26ª recebe agora os novos sistemas lançadores de mísseis táticos 9K720 Iskander-M. Segundo a fonte do Plano Brasil, a brigadarecebeu seus últimos sistemas de mísseis em Julho de 2011.

O Iskander é uma tática muito valiosa para o exército Russo, ela faz parte do conjunto de armas estratégicas cuja aoperação é limitada por acordos entre a OTAN e Rússia as quais limitam a sua proximidade as fronteiras, devido ao seus potenciais. O Míssil pode carregar entre outras armas, ogivas nucleares. Recentemente devido ao conflitante sistema de defesa de mísseis que os EUA pretendem instalar na Europa nas proximidades da fronteira Russa, o governo Russo ameaçou romper o acordo de instalção destas armas alegando não cumprimento do mesmo pelas partes ocidentais. Após a ameaça de instalação de baterias de mísseis táticos no enclave de Kaliningrad, Russos e Americanos retornaram a mesa de negociação.

A nova versão do Skander possui novas habilidades e sistemas de guiagem que tornam o míssil mais eficaz e mortífero, com um menor CEP e maior resistência a contra medidas eletronicas e defensivas.

Durante a operação Centro 201, um grupamento da 26ª efetuou o lançamento simultâneo dos mísseis Iskander-M e de sistemas de saturação, MLRS “Tornado”, os disparos foram efetuados em 22.09.2011 em Yar Kapustin, na região de Astrakhan. As imagens apresentadas pelo Plano Brasil, foram captadas por várias câmeras posicionadas no chão e um em aeronaves não tripuladas.

11 Comments

shared on wplocker.com