USAAF, um poderio com dias contados?

Sugestão do Autor para o Plano Brasil

No dia 19 de setembro, a Força Aérea dos EUA disparou o que provavelmente seja o inicio de uma “guerra” prolongada e intensa pela modernização de suas capacidades, plataformas de combate e seus respectivos orçamentos futuros.

É preciso entender que mesmo sob um cenário econõmico mais otimista, os gastos com defesa vão diminuir significativamente ao longo da próxima década. Todos os programas e planos de modernização vão enfrentar sérios obstáculos orçamentários, o que em muitos casos determinará o fim de um em prol da continuação de outro de maior importância, pois os orçamentos projetados para a Defesa não irão comportar todos os programas necessários às forças norte-americanas. Resumindo, os tempos de recursos ilimitados para o desenvolvimento de sistemas e plataformas chegou ao fim, dando inicio à uma nova postura limitada no investimento em defesa imposta pelas atuais condições econômicas pelas quais passa a economia americana .

Em seu discurso em 19 de setembro o secretário da USAAF Michael Donley citou a necessidade de modernização de praticamente todos principais sistemas de armas e aeronaves. Tendo em vista o fato de que durante quase 30 anos a USAAF mantém as mesmas plataformas, no caso dos bombardeiros esse GAP atinge cerca de cinquenta anos, se limitando em muitos casos apenas na modernização das plataformas já operacionais ou na complementação dos meios já existentes por outros de mesma capacidade ou modernizados.

A força aérea possui um forte argumento em seu favor, mesmo que possua preeminência em áreas vitais como superioridade aérea, ataque de longo alcance, alcance global, domínio espacial e  dissuasão nuclear, exige uma revisão em praticamente todo seu inventário. Para termos uma noção desta necessidade, basta olhar atentamente para as capacidades deterioradas da força aérea em manter missões de reabastecimento aéreo, exibindo um inventário com aeronaves no fim de sua vida útil e sem apresentar uma solução adequada de curto prazo que não comprometa a capacidade de manter suas aeronaves no ar através de missões de REVO.

Outra lacuna que se mostra cada vez mais preocupante, diz respeito ao envelhecimento de seus caças de primeira linha. Não é surpreendente, a prioridade com que  é visto o programa F-35. Simplesmente, não há alternativa viável a curto ou médio prazo para o programa JSF, o que impõe uma enorme pressão para que haja sucesso neste programa que vem se arrastando por anos e consumindo vastos recursos.Outra prioridade é o novo bombardeiro de longo alcance. Segundo o secretário Donley, a Força Aérea deve investir em novas capacidades ISR ( Inteligency, Surveilance and Reconnaince). Então, ele acrescentou à lista novas aeronaves de reabastecimento e um upgrade nas capacidade ICBM.

Há uma questão predominante,  não se fala em oferecer apenas o melhor para a USAAF, mas sim em manter os EUA como uma superpotência militar global. Sendo necessário ter capacidade de dominar o espaço aéreo e impor a interdição aérea com uma capacidade de pronta resposta. Isso exige ser capaz de dominar  o  espaço aéreo hostil e limitar a capacidade de combate inimiga através da interdição aérea e terrestre proporcionada pelo poderio aéreo, prevalecendo hoje no campo de batalha a necessidade de uma alta capacidade ISR e o respaldo representado por uma capacidade de dissuasão nuclear capaz de impor respeito frente as ameaças modernas. A Marinha pode contribuir para a consecução desses objetivos com os seus porta-aviões e capacidades de ataque com mísseis de cruzeiro. Porém, vale lembrar que o dominio do espaço aéreo é indispensável para que esses meios navais possam atuar impunemente.

Assim, se os EUA pretendem manter sua vantagem militar diante do mundo terá de investir pesado em seu poder aéreo. Isto significa que, com a atual crise econômica que aflige os EUA e os cortes severos no orçamento de defesa daquela nação, é bem provável que venhamos a assistir uma redução na dissimetria hoje existente entre o poderio militar americano e o das demais potências mundiais.
Angelo D. Nicolaci
Editor GeoPolítica Brasil

Fonte: Geopolítica Brasil

31 Comentários

  1. Por muitas décadas, os EUA continuarão absolutos na superioridade aérea, naval e terrestre, apesar dos cortes orçamentários.

  2. É lógico que eles sofreram um grande golpe no setor, a diminuição das nações escravizadas que eles tem no mundo, a diversificação do mercado militar aumentando, principalmente com a entrada de China e a volta real da Rússia e muitos outros fatores políticos e os duros golpes que o capitalismo vem sofrendo, é lógico que a visão deles do futuro já não é mais tão arrogante e otimista como fora a 20 anos, em 8 anos de Bush o mundo cresceu e os EUA caíram, vertiginosamente ambos!

  3. militarmente os eua continuam e continuarão sendo a maior força do planeta, por muito tempo ainda, são um povo guerreiro isso não tem como negar, basta ver q nos ultimos 150 anos, eles não passam uma decada sem estar envolvidos em uma guerra ou conflito, ja faz parte de sua cultura o militarismo, mas estão bem longe de serem invensiveis, como a propaganda de hollywod sempre quis mostrar !!!

  4. Mas Felipe Augusto, se o Capitalismo vem sofrendo estes golpes como a Rússia e China conseguirão fazer o que vc menciona no post sendo que ambos dependem EXCLUSIVAMENTE do Capitalismo?

    Cada coisa…

  5. ESTAMOS VENDO A QUEDA VERTIGINOSA DO IMPÉRIO DO MAL! JÁ VÃO TARDE, FICARÃO DEITADOS, CHORANDO, CAIDOS, PERDIDOS OLHANDO A NOVA FORÇA QUE SURGE OS BRICS! ATÉ NUNCA MAIS estadunidenses!

  6. Quando é que as empresas de armamento serão capitalistas e deixarão de viver do orçamento dos governos???

  7. Vão continuar sendo uma grande potência bélica. O fato histórico é que os EUA vão mesmo deixar de ser a primeira economia mundial. Perderam muita influência no mundo e o gigantismo de gastos na defesa terá que ser revisto e reduzido (ou pior: vão ter que cortar todo tipo de investimento público). Não há mais dinheiro para desperdiçar.
    O povo é guerreiro, mas o Tea Party e os banqueiros fazem de tudo para ferrar com o país.

  8. ANTES TARDE DO QUE NUNCA
    .
    .
    .
    **********

    “(…)não se fala em oferecer apenas o melhor para a USAAF, mas sim em manter os EUA como uma superpotência militar global (…)”

    **********
    .
    DISSE TUDO!
    .
    .
    Seria uma ingenuidade afirmar que o poderio americano acabou,os investimentos americanos em armamento e tecnologia de ponta os colocaram na vão guarda da defesa mundial.
    .
    Tal investimento colocou os americanos na frentes do seu principal rival a Russia por uns 20 ou 30 anos em tecnologia miliatr,isso realmente é;FATO-(como diz o Ju).
    .
    Porém a tecnologia é dinâmica,esses 20 ou 30 anos podem ser superados em questão de 5 ou 10 anos se houver um intenso investimentos por parte dos chineses ou Russos,aliás os chineses tiveram um avanço significativo com relação a isso.
    .
    Imagine você comprar um carro de luxo(uma ferrare) e não tem condições de mantê-lo pois é, os americanos correm este risco,terem um excelente poder militar e não ter condições de manter!
    .
    Quanto custa uma hora de voo de um F-22 ou de um contra torpedeiro arleigh burke,ou todos os aparatos militar que eles tem pelo mundo a fora?
    .
    .
    Uma coisa eu sei a banca deles não durará por muito tempo e eu estarei firme e forte para contemplar esse tombo!

  9. Na verdade isso já era previsto a um bom tempo, acredito que os E.U.A vão iniciar uma nova etapa de modernização das suas forças de dissuasão, com novas tecnologias que ainda vem por ai que ninguém ainda imagina.

  10. O mundo não seria louco de entrar em uma guerra global nos dias de hoje, seríamos todos arrastados para uma catastrofe econônomica mundial talvez até pior que uma guerra armada em si, creio que nenhum país do mundo de hoje teria condições de manter uma guerra por quase 05 anos como foi a segunda guerra mundial, nem os EUA com todo o seu poder militar teria condições para isso, são poucos os países no mundo que poderiam enfrentar os EUA, posso citar entre eles: Rússia, França,Reino Unido e China, justamento os membros permanentes do CS da ONU, que nem possuem o poder militar americano, mas possuem capacidade de lançar um ataque nuclear de qualquer ponto do planeta, então eu pergunto: qual o sentido de se investir bilhões e bilhões de dólares em supremacia aérea se seria quase impossível rechaçar um ataque nuclear maciço, poderia até conter uma ou duas ogivas, mas não todas, até o Brasil já tem condições de ter armas nucleares, o que eu vejo é uma corrida armamentista interna sem sentido, enquanto o americano comum perde seu emprego, casa e dignidade, o governo gasta com armas que só afundarão mais e mais a economia, já existem cidades americanas do interior que mais parecem cidades africanas de tanta pobreza e miséria, bem essa é a minha opinião.

  11. O termo USAAF não é usado há mais de 60 anos. Hoje é apenas USAF.
    Usava-se o termo USAAF quando a força aérea americana fazia parte do exército, daí ser chamada de ‘Força Aérea do Exército dos Estados Unidos’ com a sigla USAAF, com dois ‘As’.

  12. Corte orcamentario e mais ou menos um jogo politico aqui nos EUA. Como diz o ditado “smoke and mirrors” Mostra que esta cortando e por baixo dos panos aumenta o “secret budget”
    Depois de 34 anos nos EUA eu diria que o titulo do artigo e apenas “wishful thinking”

  13. Significa também que os norteamericanos talvez venham a vender parte de seu material considerado estratégico para reduzir seu déficit de caixa.

  14. .
    .
    “pois os orçamentos projetados para a Defesa não irão comportar todos os programas necessários às forças norte-americanas.”
    .
    Ficarão ainda umas 3-4 décadas na superioridade da USAF, depois disso acaba a potencia global dominante militarmente, iludidos são aqueles que acreditam o contrario…
    .
    Normal isso tudo, sempre foi assim na Historia da humanidade, e depois que estiverem fracos começarão a receber da humanidade aquilo que mais distribuíram à mesma durante seu reinado… o que será??
    .
    O Futuro real do poder mundial se chama BRICS, o resto é ilusão, coisa de BRAINWASHington filo alienado!!
    .

  15. Não sei não, a china é forte concorrente dos americanos, sem falar que os russos estão no calcanhar dos EUA querendo se manter em condiçoes de antes, além disso temos os BRICS se lançando numa corrida pra se fortalecer militarmente; o pensamento global de defesa americano custaria imensamente caro para eles, acho que nada mais será como antes, fartos recursos, inumeros projetos, e diversidade tecnologica, etc, eles terão que ser seletivos e especialista, não haverá folego pra manter esse aparato por anos ou decadas como falam alguns, defesa custa caro, não só a tecnologia como manter quadros qualificados e preparados com animo para suas eventualidades!

  16. Não existe mágica; acabou o dinheiro acaba a festa…Sempre foi assim desde a idade do bronze…(Mas eles ainda continuarão liderando por pelo menos 10 ou 15anos)

  17. A doutrina militar dos EUA e baseada na Supremacia aerea.
    Então eu fico imaginand por que ninguem inda começou estudar um a forma de contra atacar isto. Geralmente a primeira resposta que dizem é ” ter uma força aérea tão ou mais poderosa que eles”, mas eu estou convencdo que as acadamemias militares pelo mundo não colocaram seus cerebro para pensar no caso.
    Já vi teoria que a evolução dos controles de tiro e armas de alta velocidade como os canhoes de propulsão eletromagneticos (canhões Gausss?) poderiam deixar obsoletos aviões tripulados. Eles teriam a vantagem do alcançe, velocidade e não sofreriam com contra medidas eletronicas.

  18. Aqui tem gente que dá opinião como se soubesse realmente do que fala mais acaba se entregando quando escreve.
    O Lucena, é assim que se escreve?
    “tecnologia de ponta os colocaram na vão guarda da defesa mundial.”

    Brincadeira hein!

  19. Os americanos não serão fracos militarmente, possuem mais de 1000 bombas atômicas estocadas em plena condição de lançá-las quase que imediatamente.
    Fica tranquilo, se eles decidirem destruir o mundo, conseguirão. Mas não é a idéia. Ainda.

  20. Acredito que os EUA continuaram a ter a melhor força aérea do mundo, crise!!! já passarem por uma muito forte não desapareceram, nem ficaram de joelhos e o blá blá blá de sempre… aliás saíram mais fortes.
    Esta será mais lenta para recuperar mas eles e a Europa se levantará de novo… pior até pode ficar… mas pela tristeza de muitos as coisas irão se recompor.. aliás será uma boa lição para muitas das economias que estão envolvidas, queiramos ou não esse “capitalismo” é o único que pode fazer o mundo desenvolver-se… mas não do modo que está a ser feito ou foi feito… terá que haver regras duras para não acontecer a historia que já se conhece.
    O vai acontecer é ou maior equilíbrio entre vários países e ainda bem, assim é que as coisas vão funcionar melhor.
    (Gringos) Equipamento de Top sempre vão ter… o resto mundo infelizmente e depois de vários anos faz igual, uns copiando e outro criando roupas novas em produtos que já existem.
    Fico contente a ver China e Rússia crescendo e mostrando as suas garras… pois atenua a politica arrogante americana. Não e repito, nunca queria ver uma China como única potencia mundial, aí já não sei se seria ou não pior… porque mundo de ilusões para aqueles que “orgasticamente” vibram com os feitos de uma china, porque para mim ainda prefiro a “liberdade” dos gringos do que a do chineses… quem prende um opositor politico (não é crime ter um modo diferente de pensar) pode fazer muito pior…
    Se os EUA não tivessem essa hegemonia não existiria tanta porcaria pelo mundo, erros gravíssimos que cometem, daí escrever que as coisas equilibradas, o mundo será um pouquinho melhor.
    Não escrevo por ideologia por gostar de x ou y…. quero que z, r, t, j, k, , o, p etc também tenham peso nas decisões do mundo e não só o X como líder…
    Sds

  21. O Cal levantou uma questão interessante. Com os avanços das armas eletromagnéticas, é perfeitamente factível criar domos ou escudo de Teslas sobre territórios inteiros, deixando-os invulneráveis a ataques inimigos, mesmo que sejam com bombardeiros nucleares. Assim, países que detivessem o controle destas super tecnologias ficariam a salvo de ataques inimigos, mesmo que de surpresa. Poucos países detém essas tecnologias, os quais incluem Rússia, China, Reino Unido e EUA. Mas é na Rússia, pelo que tudo indica, que os desenvolvimentos das tecnologias com armas escalares estão mais adiantados. Teoricamente, seria possível criar super escudos de Teslas sobre todo o imenso território russo. Para quem ainda não ouviu falar disso, pesquise a respeito. É um assunto fascinante e, ao mesmo tempo, assustador diante das possibilidades de aplicação na guerra destas tecnologias. E o investimento em tecnologias deste tipo custa bem menos do que desenvolver,por exemplo, caças de última geração.

  22. Queria estar errado, mas acho que os EUA ainda dominarão o mundo por muito tempo ainda, eles não largarão o osso tão facilmente. Eles vão reinventar a sí e ao mundo.

    O lobby da indústria armamentista americana é muito forte. Esse momento de “fraqueza” americano talvez seja muito perigoso para o mundo, eles podem fazer loucuras não deixar de ser hegemônicos.

    A queda das torres e as consequentes guerras que se seguiram foi um desses momentos de loucura. Naquela época, há 10 anos, já se falava na queda do império americano.

  23. Fabio ASC, eu claramente disse que o capitalismo sofre duros golpes e não que ele está desaparecendo, e claramente disse que OS EUA SOFREM por causa da concorrência capitalista da Rússia e China (e outros países), é cada um que não sabe ler!

  24. Olha, todas as armas dos americanos, russos, chineses e europeus já estão obsoletas. Só se salva as Armas Nucleares. Eu disse isso para o militar americano, que conheci há 13 anos. Servi com ele durante 3 anos, e trocávamos idéias sobre as operações dos EUA na Guerra do Golfo. Disse pra ele: Vocês são muito dependente dos satélites. E se a Rússia neutralizar os satélites militares americanos ? Para tudo. Tanque de Guerra é uma arma obsoleta. Ele me mostrou um CC futurístico, com motor elétrico e canhão magnético. Perguntei pra ele: Ele voa ? Ficou P … comigo, mas no dia seguinte estava tudo bem. Disse: Vocês tem condições de ter um raio laser para derrubar os mísseis inimigos. Resposta: Estamos tentando. E os navios ? São vulneráveis demais,etc. Ainda bem que eu não sou o dono das Forças Armadas do Brasil, se não os nossos inimigos estariam fritos. A minha visão é 1000 anos à frente, e estou desempregado. Esse é o nosso Brasil.

  25. Rodrigo,
    .
    .
    **********
    “(…)Aqui tem gente que dá opinião como se soubesse realmente do que fala mais acaba se entregando quando escreve.
    O Lucena, é assim que se escreve?
    “tecnologia de ponta os colocaram na vão guarda da defesa mundial.”
    Brincadeira hein! (…)”

    ********
    .
    .
    E ai Rodrigo….eu dei a minha versão sobre o tema,se não gostou problema é seu e dos patetas de plantão.
    .
    como estou vendo foi a sua vez tirar o plantão hoje,né!_Hahaha….
    .
    Então,nos mostre a sua versão…como é que escreve sobre esse tema,nos mostre a sua capacidade crítica literal?
    .
    OBS:
    .
    O que está na crítica não é a insignia e sim o poderio militar americano para o futuro….você sabe o que é tecnologia de ponta…..o que representa isso nas forças armadas americana?,creio que não;depois do seus argumentos estilo à “mambaé”_Rsrs…
    .
    Se não souber o quê escrever,peça aos seus “pariceiros” para te ajudar a raciocinar…pelo menos isso!Heheh…
    .
    .
    .
    Cada coisinha que aparece por aqui….Rsrs…

  26. Lívio Luíz,
    Mas e se as aeronaves também tiverem “escudos de Tesla” (seja lá o que isso for) para se defenderem?
    Lívio, não leve a mal não, mas essa estória de “armas escalares” não deve ser levada à sério.
    Cal,
    Para uma aeronave ser atingida por um canhão eletromagnético teria antes que ser detectada, rastreada, etc.
    Isso é fato hoje como será no futuro quando existirem canhões EM, lasers, raios de partículas, etc.
    Também um projétil lançado por um canhão eletromagnético perde velocidade com o atrito. No final teria que ter um propulsor foguete de qualquer jeito para manter a velocidade e o grande alcance.
    Um abraço.

  27. Bosco, você pesquisou de fato sobre armas escalares para estar tão convecido de que isso não deve ser levado a sério?

  28. Lívio,
    O que eu já li está na internet. Todos os sites são de cunho exotérico, sem embasamento científico e sem explicar como tais armas podem ser criadas e baseados em hipotéticas teorias conspiratórias e “rumores”, tais como, “os russos estariam desenvolvendo”, ou, “existe uma tecnologia secreta extrmamente avançada que foi desenvolvida por Tesla”, etc.
    Eu acho exotérico e fantasioso demais pra acreditar, mas posso estar errado.
    Sem falar que um “escudo de Tesla” que tivesse envolvido os EUA no dia 11/09/2001 não o teria protegido, ou seja, não existem armas absolutas.
    Um abraço.

Comentários não permitidos.