Confiança em poderes armados cresce mais

.


Bombeiros, Forças Armadas e polícia são as três únicas instituições que cresceram na confiança dos brasileiros nos últimos 12 meses. É o que mostra a pesquisa do Ibope Inteligência, cujo levantamento anual aponta as oscilações na relação de confiança da população com as instituições. Entre os grupos sociais, a família, como em todos os outros anos, liderou como mais confiável.

Os brasileiros estão menos confiantes na Presidência da República e em governos federais e municipais do que estavam no ano passado.

Considerados os três últimos anos, a pesquisa mostra que a instituição presidente da República teve uma queda de nove pontos em comparação a 2010. Em 2009, o índice registrado foi de 66 pontos. Subiu para 69 em 2010 e em 2011 recuou para 60 pontos. Para Malu Giani, gerente de planejamento do Ibope Inteligência, a queda se explica pela troca de presidente, uma vez que Luiz Inácio Lula da Silva gozava de grande empatia com a população.

O governo federal, que havia melhorado seis pontos de 2009 para 2010 – de 53 pontos para 59 -, perdeu agora sete pontos na confiança da população e foi a 52 pontos. Já os governos municipais mantiveram a tendência de queda que vem desde 2009, quando obtiveram 53 pontos. Em 2010, registrou-se diminuição de três pontos (50) e este ano mais três (47 pontos).

O Congresso Nacional e os partidos políticos, que já tinham os menores índices de confiança junto aos entrevistados desde que a pesquisa começou a ser feita no Brasil, em 2009, caíram ainda mais, para 35 e 28 pontos, respectivamente. O Judiciário perdeu quatro pontos percentuais.

A instituição sistema público de saúde foi a que apresentou maior queda. Tinha 49 pontos em 2009, passou para 47 em 2010 e desabou para 41 pontos em 2011. Foi seguida por escolas públicas, que perderam sete pontos de popularidade de 2009 para cá, e meios de comunicação, que perderam seis pontos.

A pesquisa do Ibope Inteligência foi realizada também em Porto Rico, Argentina e Chile, este último pela primeira vez. No Brasil, foram realizadas 2.002 entrevistas. A composição do índice é feita utilizando-se uma escala de quatro pontos, em que é possível medir muita confiança, alguma, quase nenhuma ou nenhuma confiança.

13 Comentários

  1. .
    .
    Ai pessoal, ninguém confia mais nos partidos ou no Congresso Nacional, está na hora da revolução técnica pegar o poder e estabelecer um Governo Técnico de Exceção, onde as decisões são técnicas e não politicas…. o povo vai estar do nosso lado, afinal com esse índice de aprovação ai podem até aplaudir o fim do governo dos políticos no Brasil, e ainda farão festa com a abolição de todas as siglas partidárias e o fechamento do Congresso Nacional… se tiver forca para políticos durante as primeiras fases do novo regime teremos carnavais de ruas em profundo frenesi!!!!
    .
    Quando o povo perde a confiança em seus representantes eleitos deste jeito ai, o passo que se avizinha é a revolução… mas aqui é o Brasil, basta assistir um capitulo de uma das 5 novelas diárias para acalmar e ficar de bem com a vida…
    .
    Valeu!!

  2. O povo brasileiro não tem percepção.
    Dilma com 60% ? Merecia 30%. Ela não se empenhou em colocar na cadeia os políticos corruptos. Congresso Nacional e Partidos Políticos mereciam nota zero. Vai ter que começar tudo da estaca zero. A contaminação é praticamente total. Bombeiro com nota máxima ? Povo ignorante … Quem merece nota máxima é a nossa imprensa, depois vem as Forças Armadas, sem dúvida.

  3. Francoorp, isso o que vs disse é verdade, o povão não confia em nenhum partido politico , alias já é clássico aquele argumento de que no Brasil não se vota em partidos ou em ideologias (bem há uma minoria que vota sim em partidos e ideologias, mas é só uma minoria), mas sim na pessoa que se está candidato para o cargo, seja vereador, deputado, prefeito, etc.

    E isso que vs disse sobre “estabelecer um Governo Técnico de Exceção”, me parece uma ideia muito boa, pena que a teoria é sempre melhor que a realidade

  4. as pessoas tem que entender que politico não vem de marte, policiais não vem de jupiter, adolecentes delinquentes não vem de plutão etc…, tudo e reflexo de nossa cultura, confiam tanto na familia, mas lembrense q um politico corrupto, um marginal, um advogado inescrepuloso entre outros tambem tem familia, eu vejo isso como ” o que me importa e minha familia a dos outros que se dane” sera esse o caminho ?

  5. que valores etamos passando aos nossos filhos ??? de um neoliberalismo sem limites? de uma competividade selvagem ? se vc pegar tres tres garotos cometendo um crime, e perguntar para os pais dos tres a resposta e a mesma “haaa são as companias” ue! se para os tres o probrema são as companias faltaria um quarto elemento na cena não ? as pessoas não querem admitir que falharam como educadores !!!

  6. muitos dizem que as mazelas do pais e a educação, mas que educação ? a escolar academica, ou a que vem de casa, do convivio familiar ? muitos querem repassar para a escola uma responsabilidade q não e dela, escola virou um deposito de crianças, enquanto vivemos um capitalismo selvagem, dois mais dois e quatro, e pedro alveres cabral descobriu o brasil não impedem ninguem de se tornar corrupto ou delinquente não !!

  7. Perceberam porque não se investe em defesa no Brasil, seria como alimentar a cobra para mordê-los!Tem mais prestigio e confiança as forças armadas que a própria presidencia!Penso que enqto a geração que se sente vitima dos militares estiver no Poder não haverá investimento maciço na defesa no Brasil!

  8. Partidos no Brasil é fachada pra uma minoria acessar o Poder, eles não são legitimos em sua origem e propósitos, vejam que ninguém fala em programa de governo ou partidário depois de eleito, são sacos vazios que se enchem qdo há eleições, tão somente!Se você for rico, muito rico no Brasil hoje vc acessa o poder comprando vaga em um desses partidos que estão aí, vejam aí a promiscuidade!

  9. Alguns dados me chamam realmente a atenção quanto aos índices percentuais apresentados, bem como a variação temporal com que ocorrem, tanto positivamente quanto de forma negativa, mas um em particular atraiu o meu interesse pela forma camuflada como se apresenta para os entrevistados na pesquisa. Os meios de comunicação, vulgarmente conhecidos como Imprensa.

    É bom destacar que não estou levando em conta o número de entrevistados, o status profissional, o grau de educação, o local de aplicação e seus percentuais, método indutivo ou dedutivo e outras variáveis que quem conhece um poco de estatística, modo de aplicação e formulação de pesquisa sabe como esses resultados podem dirigidos e manipulados como forma de atender a quem encomenda o trabalho.

    Os resultados como estão sendo mostrados, independente da fonte emissora, não podem ser tomados como plenamente confiáveis e podem apresentar muitas distorções quanto aos percentuais, beneficiando ou prejudicando a entidade ou órgão em avaliação.

  10. Conforme venho dizendo, temos de acabar com o senado, diminuir o número de deputados federia, em tre, assim como nos estasdos e municipios. Garanto q nossas vidas quer econÔmicas quer militar vai melhorar em + de 68%, e n dinheiro mal investido, jogado fora. P Ontem.

  11. Reparem nos atuais mecanismos de deturpação contra os elementos de maior confiança para a sociedade. “É tirar o ‘chão’ do cidadão antes de jogar na vala” Aí vem a ‘crise’! Dar o cheque-mate.

Comentários não permitidos.