Brasil renova acordo e prolonga a vida dos Mirage 2000

http://i.olhares.com/data/big/478/4780012.jpg

DIRETORIA DE MATERIAL AERONÁUTICO E BÉLICO

EXTRATO DE CONTRATO
Espécie: Emenda ao Memorando de Entendimento entre o Comandante
da Força Aérea Brasileira e o Ministro da Defesa da República
Francesa.
CONTRATANTE: Comando da Aeronáutica.
CONTRATADA: Ministério da Defesa da República Francesa
FINALIDADE: Fixar os princípios e as condições da cessão onerosa,
pela Parte Francesa à Parte Brasileira, de materiais na Área da Aeronáutica
Militar, designado Lote 2 Complementar.AMPARO LEGAL: § 1º do art. 65 da Lei no- 8.666, de 1993.
VALOR: C= 4.000.000,00 (quatro milhões de euros). PROGRAMA/NATUREZA DA DESPESA: 0621.2048.339030.
DATA DE ASSINATURA: 29 de setembro de 2011.
VIGÊNCIA: Até 26 de dezembro de 2013.

Em outras palavras, pelo visto nada de outro tampão, o tampão parece que vai ser mesmo o M 2000 conforme havíamos divulgado aqui no Plano Brasil, nada de F 5 Suiço ou mesmo JAS 39 CD Tchecos tal como foi aventado por alguns leitores e participantes do Plano Brasil, a FAB pelo visto continuará a voar os M 2000 até eternamente a chegada dos FX2.

E.M.Pinto

E.M.Pinto

44 Comentários

  1. Dilma disse que havia adiado o FX por conta dos cortes de verba no orçamento… pois bem!
    Vamos 10 bilhões a Europa e não teremos os caças para nos defender !!! O POVO BRASILEIRO VAI PAGAR COM SANGUEEE !!!

  2. Que sorte, escapamos daquelas bobagens de novos caças.
    kkkkkk!!!!!
    O END, mesmo, já nos garantiu que por mais uns trinta anos podemos ir com toda a calma do mundo nessa história boba de rearmamentos.
    kkkkkk!!!!!
    Todos nós podemos dormir sossegados pois nem o uruguai ou a costa da guiné têm intenções de nos atacar nos próximos 30anos.
    kkkkk!!!!!!
    Sinceramente, acredito que poderiamos muito bem encostarmos os poderosos F5, pois eles são, hoje em dia e nos próximos 30 anos, apenas uma excentricidade de país metido a poderoso.
    kkkkkk!!!!!!
    Se eu não rir eu vou é chorar… Em que planeta vivem nossos políticos(não existe nem USA, nem OTAN, com canhões apontados para tudo que é lado)? que espécie de titica (de primeira linha) é essa que eles carregam na cachola?

  3. Demorô.
    A família Mirage não tem nada a provar a ninguén, esteve em todos os conflitos importantes do século passado a partir de suas fabricações e está fazendo sua parte também neste século. Pena termos tão poucos MIRAGES, inclusive o N de né.
    A Índia já DECIDIU pelos seus sem demora.
    FX2 é outro papo, não é este.
    Sou fã da aviação francesa, não despreso OBRAS DE ARTE de nenhuma nacionalidade.
    ——————-
    http://www.youtube.com/watch?v=HEe3xfWfkG8

  4. Mais sensato, dá mais fôlego para concluirmos esse malfadado FX, pelo menos estas aeronaves já estão prontas e são nossas. Resta saber o que vem aí, em termos de nova tecnologia na modernização desses caças.

  5. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    Respirando..tomando folego..

    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    #EURI

  6. Os Árabes ,a RAU esta vendendo 85 Mirages retrofitados e com aviônicas de x melhor q os n mirages, vamos as comprasp, ontem dona, e ñ dê meu dinheiro, o dele , enfim, o nosso ao bvanqueiros da UE;. Tô avisando, ñ voto + no seu partido se isso acontecer e + compre os caças p a n FAB , isso, a falta de caças aà altura do país, poderá acarretar sérios problemas ao n BRASIL.P Ontem ,dona.

  7. “VIGÊNCIA: Até 26 de dezembro de 2013.”
    Não entendo porque tiram da gaveta ( dando para a iniciativa privada) todos os projetos menos o fx-2!.. =0 Estão esperando o que? Estão entregando nossa defesa de bandeja para a especulação e mercado financeiro mesmo!.. Então porque não também o fx-2?.. Tem que pilotos morrerem em combate aéreo?.. Para depois fazerem como o sen.chico buarque disse? ” caso ocorra alguma guerra, viajamos pra fora e voltamos com uns caças na bagagem”. É deprimente como senadores do país imaginam o setor de defesa.

  8. As piores coisas no Brasil.
    1º – Gestão do Estado= Falta de Honestidade e capacitação técnica dos Políticos.
    2º- JUSTIÇA= LEIS INADEQUADAS, SISTEMA CORROMPIDO E ALIANÇADO COM O SISTEMA POLÍTICO.
    3º – DEFESA = FORMAÇÃO MILITAR E DEFICIÊNCIA DE MEIOS.
    4º – EDUCAÇÃO E P&D.
    5º- SAUDE.
    6º- LOGISTICA.
    7º- MATRIS ENERGETICA.
    8º- PATRIOTISMO, QUE ESTA DIRETAMENTE LIGADA Á FORMAÇÃO EDUCACIONAL DO BRASILEIRO.
    9º- RELIGIÃO= DIFUSORA DE UTOPIAS.
    10º- IMPRESA E MEIOS DE COMUNICAÇÃO= meios de condução massivo, ALIANÇADOS COM O SISTEMA POLÍTICO.

  9. Tampão por tampão, é mais econômico continuar com os Mirage.
    .
    Más podiam , pelo menos ser uns Mirage 2000-5, armados com umas 3 dúzias de MICA…

  10. Sem novidades, a FAB sempre quiz o mais barato e que dá emprego nos EUA, foi isso que a FAB nos mostrou no FX-2, não se esqueçam disso. Não venham querer culpar políticos, contingenciamentos, etc… se a FAB realmente quizesse defender a nação, com certeza já teríamos resolvido isso há muito tempo!!! Quem está brincando com a defesa nacional é a FAB, ninguém mais, para baterem os pés para almento de soldo são ótimos, no dia seguinte vem o aumento e tudo fica tranquilo…Mas para defenderem a nação, seguem a cartilha do tio Sam.

  11. .
    .
    Isso WI, ou ainda aqueles Mod. 9 dos EAU, se eles escolherem o Rafale antes de nós…. pra mim ja chega desse papo de FX2, acho que querem mesmo é manter o suspense pra desviar a atenção de outros projetos militares ainda maiores que esse…
    .
    OU seja, nada de Gripen como os senhores do “Interno” dizem por ai, os especialistas com fontes confiáveis… melhor mesmo ficar com os Mirage pois modificar o inteiro sistema de manutenção com um outro modelo de caça tampão seria jogar dinheiro fora!!
    .

  12. p problema destes mirage são o armamento, r530 e uma porcaria, a aeronave tem que continuar iluminando o alvo com o radar mesmo depois do disparo do missil, isso expoe o caça demais num ambiente de guerra moderna, o mirrage e um caça fantastico, deveria ser pelo menos atualizado o radar de rdi para rdy, e integrados misseis mica, porem tal decisão demostra q o caminho e mesmo a frança, seja como decisão do fx, ou tampão o que eu acho mais provavel !!!

  13. Errado … Israel fabricou o seu supersônico Kfir, através da engenharia reversa do Mirage. Vamos fazer o mesmo.IAI Kfir, mais avançado – que eram derivações não-autorizadas do Dassault Mirage 5 francês.O Kfir foi adaptado para utilizar um motor americano mais poderoso, produzido sob permissão em Israel.

  14. Dilma tem que dar ordem para os militares fabricarem o supersônico e pronto.Eu poderia chefiar esse projeto.Vamos ?

  15. Dilma tem que dar ordem para os militares fabricarem o supersônico e pronto.Eu poderia chefiar esse projeto.Vamos ?

  16. KLM disse:
    05/10/2011 às 21:01
    UFA ESCAPAMOS DOS DINOS F 16 TBM

    __________________________________________________________

    Claro, porque é melhor ficarmos com os dinos franceses, é cada coisa em. Mas sabe como dizem por ai, e melhor um mirage na mão do que dois f-5 voando.

  17. saímos da caçarola para cair direto na frigideira,trocamos um mastodonte por um mamute,trocamos um zé-ruela por um mambaé,trocamos a toca pela caverna,trocamos o zé pelo chico,trocamos a charrete pela carroça,ficamos com o mirrage/F-5 e não o F-16,trocamos o tiririca pelo patati & patata,trocamo o……
    .
    .
    MEU DEUS!…….continuamos na M%RD@!

  18. Se é para ficar fazendo gambiarra com avião da pré-história que só serve para gastar combustível e cair por aí…É melhor comprar de prateleira para tapar buraco, uns 30 caças J-10 chineses que pelo menos são mais novos e mais capazes que esses calhambeques!!( e tem preço mais em conta que os concorrentes). Esse FX já virou piada, e lugar de palhaço é no circo!

  19. Enquanto reclamamos de politicos porque não reclamamos tambem de militares que não estão tendo capacidade de conscientizar politicos e nem de se imporem.Neste pais erros estão em todos os lados.

  20. Decisão não poderia ser outra, visando o vencedor do FX2 futuramente, além do mas vai ser por apenas mas 2 anos anos previstos.

    Até o anúncio sair vão continuar voando os M2000.

    Abs.

  21. Concordo podemos comprar deles caças ao invés de dar dinheiro que provavelmente não vai adiantar de nada!
    Já os caças vão gerar emprego na EU.
    Podes também comprar outros equipamentos militar deles, mais nada de segunda mão tem que ser tudo novo para geração de emprego ai sim seria o certo mais como aqui todos sabem no Brasil os políticos só fazem besteira, mais eles nunca fazem besteira com o salario deles!!

  22. Com a palavra, Dilmão e o fiel escudeiro Mantega: “Pra que caça?”; Melhor doarmos dinheiro para os Europeus, e assim ficarmos bem na fita. Quanto a FAB, eles não precisam de caça, mas precisam sim de uma boa vara de pesca, eles querem é tranquilidade e não guerra.

  23. Em primeiro lugar, 1maluquinho, pela primeira vez vou concordar com você, de fato precisamos de reestruturação em outras bases.

    Quanto ao acordo anunciado, me parece ser meramente um acordo para manter as capacidades operacionais das aeronaves… Questiono se seria meramente o período “esperado” quando o acordo foi fechado com a França para a vinda dos vetores…
    Creio que esteja sendo feita uma adequação da capacidade operacional da aeronave pelo tempo necessário para uma eventual definição do F-X2…

    Isso… se o F-X2 for eventualmente definido…

  24. Mais R$10 milhões para voar mais 1 ano, no máximo. Ou seja apenas para voarem até o fim de 2013. Como o FX-2 (se sair) na melhor das hipóteses, indica para 2016 início de fabricação e 2018 uma capacidade operacional inicial, somente em 2020 poderemos ter os 36 Rafales, Super Hornets ou Gripen NG.
    Traduzindo: Haverá um apagão no GDA, e este poderá receber F-5EM , ou AT-29.
    Traduzindo: Quando o mundo estiver recebendo seus F-35 e PAKFA, nós estaremos recebendo caças ultrapassados, e orgulhosamente, continuaremos sendo uma Força Aérea de segundo nível.

    Para mudar esse cenário: Comprar caças tampão sim, mas tampão com capacidade real de combate : Gripen C, F-16 MLU, F-18 MLU ou M-2K-9.

    Em paralelo abrir o FX-3 em substituição ao FX-2, com apenas 2 caças: F-35 e T-50 PAKFA.

    E se for para levar a sério mesmo, entrar no desenvolvimento em parceria com algum país engajado no desenvolvimento de caças de 5ª geração, como a India, Suécia, Coréia do Sul ou a Turquia.

    []’s

  25. Discordo de você.
    Todos sabem que eu achei esta decisão pelso 12 mirage a maior furada, se fosse para subistituir todos os caças do inventário por M 2000 e depois repotencializá-los nada teria contra.
    12 aviões e o contrato que a FAB fechou foi providencial para dar errado.
    Entretanto 10 milhões é de graça se pensares que todo e qualquer tampão possível demandaria mais grana e tempo para treinamento e preparo.
    neste ponto acho que cometeriam outro erro se optassem por outro vetor.
    Veja não estou dizendo que o M 2000 está certo, estou dizendo que optar por outro seria ainda mais errado.
    O que deve-se fazer é decidir logo esta inhaca de FX2 o quanto antes e optar pelo vetor definitivo, nada no mundo nem nenhuma outra aeronave desta ou de outra galáxia justificaria outro tampão, perda de tempo e dinheiro.
    para ter uma idéia, cada célula de F 5 (veja bem cada uma) custaria em torno de 8 milhões fora o pacote de repotencialização.
    Os M 2000 devem voar por 1 ou 2 anos mais, os pilotos e o pessoal de apoio já o conhecem, nesta ótica, para mim é justificável.
    Do resto, choro e vela pois a única decisão de fato é o caça definitivo, mais tampão é vender o almoço pra comprar a janta.
    sds
    E.M.Pinto

  26. Caro Edilson,

    O que me faz ficar contra o FX-2 e favorável à abertura de um FX-3, com compra de novamente, caças tampão, mas bem mais capazes do que os M-2000 C e os F-5EM.

    É o timming. O tempo do FX-2 no meu entender já expirou. Não faz mais sentido comprar seja Rafale, F-18 SH ou Gripen NG se a decisão sair somente em 2012 e olhe lá. Esse atraso todo mudou o cenário e comprar caças legacy não faz mais sentido, visto que serão usados nos próximos 40 anos, onde os caças de 5ª geração serão o padrão.

    Se eu tivesse R$10 milhões no orçamento da FAB, alocaria o mesmo para acelerar o desenvolvimento dos A-Darter, ou desenvolver uma versão com alcance estendido dos SKMB, ou por exemplo uma cabeça de guiagem a Laser/IR. Mas para manter os M-2000 voando, não.

    []’s

  27. É… Cada um faria de seu jeito…
    Mas quem tem o dia-a-dia das operações em suas mãos e que realmente conhece as suas necessidades e possibilidades, tambêm fêz. Fêz o que ele certamente faria…

  28. Acabarmos de uma vez com essa licitação prostituida que apenas serve a ganancia empresarial e fazermos escolha tecnica extensiva a sensiveis que é o principio de nossa iniciativa.Precisamos escolhermos se realmente queremos autosuficiencia e independencia tecnologica e exigirmos o que nos propomos a pagarmos ou partirmos para fabricação consecionada e encima disso criarmos.

  29. Acabar de vez com esta vergonhosa e prostituida licitação que se transformou o FX2 e fazermos o obvio ou seja usarmos de nossa independencia classificando tecnicamente segundo nossas necessidades e segundo nossos interesses tecnicos-industriais militares e escolhermos um vetor,uma tecnologia 5.0 e nesse caso apenas vejo uma o FA-PAK T-50.Os F5 foram revitalizados,os A1 estão sendo revitalizados e os A10 tambem serão.Restanos os M-2000,que o revitalizemos tambem.Perfeito seria a fabricação em territorio nacional do SU35BM/S e do SU34 consecionados sem direitos comerciais,aprendermos e criarmos encima disso e aceitarmos os serviços oferecidos com os Russos para criarmos,desenvolvermos e fabricarmos um vetor 5.0 nacional.A India alem de ter participação no T-50 desenvolve caça 5.0 proprio assessorada pelos Russos a mesma coisa que nos ofereceram.Então porque não fazemos o que realmente nos traria autosuficiencia e independencia tecnologica e continuamos dando ouvidos e escutando estorinha de lobos enganadores?Infelizmente temos uma diminuta parcela militar na FAB e na MB que não pensam no Brasil e sim em suas pessoais xenofobias.Pessoas com mente atrofiada estacionadas no fim da 2GM e nos anos de chumbo.Nem precisa falar das outras parcelas né a politica e a empresarial porque estas todos ja estamos carecas de ouvirmos e falarmos de suas prostituidas ganancias.Ou tomamos vergonha na cara e nos tornamos auto-suficientes e independentes ou seremos meros montadores de aviões e helicopteros militares e dependentes de serviços porque tolo é todo aquele que pensa que nos repassarão tudo em tecnologia e serviços…BRASIL O OTARIO ESCRAVO ALFORRIADO QUE NÃO CONSEGUE CAMINHAR PELAS PROPRIAS PERNAS E VAGA NAS PROXIMIDADES DA CASA GRANDE COM SAUDADES DA SENZALA.

  30. CARCARA meu nobre fazermos nossos Mirages continuarem voando é o obvio e essencial.Infelizmente meu caro transformaram o FX em uma pouca vergonha onde o menos beneficiado é o Brasil e os beneficiados são empresarios,politicos e alguns militares tambem.Quem governa hoje o Brasil é a iniciativa privada que gananciosa ao extremo esta nem ai para nada somente para contratos e serviços e estão se beneficiando da necessidade da defesa nacional.Tudo eles querem abocanhar e teem influencia não so midialitica mas profunda em politica.Querem os setores estrategicos e sensiveis geral e contam com recalcados antigos com bronca de militares para lhes facilitarem acesso a tudo,do jeito que vamos muito embreve teremos quie colocarmos moedas de 0,25 ou 0.50 em maquinas para atravessarmos ruas e nossos militares transformados em policias de fronteira pois a defesa do Brasil sera confiada a Washington ou Caracas.

  31. Ano 3000, manchete da edição 595775 do Gana Post:

    “Brasil compra par de propulsores dos Ovnis F3974 de Gana para equipar seus mirage 2000”

  32. As vezes tenho a impressao que o pessoal da FAB pertence um tipo de clube de carros antigos, só que de caças…

Comentários não permitidos.