Rússia e China vetam resolução contra Síria; Brasil se abstém

Por Louis Charbonneau

A Rússia e a China uniram forças nesta terça-feira para vetar uma resolução do Conselho de Segurança da ONU elaborada por nações europeias que condenava a Síria e indicava que o país poderia enfrentar sanções se a repressão contra manifestantes continuasse.

A resolução recebeu nove votos a favor e quatro abstenções, do Brasil, Índia, Líbano e África do Sul. Os votos de Rússia e China foram os únicos contra a resolução, que foi feita pela França, com a cooperação de Grã-Bretanha, Alemanha e Portugal.

“Hoje não podemos duvidar do significado deste veto a esse texto”, disse o embaixador francês na ONU, Gérard Araud, ao conselho formado por 15 países. “Esta não é uma questão de redação. É uma escolha política. É uma recusa de todas as resoluções do conselho contra a Síria.”

“Esse veto não vai nos parar”, acrescentou. “Nenhum veto pode dar carta branca para as autoridades sírias”.

O embaixador russo, Vitaly Churkin, afirmou ao conselho que o veto de Moscou reflete “um conflito de enfoques políticos” entre a Rússia e os membros europeus do conselho.

Churkin disse que Moscou estava firmemente contra a ameaça de sanções contra Damasco e reiterou sua preocupação de que se a resolução europeia sobre a Síria passasse, poderia ter aberto a porta para uma intervenção militar ao estilo da Líbia.

Churkin acrescentou, no entanto, que Moscou preferia que a Síria fosse “mais rápida com a implementação das mudanças prometidas”. Ele estava se referindo ao presidente sírio, Bashar al-Assad, que prometeu reformas democráticas.

O embaixador chinês, Li Baodong, disse que Pequim se opôs à ideia de “interferência nos assuntos internos (da Síria)”.

A decisão da Rússia e da China de usar seu poder de veto indica que o Conselho de Segurança pode ficar preso a um impasse de longo prazo sobre questões relacionadas ao Oriente Médio e aos movimentos pró-democracia da Primavera Árabe na região, disseram diplomatas ocidentais à Reuters.

Durante meses, Rússia, China, Brasil, Índia e África do Sul — os “Brics” – têm criticado os Estados Unidos e os membros europeus do conselho por supostamente permitir que a Otan ultrapassasse o seu mandato do Conselho de Segurança para proteger os civis na Líbia.

Nenhum país dos Brics apoiou a resolução contra a Síria.

Fonte: ReutersBrasil

41 Comentários

  1. SIGA-ME OS BONS…rsrsrsr… parece que os vermelhinhos (não me refiro ao Chapolim) esqueceram essa perola… primeiro brasa para minha sardinha… os interesses passam por cima de qualquer logica, e o canto da sereia é ouvido além mar… como ja dizia o bordão global “EU GOXSTHO”… os sapos, lagartichas e pererecas ouvem o trovão além mar e começam a coachar… vem vermelho, vem vermelho, vem vermelho… cuidado batraquios… seus cantos podem vir a ser ouvidos… e digo mais, pernas de rã dão um bom petisco…

  2. Muito Boa Posicao TOMADA ,pela Russia e China.
    .
    e Triste ver gente que crecerao no brainwash e acreditao
    .
    de PE JUNTO que Otan eos EUA so querem a paz do mundo
    .

    Essa gente e tao tapada que ja ate esquecerao do Irak.

    QUE diserao pros 4 cantos do mundo que tinhao Arma de destruicao em massa la.
    .
    no final a verdade era bem explicita era o oil do Irak
    .
    Libia acredite ou nao tem gente que acredita que foi
    .
    pra trazer paz e liberdade que os EUA ea Inglaterra,
    invadirao la,
    .
    mais eles nao conseguen ver a disputa pelo oil dos Libios.
    .
    Com Olho Grande Por mais colonias que possao explora UK
    e a Otan dirigen os olhos di novo em diracao Siria
    .
    Mais desa Ves a RUSSIA e CHINA diserao NAO pra ese saquedores.
    .
    Nosso Brasil deveria tbm ter apoiado,Russia nessa luta
    contra Pilhagen Inglesa no ORIENTE MEDIO
    .
    Milhoes e civis mortos no Irak ,no Afeganistao,e libia
    .
    pra que monopolio do OIL fique nao dos EUA EO PARASITA
    Ingles,.
    .
    TRISTES e inludidos sao os que acreditao que foi pela
    Paz e liberdade e que os EUA e Inglaterra invadirao. e que so querem a paz
    .
    NA HORA DE ROBA E MATA
    EXISTE MESMO SOLIDARIDADE NO CRIME .SO PATETA QUE NAO VE EO que tem sido brainswash que morao ai na America do sul
    .
    INFLUENCIADOS PELA MIDIA BRAINWASH DA METROPOLE
    .

    OPS OPS NAO VAMOS ESQUECER DO PATO DONALD 🙂

    triste e iludidos SAO ESTES

  3. É óbvio o veto puramente político, Russia e China impedem que França, RU e EUA possam entrar na Síria através da OTAN e roubar suas riquezas, consolidar um aliado pró-israel e criar mais um ponto estratégico na região, bem no “quintal” de Rússia e China, eles disseram não as intenções malévolas dos EUA dizendo “que os sírios cuidem de seus problemas”. Ĝis Revido kara!

  4. Vai ser muito dificil agora do “clube do bolinha” conseguir fazer algo escondido atras de “resolucoes” da ONU ja que as verdadeiras intencoes ja foram desmacaradas.

  5. olha a CIA,o MI6 eo MOSAD, trabalhando de novo, tramando ,conspirando, envenenando, e apagando fogo com gasolina por baixo dos pano, tão louquinhos para libertar mais um povo do mau que e a soberania, se fossem so sanções vai la, mas estão de olho e em um bom bombardeio,

  6. vejam bem americanofilos, algum dia eles podem querer defender os pobres e oprimidos indigenas de nos, se bem que muitos estão loquinhas para q acontrça isso por aqui (“a cavalaria veio me salvar destes barbaros brasileiros, vou jurar lealdade a constituição estadunidense, eu nunca fui brasileiro , meu tataravo era alemão, eu tambem sou “) cuidado meninas, antes de rasgarem as calçinhas deem uma olhadinha no que diz o art. 84 da constituição referente a traidores da patria!

  7. embaixador francês na ONU, Gérard Araud:
    .
    “Esse veto não vai nos parar”, acrescentou. “Nenhum veto pode dar carta branca para as autoridades sírias.”
    ———————————————————————
    Ou seja, as resoluções da ONU só são consideradas quando favorecem os planos da OTAN/EUA…
    .
    Por causa desta frequente atitude das potencias da OTAN, a ONU está inteiramente desmoralizada e o direito internacional e a democracia enfraquecem cada vez mais.
    .
    Os cristãos da Síria apoiam Assad, pois sabem o que aconteceu com a comunidade cristã do Iraque após a invasão de EUA/OTAN/Israel.
    .
    Antes da invasão tinham liberdade de culto e de modo de vida, após a invasão passaram a ser perseguidos e reprimidos, muitos fugiram para a Síria…

  8. EUA deixam reunião do Conselho de Segurança após acusação de apoiar genocídio

    Nações Unidas, 4 out (EFE)- A delegação dos Estados Unidos abandonou nesta terça-feira a reunião do Conselho de Segurança da ONU, onde Rússia e China vetaram uma resolução de condenação à Síria, depois que o representante de Damasco acusou os americanos de “apoiarem o genocídio” ao protegerem Israel em detrimento dos palestinos.

    A embaixadora americana nas Nações Unidas, Susan Rice, e os demais diplomatas americanos se levantaram e deixaram a sala do Conselho enquanto o representante sírio, Bashar Jafari, dizia em seu discurso que os EUA poderiam ser acusados de genocídio por seu apoio aos israelenses.

    Jafari assegurou que os EUA usaram seu poder de veto 50 vezes desde 1945 para protegerem Israel, pelo que poderiam ser acusados de participar do genocídio israelense contra os palestinos.

    “Essa linguagem é equivalente a fechar os olhos e apoiar os massacres israelenses nas terras árabes ocupadas”, indicou Jafari, que foi o último representante diplomático a discursar na reunião que frustrou a tentativa dos países da União Europeia (UE) de condenar Damasco.

    Antes de Jafari ter finalizado seu discurso, o embaixador britânico, Mark Lyall Grant, também abandonou seu assento na mesa do Conselho de Segurança em protesto por suas palavras.

    Rússia e China vetaram a resolução apresentada pelos quatro países da UE que estão no Conselho – França, Alemanha, Reino Unido e Portugal -, que não incluía sanções contra Damasco, mas sim uma dura condenação pela repressão, enquanto Brasil, Índia, África do Sul e Líbano se abstiveram.

    Os europeus e os EUA, além de Bósnia, Colômbia, Nigéria e Gabão votaram a favor.

    O embaixador russo na ONU, Vitaly Churkin, assegurou que seu país não concorda “com este movimento unilateral e acusatório contra Damasco”, e assinalou que a aposta europeia não promoveria uma solução pacífica para a crise, como deseja a Rússia.



  9. como o Brasil se absteve (q. novidade)…rsrsrsrs… e quer vaga permanente ???

    vai ter sim… na banquinha de feira-livre vendendo laranja…rsrsrsr

    diplomacia frouxa a nossa…como nossas defesas… projeto de governo ser e parecer fracos…FATO

  10. Enquanto isto na Líbia…Dados da mídia alinhada a OTAN:
    …………………..
    REUTERS AFRICA
    Sun Oct 2, 2011 10:06am GMT
    .
    * NATO said it conducted 101 air sorties on Saturday, 38 of them strike sorties, to identify and hit targets.
    .
    * It said key targets hit included:
    .
    — One multiple rocket launcher firing point and one ammunition storage facility in the vicinity of Bani Walid
    .
    — One command and control node, one infantry and anti-aircraft artillery staging area, two armed vehicles, four armoured infantry vehicles and one tank in the vicinity of Sirte
    .
    * Since NATO took command of air strikes on March 31, its aircraft have conducted 24,574 sorties, including 9,164 strike sorties. NATO members participating in air strikes include France, Britain, Canada, Denmark, Belgium, Italy and the United States.
    —————————————

    Tradução Google:
    .

    NATO disse que realizou 101 missões de ar no sábado, 38 deles greve saídas, para identificar e atingir alvos.
    .
    *Ele disse principais alvos atingidos incluem: – Um lançador de foguetes disparando vários pontos e uma instalação de armazenamento de munição nas proximidades de Bani Walid – Um comando e nó de controle uma infantaria e anti-aeronaves área de preparação de artilharia, dois veículos armados, quatro veículos blindados de infantaria e um tanque nas proximidades de Sirte.
    .
    * Desde que a OTAN assumiu o comando de ataques aéreos em 31 de março, seus aviões realizaram 24.574 saídas, incluindo 9.164 surtidas de ataque Membros da NATO participando de ataques aéreos são a França, Grã-Bretanha, Canadá, Dinamarca, Bélgica, Itália e Estados Unidos.
    —————————————-
    101 missões aéreas, somente no Sábado…
    .
    Se estivesse “tudo sob controle” não precisava tanto uai!
    Afinal, a hora voo deste caças custa uma graninha boa…

  11. KLM:
    No dia que você aprender a escrever vai poder fazer algum juízo de valor sobre o que se escreve por aqui. Mas voltando ao tópico é lamentável que Rússia e China estejam perdendo a sua dignidade ao proteger um tirano assassino do naipe de Bachar Al Assad. Acho até bacana terem vetado a resolução no CS da ONU mas não pressionam o tiranete sírio

  12. “Esse veto não vai nos parar” ,é para isso que serve a OTAN.
    .
    Não há necessidade do apoio da ONU/CS,pois quem decide sempre são os mais fortes,no caso quem será….a Russia e a China ou a OTAN e os EUA?
    .
    Será com foi a Líbia ou não?
    .
    O Brasil nessa história toda,está de gaiato,não influi e nem contribuí,nem fede e nem cheira!

  13. >> “Esse veto não vai nos parar” << (Gérard Araud – Embaixador Frances na ONU).

    Atitude parecida com essa acima tiveram com o Iraque e Líbia…Alguém ainda duvida que a ONU hoje me dia não passa de um "clubinho" de hipócritas? Votação, resoluções, etc, não são mais que circo político-midiático para justificar as invasões onde eles acharem conveniente. A ONU já passou da hora de fechar as portas..

  14. Hms Tireless, KLM pode ter seus erros de português, mas os crescentes investimentos mundiais em defesa evidenciam o que ele expos. Não precisa ser da academia brasileira de letras para entender a ‘sacanagem’. Os recentes combates travados foram iniciados por quem? A OTAN.. Mais triste e desumano é saber que a cada 5 minutos uma criança morre de fome no mundo. Morrer ‘definhando’ tem coisa pior que isto?.. Mas os diamantes provindos da áfrica se encontram nas lojas mais chiques dos ‘desenvolvidos’. No continente africano está tudo bem!.. Os f _ p! Gastam rios de grana num tomahawk mas para combater a miséria é esta hipocrisia.

  15. O Brasil tem sido covarde no que se refere ao povo sírio…Ainda querem assento permanente no CS? Prefiro o México ou a Argentina. Se é pra ficar em cima do muro cada vez que se defronta com um problema grave,é melhor cuidar só de carnaval e futebol…

  16. Excelente comentário KLM, sua percepção é bem maior a daqueles que o criticam estéricamente
    .
    Outra coisa a notar é como esse povinho do “mundo livre” gosta de se ausentar quando lhes são dito a verdade, sempre que alguém chega lá e joga os fatos na cara deles, “em protesto” eles saem! Patéticos esses senhores do genocídio!

  17. Brasil “ficou no meio do muro”” que nada, puro interesse, não contraria os paises do BRINCS, e nem os da UE e EUA. certinho , todo jeito os russo e chines vetariam.

  18. KLM,
    .
    Você falo o que é certo do seu jeito,alás aqui se fossemos levar em consideração a gramática portuguesas, ninguém falaria_Rsrsrs….
    .
    Eles são assim;quando não tem argumento começam a pelar,más não se preocupe,já se calaram quando a verdade vier;com os rabinhos entre as pernas,eles voltaram para o silêncio e o ostracismo medieval.
    .
    Não é a primeira vez que eles caem do cavalo,se eles esqueceram da intervenção da líbia e toda as patifarias que aconteceram e acontecem por lá,por uma conveniência ideológica e estupida;nós não.
    .
    E é isso que os deixam chateados pois, sempre pessoas como você está ai para lembrá-los que o mundo não é uma disneilândia como eles incautamente acham.
    .
    Meus parabéns pelas sua idéias.
    .
    abraços

  19. EUA deixam reunião do Conselho de Segurança após acusação de apoiar genocídio
    .
    .
    .
    **********
    “(…)A embaixadora americana nas Nações Unidas, Susan Rice, e os demais diplomatas americanos se levantaram e deixaram a sala do Conselho, enquanto o representante sírio, Bashar Jafari, dizia em seu discurso que os EUA poderiam ser acusados de genocídio por seu apoio aos israelenses. (…)”
    **********(fonte:EFE)
    .
    http://brasilnicolaci.blogspot.com/2011/10/eua-deixam-reuniao-do-conselho-de.html

  20. -Meu CARO LUCENA
    .
    NAO ADINTA PERDE TEMPO COM ESE POVO!!!!
    .
    pau que NASCI TORTO E CORTADO OU MORRE TORTO!!!!
    .
    ese povo vive asitindo Law&Order,Rambo e ainda pegao corda quando falAO mau Chuck Norris!!! 🙂
    .
    eai numa Hora desas vem ai diser tais perolas desas.
    .
    quando na cabeca so tem Filme de Hollywood ,e por isso
    .
    Meu Caro Lucena que nao vale pena perder tempo com eles
    .
    pq eles vao sempre vim com mesma LADAINHA .O MESMO DISCO FURADO .
    .
    SO PATETA QUE OS ENTENDE
    .
    COMO VC FALO MEU CARO LUCENA E CADA MAMIFERO QUE ME
    .
    APARECE AQUI
    .
    SDS

  21. Surpresa na votacao brasileira. Em cima do muro, como sempre, mas nem pra ca nem pra la. Nos tempos do Lula estariam a par com Russia e China contra sancoes, mas no novo pensamento pelo ao menos uma abstencao.Hillary deve estar feliz.

  22. .
    .
    KLM disse:
    04/10/2011 às 23:26
    .
    Perfeito comentário KLM, recomendo a leitura a todos os que por aqui passam!!!!
    .
    E quanto aos ditadores sanguinários da Arabia Saudita, Yemem e coisas varias que apoiam pelo mundo, nenhum dos Americanizados diz nada… falam usando esses termos somente da Síria e Irã?? e dos Aliados Ditadores dos USA libertadores do mundo ninguém cutuca né… e aqueles homicídios em massa com mais de 2000 cadáveres na Colômbia aliada dos Yankees ninguém fala??? Mas ficam sempre de boca cheia de ódio politico pra falar do Chavez né…
    .
    A verdade está ai, quem quer acreditar em mentiras que fique a vontade, no fim das contas quem é o bonzinho nisso tudo???
    .

  23. Não sei o que é pior os americanófilos , ou os americanófobos que ficam dando apoio para um menino escrever mal e porcamente as suas ideias (provavelmente o coitado deve ter os “celebro” lavado pela falta de leitura consistente, e para polemizar escreve a mesma retorica bobinha de sempre, e ainda sem um escopo intelectual útil). Mas que saudade da velha e boa esquerda intelectualizada, que critica os EUA sem matar o nosso querido e amado idioma.

    Mas em fim, já era hora de a China e Rússia tomarem alguma atitule, porque se é para ficar em cima do Muro basta o Brasil, se bem que não tomar uma posição já é tomar uma posição, de neutralidade (não sei se é isso que o Brasil pretende). Mas eu me pergunto, porque agora os “salvadores” da humanidade (porque como salvadores como estes, a situação da feia) demoraram para, pelo que parece, tomar alguma ATITUDE contra os EUA/OTAN? Porque já foi Afeganistão, Iraque, Líbia (no caso da Líbia o “aliado” e “parceiro estratégico” do Brasil, a França, foi bem energética contra o Gaddafi, porque será hein?), quem vai ser agora? Ou será que China e Russia estão esperando uma proposta melhor para vender a Síria, igual a Líbia, para a OTAN/EUA. Vamos ver os próximos acontecimentos neste mesmo blog.

  24. De que adianta ao Brasil fazer parte da ONU; sem poder de veto? Se não fizer parte da “panelinha”? Se for para ficar se abstendo de toda votação para não desagradar os EUA e meia dúzia de gato pingado Europeu, é melhor sair e deixar só um diplomata observador. Fazemos nossos Nukes e subs em grande quantidade…e nem vamos lembrar que tem essa porcaria de ONU no mundo. Só aprovam as resoluções que a panelinha aprova, se o país tiver as “costas quentes” não precisa cumprir as resoluções, se tiver armas nucleares então, nem resolução aprovam por cagaço…
    >>> SÓ RESPEITO ONU (ou algo semelhante) SE FOR POR VOTAÇÃO DE MAIORIA SIMPLES(ou por peso populacional)FORA ESSAS OPÇÕES NÃO PASSA DE CIRCO!!! A ONU hoje em dia é um circo onde os que não fazem parte do CS são os palhaços!!
    ——
    W-87 em grandes quantidades, VLS-ICBM, 25 subs modernos, defesa anti-aérea moderna, e linha de montagem/fabricação dos SU-35BM…e a ONU que se dane!! Não precisamos mais dela. ( Isso tudo sai mais barato que Copa do Mundo e Olimpíadas..)

  25. “matar o portugues”” naum!!!! (rsrsrsrsr) (kkkk) (shuashuashuash) vc tbem tc assim no fds, PQP isso aqui é p/ descontrair e bom fds a todos.

  26. Paulo Henrique. Já parou para pensar que estimulando-o a continuar lendo até mesmo este blog, invés de pormenorizá-lo já é alguma coisa? E que mesmo digitando aqui errado, vai descobrir nele assim como em muitos frequentadores aqui questões a ponto de debaterem e pesquisarem em outras fontes que não somente a internet?.. E ninguém aqui é professora, mãe, ou chefe do cara pra ficar cobrando se digita bem ou não. Estando legível, vale. Prefiro estes erros de português mas com esta mente em relação às coisas do que muitos que escrevem/digitam certo e na minha humilde opinião são completos ignorantes.

  27. .
    .
    Verdade diarum, concordo!!
    .
    O importante é pensar corretamente, fazer ataques pessoais por erros de português querendo somente desqualificar as ideias da pessoa é discriminação e perseguição… aqui não é o vestibular ou o mestrado, aqui é um fórum onde o mais importante é saber pensar livremente, e expor as ideias!
    .
    Além do mais o HMS e muitos destes que desdenham tem sempre erros de português em suas postagens e ficam ai apontando o dedo… espelho está em falta no Brasil!!
    .
    Valeu!!

  28. É, realmente, pensar corretamente não é para todos… o que dizer de pessoas que apregoam a liberdade e fazem dela sua gueixa… pensar livremente é da natureza humana… uns pensam com razão, outros com emoção e alguns com o partidão… rsrsrs… isso é que é liberdade… bem faz o Haddad, qndo os trata como desfalecidos primaristas… desde que saibam ter acesso a um caixa automatico e a maldita urna eletronica, está de bom tamanho… estudar para que? molhe o dedo na carimbeira e assine por extenso meu caro ufanista amador…

  29. diarum, SIM vs tem razão, em muitos pontos, e que existem muitos aqui no blog que escrevem bem e são muitos ignorantes e preconceitos, os nossos “nacionalistas” chauvinistas, os “esquerdistas” e direitistas donos da verdade e “sábios” comentaristas, e por ai vai. E sim vc e o Francoorp estão, aqui não é vestibular, ou qualquer outro lugar que em que se exija português bem escrito.

    MAS que é irritante um sujeito que se acha “dono” da verdade discutir com outros cidadão que se acham “donos” da verdade com argumentos tão fracos e infantis. O que faz do blog, não um lugar para debater idéias e posições, mas sim uma disputa de egos para ver quem esta mais certo.

  30. XTREME na tua cabeça o Brasil deveria votar com os lobos da OTAN né amiguinho rsrs sabe amiguinho para ate aqueles que pensam que o Brasil sempre esta encima do muro ou acovardado esta abstenção foi estrategia diplomatica rsrs Nossa posição so os otarios Israelenses,americanos e Europeus-Ocidentais ainda pensam que trocamos espelhos por votos.O Brasil é BRICS e forma com os BRICS e sempre fomos contra a intervenções belicas e a favor do dialogo e essa nossa posição nem bomba atomica é capaz de mudar rsrs E para os que diziam que Russia e China nunca tinham usado e nunca usariam o veto no CS ai esta vossas respostas rsrs

  31. Desde as primeiras postagens que o KLM se desculpou por seus erros de português, cara simples e humilde, porém tenta melhorar suas opiniões, e , como diz FRANCOORP e DIARIUM, fazendo bom uso do PB, pior são os formados Pseudos cultos daqui que escrevem verdadeiros absurdos , verdadeiros assassinos do português e ainda não reconhecem suas limitações. Abcs.

Comentários não permitidos.