Dilma garante apoio do Brasil para que UE supere crise

A presidente Dilma Rousseff garantiu nesta terça-feira na cúpula com a União Europeia que os países membros do bloco podem contar com o Brasil para combater e superar a crise financeira, uma ajuda cujo foco ela acredita que deve estar mais voltado para o consenso político do que nos recursos financeiros.

“O Brasil, e aqui tenho a certeza de que expresso o sentimento das economias em desenvolvimento, está disposto a assumir sua responsabilidade de forma cooperativa”, afirmou Dilma ao término da quinta cúpula euro-brasileira, realizada em Bruxelas.

A presidente, que foi à capital belga acompanhada de vários ministros, reafirmou perante o presidente do Conselho Europeu, Herman van Rompuy, e o da Comissão Europeia, José Manuel Durão Barroso, que eles “podem contar com o Brasil”.

Dilma garantiu que o Brasil será um aliado para a Europa na próxima reunião do G20 (grupo dos países mais ricos e os emergentes), nos dias 3 e 4 de novembro em Cannes (França).

A ajuda à UE, disse ela em entrevista coletiva, “não se trata de uma questão de falta de recursos financeiros, mas de uma construção de um consenso político em torno da recuperação”.

Segundo Dilma, a crise entrou em uma “segunda etapa”, caracterizada pelo “elevado endividamento público na grande maioria dos países europeus”, cuja solução, para ela, passa por uma maior coordenação entre os países e pelo estímulo do crescimento econômico e da estabilidade macroeconômica, “conjugando políticas sociais”.

Durante sua visita a Bruxelas, na qual além da cúpula da UE também se reuniu com o governo e os reis da Bélgica, Dilma repetiu em várias ocasiões que ajustes orçamentários drásticos podem estagnar a economia, e afirmou que “dificilmente se sai da crise sem aumentar o consumo, o investimento e o nível de crescimento”.

Além disso, a presidente pediu “que sejam levados em conta” os cidadãos, e que eles “sofram o mínimo possível” as consequências da crise, em particular o desemprego.

Dilma defendeu ainda que o Brasil, como maior produtor mundial de biocombustível, contribua para a diversificação das fontes energéticas, e disse que “crescer e respeitar o meio ambiente não é incompatível” com essa iniciativa.

A presidente brasileira também se mostrou de acordo com a necessidade de aumentar os esforços para concluir as negociações de um acordo de associação entre a UE e o Mercosul que seja “ambicioso, equilibrado e global” e ajude todas as partes.

Os ministros brasileiros e comissários europeus assinaram ainda acordos para fortalecer a colaboração em pesquisa, política espacial, turismo e cultura.

Além disso, UE e Brasil concordaram em trabalhar para que a cúpula internacional contra a mudança climática Rio+20, que acontecerá no Rio de Janeiro em 2012, seja um sucesso, mostraram-se a favor de que as Nações Unidas sejam mais abertas ao multilateralismo e discutiram a situação na Líbia e na Síria e os eventos relacionados à “primavera árabe”.

Fonte: UOL

20 Comentários

  1. Nós estamos mais ferrados do que os EUA, Europa e Japão. Dilma não pode fazer populismo internacional chupando o sangue e tirando lágrimas de seu povo. Isso tem que acabar. Temos um grande Haiti aqui dentro. Os militares das FFAA estão passando por necessidade financeira.

  2. Acabei de ver no noticiario, Dilma declarando que o Brasil esta pronto para ajudar a Europa em sua crise financeira !
    O PB deu a noticia no blog que Dilma quer emprestar 10 bilhões de dolares para ajudar a Europa na crise !
    10 Bilhões é o valor estimado do FX2 para a compra de 36 caças com TOT, para equipar a FA com caças não tem dinheiro, mas para dar para a Europa em crise tem grana !, e Dilma fez cortes de 50 bilhões de reais no orçamento. A India quer comprar 126 caças Typhoon com TOT por 10 bilhões de dolares. Tem muita maracutaia e roubo nessa compra superfaturada de 36 caças Rafale pelo governo brasileiro.

  3. A Coréia do Sul quer comprar 60 caças de QUINTA GERAÇÃO com TOT por 7,8 Bilhões de Dolares.
    FX3 da Coréia do SUL, tendo como participantes aceitos: o F-35 Lightning II, PAK -Fa T-50 Russo, F15 Silent Eagle e Typhoon. O Rafale não foiu colocado no FX3 da Coréia do Sul por ser deficiente em potência do motor, radar, sistema elétrico fraco e suite de guerra eletrônica deficiente.

  4. Isso sim é TRAIRAGEM… perguntem ao “trabalhador oprimido que ganha salario minimo” (não era assim que a esquerda discursava qndo não era governo?) o que ele acha disso tudo… uma vez no poder tudo muda… rsrsrsr…
    ********************************************************
    “vou-me embora pra passargada… la sou amigo do rei…”
    ********************************************************

  5. Quando eu vejo a Dilma oferecendo dinheiro para os europeus, me dá uma raiva que não tem tamanho,a Dilma é mais feia do que trombada de Honda 125 com uma Scânia. Deus me livre, mas eu vou acabar fazendo torcida pro avião dela cair em alto mar.

  6. deixa estes colonizadores de mer…. se fo… dona gerentona, eles tão comendo mortadela e arrotando caviar, vomos fechar com os paises do fulturo, europa e passado !!!

  7. Lula, EX Ministro Jobim e agora Dilma e Amorim são a favor do caça Rafale. Todos os países do mundo e suas FA não querem comprar o Rafale, entenda o motivo:

    Negociação com o Emirados Arabes Unidos (EAU) para a venda do Rafale :
    O radar RBE2 AESA do Rafale não tem detecção e rastreamento de alvos móveis em terra nem integração entre modos ar/ar e ar/terra, bem como tem 10% menos de alcance que o radar do F-16 Block 60 (AN/APG80 de 2003), o que estaria entravando as negociações com os Emirados Árabes, sendo o radar AESA do Rafale inferior ao do F-16 e F18. O Rafale tem tecnológia americana no seu novo radar AESA, sistema de mira, HMD e software de integração de sistemas, sendo necessaria autorização americana, a DASSAULT NÃO PODE TRANSFERIR 100% DA TECNOLÓGIA DO RAFALE SEM AUTORIZAÇÃO AMERICANA, seu motor tem tecnológia da Rolls-Royce.
    O radar, ainda em desenvolvimento, apresenta limitações em relação aos radares já operacionais em outras aeronaves. Superar essas limitações exigirá muito mais tempo e investimento.
    O Rafale tem problemas de projeto SERÍSSIMOS, a ponto de, por exemplo, a parte elétrica inviabilizar o aumento de seu radar e a utlizaçao de um motor mais potente.
    O aumento de potência exigido pelos EAU para o RBE2 demandará uma total revisão da parte elétrica do Rafale, por absoluta falta de potência, além de interferir com a suíte SPECTRA, gerando interferências eletro-magnéticas que afetam seus sensores.
    A SPECTRA aparentemente não impressionou os peritos dos EAU, que exigem melhorias
    A França teria que fazer a reengenharia de TODA A PARTE ELÉTRICA DO VETOR, A UM CUSTO DE 2,90 BILHÕES de Euros. Bem como das tomadas de ar do motor, e nariz do avião, para acomodar um radar AESA mais potente do que aquele que será instalado no avião.
    Em mais de 10 anos O RAFALE PERDEU TODAS AS CONCORRÊNCIAS DAS QUAIS PARTICIPOU. UM AVIÃO QUE NINGUEM QUER COMPRAR, COM TECNOLOGIA INFERIOR, CUSTOS DE AQUISIÇÃO E MANUTENÇÃO CARISSIMOS.
    Fica muito clara que a proposta de construção do Rafale no Brasil é somente conversa de vendedor. A França está lutando para conseguir exportar o aparelho para manter a linha de produção aberta para a fabricação de 11 unidades por ano. Não faz sentido pensar em montar uma linha no Brasil para 36 unidades. A menos que sejam modelos CKD, para serem “aparafusados” no Brasil. Aí não tem transferência de tecnologia nenhuma.
    A legendária fama dos fornecedores franceses de tecnologia militar de prometerem muito na hora de assinar os contratos, mas executando depois a política de empurrar com a barriga a prometida transferência. São ruins também na consumação das contrapartidas comerciais (off-set). Basta analisarmos a prometida transferência tecnológica da França para a Helibras, até hoje ate mesmo os parafusos são importados, a manutenção dos motores é feita na França, os helicopteros são montados em CKD.

  8. Provavelmente deve ser deixando o pais de quatro e com as pernas ainda mais aberta para eles.Incrivel, como temos politicos vagabundos nesse pais.



  9. vai ajudar como???

    1º distribuindo camisinhas pagas pelo BNDES para eles terem menos filhos..assim comem menos (comida claro)..rsrsrsr

    2º transferir nosso fantastico sistema educacional alienador de jovens que por ficarem alienados não vão reclamar da M em que se encontram.

    3º ensinar como inchar ainda mais a maquina administrativa..

    4º ensinar como colocar ministro lesado-tapa-buraco que so sabe visitar o que nao conhecer e falar do que não sabe.

    5º fazer promessas que nunca serão cumpridas..rsrsrsrs

  10. MAIS UM EXEMPLO DE HIPOCRISIA BARATA!
    ESSE MUNDO É LOUCO MESMO
    .
    .
    *********
    Brasil é hipócrita ao aconselhar Europa, diz ‘Financial Times’
    .
    .

    (….)O blog BeyondBrics, do “Financial Times”, publicou um texto atacando o discurso da presidente Dilma Rousseff em Bruxelas.(….)”

    .
    *******
    .

    .
    http://blogs.estadao.com.br/radar-economico/2011/10/04/brasil-e-hipocrita-ao-aconselhar-europa-diz-financial-times/
    .
    .
    Mais hipócrita que este folhetim de 5º categoria,é aquela sugestão da Baronesa Tatcher ao Brasil;onde ela sugeriu que vendêssemos tudo que tínhamos para pagar as dívidas com eles.
    .
    Esse mundo dá tantas voltas,quem diria que isso iria acontecer,o Brasil ensinando a eles como administrar uma crise financeira,só falta uma baronesa tupiniquim para ser cômico …..Hahaha…..

  11. O Brasil com a bola cheia e a patetada,como sempre, torcendo contra.
    .
    O governo tido de “esquerda”,no auge do meu Brasil varonil;com a bola cheia fazendo sucesso dentro e fora,e eles como sempre,choramingando.
    .
    O problema social do Brasil é antigo,como alguns mentirosos de plantão supões não é de 2 décadas para cá e sim centenário,passou por diversos governos,da “direita” á “esquerda”,de “conservador” ou não.
    .
    O ostracismo deles são da épocas onde a luz nem brilhava por aqui,sentem falta da ditadura militar;pois com certeza era naquela épocas onde eles,ou familiares deles(os país), estavam por cima,mamando nas tetas do estado_Heheheh…..
    .
    Hoje são órfão da ditadura,chorando e com soluços pelos cantos,igual a menino que perdeu o brinquedo mais querido-Hahahaha…..QUê DÓ! …..Hahahah…..

  12. “uma ajuda cujo foco ela acredita que deve estar mais voltado para o consenso político do que nos recursos financeiros.”
    .
    Acho bom, minha cara “Presidenta”. Pois um país que tem milhões de favelados e gente morrendo na porta de Hospital por falta de vagas; querer dar dinheiro do seu povo para banqueiro falido Europeu…é caso para bala na testa, é bom o PT não forçar muito… Sem mais.

  13. ÉÉÉ NebruRJ,1º tem que ajudar e pensar nos que estão dentro do Brasil,para despois ajudar os de fora,e não deixar o povo passar fome,necesidades,educação de 3º mundo mesmo,Mais a senora Dilma que ficar bem na europa apezar que o povo passe putas.

  14. Se arrependimento matasse eu estaria morto c essa dona, nunca + outra x; p comprar os caças , poderiam ser td D+Su 35BM e Su34 p a MB…+ ñ tem grana, p emprestar aos imprestaeis da UE elea tem,está brincando c a n FAs = segurança. Sds.

  15. General De Gaule dizia o Brasil nao ser um pais serio. Parece que Dilma quer prova-lo correto. O alto padrao de vida das massas trabalhadoras de Europa faz com que mercadorias produzidas la sao caras e menos competitiva no mercado internacional. Dai a necessidade de subsidios que nao sao permitidos fora de Europa e Estados Unidos. Dai uma das razoes do endividamento publico. Nao esqueca altos gastos militares para subjugar os paises da periferia. A paz social la foi comprada com o suor das massas proletarias e camponesas dos paises perifericos. Agora perderam o creditos e nao sabem como pagar suas dividas e portanto vao ser forcados a apertarem o cinto. Isto e consumirem menos. E nossa vez de comer mais desse bolo que eles dizem que um dia tambem sera nosso. Nao sei porque ajuda-los.

Comentários não permitidos.