Rússia lança satélites Glonass e completa sistema de navegação

http://www.rusbiznews.com/content/images/news/glonass_1.jpgSatélites russos do sistema de navegação Glonass foram lançados com sucesso na madrugada desta segunda-feira (0h15min no horário de Moscou) do Cosmódromo Militar de Plesetsk, na região de Arkhangelsk. Aleksey Zolotukhin, representante do Ministério da Defesa da Rússia para Assuntos Espaciais, lembrou que o lançamento estava previsto para a madrugada de 2 de outubro, mas foi adiado em função de fortes ventos. “Agora estamos colocando em órbita satélites de dois tipos. O Glonass-M, com vida útil de sete anos, e o Glonass-K, mais moderno, com vida útil de 10 a 12 anos.

Este foi o primeiro lançamento do satélite Glonass-K. Além disso, é a primeira vez que no lançamento de satélites desse sistema de navegação foi utilizado um míssil transportador do modelo Soyuz-2.1b.”

Em 5 de dezembro de 2010 três satélites Glonass-M, que teriam concluído a formação global do sistema de navegação por satélite russo, foram perdidos, após a queda do míssil transportador Proton-M no oceano Pacífico. Agora, o sistema russo fica mais perto do ponto de estar completamente operacional.

Anatoly Chilov, vice-diretor da Roskosmos, a agência espacial russa, afirmou: “O sistema Glonass no espaço está completo.” De acordo com Chilov, a partir da entrada em órbita dos engenhos lançados nesta segunda-feira, o sistema composto por 24 satélites estará pronto para distribuir sinais de navegação para todo o mundo.

Fonte: Diário da Rússia

11 Comentários

  1. Se não me engano o glonass estava pronto faz tempo, esses 3 que iriam mas que cairam na falha do lançador, era apenas como reserva.
    .
    Dizem que o glonass é mais seguro ou se preferir avançado que o gps, justamente por ser mais recente.

  2. deixa eles, deixa eles, o braSil vai injetar viagra no VLS para ele subir, e vamos ate o fim do seculo se o tempo ajudar, lançar o satelite ESPUTONIK, EEE VÃO PENSANDO Q E BOY !!!

  3. O Brasil deveria tentar fechar acordos com os Russos(Glonass) e também com a Europa(Galileu). Para uso dos sistemas de posicionamento global em conjunto e principalmente como uma opção ao GPS(EUA)…não se pode ficar dependente de um único país quando outras tecnologias semelhantes existem no mercado..

  4. E por acaso vocês são inocentes o suficiente para acreditar que os comunistas fazem isso pelo paz?!

    Acordem? Com esse sistemas os malditos russos podem ameaçar ainda mais as nações livres com ataque nucleares.

    Os EUA que não são idiotas, já preveem isso e por isso estão instalando as barreiras anti mísseis para criar um cordão sanitário e impedir o avanço comunista, só não vê quem não quer.

  5. .
    .
    O Brasil ja tem acordo ASSINADO com os Russos para o uso do Glonass desde 2008:
    .
    http://panoramaespacial.blogspot.com/2008/11/glonass-rssia-e-brasil.html
    .
    O mais impressionante é que os 3 satélites foram perdidos no ano passado e ja foram substituídos por novos e de tecnologia mais avança, vendo que estes dois lançados agora são o modelo M e K, onde o K é inédito no espaço… lembrando sempre que os Russos tem economia menor que a nossa, o que demonstra o potencial que não utilizamos aqui no Brasil, e como o colega disse uma vez, nós aqui temos até mais terra pra aproveitar, la é quase tudo gelado…
    .
    Pelo menos estamos no Glonass, ja é alguma coisa, falta agora fazer o nosso próprio sistema de posicionamento Global… ja tem projeto pra isso, mas falta $$$ como sempre!
    .
    Valeu!!

  6. Glonas traz uma tecnologia nova.Mais uma ajuda pra localizar e orienta pessosas e tecnologias,
    .
    Muito boa esa alternativa ao Gps . Sistema do SU-50 sera integrado ao Glonass tanto Russo e o Indiano.Muito bem lembrado FRANCOORP e bom ver o Brasil nesse contrato,Nao podemos so dependeremos do Gps mais tai o Glonass com uma tecnologia nova pra nos ajudar tbm ,
    Parabens aos Russo devemos lembra afinal eles mesmo com uma Economia tribulada levaraoa frente o projeto que hoje beneficia o mundo intero
    sds

Comentários não permitidos.