Kamov Ka-50 “Black Shark”

Autor : konner

Plano Brasil

Ao contrario do Mi-24 que era um helicóptero de assalto aeromóvel, o novo helicóptero de ataque soviético seria um helicóptero de ataque dedicado, o que dispensaria a cabine de transporte de tropa, reduzindo o peso e o tamanho da aeronave o que o tornaria pequeno, rápido e ágil.

O Kamov KA-50 possui diversas características inovadoras em helicópteros de ataque, uma destas é o rotor coaxial, item nunca presente anteriormente em um helicóptero de ataque.

O Ka-50 está operacional no exército russo desde 1995, e foi usado na Chechênia com total sucesso, sendo que era capaz de lançar foguetes, com precisão, o dobro da distancia que se conseguia com os antigos Mil Mi 24 Hind.

A agilidade do Ka-50 pode ser traduzida, também, na capacidade de puxar 3,5 Gs, em manobra e de uma taxa de subida de 10 m/seg., elevando a capacidade de sobrevivência e letalidade do vetor.

A velocidade máxima atingida é de 340 km/h, essa ótima velocidade é conseguida graças a dois motores Klimov VK-2500,  que permite um rendimento de até 2700 hp, o que também representa uma superioridade em força de empuxo de 504 hp a mais que no seu rival americano o Apache, podendo com facilidade efetuar voos para trás e lateralmente.

O Ka-50 é monoposto, e a sua versão Ka-52 Alligator é bi posto com a tripulação colocada lado a lado, os russos gostam deste formato, segundo pude me informar, eles entendem que economizam equipamentos e ainda facilita uma maior interação entre a tripulação.

Existe uma versão de ataque noturno conhecido como Ka 50 N, que usa o sistema de imagem térmica Samshit 50 T, designador laser de alvos, com alcance de 10 km, e sistema de TV para acoplamentos de alvos de dia.

Além desses aviônicos é possível transporta em um dos pilones das asas um radar de microondas.

O grande diferencial do Kamov Ka-50 é seu sistema de rotor coaxial , este sistema já amplamente utilizado pela empresa tem inúmeras vantagens frente aos rotores convencionais, pois o sistema de rotor coaxial não necessitava do rotor de cauda, visto que o sistema funciona com dois conjuntos de hélices sobrepostas girando em sentidos opostos eliminando uma o torque da outra.

Com a eliminação do rotor de cauda que “rouba” até 30% da potencia do motor, o Kamov KA-50 dispõe de 100% de sua potencia, proporcionando um maior desempenho e manobrabilidade ao vetor.

Outra vantagem é a redução do ruído, pois nos sistemas convencionais os fluxos de ar do rotor principal e do de cauda interagem gerando fortes ruídos, mas, outra grande vantagem deste sistema é que o vetor é imune a mudanças repentinas de direção e força do vento, graças à ausência deste sistema o Kamov KA-50 pode realizar curvas planas quase que em todas as velocidades, facilitando bem mais sua operação em alta velocidade mesmo em  baixa altitude.

O KA-50 conta com um sistema inovador que visa elevar ao máximo a segurança de sua tripulação, este sistema é o assento ejetor K-37-800, sendo o primeiro helicóptero operacional equipado com este tipo de sistema.

O KA-50 ejeta as hélices do rotor principal para possibilitar a ejeção do piloto a velocidades de 0-350 km/h em altitudes de 0-6.000 metros, porem este sistema também possibilita a ejeção invertida em velocidades de 0-330 km/h a uma altitude mínima de 90 metros.

O assento é equipado com um kit de sobrevivência NAZ-7M, um bote salva-vidas e um sistema de pára-quedas PS-37A.

26 Comentários

  1. Esse Kamov poderia evoluir para o um Kamov com um sistema parecido ao do Skorski X-2. O que já é bom ficaria realmente uma arma terrível.

    []’s

  2. se eu nao me engano este heli é o mais temido do exercito russo, uma verdadeira maquina de guerra.
    só uma pergunta este é o famoso hokum?



  3. krai … lindão d+

    imagina vindo pra cima de um pelotão em campo aberto… rsrsrs

    vai ter soldado se fantasiando de noviça rebelde e cantando .. the sound of music…rsrs

  4. в 2011 году принято решение о прекращении закупки одноместных ка-50!! создана одна эскадрилья 12 вертолетов-больше этот вертолет производится не будет!!!!!
    русская армия будет покупать только ка-52-подписан контракт на покупку 140 единиц ка-50

  5. imagine o pavor de estar em um carro de combate e saber que estas maquinas infernais estão voando sobre suas cabeças rsrsrs

  6. O Ka-50 parou de ser fabricado e sua versão biplace, o Ka-52, assumiu seu lugar na linha de produção até a chegada do Mi-28. Questões políticas deixam uma nuvem negra sobre o destino dos Ka-52. O surgimento deste helicóptero levou panico aos generais das divisões blindadas da OTAN. O pior de se estar dentro de um blindado da OTAN na frente de helicóptero deste era manter a dignidade… Neguinho limpava o intestino todo antes de morrer… he,he,he…

  7. É o tipo de tecnologia que deveriamos comprar dos russos; falta bravura e ousadia pros nossos lideres; chega de ficar na lanterna!

  8. Belas fotos!
    .
    Quando pensei em um heli de ataque para o Brasil, logo pensei que o candidato natural seria o Tiger, por causa da Helibras/Eurocopter… Más quando vi os preços mudei de ideia!
    ……………….
    Eurocopter Tiger:
    ………………
    Preço médio em 2007:
    .
    The Eurocopter Tiger has a unit cost between 35 and 48 million USD depending on the number of variants built and of course the variant.
    …………….
    Kamov Ka-50
    ……………
    Preço médio em Maio 2011:
    .
    Unit cost: 500 million rubles (approx. $16 million

  9. EXCELENTE HELIS E EXCELENTE TRABALHO

    O PB está de parabém por mostrar que há outro lado da moeda,e que não há unanimidade de tecnologia da defesa,como muitos pensam.
    .
    Estamos aprendendo um pouco sobre a tecnologia russa,uma tecnologia que se contrapõem a outra,a ocidental.
    .
    ‘Afinal,feijão com arroz todo dia enjoa’!-Rsrsr….
    .
    Esperamos outras novidades daquelas bandas de lá!
    .
    Parabéns ao PB por se diferencia das demais!
    .

    .
    .
    Parabéns Konne!

  10. O exército não tem um helicoptero concebido exclusivamente para ataque!.. Fica só nas gambiarras. “Pondo metralhadora em capô de brasilia velha.”

  11. Não duvido que haja planejamentos em nossas FAs de interesses no K50 depois de ter adquirido os Mil Mi35, pois serão essenciais esses aparelhos aqui na América do Sul. Em atuações brasileiras de contra-insurgencia nos países vizinhos, como no Paraguay, Bolívia, ou em separar os futuros conflitos estatais que aqui vão ocorrer.
    Senão ficaremos a mercer da OTAN e EUA para resolver essas questões.

  12. uma bela maquina sem duvida
    mas olhando bem de perto se tem a senssação de que falta algo.
    tipo um maior controle de produção (que dizem que os russos não ligam muito pra isso). é arrebites de qualque jeito, em certos pontos parece até que passaram uma massinha e não lixaram, aefim são apenas detalhes…o que importa é o uso final

  13. EB precisa de um helicóptero especializado em ataque para atuar na amazonia esses KA-50 dariam um poder forte de dissuaçao os nossos governantes tem cair na real e para de achar que vivemos num mundo da ilha da fantásia que tudo é bonito a regiao amazonica esta desprodegida quando nós acordamos vai ser tarde de mais depois que o ladrao arronpou a porta é que queremos por o cadiado

  14. É uma grande pena que tenha sido “abandonado” em prol do Ka-52 mesmo. Um helicóptero com um piloto, sendo extremamente ágil mesmo próximo da Vne, potente robusto e pequeno, uma excelente aeronave para o trabalho que lhe fora proposto (suporte a operações na retaguarda inimiga e ataque a alvos especiais).
    Só tinha a desvantagem de não ter um sistema de designação all-weather, que fora compensado no Ka-52 e no Ka-50N.

    Mas ainda o que atrapalha o rendimento dos helicópteros russos é o fato de não haver um míssil compacto nacional FnF….

  15. Ahahahahaha se fosse realmente bom estaria em produção,malabarismo ganha guerra,se ganha é so colocar uns malabaristas no nosso exercito aéronautica marinha,para a fab ja temos a esquadrilha da fumaça,o pior de tudo é que este dai coitadinho não da nem para virar com o apache bom ja perde feio para o m-i rararara.

Comentários não permitidos.