Rebeldes líbios e tropas pró-Gaddafi se enfrentam em Trípoli

http://blog.opovo.com.br/blogdoeliomar/files/2011/08/kadafi.jpgSugestão: Caiozin

DA EFE, EM TRÍPOLI
DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

ropas rebeldes e forças leais ao ditador líbio Muammar Gaddafi se enfrentaram no começo da noite deste domingo em áreas próximas ao aeroporto de Trípoli.

As informações são das brigadas rebeldes.

Segundo informações preliminares, os enfrentamentos regaram mortos e feridos. O número de vítimas, porém, não foi informado.

SIRTE

Após o cessar-fogo de dois dias dado pelos rebeldes líbios no sábado, centenas de civis tentavam neste domingo sair da cidade de Sirte, terra natal de Gaddafi, onde devem ocorrer em breve duros combates entre opositores e forças leais ao regime.

Os moradores da região fugiam em veículos empacotados com suas coisas e faziam filas em pontos de checagem controlados pelos rebeldes para pegar a estrada de saída da cidade.

Forças do CNT (Conselho Nacional de Transição, órgão político dos rebeldes) da Líbia propuseram uma trégua de dois dias para permitir que os civis deixassem a região.

http://vozdeareiabranca.espacox.net/wp-content/uploads/2011/09/Charge-kadafi-sadam-osama.jpg

Há alguns dias, alguns residentes já começaram a partir à medida que as forças rebeldes, apoiadas por aeronaves da Otan, a aliança militar do Ocidente, intensificaram bombardeiros a Sirte, em um esforço para derrotar combatentes leais a Gaddafi.

Os moradores disseram que a situação piorou muito na região e que há pouca comida e não há água ou eletricidade. A Cruz Vermelha estima que aproximadamente 10 mil pessoas já deixaram Sirte, com ao menos um terço delas se abrigando em acampamentos no deserto.

Enquanto a população se apressa para sair da localidade, membros da Cruz Vermelha que conseguiram acesso a ela disseram que há necessidade urgente de ajuda médica.

Pessoas feridas estão morrendo nas mesas de operação pois o combustível para o gerador do hospital acabou, disseram médicos que fogem de um agravamento da crise humanitária na cidade.

http://farm6.static.flickr.com/5306/5572487013_8d12e85132.jpg

Fonte: Folha

6 Comentários

  1. O presidente venezuelano perguntou:

    “Por que se concede uma cadeira na ONU ao chamado ‘Conselho Nacional de Transição’ líbio enquanto é negado o ingresso da Palestina, ignorando não apenas uma aspiração legítima, mas a vontade majoritária da Assembleia Geral?”.

  2. E o foco continua no lugar errado, propositadamente por certo…
    .
    Embora seja símbolo aglutinador e organizador da resistência líbia, não é Kadafi que está lutando contra as poucas tribos da CNT + Al-Qaeda + mercenários + OTAN…
    .
    É a grande maioria das tribos líbias que está lutando pela própria independência e soberania. E se Kadafi fosse um “ditador odiado” não haveria resistencia, más a realidade é que mais de 80% dos líbios estavam satisfeitos com o regime e apoiam a tal “Jamahiriya”, criada por Kadafi.
    .
    A situação na Líbia parece estar longe de ser a que pinta esta matéria da EFE…
    .
    O exercito líbio em sua grande maioria,exceto por umas poucas deserções, se manteve fiel a Kadafi:
    .
    “Nosso sangue não é barato. Nenhum dos traidores vai dormir tranquilo até o final dos meus dias, juro por Deus e pela honra dos oficiais do exército libio.”
    (Oficial do exército libio)

  3. O presidente venezuelano perguntou:
    “Por que se concede uma cadeira na ONU ao chamado ‘Conselho Nacional de Transição’ líbio enquanto é negado o ingresso da Palestina, ignorando não apenas uma aspiração legítima, mas a vontade majoritária da Assembleia Geral?”.

Comentários não permitidos.