Defesa & Geopolítica

Rebeldes líbios e tropas pró-Gaddafi se enfrentam em Trípoli

Posted by

http://blog.opovo.com.br/blogdoeliomar/files/2011/08/kadafi.jpgSugestão: Caiozin

DA EFE, EM TRÍPOLI
DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

ropas rebeldes e forças leais ao ditador líbio Muammar Gaddafi se enfrentaram no começo da noite deste domingo em áreas próximas ao aeroporto de Trípoli.

As informações são das brigadas rebeldes.

Segundo informações preliminares, os enfrentamentos regaram mortos e feridos. O número de vítimas, porém, não foi informado.

SIRTE

Após o cessar-fogo de dois dias dado pelos rebeldes líbios no sábado, centenas de civis tentavam neste domingo sair da cidade de Sirte, terra natal de Gaddafi, onde devem ocorrer em breve duros combates entre opositores e forças leais ao regime.

Os moradores da região fugiam em veículos empacotados com suas coisas e faziam filas em pontos de checagem controlados pelos rebeldes para pegar a estrada de saída da cidade.

Forças do CNT (Conselho Nacional de Transição, órgão político dos rebeldes) da Líbia propuseram uma trégua de dois dias para permitir que os civis deixassem a região.

http://vozdeareiabranca.espacox.net/wp-content/uploads/2011/09/Charge-kadafi-sadam-osama.jpg

Há alguns dias, alguns residentes já começaram a partir à medida que as forças rebeldes, apoiadas por aeronaves da Otan, a aliança militar do Ocidente, intensificaram bombardeiros a Sirte, em um esforço para derrotar combatentes leais a Gaddafi.

Os moradores disseram que a situação piorou muito na região e que há pouca comida e não há água ou eletricidade. A Cruz Vermelha estima que aproximadamente 10 mil pessoas já deixaram Sirte, com ao menos um terço delas se abrigando em acampamentos no deserto.

Enquanto a população se apressa para sair da localidade, membros da Cruz Vermelha que conseguiram acesso a ela disseram que há necessidade urgente de ajuda médica.

Pessoas feridas estão morrendo nas mesas de operação pois o combustível para o gerador do hospital acabou, disseram médicos que fogem de um agravamento da crise humanitária na cidade.

http://farm6.static.flickr.com/5306/5572487013_8d12e85132.jpg

Fonte: Folha

6 Comments

shared on wplocker.com