Míssil norueguês é testado dando rasante no mar

Equipamento detecta alvo com precisão e pode ser usado pela Marinha

Por  Redação Galileu

A Noruega testou nessa semana um míssil um dos mísseis mais potentes do mundo. O chamado “Naval Strike” tem mais possibilidades de manobras e precisão em localizar o alvo. O equipamento foi desenvolvido pela empresa Kongsberg Defence & Aerospace. O projeto demorou três anos para ser concluído.

Vídeo:

Para evitar o detector de radares, o equipamento é capaz de acionar um mecanismo em que ele plana logo acima da superfície do oceano. Ele também pode conseguir uma rápida manobra com a força da gravidade para evitar ser atingido.

Um sistema que combina informações geográficas com imagens infravermelhas permite que o míssil consiga procurar e detectar alvos, com precisão, em uma distância de até 185 quilômetros.

Fonte: Revista Galileu

23 Comentários

  1. Daqui a pouco o Dandolo vai dizer que tem um projeto melhor que esse dai, vai logo pro CTA, cara oque tá esperando.

  2. 3 anos !

    Só 3 anos foram necessários para o desenvolvimento e testes desse míssil que atinge alvos a 185Km !

    O Brasil precisa de 50 anos pra produzir ALVOS MÓVEIS !

    Este país está vendido , por isso não investe em nada para a defesa e que realmente faça jus a palavra SOBERANIA !



  3. enqto. o Irã lança fake missil … a Noruega prova que o seu é de verdade…

    só 03 anos ??? … Não !!! um política de governo focada para isso… FATO !!

  4. Brasil só pensa em comprar arma estrangeira… parece que é proibido desenvolver arma de alta tecnologia aqui no Brasil.O governo precisa implementar um projeto para para desenvolvimento de arma de alta tecnologia totalmente nacional. Ficar dependendo do outro páis é duro.

    nunca ouvi o governo e ou militares falando em desenvolver um avião de combate totalmente nacional. Equantos isso, vemos a Ìndia, China e outros paises avançando nessas áreas.

  5. Ademar,
    Com certeza os noruegueses levaram mais de 3 anos para desenvolver esse míssil. Não dê créditos ao texto da revista “Galileu” que está muito fraquinho.

  6. Precisamos muito de mísseis assim. ( seria interessante um acordo entre Marinha e Petrobrás para instalação de pelo menos um lançador de mísseis em cada plataforma. Para situações de emergência). Temos plataformas operando muito longe da costa, coisa de 10hs ou mais de barco..Já que não temos defesa anti aérea costeira(S-400) com radares potentes, nem aviões de prontidão para defesa. Essa é a solução, temporária.
    .
    Sou a favor da venda do inútil NAe São Paulo e com o dinheiro inteirar na compra de pelo menos uns 10 sistemas de mísseis anti aéreos S-400 para espalhar por pontos estratégicos do país.

  7. =0.. Agora que eu ví! http://attach.high-g.net/attachments/jsmdevelopmenttimeline_209.gif
    É para o f-35! ô poxa.. vamos comprar 36 caças f-35 e por fora transferencia de tecnologia com a suécia! + 120 gripen’s..
    Com a tecnologia de dada-link deles e a capacidade de decolar em pistas curtas seria uma tática de ‘guerrilha aérea’ formidável!.. Melhorando nossa logística para nossa industria, mais estradas, nem precisariamos necessariamente de mais pistas de pouso. estradas de rua já seria o suficiente. Esqueceríamos autonomia e capacidade de carga bélica pois teríamos mais postos de reabastecimento. E aproveitaríamos ao máximo a capacidade moderna de troca de informações entre as aeronaves e os setores terrestres!: http://www.youtube.com/watch?v=6N9To90e-7s

  8. Caro Ademar,

    Os noruegueses já detém certo conhecimento de em desenvolver misseis, e especialmente os anti-navio. No mais, o Brasil poderia desenvolver mais rápido seu MAN-1(que é bem inferior em alcance, sensores e furtividade)se as verbas fosse um pouco mais generosos. :/

    []’s

  9. Gente , me digam se estiver errado, mas o Brasil já tem o AV/MT300 da Avibrás bem adiantado, é um míssil guiado com sistema inercial por laser e GPS com alcançe de 300 km, voa como míssil até se aproximar do alvo quando abre suas asas e voa como um avião supersônico até o impacto, sua versão naval é o X 300 , é o chamado tomahawk brasileiro que vai fazer parte do astro 2020, este missil já vem sendo desenvolvido desde 1999 e tb é estudada uma forma para lança-lo de aviões.

  10. A economia da noruega e maior que a nossa? não, a diferença e que a noruega forma engenheiros, e não admitradores de qualquer coisa aos montes,e o setor publico deles e eficiente, e não um cabidão para vagabundos concursados, a avibras poderia fazer algo semelhante ? acredito q sim, mas teria que ter investimento serio, e não ficar na pindaiba q vive !!!

  11. .
    .
    Ele errou o alvo não??? Bateu de raspão encima da embarcação…
    .
    Mas o importante é que chegou no alvo partindo de longe… lançando uns 3-4 contra o navio talvez um acertasse em cheio…
    .
    Valeu!!

  12. Bosco, ou a carga dele estava inativa ? O vídeo não seria só para demonstrar a capacidade de “acertar” o alvo, sem, necessariamente, destruir o mesmo ?

  13. Jonnas muito bom vídeo sobre o Gripen,se o Saito conseguir ficar com o leasing da República Tcheca será ótimo para a FAB,mas TEMOS que melhorar a infraestruras de nossas estradas,pois as mesmas não suportam sequer carros de passeio,imaginem um avião de várias toneladas.
    Me agrada muito esta característica do Gripen,pra mim ele é o substituto ideal do F-5,mas não abro mão de um bom HI,temos as ameaças do F-15 em bases Colombianas e os Su-30 Venezuelanos.Somente o poder de fogo de um Su-35 poderia equilibrar esse jogo de forças,somada é claro com a capacidade de nossos pilotos.
    Voltando ao tópico os noruegueses estão de parabéns,excelente trabalho.O míssil atingiu o alvo com sucesso,os conteineres foram alinhados propositalmente para simular uma embarcação.Pelo jeito a crise na europa tá tão brava que andam economizando com alvo e esplosivos rsrsrs.Apesar da brincadeira acho que realmente foi isso,não quiseram explodir o alvo pelo menos desta vez.

  14. Novo Brazuk, é.. mas eu queria mesmo era o gripen com o f-35! Já que o Brasil está nadando no petróleo.. heheheh Com transferencia de tecnologia ocidental do gripen, e aprendendo internamente sobre o f-35 também ocidental, poderiamos futuramente lançar um caça nacional semi-stealth, já que equipamentos ocidentais possuem uma similaridade. O Japão fez algo similar com o seu f-16 fake: http://www.aereo.jor.br/2009/02/06/cope-north-09/ , e o seu futuro avião stealth é muito parecido com o f-15: http://world104.com/?p=1879
    O que acha?.. Porque se pudéssemos integrar armamento proprio nestes aviões não dependeríamos tanto. Porque de uma forma ou de outra dependeremos de qualquer fornecedor de avião. Pois nem turbina para o ‘xavante’ o Brasil fabrica.

  15. A questão é que enquanto a China está sendo país sério ao desenvolver toda a tecnologia necessária para sua defesa o Brasil continua com pensamento de país pequeno e incapaz. É um absurdo pregarem compra de material de defesa estratégico estrangeiro. As compras devem ser em quantidades suficientes para Engenharia Reversa Somente, como faz a China…

Comentários não permitidos.