Irã qualifica porta-aviões americano como ‘alvo fácil’

USS George H. W. Bush (CVN-77)

O Irã considerou que o porta-aviões americano George H. W. Bush, que chegou recentemente ao Golfo Pérsico, é um “alvo fácil” para as pequenas lanchas rápidas de combate iranianas e pode ser afundado sem maiores esforços.

Em declarações divulgadas neste sábado pela agência de notícias local “Mehr”, o vice-comandante das Forças Navais do Corpo de Guardiães da Revolução iraniana, Ali Reza Tangsiri, disse que seu país seguirá de perto os movimentos do porta-aviões.

“O Irã acompanha os movimentos de todas as forças armadas estrangeiras presentes no Golfo Pérsico. Essas forças navais estão informadas da força e capacidade do Irã, por isso que não se atrevam a invadir as fronteiras marítimas iranianas”, declarou Tangsiri, em tom de ameaça.

Segundo o chefe militar, essas lanchas rápidas de combate são entregues a moradores em áreas litorâneas para que possam defender o país se ocorrer uma situação de emergência.

Com frequência, a imprensa iraniana publica notícias sobre a força militar local, seus avanços na fabricação de armamento de alta tecnologia e sua capacidade para alcançar com precisão alvos de países que considera inimigos, especialmente Estados Unidos e Israel.

Recentemente, um alto comando das Forças Armadas Iranianas assinalou que o país planeja deslocar unidades navais para o Atlântico, próximo às fronteiras marítimas dos EUA.

Fonte: Folha

50 Comentários

  1. O ira pensa que e cachorro grande, e ta mexendo com o maior deles. Cerca de dois misseis intercontinentais resolvam com eles…. Nem precisa haver invasao. Nao sei quem pensam que sao, mas se continuarem vao se dar mal

  2. o Ira esta Mostrando quem e q manda no rerritorio deles.
    Mas msm assim os Eua nao invadiram o Ira apos as muitas baixas q tiveram no Afeganistao e Iraque. Fora o programa Nuclear secreto iraniano que ngm sabe se eles tem ou nao tem a bomba

  3. Provavelmente seriam lanchas recheadas de explosivos com tripulação suicida?
    Não creio que os navios não operem no Golfo Pérsico em estado de alerta.
    É difícil esse tipo de ameaça assimétrica conseguir chegar ao porta-aviões que em geral é dotado de canhãos Phalanx Block IB e dezenas de metralhadoras “ponto 50”.
    Mas sem dúvida o Golfo é um local confinado e não é propriamente o melhor lugar do mundo para um porta-aviões estar já que lá não há como estabelecer um controle adequado ao redor do navio.

  4. Mais uma rizível peça de propaganda do regime fascista iraniano. Lanchas rápidas afundando um NAe? nem se fossem ataques suicidas! E ainda existem os incautos, fascistas e seus irmão gêmeos siameses esquerdalhas que acreditam nisso…

  5. Pois é !

    Agora que o Osama esta mortinho os padrinhos dele estão pondo as manguinhas de fora…são provocadores e se não reconhecem o holocausto nunca reconhecerão a hegemonia militar americana, pobre deles se se botarem na aguia careca! o Kadaf ja caiu…



  6. vai Irã.. ataca logo… rsrsrsrsrsr

    vamos supor que Moises volte “abra o mar” e o Irã acerte o PA …

    ai nem camelo santo se salva…rsrs.. vai faltar alvo para os EUA acertarem no Irã…

  7. É impressão minha ou no vídeo do caiozin eles estão melhor do que nos?
    Muitos aqui não sabem mais eles fizeram engenharia reversa dos misseis RUSOS ante-Navio.

  8. O regime fascista dos EUA coloca esse navios lá,como armadilha,para que haja um ataque dos iranianos depois de mil provocações que os americanos fazem.Nem ligam para as vidas dos 5000 americanos que vivem em um navios desses que pode,sim,ser atingidos por um míssil Yakhonte,por exemplo,russo.

  9. Eles também estão na nossa frente nas pesquisas espaciais já colocaram até satélite experimental, é não é mentira já que militares americanos estão preocupados com o uso para armas de destruição em massa.

  10. pelo que eu sei essa lanchas são equipadas com misseis anti-navio, alem disso vcs esquece que eles tem 13 submarinos, tem que ser muito tolo para achar que os persas não consegueria afundar um NAe, principamente perto da sua costa. só não fazem isso por que sabem que a retaliação seria muito dura. o EUA esta folgado no quintal dos outros um dia vão levar.

  11. Esses iranianos me fazem rir.. por acaso o sr vice-comandante das Forças Navais do Corpo de Guardiães da Revolução iraniana, Ali Reza Tangsiri anda a nadar na maionese.. sera que ele e muitos q pensam como ele sabe quantos avioes de combate leva o porta avioes G.H.W. Bush? sera que sabe quantos submarinos acompanham cada porta avioes?quantas fragatas e destroyers? cao que ladra nao morde ladra com medo com a cauda no meio das pernas..tirando meia duzia de misses e sistemas anti aereos o iran nao tem nada alem de publicidade.

  12. Os Iranianos só atacavam um porta aviões se fossem malucos
    Se eles atacassem os os EUA/NATO tinham razoes para atacar e os BRICS não tinham ponta por onde pegar para impedir os EUA/NATO de retaliar
    Podia até nem ser uma invasão(devido aos problemas financeiros) mas um bombardeiro com os B-2 era praticamente garantido, e depois o que ia fazer o Irão,invadir a Europa,pedir ajuda a Russia, não poderia fazer nada porque não tinha razão

  13. DOIS COELHOS COM UMA SÓ PAULADA
    .
    .

    Com um ataque concentrado e maciço de avões cheio de explosivo e muitas lanchas cheias de explosivos pode ser que alguma acerte a belonave,afinal o Irã deve se defender com o que tem….é justo;nem que seja com “kamicasse” persas.
    .
    O problema é o alto preço que a população civil pagará e paga por uns bando de acelerados como esses.
    .
    O interessante seria que esses vetores fossem manobrados pela guarda revolucionária e os seus “orientadores espirituais…todos eles; e quem sabe toda essa rapaziada e os NAVY’s se fundissem em uma imensa bola de fogo no mar.
    .
    O mundo civilizado,os cidadãos de bem da região,destes párias estarão livres e vivendo em paz,com sempre deveria ser!

  14. quais caças de combate da linha da frente do iran? quais os tanques e carros de combate?quais submarinos? lanchas rapidas atacar e afundar um porta avioes? sao tao bons e cheios de tecnologias e misses ultra modernos que pensam afundar porta avioes com lanchas rapidas rsrsrs melhor risada que dos iranianos so mesmo o FX da FAB 🙂

  15. Do irã desconheço que eles tenham essa capacidade, já da china confio plenamente com o seus misseis assimétricos destruidor de porta aviões.

  16. Lancha é so pra distrair os destroiers, povinho ingenuo.
    Quando milhares de lanchas(alvos) tiverem proximos, uma saraivada de misseis antinavio e até misseis terra-terra. pronto… uma força naval atordoada e cercada por milicias armadas prontas para invadir e matar todo mundo.
    CREU
    Sem contar alguns poucos submarinos que se bem usados podem fazer um estrago.

  17. Não tem mais que dois subis com os Nae tem muita gente aqui que acha que para cada NAe tem huns 6 Subs!! kkkkk

  18. Esse porta-aviões poderia ser facilmente afundado, caso vários mísseis fossem lançados simultaneamente contra ele.

  19. Ochento,porque não,muitos imperios caio por menos,os USA perderam a guerra do vietnã,e isso que erão inferior a armamento,pode que os estados unido seje foda na aviação,mais na hora de pisar na terra as coisas mudam,no iraque a coisa foi diferente ,já que miles se renderão,já que a minoria que era Saddam e os seus,mais erão os seus que governavam o pais.e Iran não é iraque.

  20. Quanta besteira de alguns aqui no blog. Pensar que essas “Forcas Navais do Corpo de Guardioes da Revolucao” mete medo num Carrier Group e de morrer de rir. So um nome patetico destes ja e motivo de gargalhadas na hora do filme a bordo do CVN-77.
    Uma Forca Tarefa compoe esse grupo chefiado pelo CVN-77 e antes que essas ‘poderosas” lanchas, ai meu deus, chegem a 100 km de um carrier destes ja foram afundadas por outros navios de escolta, ou ate mesmo helicopteros. Ou sera que os Americanos estao de bracos cruzados esperando essa grande batalha iraniana..hahaha. que fantoche!
    Nao precisaram nem bombardear o Ira. O viris Stuxnet fez um bonito servico nas usinas nucleares iranianas fora os cientistas mortos pela Mossad e a CIA nos ultimos 2 anos.

  21. Marco Aurelio disse:
    02/10/2011 às 17:06

    O regime fascista dos EUA coloca esse navios lá,como armadilha,para que haja um ataque dos iranianos depois de mil provocações que os americanos fazem.Nem ligam para as vidas dos 5000 americanos que vivem em um navios desses que pode,sim,ser atingidos por um míssil Yakhonte,por exemplo,russo.
    ——————————————

    É por aí mesmo…
    .
    Más atitudes como a que você descreve, só são possíveis porque o EUA faz a guerra por Israel. Pois o loby sionista/israelense influencia profunda e decisivamente a política de guerras do governo do EUA no Oriente Médio.
    E os sionistas tem ódio visceral e genocida contra o Iran….
    .
    Quanto ao porta-aviões estadunidense, os iranianos estão rosnando justamente para evitar uma situação de confronto real.
    Porque afundar (ou tentar…) um NAE do EUA é uma declaração de guerra contra a maior potencia bélica do planeta…Algo que, duvido, desejem os iranianos.

  22. afundar um porta aviões e facil mesmo, o dificil e passar pela escolta de caças bombardeiros, helicopteros de ataque e destroiers kkkkk

  23. “É com fogo que se ganham as batalhas; logo, aumente sua Artilharia !”
    Frederico, o Grande.
    Uma simples “Chuva de Fogo” com misseis anti navio e até misseis ou foguetes terra/terra bota tudo no fundo do mar,alem do Nae até a escolta vai dormir com os golfinhos.

  24. farto me de rir.. pra quem entende o minimo de estrategeia militar e guerra sabe bem que ha um diferenfa grande entre um conflito convencional entre dois exerctitos convencionais de um conflito de guerrilha entre um exercito convencional e outro de guerrilha. comparar o iran a guerra de vietnam e estupidez ate pk o vitnam seu exercito era de guerrilha que estava metida entre o povo mt vezes sem farda e sem bases. tal como o iraque numca podia fazer frente aos EUA de maneira convencional. num confronto directo entre os yanques e os fantoches do Guardioes da Revolução iran e os ayatolas com tds lanchas e misses. mano a mano o iran leva pau a torto e a direito nem as lanchas serviam pra eles fugirem! lembrar a servia que vergou a mola sem a nato fazer uma invasao terrestre.

  25. Guuh disse:
    02/10/2011 às 19:36
    “Uma simples “Chuva de Fogo” com misseis anti navio e até misseis ou foguetes terra/terra bota tudo no fundo do mar,alem do Nae até a escolta vai dormir com os golfinhos.

    bem antes dessa chuva de fogo de misses e foguetes bem antes dos ayatolas carregarem nos botoes ja os ayatolas estao a ver as 70virgens.. nem po das ditas lanchas e torbantes sobrava.

  26. anda a china que pode vir a ser o novo dono do mundo anos e anos a gastar bilhoes de dim dim a fazer misses anti porta avioes ..quando afinal nao e preciso assim tanto basta umas lanchas com roques e misses e ja esta.. brasil pra que submarinso e gastar em fragatas quando pode se poupar e gastar pouco em lanchas pra manter bem longe os yanques rsrsrs começa ficar melhor q a piada do FX da FAB

  27. O Irã tem um Ekranoplain(mistura de barco e avião) muito tosco,que é capaz de voar acima das ondas,mas o que eu vi não me impressionou nem um pouco.O veículo me pareceu lerdo e incapaz de levar até seus dois únicos tripulantes.Porém se evoluirem o projeto e atacarem com 100 veículos uma Nae podem no mínimo saturar as defesas da Nae talvez afunda-la,mas como disse os colegas acima a resposta seria pesada.Só a bomba iraniana poderia aplacar a ira Yank.
    Na segunda guerra o Japão não queria atacar os Eua,mas foi forçado a faze-lo,essa é uma velha tática Yank,provocar,apanhar e se fazer de vítima.

  28. Se os iranianos são capazes ou não de se defender do poder de uma coalizão como a OTAN, eu não sei… Más o fato é que eles estão fazendo tudo que podem para tanto.
    E são um exemplo de soberania e independência.
    .
    Já Portugal, com 21 bases militares estadunidenses, é um exemplo de país ocupado militarmente…rsrs

  29. Concordo com o Comandante Naval Iraniano pois as centenas ou talvez milhares de mísseis antinavio instalados na costa podem fazer com que todo um Grupo Naval Americano se tornem um alvo fácil. Imaginem esses mísseis vindos de todas as direções e de forma sincronizada ? Fora também as centenas de speed boats armados de foguetes e mísseis e aos milhares de barcos armados com explosivos que podem praticar ataques suicidas. Lembro de um vídeo que um desses speed boats o comandante disse pros americanos ” vou explodir vocês” e os americanos atiraram a esmo sem conseguir acertar o ligeiro barquinho e os iranianos rindo pelo rádio e o speed boat firulando várias vezes a escolta de navios sem ser afundado.

  30. E O bosco dizendo que seriam lanchas recheadas de explosivos com tripulação suicida?

    HAHAHAHA!!!! SÃO LANCHAS COM MÍSSEIS ANTI-NAVIO!!! MUITAS LANCHAS!!!

  31. Ochento, reveja seus conceitos. Precisa entender mais a questão para poder rir ou julgar qualquer comentário como bem quiser.
    Quem disse que o irã nao usará tática de guerrilha?
    Se os vietcongues não eram um exército, então eu não sei o que é um. China, França, EUA e outros países tem certeza que eram um exército.
    Todas as idéias do irã são sensacionais.
    Desde os mini-submarinos a até estas lanchas rápidas.
    Os EUA não está preparado para um guerra contra o Irã.

  32. Os EUA só estão esperando uma boa desculpa para atacar o Irã. Afinal a econômia deles esta em crise, e nada como uma boa guerrinha para reforçar o caixa e movimentar a econômia. É assim desde a antiga Roma.

  33. Todo NAe é o sonho de consumo de um artilheiro submarinista rsrs Eita banheirona linda as Americanas.Tem 12 ativos e mais alguns inativos.

  34. Alguem sabe me dizer qual o tempo de ida e volta e atuação na area de missão de um SU34 apartir da costa Brasileira?

Comentários não permitidos.