A difícil figura de Ministro da Defesa

Autor: Carcará do Cerrado
Eis que posso dizer: “Eu vivi para ver isso”!

Não… Pode ser um exagero, mas em parte é verdade, vivemos para ver isso, ver o ministério da Defesa se tornar um prédio importante na esplanada dos ministérios, com holofotes voltados para ele e um orçamento que ao menos em teoria o torna chamativo e atraente na disputa entre a base do governo na partilha de ministérios.

Para o bem ou para o mal, aí está um legado, talvez o maior legago, de todo o trabalho executado desde a criação deste ministério e as duas gestões federais que passaram pelo país juntamente das diversas gestões ministeriais deixaram para o atual ministro e atual presidência da república.

Porém esta situação está longe de ser uma situação boa para o ministério.

A mídia passou a interferir demais nos assuntos de defesa e de fato na mídia nacional temos uma carência, ou melhor, uma quase inexistência de pessoal qualificado para tratar do assunto, criou um mar de informação e contra informação e a própria internet ajuda e atrapalha ao mesmo tempo neste sentido. O ministério então sofre pelo seu “crescimento” devido ao fato de que notícias sobre defesa começaram finalmente a “vender”.

Além deste cenário que requer habilidades maiores ao ministro da defesa temos a situação interna complicada do ministério, programas em andamento, organização de forças, egos de militares, questões federais alfinetando o ambiente militar e a necessidade de conquistar o respeito dos comandos militares que afinal possuem um tanto de dificuldade em aceitar mais um civil na cadeia de comando além da figura do Presidente da República.

Juntando tudo isso chegamos a conclusão dramática: como deve ser a figura para ocupar o posto de ministro da defesa?

Bem, comecei a tratar desse assunto devido a pequena nota tratando da possibilidade de Celso Amorim ser indicado para o comando da OIT, um cargo importante, de prestígio, politicamente é muito bom ao país possuir a maior presença possível neste tipo de instituição dadas as nossas ambições para o cenário internacional, porém precisamos de pensar em nossas questões internas antes.

Eu mesmo acredito que estamos fazendo de forma um tanto infeliz o caminho para ter vaga permanente no Conselho de Segurança da ONU. Temos muitas questões internas para resolver e mesmo que possamos fazer coisas em paralelo, a atenção as questões internas deve ser maior, muito maior.

Liberar Amorim em caso do mesmo ser convidado ou chamado é interessante? Ou se no caso for possível ao governo federal fazer a indicação de Celso Amorim a esta organização, seria realmente interessante indicá-lo a este posto e perder o Ministro da defesa forçando uma nova troca de ministro da pasta em menos de 6 meses?
Se for realmente interessante ao governo, necessário ou de acordo com nossas estrategias e políticas internacionais, então após a saída de Celso Amorim quem teríamos para substituí-lo?

Em uma nova confissão à todos os leitores eu realmente vi com muito receio a saída de Nelson Jobim da pasta pois não consegui conceber nenhuma figura do universo político do governo que pudesse assummir a pasta e lembrando que um militar da reserva causaria desconforto nas demais forças. Neste quadro Celso Amorim foi uma boa cartada, por mais que eu ainda me reserve o direito de manter uma certa desconfiança quanto a ele, de fato ele possuí conhecimento sobre o assunto em nível muito maior do que 99% dos parlamentares brasileiros.

A verdade é que Celso Amorim ainda não teve tempo e nem sequer condições de mostrar serviço, outro grande ponto é o fato de que após tantos anos à frente do MRE o ministro passou a ser figura muito importante no meio político nacional e internacional, é um nome com grande peso e sem escandâlos ou questionamentos sobre sua moral. No momento os comandos militares parecem conformados com a escolha do ministro e as notícias que circularam sobre a “oposição dos militares” quanto a sua indicação parecem ser realmente coisas do passado e de opinião de uma parte que me arriscaria até mesmo a dizer que seria uma minoria.

Mesmo que Celso Amorim não seja um nome que agrade a todos (situação que nome nenhum irá conseguir) acredito que não seja o momento de liberá-lo para assumir uma posição internacional, por mais até que o próprio Amorim anseie por um posto deste gênero eu novamente coloco a situação de que devemos pensar primeiro no país.

Claro que imagino que os leitores vão ter diversos possíveis nomes em mente para substituir o Celso Amorim e suponho que muitos querem mesmo que ele vá embora, mas trocas ministeriais dessa forma, duas em tão pouco tempo? Esse é o tipo de situação que não beneficia o ministério, ao contrário atrapalha, trabalhos que dependem do ministro acabam sofrendo com prazos devido a mudança de figura e o tempo necessário para a adaptação de um novo ministro, isso é normal e natural.

O grande e principal ponto é que o ministério da Defesa não pode virar moeda de troca do governo com a base aliada e não pode ser tomado por interesses de politicagem com um ministro que tenha interesse somente nos cargos de confiança e nos ganhos que terá para si e para seu partido. Não vamos tratar aqui de corrupção ou partidarismo pois esse assunto simplesmente não tem fim e muito menos solução ou acordo, mantendo o foco a questão é simples: A FIGURA DO MINISTRO DA DEFESA NÃO É MAIS UMA FIGURA POLÍTICA QUALQUER. É necessário muito cuidado, perícia e cautela para se escolher um novo nome em caso de saída de Celso Amorim.

Por mim e deixando claro ser uma opinião pessoal, espero que Celso Amorim faça em breve um “dia do fico”, na expectativa de que ele possa ter tempo de mostrar seu trabalho e demonstrar que a competência que teve de ficar tantos anos à frente do MRE pode se converter em bons frutos e um período próspero ao MD assim como foi no MRE.

34 Comentários

  1. Boas ponderações sobre a natureza, as dificuldades e requisitos do cargo …
    Concordo com o autor quanto a permanência de Amorim no cargo de Ministro da Defesa, espero que ele “fique”.

  2. Of- topic:
    .
    ————————————–
    A farra da caserna
    —————————————
    Mauricio Dias e Rodrigo Martins 29 de setembro de 2011
    .
    Desde 15 de agosto, a Procuradoria-Geral da República analisa uma representação encaminhada pelo Ministério Público Militar. Trata-se de um pedido de investigação “em desfavor” do comandante do Exército, general Enzo Martins Peri, citado num espinhoso escândalo de corrupção, talvez o mais ruidoso da Força em seus 363 anos de história. Ao todo, 25 oficiais de variadas patentes, incluindo sete generais e oito coronéis, são suspeitos de integrar um esquema que fraudou licitações, superfaturou contratos, fez pagamentos em duplicidade e pode ter desviado dos cofres públicos ao menos 15 milhões de reais entre 2003 e 2009, segundo os cálculos do Tribunal de Contas da União (TCU).
    .
    O rombo, na verdade, pode ser maior. Apenas um dos envolvidos no escândalo, o major Washington Luiz de Paula, acusado de montar a rede de empresas fantasmas beneficiadas no esquema, acumulou uma fortuna pessoal que surpreendeu os investigadores.
    .
    Dados obtidos por CartaCapital revelam que o militar, com renda bruta mensal estimada em 12 mil reais, teria cerca de 10 milhões de reais de patrimônio em imóveis, incluindo um apartamento na Avenida Atlântica, em Copacabana, bairro nobre na zona sul do Rio, estimado em modestos 880 mil reais, certamente por falta de atualização. Seria proprietário ainda de duas casas na Barra da Tijuca, avaliadas em 2,9 milhões de reais cada. Em nome de seu sogro, que recebe uma aposentaria de cerca de 650 reais, estaria registrado um luxuoso apartamento de 2,8 milhões de reais na Barra (organograma à pág. 29). O inquérito que apura o caso revela, ainda, que o major movimentou mais de 1 milhão de reais em sua conta em apenas um ano.
    .
    Fadado a decidir se indicia ou não o chefe do Exército, o procurador-geral Roberto Gurgel terá ainda de tomar uma posição também sobre o foro privilegiado dos generais, que só podem ser julgados pelo Superior Tribunal Militar (STM), onde até agora um único general foi condenado, e posteriormente absolvido no Supremo Tribunal Federal (STF).*
    .
    http://www.cartacapital.com.br/politica/a-farra-da-caserna
    .
    *Leia a íntegra da matéria na edição 666, nas bancas nesta sexta-feira 30

  3. A alternância de cargos em curtos períodos nunca é positiva, pois causa uma certa paralização para aprendizado do novo ocupante, seja lá em que organização for.

    Dessa forma…

    É óbvio que as cabeças por trás desse convite para o cargo máximo na OIT, sabem muito bem que o convidado a pouco tempo assumiu um importante posto estratégico no governo de seu país.

    E que ele tem um histórico de bom trabalho e honestidade (propinas e subornos caem mal com ele).

    O que faz crer que ele, que é bem racional, vai incrementar e promover bons resultados a curto, médio e longo prazo no ministério que ocupa – que é justamente o da Defesa da 8º economia do mundo.

    E isso se trata de coisa nem um pouquinho interessante e desejada pelos que detém a supremacia bélica no planeta.

    O importante (para os predadores) é interferir para piorar todas as ações desenvolvimentistas dos adversários, mesmo em tempo de paz.

    Assim, esse convite se trata apenas disso, atrapalhar de toda forma sorrateira nosso engajamento como nova e importante força militar internacional.

    Com toda certeza esse convite de cunho estrategista do inimigo (via ONU) é extremamente malicioso.

  4. Contrariando totalmente “certas pessoas de certos sites” (resumi a descrição), espero que ele continue à frente do Ministério da Defesa.

  5. De longe, meu caro, te garanto que sou muito melhor do que qualquer um, muito especialmente se for militar. Milico nenhum tem essa capacidade!!! Nação Acima de Tudo, Sob a Proteção de Deus!!!
    Sds.



  6. com o PT governando .. vão colocar o Genoino…rsrsrsrs

    que a sorte nos ajude… pois no RJ…Jesus ja ta de braços pra cima a muito tempo….FATO

  7. Wi,

    É por isso e muito mais que sou mais Eu,…os avestruzes nunca vão tirar a cabeça do chão para defender a nação, até porque ganham muito bem pra isso, acham que é gostoso e confortavel e por isso não querem mudar nada. Além disso é só chamar político de corrupto e que é tudo culpa deles…E ainda tem gente que quer essas ratazanas governando o País. Pobre povo brasileiro, quem tem amigos assim não precisa de inimigos!!!
    Sds.

  8. Tem que ir embora logo. Está entregando toda a defesa do país para os estrangeiros. Tomara que entre alguém também influente, mas que seja nacionalista. Mas quem?.. O gen. heleno nem será cogitado. Porque os políticos acham que o Brasil é deles. E nem o próprio general quer ser político. Então.. não sei quem mais para por no cargo sem ser ‘arroz de festa’.

  9. quanto ao ministro se possivel fique se nao mangabeira no seu lugar sobre a materia que o wi postou falta uma reforma nas forças armadas pois tão acochambrados tem varios embusteiro de estrela logico que a maioria não tá lesando a patria mas acontece que existe infelismente a tal hierarquia que esta sendo usada da forma errada pois acaba que camuflando os entrequistas do lado dos guerreiros meu desde fardamento ate a alimentação pipoca nos quarteis eu sempre botei a culpa no governo fernando henrique pois alem dos fardamentos serem de ralo os caras descontavam do nosso soldo e varios entraram na justiça pois nao se pode ter um salario menor que o minimo mas nossos juises falaram que as forças armadas podem e etc etal pois sao umas casta entao para resumir hoje esta começando a aparecer os verdadeiros culpados que viveram no seguro da farda lesando os soldados e fazendo do exercito brasileiro uma companhia de faxina pois ate muniçao de pistola nao tinha para se treinar hoje esperamos que com esse governo que esta ai nao limpe so os politicos mas tambem os fardados pois varios se escondem atraz das fardas e das patentes para praticar crime e nao pode ter foro privilegiado como os politicos tambem nao.

  10. Al Carvalho,
    .
    a verdade é que, excetuado breves períodos, as forças armadas brasileiras só foram realmente fortes na época do império, com um “civil” no comando: Dom Pedro II…
    .
    A partir do momento em que foi dado o golpe militar chamado “Proclamação da República” e os militares passaram a ter muito mais poder dentro da escala de poderes da nação, tendo se tornado um poder paralelo ao governo republicano…Paradoxalmente, a partir daí, as F.A do Brasil perderam capacidade militar e nem durante os 21 anos de regime militar se recuperaram.
    .
    O fato é que o poder militar das F.A de um país está indissociavelmente ligado ao desenvolvimento tecno/industrial, social, educacional e ao senso de identidade nacional da sociedade civil deste país.
    .
    Para fazer esta ponte entre sociedade e militares, ponte que fortalece as F.A! Um civil, preparado, no comando do Ministério da Defesa é o mais adequado.
    .
    Porque os militares, se desconectados da sociedade civil, sem apoio da mesma, não são capazes se tornarem fortes, de se beneficiarem de todo o potencial que o apoio da sociedade civil, alicerce das F.A., pode proporcionar.
    .
    É preciso sim, fiscalizar e denunciar os ilícitos, seja de quem for, doa a quem doer, más é preciso cuidado para não cair na fácil e nefasta generalização/demonização, seja da classe política, seja dos militares…Fiscalizar a todos, julgar e punir os indivíduos (ou facções) e não classes inteiras…
    .
    Somos todos brasileiros e mais do que uma benéfica harmonia… É necessária uma sinergia produtiva entre sociedade civil e as forças armadas nacionais.

  11. O importante ´e a continuidade dentro dos planos devidamentes tracados e publicados e em conformidade com as normas do Estado…
    .
    O cargo ´e de Estado e nao politico… Esse ´e o criterio fundamental na escolha de um futuro nome em minha opiniao… Isso tranquiliza militares…
    .
    O problema ´e encontrar perfil tecnico com desenvoltura politica (Estadistas)… Sao raros…
    .
    A opcao logica ´e a indicacao de uma dupla, um nome tecnico experiente e um brilhante suporte politico, trabalhando em regime de colaboracao… O problema nessa hipotese, ´e o segundo, pois so conheco um unico nome com tal capacidade no Brasil…
    .
    Nao formamos ainda uma escola politica de defesa, apesar de termos escolas tecnicas de excelencia…
    .
    Determinados ressentimentos pessoais amplamente publicados entre ministerio e executivo, nao sao desejaveis e altamente prejudiciais, em uma era extremamente delicada para o pais…
    .
    O Estado nao tem obrigacao de agradar ninguem, talves no maximo, seus cidadoes…
    .
    Jogo de egos sao terriveis, estadistas nao tem ego, substituem pela egregora do Estado…

  12. Através da foto fiz a leitura labial, da conversa entre Jobim e Amorim.
    – Jobim : vc roubou meu cargo no MD, vou te encher de buracos.
    – Amorim : Eu me rendo, tó fora, vou sair e pegar uma vaga na OIT, eu nem gosto de usar farda camuflada.

  13. Wi, em poucas palavras você sintetizou perfeitamente a situação das FFAA, desde a proclamação da república. Mais especificamente à partir de 1964, ficou claro que foram subvertidas, elas se desvirtuaram, deixaram de servir à nação para servirem aos interesses ianques e a si mesmas, permanecendo assim fiéis aos ditames do neoliberalismo ianque até hoje. Elas não tomam posicionamentos firmes na defesa dos principais valores e interesses nacionais, especialmente EB e FAB. Com certeza, se constituem um poder paralelo e antagônico aos interesses maiores nacionais. Aproveito a oportunidade para reiterar que aprecio muito seus comentários, bastante inteligentes, equilibrados e sensatos, parabéns!
    Sds.
    Sds.

  14. Caro Wi, complementando, também concordo que deva ser um civil no comando do MD. O requisito principal é ser nacionalista e civil, do contrário fica a reboque dos lobbies estrangeiros que encontram no patriotismo falacioso das FFAA os maiores aliados, em detrimento da nação brasileira. É imperativo que as FFAA se reconciliem com o povo brasileiro. É importante que sejam reconhecidos os seus erros e sarar as feridas do passado e se consolide a reconciliação com a sociedade civil. É necessário que a nação tenha a certeza de que as FFAA estão determinadas a usar seus armamentos para defender a soberania e a independencia NACIONAL contra QUALQUER ameaça à ordem institucional e à democracia, quais sejam procedentes do exterior ou de origem interna, quer seja de direita ou esquerda. É imperativo que defendam a pátria para os brasileiros, para a NAÇÃO brasileira e não para os lobbistas ianques e demais estrangeiros. O problema é que as FFAA estão treinadas e de cabeça feita para rejeitar NACIONALISTAS( satanizam nacionalistas, rotulando-os de “comunistas”, nesse sentido se comportam como estrangeiros, ianques, comprovando o fato que não estão ao lado da nação brasileira e sim..
    Sds.

  15. Pessoal, se militares meteram a mão grande no dinheiro oriundo de licitações fraudulentas, devem ser presos e condenados na forma da lei. Tenho certeza absoluta,de que 99% dos militares pensam dessa maneira.

  16. Celso Amorim tem muitas qualidades:

    – Aguerrido;
    – Nacionalista e Patriota;
    – Inteligente;
    – Ótima formação intelectual;
    – Experiência internacional.

    Vai ser uma perda para as Forças Armadas.

  17. OIT busca novo representante no brasil logo agora que que estamos na trilha de um possivel rumo pra nossa defesa? sera que realmente é isso o foco? somos infantil ou somos competentes? tudo muito facil? pelo que sei tem enteresse
    de alguns em mudar o rumo do futuro vetor nacionalista. É só observar as posições das pedras na mesa do jogo. O problema é identificar os pontos positivos e negativos que afetam os enteresses do brasil perante ao mundo.

  18. Valeu Al Carvalho!
    .
    Para os mais velhos, muitos já de “pijama”…são difíceis as mudanças de ‘paradigma’.
    .
    Más acredito que as novas gerações de militares não tem pendores golpistas, já evoluíram e se pautam pela princípios republicanos e democráticos.
    .
    E também estão mais mais atentos para não se deixar levar por manipulações e intrigas que provocam a divisão dentro da nação, feitas pelos anglo/saxões e sua mídia amestrada dentro do Brasil…

  19. Pelas ponderações que foram feitas aqui até agora e considerando o aparente perfil traçado com base nas obervações dos comentaristas sobre as qualidades que deveria possuir um futuro postulante ao cargo de Ministro da Defesa do Brasil, me veio a ideia de que a Dilma poderia fazer essa proposta ao ex-Presidente LULA. Ora, o cara tem lábia, é um estadista de peso, tá desempregado politicamente, foi o padrinho político da própria Presidenta Dilma, do Mangabeira Unger e do Jobim, desfruta de um enorme prestígio no atual governo e a nível internacional, o que é imprescindível para as negociações nesta área, conhece melhor do que ninguém a situação das Forças Armadas, goza de bom trânsito junto a oposição e conhece os atalhos para conseguir verbas para o setor.

    Portanto, D.Dilma vamos dar uma oportunidade ao pai das crianças. Convida o cara.

  20. Nos pontos levantados pelo texto concordo plenamente.
    Pois pior que o Amorim é entrar algum político desses que toma um cargo público como o seu reino e quintal.

  21. .
    .
    Neguinho fala sempre que devemos seguir o modelo ocidental e de repente faz proselitismo para o modelo Vermelho de militares no MD… no Ocidente são civis em sua esmagadora maioria… e agora, pra que essa encoerencia?
    .

  22. Quer dizer que a midi é desqualificada para tratar do assunto e com certesa o povo Brasileiro nem cotação merece ter para isso né.A verdade que o FX2 principalmente chamou a atenção da midia e da opinião publica.Ate o Pentagono esta surpreso com a conotação que isso tomou em nossa sociedade.Quer dizer que para tratar de defesa os especialistas da area são os unicos capacitados né mesmo.Se fossem realmente capacitados,qualificados e comprometidos com o Brasil e os Brasileiros simplesmente por patriotismo e sem condicionamento não estariamos na penuria que estamos em defesa e em segurança tambem.Tomem todos vergonha na cara e deixem de olharem a tudo somente como partilha ou como oportunidade de enriquecimento ilicito cambada de bandidos vendidos e traidores.

  23. FRANCOORP…Incoerencia meu caro é por um professor em transportes,um diplomata em defesa e por ai vai.As pastas deviam ser dadas aos melhores proficionais de suas categorias e não distribuidas em partilhas coligacionais isso sim é uma vergonha.O que uma Anta como o Moreira Franco entende de ASSUNTOS ESTRATEGICOS?Amigo voce defende sua ideologia e nada mais.Sendo ou não o Brasil um pais democrata assemelhado a ocidentais aonde esta escrito que somos obrigados a termos civis em pastas de assuntos militares que envolvem a defesa e a seguarança nacional?A consequencia da incoerencia é o que vemos,pessoas desqualificadas ocupando pastas vitais a nação escolhidas por indicações partidarias.Deviamos sim extinguirmos partidos e tornarmos inelegiveis todos os que hoje estão na politica.Um simples cidadão Brasileiro para limpar latrinas de escolas federais,estaduais,municipais se submete a concurso publico e porque aqueles que gerenciam o pais no poder são melhores do que os outros Brasileiros?

  24. .
    .
    01 MALUQUINHO, eu sou a favor de militar no MD, sou vermelho politicamente, e nos países vermelhos o lider da pasta é Militar tradicionalmente, então pra mim tudo bem ideologicamente!!
    .
    O que trago aqui é somente a demonstração da incoerência dos que dizem que devemos seguir exemplos dos Ocidentais e dos Yankees que tem CIVIS NA PASTA, e na hora de falar do nosso MD querem um militar igualzinho tem nos países vermelhos como a China…
    .
    Pra mim tudo bem um militar na pasta, melhor ainda, mas que o pessoal que coloca sempre as palavras de ordem “Esquerdalha, esquerdopata, vemelhoxusos” agora querem algo completamente diferente do modelo AZUL que pregam é um fato… talvez de tanto falarem em Vermelhos acabam virando um!!
    .
    Que venha mesmo um militar para a pasta, desde que saiba que até os Yankees são potenciais inimigos reais por estarem no mesmo continente, financiar ONG’s que querem dividir nosso país em estados índios independentes e ainda quilombolas,etc… e como tal devem ser tratados pelo nosso MD…
    .
    Valeu!!

  25. .
    .
    Viu que estou dentro da Coerência Maluquinho… criticar não quer dizer sempre ser contrario… ser pragmático é isso, não estar do lado de ninguém absolutamente, somente momentaneamente…
    .
    Valeu!!

  26. Um título melhor:

    A Fraca figura do Ministro da Defesa

    É esse man que vai mostrar ao mundo a força do Brasil???

    AHAAHAHAHAHAHAHAHAHA Fala sério…

Comentários não permitidos.