O que espera pela Líbia?

Johan Galtung

Segundo a OTAN (Organização do Tratado do Atlântico Norte), o capítulo final da Líbia do coronel Muamar Kadafi está sendo escrito agora. Como nos capítulos finais de Iugoslávia-Milosevic, Afeganistão-Omar, Iraque-Saddam Hussein e a Guerra Contra o Terror-Bin Laden, a questão é: eliminar o “mau”.

Não sabemos exatamente quando será lido esse “capítulo final”, mas podemos considerar experiências anteriores adotando um enfoque aparentemente trivial, mas útil, resumido em uma frase do filósofo Ruiz de Santayana: “quem não aprende com a história está condenado a repeti-la”.

Após a destruição dos símbolos de Kadafi, previsivelmente haverá uma cerimônia para celebrar a vitória da OTAN. Estarão ali, talvez em um porta-aviões, Sarkozy, Cameron, Berlusconi, Obama e alguns “bombardeiros-chefe” nesta história para declarar “Missão Cumprida!” e se preparar para os prometidos contratos petrolíferos? Dificilmente. É presumível que haja certo estilo europeu na cerimônia, como na reunião de mais de 60 nações em Paris no dia 2 de agosto, quando se prometeu liberar os ativos congelados para entregá-los ao CNT (Conselho Nacional de Transição). Outras reuniões servirão para elaborar uma nova Constituição, fixar eleições livres e, se for capturado vivo, submeter Kadafi a julgamento no TPI (Tribunal Penal Internacional), do Ocidente.

Antes, haverá uma queima maciça de uniformes líbios por parte dos “leais”, que vestirão roupas civis e se prepararão para uma longa fuga. Depois de um mês, um ano, ou talvez mais, virão as bombas à beira do caminho, as sabotagens de oleodutos e refinarias. E virá à luz a incapacidade do clã de Benghazi e seus adeptos para enfrentar o clã de Sirte e seus partidários.

Tomemos dois pontos básicos da névoa da história.

Iugoslávia, Afeganistão, Iraque e Líbia são construções artificiais de arquitetos globais obcecados com mapas mundiais que identificam com uma cor os “Estados nacionais”. Eles creem que os cidadãos de Estados com apenas uma cor formam uma “nação”.

Quando aprenderão que essas nações, na realidade, não existem? E que o sangue de clãs-tribos-etnias-raças em altamente heterogêneas “culturas-nós” é mais forte do que a água das ideologias partidárias em homogêneas “culturas-eu”. O que o sistema de “uma pessoa, um voto” em eleições livres e justas funciona melhor em homogêneas “culturas-eu”, como Noruega, Alemanha, Itália ou Japão, enquanto em heterogêneas “culturas-nós” as pessoas votarão para que suas clãs-tribos-etnias-raças cheguem ao poder. Para manter esse Estado artificial sem que se desarme é preciso pagar um preço: repressão dura para conter as forças centrífugas e um ditador local ou uma ocupação estrangeira.

Vejamos um segundo e pequeno ponto: o que é imposto pela violência tende a levar à violência e ao governo repressivo, não à democracia. Contudo, perguntarão, não foi imposta a democracia no eixo (Alemanha, Itália e Japão) depois da Segunda Guerra Mundial e, entretanto, funcionou? O que ocorreu é que esses três países eram homogêneos, dois deles inclusive “culturas-eu”, com uma tradição de democracia eleitoral e governo da maioria. Embora os três tenham tido ditaduras e militarismo, estas se originaram sem relação alguma com o propósito de manter juntos, à força, diferentes grupos étnicos. A Guerra Mundial fez com que se restaurasse o que havia antes ali.

Então, é um caso perdido esta guerra contra o atroz Kadafi? Se a meta é estabelecer uma “democracia secular estável”, a resposta é sim. Porque mobilizará os islâmicos, os clãs e as tribos para a violência e conflitos sem fim.

No entanto, se um objetivo principal é o estabelecimento de um banco central privado, não estatal, como já fez o clã de Benghazi, então não será um caso perdido para os que a empreenderam. Se a meta foi liquidar o Banco Africano de Investimento em Sirte, Líbia; o Fundo Monetário Africano na Nigéria, uma Federação Africana e uma moeda africana em dinares de ouro, então há motivos para que comemorem (o governo de Obama já confiscou com esses propósitos 30 bilhões de dólares da Líbia depositados nos Estados Unidos).

Entretanto, a primavera árabe madura já se estendeu a Israel com protestos em massa contra a desigualdade. O lançamento de foguetes e os ataques desde Gaza sob a ocupação de fato são deploráveis, mas previsíveis. A colheita do último verão está ali: um Egito mudado reage, 30 anos de trégua se evaporaram. E acontecerão mais coisas.

Porém, também haverá mais do outro lado e o império Estados Unidos e Israel terá um sucessor. Meu livro de 1973, A Comissão Europeia, tinha o subtítulo “Uma Superpotência em Preparação“. Em outro livro meu, A Queda do Império Norte-Americano, de 2009, apontei os europeus e a OTAN como os prováveis sucessores dos Estados Unidos. Farão eles o trabalho até que os Estados Unidos se recuperem e possam ser novamente o xerife do mundo para capturar os “maus”, vivos ou mortos?

Provavelmente, não. Esta quarta chicotada imperial no Oriente Médio e no Norte da África depois do Império Otomano, do Ocidente (Itália, Inglaterra e França) e da dupla Estados Unidos-Israel, será, provavelmente curto. Eles agora dizem que “a Líbia não é o Iraque” com antes costumavam dizer que “o Iraque não é o Vietnã”. Sim, há diferenças, mas também esmagadoras semelhanças.

Talvez, uma Líbia descentralizada, a promoção da unidade da África, minimizar a importância de seus 54 Estados e dar-lhe 500 “sub-Estados” seja uma solução muito melhor, com governos por consenso entre muitas partes em lugar do “ganhador leva tudo”, como no “distante Oeste”.

Johan Galtung — É autor de The Fall of the US Empire-And Then What?”

(www.transcend.org). Artigo da IPS publicado no Envolverde.

Fonte: Opera Mundi

8 Comentários

  1. Interessante o artigo, ainda mais quando hoje vemos que familias fieis ao Kadhafi estão sendo executadas (Jornal Nacional 01/10/11), sendo assim onde esta a ONU que autorizou a matança do exercito Libio pela OTAN? Faz nojo o mundo em que vivemos.

  2. A história contada pelas alinhadas grandes empresas de mídia ocidental, em autêntico e assustador bloqueio informacional é que a guerra acabou , Kadafi e os nacionalistas/legalistas líbios foram derrotados e só faltam dois ou três focos de resistência para serem vencidos e há um mês anunciam que estes focos vão cair hoje ou em poucos dias…Lembra o relato midiático em torno do Afeganistão…
    .
    Más os fatos contam outra história…
    .
    Sucessivamente o anuncio de um novo governo por parte da CNT/OTAN tem sido adiado, assim como a intervenção da OTAN com seus bombardeios, foi estendida por mais três meses(até Dezembro), se estivesse tudo ou quase tudo dominado, não haveria necessidade de continuar com os bombardeios…
    .
    97% do vasto deserto do sul da Líbia (e com muitos poços de petróleo) está sob controle da resistência nacionalista dirigida por Kadafi.
    .
    E mesmo no leste da Líbia de onde foi inicialmente organizado o ataque com mercenários e rebeldes da CNT, surge resistência contra a OTAN/CNT em cidades como Benghazi, Al Baida, Darna e Tobruk .
    .
    O que aconteceu foi uma mudança de estratégia por parte de Kadafi, que preferiu entregar Trípoli e submergir em uma guerra de guerrilhas, do que oferecer resistência frontal e inútil contra um poder bélico como o da OTAN, muito maior do que o exercito líbio.
    .
    Por exemplo, a chamada brigada 32 (ou Khamis) foi desmembrada em pequenos grupos autônomos de 20 ou 30 soldados, para assim poderem se deslocar sem serem localizados pela vigilância aérea da OTAN.
    .
    O controle da OTAN/CNT sobre o território da Líbia, depois de 7 meses, só é realmente efetivo nas cidades costeiras, próximas do apoio aeronaval da OTAN, cerca de 20% do território (embora seja na faixa costeira que se concentra a maior parte da população líbia,,,). Más mesmo nestas cidades costeiras, Trípoli inclusa , há resistência promovida por guerrilha.
    (Esta semana um prédio em Trípolis, que servia como quartel general da CIA foi tomado pela resistência)
    .
    E há também o fato da entrada dos Tuaregues do deserto, nesta guerra de guerrilha contra a OTAN/CNT. Ou seja, a bagunça ainda é muito grande, longe de estar sob controle…

  3. “Talvez, uma Líbia descentralizada, a promoção da unidade da África, minimizar a importância de seus 54 Estados e dar-lhe 500 “sub-Estados” seja uma solução muito melhor…”
    ——————————————————————————-
    Muito melhor para quem? Com certeza, para a OTAN, que sonha e trabalha por uma balcanização do continente africano.
    .
    A guerra contra a Líbia é a guerra contra a África… especialmente para levar instabilidade e balcanização no norte da África, Argélia, Niger Tunísia, Mali, Chade (o Sudão já foi dividido em dois..)

  4. “…a questão é: eliminar o “mau”.” QUEM, afinal, é o MAU nessa história????

    O presidente venezuelano perguntou:

    “Por que se concede uma cadeira na ONU ao chamado ‘Conselho Nacional de Transição’ líbio enquanto é negado o ingresso da Palestina, ignorando não apenas uma aspiração legítima, mas a vontade majoritária da Assembleia Geral?”.

  5. Pois e’ segundo esses gringos os outros paises tem fronteiras artificiais, Iraq, Libia, Yuguslavia, pois bem, vamos falar da Espanha, Do Reino Unido(ingleses, pais de gales,escoseses ,irlandeses), vamos dividir os EUA entre hispanos e americanos para ver se eles vao permitir..Os brasileiros que abram o olho, essas “nacoes “indigenas sao objeto de cobic,a de americanos, canadenses e europeus..

  6. Artilharia pesada da OTAN sobre Sirte.
    .
    Os mercenários da CNT/OTAN bombardeiam Sirte, residencias civis, com artilharia pesada.Se a OTAN justificava sua intervenção na Líbia por causa de supostos bombardeios, nunca comprovados, de Kadafi sobre a população civil. Agora com esta prova, a OTAN bombardeará a seus mercenários da CNT? Se reunirão no CS da ONU para condenar e tomar uma resolução que detenha os mercenários da CNT/OTAN? Não creio…
    .
    http://www.youtube.com/watch?v=pjOQdf-o0m4&feature=player_embedded
    .
    E o cinismo não tem limites…

  7. os eua fazendo escola, como no iraque a otan ( inglatera,frança, espanha e outros colonizadores ) estão libertando a pobre libia do mau da indempendencia e soberania, e como disse o dandolo agora vão explo… ops invrstir muito na libia !!!

Comentários não permitidos.