FAB inicia ensaios de motor de combustão supersônica (14-X)

O Instituto de Estudos Avançados (IEAv) iniciou os ensaios de obtenção de parâmetros de escoamento em motor de combustão supersônica. Os ensaios foram feitos no Túnel de Choque T3, no Laboratório de Aerotermodinâmica e Hipersônica Prof. Henry T. Nagamatsu.

Os objetivos dos ensaios em Túnel de Choque da geometria do motor são avaliar as condições do escoamento na entrada, interior e rampa de saída do motor, e como se comporta a injeção do combustível em regime supersônico. Os resultados obtidos serão usados para avaliar características de desempenho do motor do veículo.

O motor que está sendo ensaiado faz parte do desenvolvimento do Veículo Aeroespacial Hipersônico Brasileiro 14-X, um demonstrador tecnológico dos conceitos de “waverider” e “SCRAMJET”. O waverider é uma geometria projetada especificamente para voar em regimes supersônicos ou hipersônicos, utilizando uma onda de choque atada ao seu bordo de ataque para gerar sustentação. Já o conceito de SCRAMJET (Supersonic Combustion RAMJET) é o estato-reator aspirado que produz empuxo ao veículo, utilizando ondas de choque para comprimir o escoamento, em substituição ao tradicional conjunto turbina-compressor, possibilitando sua operação nas elevadas velocidades de projeto.

Fonte: IEAv, via FAB

17 Comentários

  1. Se realmente nosso governo quizer transforma esse país nunma potência não tenho dúvida, o pessoal daqui é o mais capacitado que já vi, agora com a USP, inaugurando um centro de engenharia nuclear, so saberemos mesmo daqui 5 anos ou mais, com a capacitação de nossas industrias é o verdadeiro compromentimento com as forças armadas, sem as pénurias como o Gen. Heleno diz, o governo tem atrazado o avanço tecnologico do Brasil por décadas, olhem a marinha so agora ta gatinhando o SubNukes, o Yellow Cake ta saindo do forno o UH6 que importamos do Canada séra feito aqui é para da continuidade a isso tudo so mesmo uma pessoal gabaritada é conheça as verdadeira nececidades desse país Gen. Heleno para Presidente. 2014 tá bem ae.

  2. Vejam só como são as coisas em tempos de injeção eletrônica a volta do velho, básico e manipulável motor aspirado. Vcs lembram do motor do Fuca, ou do Opala, e da vovó CG e aqueles seus fáceis carburadores? (tinha neguinho que em casa mesmo os tirava para limpar)… rsrsrs!

    Brincadeiras de lado…

    Esse túnel de vento para provas hipersônicas é fundamental para n testes de comprovação de materiais e idéias.

    Que bom que o têmos.

    Espero que esses experimentos sejam todos concluidos com exito.

    Mas, para que esse nome 14-X esteja a altura de seu inspirador é necessário um volumoso aporte de dinheiro nesse projeto.

    Para que então possa se tornar pioneiro tal qual o 14-bis, que foi o primeiro a ter exito em sua proposta inédita, do mais pesado que o ar se sustentar sem apoios sobre o solo. E Alberto Santos Dumont colocou sua fortuna pessoal em seu projeto. Pois mesmo com cordas, lonas, sarrafos de madeiras etc, o 14-bis foi o resultado de um milionário investimento, e isso é um detalhe fundamental que passa batido nos livros de história.

    Portanto, quando vamos ver o 14-X cruzando os céus, e fora de bancadas de laboratório, no primeiro trascontinental voo de um hipersônico?? E brasileiro!!!!!

    Pois, temos que ser rápidos como o próprio avião 14-X, e colocar muito mais dinheiro nesse projeto, já que a concorrência ainda está em fase de testes, porém na nossa frente, com ensaios de campo ocorrendo e não só de bancada.

  3. Tái, se fosse um motor desse eu iria acreditar no figuete reutilizável, parabéns a n FAB, q esta sendo achincalhada pela ausência de grande vetor, um caça à altura dessa gloriosa instituição, Rafales pela tranferÇencia de T&T ou os Su 35BM por serem os melhores nesse momento do mundo. P Ontem, d dilma.

  4. isso vamos faze-los acreditar q isso e para o programa espacial, e não para fulturos misseis hipersonicos rsrsrs,assim como como o programa do vls não e para misseis balisticos e e as centrifugas nucleares da marinha são um programa totalmente pacifico, eu posso não ter um cachorro- quente em mãos , mas na minha cozinha tem pão, salcicha, maionese e katchup rsrsrsrs,aprendam conosco persas !!!

  5. Já em andamento os projetos de sexta e sétima gerações e ainda não fechamos os de quarta!!! Isso que é discrepancia
    Maass uma discrepancia boa é claro…

  6. Tenho curiosidade para ver as imagens dos modelos de dinâmica de fluidos. Tb de vetores mostrando o deslocamento…, empuxo, arrasto… da fase de conversão de aspiração p/ propulsão.

  7. A Turbina Virtual que eu bolei, é parecida com esse motor, sem peças móveis. Pode ser que seja a solução viável.

  8. Bom, sem ficar viajando na Helmans aqui eu estive pensando: Como esta aeronave não funciona à baixas altitudes e pode chegar a uma velocidade Mach 10, então imagino ser viável usar 2 tipos de turbinas, uma igual de um avião caça e depois ativar o motor hipersônico, ou lançar a aeronave com um canhão de gauss de grande escala e ativar os motores na altitude certa. Sei lá…é uma idéia.

  9. Será que seria possível simular um ambiente de altas altitudes (baixa pressão) dentro da turbina ? tipo, abaixando a pressão para que fique semelhante a de uma altitude de 100 mil pés enquanto ele sai do solo, e a medida que vai subindo um dispositivo controlado vá regulando a pressão interna e externa. Outra idéia, mas falta saber se é possível aplicá-la!

  10. Eu sempre gostei de projetar motores. Tenho vários, mas no papel. Esse motor RAMJET usa o princípio de bloqueio do tubo por sistema de cone e rolha de onda de choque. Acho muito impreciso o controle, mas não impossível. Não tem peças móveis, é muito leve e usa o oxigênio do ar, daí o entusiamo dos desenvolvedores. A turbina virtual que eu bolei, segue alguns princípios desse motor, mas é mais sofisticada, podendo funcionar em qualquer altitude e parada. Também não possui peças móveis, mas atuadores eletrônicos.

  11. Kaio

    Pode-se fazer um motor misto, ou seja, em baixas velocidades e altitudes teria uma turbina de ar, que seria desativada nas grandes velocidades / altitudes. O avião voando a Mach 10 se aquece muito, ficando na faixa dos 3.000 gaus C, ou mais. Não há material que resista a temperaturas desse nível. O RAMJET funciona muito quente, podendo chegar internamente a 5.000 graus C e altíssima pressão interna. Se descobrissem materiais com essas propriedades, esse motor já teria sido aprovado. O meu sistema é diferente, por isso creio que valeria a pena testar, pois o motor é alterado por um computador que aciona transdutores de frequências ou ondas de choque.

  12. “é alterado por um computador que aciona transdutores de frequências ou ondas de choque.” =D.. Tais ondas de choque teriam também propriedade de anular o atrito? Seria a sua idéia de dispositivo anti-atrito? Dandolo =0

Comentários não permitidos.