EUA são alvo de ódio na imprensa paquistanesa

http://pakistanisforpeace.files.wordpress.com/2010/10/pakistan-usa-allies.jpg

Após piora nas relações, mídia do Paquistão especula sobre possibilidade de ataque americano ao país.

The New York Times – Por Salman Masood

Os Estados Unidos podem ainda estar considerando suas opções sobre como lidar com o Paquistão, mas muitos políticos, generais reformados e apresentadores de programas de entrevistas da televisão paquistanesa já decidiram que a América está em pé de guerra com seu país.

O frenesi da mídia é tamanho que apresentadores de programas populares começaram a discutir possíveis cenários de como o Paquistão deve reagir caso os Estados Unidos ataquem o país.

Islamabad, a capital do país, tem sediado uma série de atividades diplomáticas como as visitas de oficiais chineses e árabes. O embaixador dos Estados Unidos, Cameron Munter, se reuniu com o presidente Asif Ali Zardari e com o Secretário de Negócios Estrangeiros Salman Bashir.

Após o encontro com o vice-primeiro ministro da China, Meng Jianzhu, na terça-feira, o primeiro-ministro Yusuf Raza Gilani disse que “a China apoia os esforços do Paquistão para defender sua soberania, sua independência e sua integridade territorial”, uma farpa claramente destinada aos Estados Unidos.

Em entrevista concedida à Reuters, Gilani advertiu contra qualquer invasão da fronteira por tropas dos Estados Unidos alocadas no Afeganistão

O Exército e os órgãos de inteligência do Paquistão, por sua vez, têm transmitido mensagens através da postura que adotam.

O General Ashfaq Parvez Kayani, comandante do Exército, cancelou sua visita à Grã-Bretanha na segunda-feira sentindo uma possível crise adiante.

No domingo, Kayani liderou uma reunião com seus principais comandantes militares. Nenhuma declaração foi feita, mas vazamentos por meio da mídia local advertiram sobre uma “resposta severa” a qualquer ataque contra o Paquistão por forças dos Estados Unidos presentes no Afeganistão. Uma autoridade disse que os comandantes militares concordaram em tentar acalmar a situação e reduzir a tensão com os Estados Unidos.

A mídia eletrônica e impressa foi tomada por discussões sobre a possível ruptura entre os dois aliados. Vários oficiais aposentados do Exército adotaram uma postura muito dura, sugerindo que o governo rompa os laços com os Estados Unidos.

Tais demonstrações ficaram em evidência nos últimos dias, depois que o almirante Mike Mullen, chefe do Estado-Maior Conjunto americano, acusou a agência de inteligência paquistanesa de colaborar com o grupo Haqqani.

Fonte: IG ÚltimoSegundo

19 Comentários

  1. É agora que o Paquistão vai se arrepender de ter adquirido os F-16 o tal chip de monitoramento nas aeronaves que se diz fato controverso vão por eles em uma perda total de sua frota de falcons, acho pouco improvável que tio sam falido tenha a grana para compro mais uma briga acabou a grana David rockeffeler e agora ? mexeram com vespas o povo do oriente e agora estão inchados de tantas ferroadas vão morrer do veneno das vespas.

  2. O EUA tem capacidade aérea de ataque e bombardeio sobrando. Más dentro das circunstancias de logística, do atoleiro afegão, do apoio chinês … não tem capacidade para invadir o Paquistão, nem mesmo junto com o restante da OTAN.
    .
    Sem esquecer que:
    .
    “….o Paquistão tem exército de 610 mil soldados, com cerca de mais 500 mil reservistas. Se se considera que nada além de 15-20 mil Talibã conseguiram manter as tropas de EUA/OTAN cercadas no Afeganistão ao longo de anos…”
    .
    Nestes casos, o caminho que os estadunidenses tomam, normalmente passa por conspirações, assassinatos, sabotagens , operações especiais, golpes, intrigas, campanhas midiáticas, pressões e ameaças variadas…Más não passa pelo confronto aberto e direto em terra, contra uma força militar como a que o Paquistão possui…

  3. “…Vazamentos por meio da mídia local advertiram sobre uma “resposta severa” a qualquer ataque contra o Paquistão por forças dos Estados Unidos presentes no Afeganistão…”

    Eu realmente duvido muito dessa ” Resposta Severa “, Os Yankes conseguiram penetrar no territorio paquistanes sem ser detectado ou visto a olho nu ..
    Um Pais como paquistão que deu azilo para um terrorista (Osama BinLaden) não mereçe confiança! Paquistão é uma ameaça global assim como irã e coreia do norte

  4. Uma guerra contra o Paquistão , os EUA colocariam tudo a perder. Se já estão atolados na guerra contra o Talibã, imagina contra um exercíto soberano e fortemente armado, incluido bomba atômica? Com certeza os EUA já mais deixariam isso acontecer. Se acontecer, perderiam todo moral no Oriente Médio e na Asia.
    Quando um país não concorda com atrocidades que os EUA fazem, logo é demonizado e acusado de vários crimes.
    Não se esquecem que o Saddan husein era grande aliado dos EUA, Kaddafi tb. Em questão de dias foram transformados em inimigo.

  5. É agora que o Paquistão vai se arrepender de ter adquirido os F-16 o tal chip de monitoramento nas aeronaves que se diz fato controverso vão por eles em uma perda total de sua frota de falcons, acho pouco improvável que tio sam falido tenha a grana para compro mais uma briga acabou a grana David rockeffeler e agora ? mexeram com vespas o povo do oriente e agora estão inchados de tantas ferroadas vão morrer do veneno das vespas. (2)

  6. ate a mãe Joana em sua casa tem seus limites kkkkk, a inteligencia americana( que so funciona no cinema) e aquele amigo talarico q vai tenta consolar sua bela espossa no seu funeral kkkk,

  7. os EUA vão usar de diplomacia, as forças armadas americanas jamais aguentariam outra guerra inutil, ainda mais com o bem armado exercito paquistanes ( se não estão aguentando com os mortos de fome do talebã, no afeganistão estão mais perdidos q amendoim na boca de banguela rsrsrs) e mais, não teriam apoio popular nem verba, e iriam compra briga com a china fora o fator nuclear, tudo que extremistas iriam querer !!!

  8. e a herança G.W.BUSH, presidende q foi eleito por uma minoria, num rolo eleitoral chamado colegiado, na dita maior democracia do mundo kkkkkk

  9. O Pakistaneses estão certos, o ianks tem q baixar a bola e pedir desculpas, dar + grana aos mesmos , pois precisam e mt da ajuda dos mesmos, ou seus soldados erão mortoa as centanas se o Pakistão fechar os olhos aos Telebans q atuam na sua frinteira, transitando ora la ora cá,são mesmos uns trouxas q só matam civis inocentes com seus drones. sds.

  10. Essa chamada do IG não condiz com a realidade, ou será que é o surgimento de mais uma nação vil? Propaganda (Irako)! Propaganda (Venezuelo)! Propaganda (Irano)! Propaganda (Ĉu nun vicas Pakistano?)!

  11. Os USA não vão atacar um país com plenas condições de respostas como o nuclearizado Paquistão, mas se eles não estiverem tomando os seus remédinhos.
    Se não vai ser como o Wi disse,
    “….o Paquistão tem exército de 610 mil soldados, com cerca de mais 500 mil reservistas. Se se considera que nada além de 15-20 mil Talibã conseguiram manter as tropas de EUA/OTAN cercadas no Afeganistão ao longo de anos…”
    Daí ou eles saem do Afeganistão bem mais cedo ou enfrentam um ataque nuclear sobre suas tropas em vários pontos da Ásia e enfrentam a China de lambuja.

  12. Paquistão e Irã são aliados. O Paquistão deve ter dado algumas armas nucleares para o Irã.
    Se a China estiver apoiando o Paquistão e Irã, o mundo vai se curvar para Maomé.

  13. PENTÁGONO JÁ VISA O ALVO: PAQUISTÃO – por Pepe Escobar
    http://translate.google.com.br/translate?hl=pt-BR&sl=en&u=http://www.atimes.net/The-Edge/South-Asia/183193-PENTAGON-aims-at-target-PAKISTAN-by-Pepe-Escobar.html&ei=p7KHToHKJIy_gQfprvX5Cg&sa=X&oi=translate&ct=result&resnum=1&ved=0CB8Q7gEwAA&prev=/search%3Fq%3Dhttp://www.atimes.net/The-Edge/South-Asia/183193-PENTAGON-aims-at-target-PAKISTAN-by-Pepe-Escobar.html%26hl%3Dpt-BR%26biw%3D1280%26bih%3D630%26prmd%3Dimvns

  14. Na deacada de 70 o paquistao e a india obtiveram a tecnlogia para fabricaçao da bomba,estima-se que os dois detem 70 a 80 ogivas

Comentários não permitidos.