É pouco provável que tenhamos grande transferência de tecnologia, diz Bonilha

http://www.valor.com.br/sites/default/files/gn/11/08/foto26emp-101-telebras-b2.jpgO presidente da Telebrás, Caio Bonilha, praticamente descarta que haverá uma transferência significativa de tecnologia para o Brasil na montagem do primeiro Satélite Geoestacionário Brasileiro (SGB), com previsão de lançamento em 2014. “Pelo pouco conhecimento que eu tenho nessa área, mas considerando os prazos que nós teremos que cumprir, acho muito pouco provável que tenha grande transferência de tecnologia. Nós vamos aprender com esse primeiro satélite”, afirma ele.

Bonilha disse que será criada uma empresa em parceria com a iniciativa privada, mas ele disse que ainda não está definida o tamanho da participação da Telebrás nessa empresa e nem como será a atuação do Inpe e da AEB no projeto. Especula-se que o parceiro privado poderia ser a Mectron, da Odebrecht, ou a Embraer.

O grupo de trabalho com membros da Telebrás, da AEB e do Inpe produzirá um termo de referência com as especificações técnicas do produto que será comprado, bem como as condições em que acontecerá a transferência de tecnologia. Esse trabalho deverá ser feito nos próximos 60 dias.

O SGB será um satélite de aproximadamente 5 toneladas e terá parte da capacidade destinada para as comunicações militares em banda x. O ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, disse na última quinta-feira que seriam entre 3 ou 4 transponders para os militares, mas Bonilha não confirma a informação. “Isso eu não sei e se soubesse, é confidencial”.

Perguntado se o aparelho terá capacidade também em outras bandas como banda C, Ka ou Ku, Bonilha também disse que não tem essa informação, alegando que o grupo de trabalho formado para tratar do assunto teve sua primeira reunião apenas na última quinta, 29. Ele também disse não saber se a parceria com a iniciativa privada se dará por meio de uma PPP. “O grupo de trabalho é que vai responder essas questões”.

Fonte: Teletime

21 Comentários

  1. Mas é assim mesmo… aprende-se aos poucos… depois que o primeiro satelite estiver em orbita, ai vamos acumulando conhecimento

  2. Um exemplo: nenhum outro pais do mundo tem a tecnologia de extração de petroleo q a petrobras tem… isso foi fruto de muito estudo durante anos…..

  3. Esse negócio de transferência de tecnologia todo mundo sabe que é cunversa fiada; agora o que me chamou atenção no texto é que o min. da comumicação abriu o bico em informação CONFIDENCIAL.
    SERÁ ISSO MESMO?

  4. “Pelo pouco conhecimento que eu tenho nessa área” Meio difícil levar a sério este bonilha depois do que ele começa dizendo.



  5. chuto que 50% de um satelite é software…

    o problema é: quem no Brasil programa para esse tipo de hardware ????… QUASE CERTO QUE NINGUEM…pois não temos nem foguete… FATO !!!

  6. Falou o óbvio! Ninguém transfere tecnologia. E ninguém acredita em transferência de tecnologia salvo os incautos que defendem a parceria caracú com a França

  7. Concordo amigo Kaio, nunca vi um direto de um empresa disse isso ae que ele diz, não sabe de nada da empresa é quando alguém pergunta não sabe responder, ue pelo que sei todo representante de uma grande empresa ou orgão deve dominar sua área de atuação para não gerar dúvidas, no mínimo ele devia ser engenheiro aeronáutico ou equivalente vejo que nosso programa militar é espacial é uma piada, aquele direto que pediu pra sair do inpe tava com a razão toda o governo não deu garantias para ele, então ele pulou fora, é o governo em vez de investir na instituição prefere fundila com o CTA,AEB, E O INPE, KKKKKKK, Dilma aos pouco vejo seu jeito de governa é uma vergonha total descompromentimento com a nação é deixa essa ONG`S picatetas fazerem oque querem com o nosso país, agora pouco vi a notía que indios foram a Genebra pedir ajuda, cade a Presidenta nessas horas, indios não a reconhece como lider majoritaria do nosso pais, pra eles so os gringos tem credibilidade é bom revermos isso com a maxima urgëncia porque senão a ONU, vai da autonomia de estado para esse indios ae meus amigos tamos lascados séra as custas de muito sangue de brasileiros, é outra se eles os indios não estão contentes pow vai lá no senado depois com a presidente, agora ir direto aos gringos foia a gota dagua.

  8. engenharia reversa neles senhores, mas para isso precisamos formar mais hengenheiros e menos psicologos, nada comtra os psicologos, mas que no brasil forma-se tantos q vai acabar faltando louco para eles kkkkk

  9. Carlos Argus disse:
    Ok, então q paguemos e façamos a engenharia reversas nos memos antes de irem p o espaço, são nosso..vide a china, sds.

    ____________________________________________________

    Pelo jeito que vc fala engenharia reversa parece a coisa mais facial do mundo, mas não é mesmo. Demora-se muito tempo e consome-se recursos até conseguir fazer uma cópia igual ou fazer um produto similar daquilo que estava fazendo a engenharia reversa, isso vale para qualquer coisa que exige um alto grau de tecnologia, principalmente satélites, basta comparar os satélites atuais com os feitos 20/30 anos atrás. Ou então no caso dos caças, a China demorou mais de uma década para fazer uma cópia do su-33 (motor, radar, armamento, etc., não só o desenho do avião), e a Rússia está indo agora de su-35 e su-50. É por isso que eu acho que se engenharia reversa fosse fácil, ninguém iria inventar nada, só iria copiar.

  10. olha o Vader .. apareceu…. depois de sucessivas cuspidas na testa o cara apareceu…

    Vader, ajuda o Brasil, cara!!! Um pais q tem cara igual a vc não pode ser um pais atrasado… o Vader é unico no mundo que sabe se um caça presta ou não presta só olhando a foto dele na internet, ou lendo as reportagens dos jornalistas leigos…… Vader é o unico cientista no mundo capacitado pra projetar e construir sozinho um caça… o cara é cientista, engenheiro, programador de softaware, mecanico aeronautico, economista etc….

  11. Em tempo: quem precisa de transferencia de tecnologia quando se tem o Vader???

    sem nem o ensino medio completo o cara faz analises melhores que os engenheiros da Dassault… o cara é um fenomeno !!!

  12. Aos poucos mesmo né quando o fizermos estara obsoleto.São burros por teimarem no VLS com a Ucrania e por teimarem no Geoestacionario com a China tendo a Russia ja nos cansado de oferecer satelites.Esses Brasileiros rsrs rsrs E tome Rafale rsrs e tome F18 rsrs

  13. Temos que formar melhor os nossos engenheiros. Se juntar uma equipe de bons pesquisadores, claro que vamos absorver essa tecnologia.

  14. Sabem porque dessa filosofia AOS POUCOS?Aos poucos sobra muito mais tempo para falcatruas,apropriações e cambalachos.Aos poucos não chama atenção e quando formos ver acabou tudo rsrs.Mas que inteligente a estrategia Brasileira sempre buscamos a forma mais dificil e complicada para AOS POUCOS darmos com a cara no muro rsrs.Estou começando a sentir saudades do tempo que se faziam homens e assim superavamos,criavamos,progrediamos.Agora virou um banditismo generalizado e tanto demagogo pitaqueiro um querendo mostras mais a bunda que o outro e no final tudo acaba em Caruru escorregando.E quando conseguimos algo ficamos felizinhos por termos em nossas mãos o refugo,a escoria,o obsoleto,o insuficiente.E AOS POUCOS fica inevitavel o cerol fininho.

  15. Sei…
    Vão transferir a tecnologia da fabricação dos carrinhos de mão que transportam o satellite, o resto será conosco.
    O kit gay do Haddad vai ensinar nossos alunos a construir satelites e caças supersonicos, esperem..

  16. Amargurada carraspana…rsrsr… falou tudo 1maluco…rsrsrr… quem gosta de veio é muleta…rsrrsrs… aos poucos a coisa vai entrando e nem sentimos…rsrrsrsr… aos poucos vamos sendo invadidos por uma escoria entreguista e ladra que permeia a administração em todos os niveis, inflando a maquina e vigilante, vão modificando o ilegal em legal e vice-versa… aos poucos vamos ladeira abaixo… e o povão… samba, suor e lagrimas… novela global… purim…

  17. meu só de ter o produto já tá adiantado se voce faz acordo de transferencia ainda melhor ses que o que o numero do cartao dos caras tambem com senha acorda pra vida como diz o velho deitado quer moleza senta no colo do veio. A china com menos que isso copia tudo facil facil .

  18. Esse Caio Bonilha foi quem substituiu o NACIONALISTA Rogério Santanna???? Ah, tá…

    Quem DEMITIU o Rogério Santanna foi o ESCOTEIRO do CARLOS SLIM, o SINISTRO Paulo BASTARDO??? Ah, tá…

Comentários não permitidos.