Chegou a vez dos indignados nos EUA?

Presidente dos EUA, Barack Obama

John Saxe-Fernández

Michael Bloomberg, o prefeito de Nova York, advertiu que se a crise do desemprego nos Estados Unidos não for resolvida logo, pode haver protestos nas ruas: “Temos muitos recém-formados que não conseguem encontrar emprego. Foi o que aconteceu no Cairo. Foi o que aconteceu em Madri. Não queremos esse tipo de revolta aqui”.

Analistas de diferentes posições, de Thomas Kocham, do MIT, até Immanuel Wallerstein, da Universidade Yale, concordam. O primeiro se diz surpreso que ainda não tenham aparecido sinais mais visíveis de descontentamento. “Nosso povo é muito tolerante, não são inclinados à desordem civil. Mas com esta economia, o tempo está se esgotando”.

Para Wallerstein, a incerteza e o caos estão por toda parte. Ele afirma que é a deterioração do dólar como moeda de reserva mundial é irreversível: era “o último poder real exercido pelos Estados Unidos”, disse Sally Burch. E acrescentou “os danos são reais, a situação dos EUA é séria e não é recuperável”.

No interior, cidades pequenas “estão indo à bancarrota e não conseguem pagar seus aposentados”, enquanto a situação da classe média se deteriora rapidamente. “Aqueles que perdem seus empregos, dificilmente encontram outro, especialmente na faixa entre 40 e 60 anos, chegando até mesmo a perder suas casas”.

Para Wallerstein “a situação nos EUA vai piorar” por causa do freio aos gastos públicos imposto pelos republicanos. Ele prevê uma deterioração ainda maior. “A loucura do Tea Party – adverte – está levando os Estados Unidos, e, portanto, o mundo todo, para um crash”.

O desgaste social e econômico interno é evidente: por quarenta meses seguidos, o desemprego crônico se manteve acima de 9%, como revelado pelo BLS (Bureau of Labor Statistics), cuja metodologia, que considera “ajustes sazonais” e outras manipulações, maquia a realidade para que ela não pareça tão ruim.

A manutenção de um desemprego nesses níveis por um período tão longo não é registrada desde o final da Segunda Guerra Mundial e é comparável à Grande Depressão.

Segundo John Williams, “a gravidade extraordinária e a duração dos choques econômicos dos EUA, durante os últimos três ou quatro anos, têm desestabilizado os ajustes sazonais usados nos cálculos do BLS, em algumas séries estatísticas.” Após 1994, houve ajustes na metodologia. Williams lembra que de acordo com o procedimento estatístico utilizado atualmente, depois que alguém está desempregado há mais de um ano, não está mais incluído nas contas do governo!”

Desta forma, “se o desemprego fosse calculado como antes de 1994, então o verdadeiro número de desempregados seria de 22,2%”.

Entretanto, além do desemprego crônico e realmente elevado, um estudo realizado por Lawrence Mishel do EPI (Economic Policy Institute) mostra um declínio substancial no patrimônio da classe média e de outros grupos, como os negros, cujos principais bens são suas casas: “O valor da propriedade familiar agora é menor do que era em 1983, há uma geração, enquanto a riqueza dos setores de alta renda teve grande expansão”.

Note-se que esta é uma tendência de longo prazo, que mantém e intensifica a polarização social. Mishel mostra que os 5% de famílias mais ricas absorveram cerca de 82% do crescimento da riqueza total gerada entre 1983 e 2009, enquanto 60% dos domicílios tinham menos recursos do que em 1983. Pior ainda, outros estudos do EPI mostram que o crescimento dos salários está desacelerando de 3,8% até 2007, para 1,8% em maio de 2011.

Os dados dão respaldo ao prognóstico de Wallerstein: “Eu vejo guerras civis em muitos países do norte, especialmente nos EUA, onde a situação é muito pior do que na Europa Ocidental, embora lá também haja chance de guerra, porque há um limite até o qual as pessoas comuns aceitam a degradação de suas possibilidades”.

*John Saxe-Fernández é doutor em Estudios Latinoamericanos pela Faculdade de Filosofía e Letras da Unam (Universidade Nacional Autónoma do México).

*Publicado originalmente no La Jornada e em seu blog

Fonte: Opera Mundi

46 Comentários

  1. Meu Deuses…

    Vou choraaaar, juro que eu vou choraaar!!!!!

    Cambada geral do site, precisamos abrir espaço aqui no Brasil para esses pobres da américa. Vamos arranjar empregos para eles já.

    Se os bolivianos, peruanos, paraguaios, chineses, coreanos etc, vem para cá trabalhar de peões, babás, camelôs e o escambau, tá na hora de abrirmos as porteiras para nossos queridos gringos miseráveis do norte. UAI!!!

    Vou choraaaar, eu juro que vou choraaar!!!!!!!!

    snif!! sniff!!!

  2. Guerra civil nos EUA ? já houve uma mas foi por motivos de justa causa filosófica a libertação dos negros e direitos humanos entre o sul e o norte, desta vez vai ser o sul e o norte, leste, oeste contra os banqueiros, mega empresários e o governo ?



  3. um país de “miseráveis” é muito mais perigoso que um país de “gordos” consumistas…

    Europa
    USA

    o mundo esta ficando muito mais perigoso.. FATO

  4. Eu td os dias fico feliz e torcendo p q o bushrro volte p triplicar os deficit ianks com + umas tres novas frentes de guerra, a saber: Pakistão, Irã e C.Norte…seria td de bom,o fim + rápido do “império do mal”, + desemprego, e o 4 mundo os esperando…nós compramos algumas W87 de voces,topam?…Nada paga isso.

  5. A máquina de guerra custa caro aos contribuintes americanos e sócios europeus e agora quem vai sustentar?
    Japão, Austrália e Canadá estão revendo seus projetos, no O M ( Sauditas estão mudando de lado )Na minha opinião o Império do terror deve recuar.

  6. No Brasil, a situação também não está boa, e vai piorar ainda mais. Há uma bolha imobiliária no RJ, principalmente nos bairros nobres. O Brasil, indevidamente, está ajudando os EUA, pois eles importam produtos da China e do Japão, e revendem para nós, o que é um absurdo. O Mercosul também deve estar fazendo isso. O Paraguai compra da China e revende para nós. Mantega deveria ser demitido por causa disso.

  7. Enquanto eles não perceberem que o castelo caiu e não são os donos do mundo vai ser disso a pior, até Rússia e Irã já disseram o que fazer, acabar com essa bases militares todas no exterior, diminuir suas frotas marítimas, seus caças, enfim suas megalomanias militares e pegar esse dinheiro e investir dentro do país, gerando emprego e renda para os americanos, outra parte é pagar o que deve ao mundo, CHina e Brasil no meio, poderíamos até receber uns dois PAs , uns 10 sub sendo dois nuke, uns 200 F35, umas dezenas de fragatas e destroiers todos eles muito bem armados e estocados aqui no Brasil com códigos fonte. Acho que daria pro Brasil descontar uns $50bi dos títulos podres deles.

  8. O número de desempregados em 22,2% real ou não, os EUA têm bilhões de dólares de reserva que eles gastam na sua brincadeira de xerife mundial!

    Qndo a situação apertar de vez, e fantoches como o Obama não derem mais resustados eles vão recuar e começar a se preocupar com seus próprios problemas! Enquanto a corda não tiver no pescoço, os estadunienses vão continuar acreditanto que são os escolhidos por Deus pra cuidar do mundo!

  9. Os americanos não merecem pena, pois eles estão com a pior distribuição de renda desse planeta. É um país Plutocrata (governo das elites endinheiradas). Vamos socializar, para ajudar a Classe Média, que é a que alavanca a economia duma nação.

  10. É o que está sendo dito a muito tempo já pela “esquerdalha”, o capitalismo tem prazo e depende da escravidão alheia, quando o mundo acordar e quiser ser grande, os EUA (e o capitalismo) vão cair vertiginosamente pois dependem totalmente da escravidão e subserviência de outras nações, isso inclui o Brasil, aí está o resultado.

  11. “Eu vejo guerras civis em muitos países do norte, especialmente nos EUA, onde a situação é muito pior do que na Europa Ocidental, embora lá também haja chance de guerra, porque há um limite até o qual as pessoas comuns aceitam a degradação de suas possibilidades”.

    Eu acho que esse cara não conhece o Brasil. Nos vivemos com desemprego de 10% ou mais por 20 nos. Sem falar que no Brasil as pessoa não tem nem casa para ser desvalorizada. E ninguem nunca reclamou…

  12. “Eu vejo guerras civis em muitos países do norte, especialmente nos EUA, ”
    ————————————
    Se realmente ocorrer guerra civil (o que acho bastante difícil…), as probabilidades de que se instaure um regime repressivo no EUA crescem exponencialmente.
    .
    Dado o gigantismo dos aparatos de segurança e inteligencia estadunidenses é muito fácil que este “monstro” se volte contra o próprio povo do EUA, já que este sistema está a serviço não do povo, más de uma casta, de uma super elite financeira e de sionistas transnacionais…

  13. É realmente muito mais fácil viver tendo a perspectiva de melhora do que da piora. Embora a situação do Brasil em muitos aspectos seja pior que muitos países em crise, o otimismo nos torna confiantes num futuro melhor para todos. Entretanto, é necessário não nos embriagar com o excesso de otimismo pois a conseqüência é típica nos encantos de uma tragédia grega.
    Nota. ~4% é o percentual de presidiários em relação a população nos EUA. Este percentual não é considerado no cálculo dos desempregados.

  14. Tamben na hora de escolher os senadores o povo ou não vai votar ou vota nos republicanos Tea Praty, ou seja deram o tiro no pé e agora estão de muletas pra sempre.

  15. Cal disse: 01/10/2011 às 18:50… enfim, alguem com equilibrio dizendo ALGUMA COISA consideravel… os apocalipticos vermelhuxos, por outro lado, estão em orgasmos cineticos, reagindo a um texto deveras falacioso (o cara é comunista; miembro de Honor de la Asociación Nacional de Economistas y Contadores de Cuba e Investigador Nacional del CONACYT; vide http://jsaxef.blogspot.com/2007/08/x-globalization-and-security-us.html )…rsrsr… o fim do capitalismo esta chegando…RSRSRSRRRSRSRSR…

  16. Eu discordo do amigo carlos argus pq ele citou que se bush retorna-se abriria três frentes correia do norte,irã,paquistão sendo que nenhum desses pode oferecer algum retorno economico ao estados unidos e as gueras dos iraque e afeganistão tinha entres outros objetivos assegurar aos yankes algum controle sobre o petroleo e um futuro canal de escoamento dessa riqueza na região eu pensom dessa forma que se bush volta-se poderia ate criar novas guerras mas uma dessas frentes poderia ser aqui na america do sul num pais chamado brasil ou a amazoia ou o pré-sal

  17. Acredito que guerra civil não ocorrerá. O mais provável é manifestações violentas e pacíficas. .. que algum estado Republicano se rebele para a promoção de algum candidato ‘a presidência *(Texas). …por final e mais importante: EUA criando um novo inimigo para promover a indústria com corte de impostos e medidas protecionistas, união social entorno de um objetivo comum. … A solução da crise de 29 nos EUA foi a segunda guerra mundial.

  18. Perguntaram a um japonês de cargo proeminente, como ele via os arrogantes americanos.
    :::
    Irônico ele retrucou: Você não conhece os chineses!
    :::
    Turma, eu nunca morri de amores por estadunidenses, mas não cuspo no prato que me alimenta.
    :::
    Se estamos trocando informações por intermédio de um computador conectado à internet, gostem ou não, tem participação dos filhos do Tio Sam.
    :::
    Vamos lembrar que nós continuamos dedicando ao Brasil somente nossa boa-vontade. Já a turma do norte há muito que dedica à sua pátria uma notável COMPETÊNCIA.
    :::
    Vamos torcer para que todos encontrem a solução para a crise. E é bom não esquecer que em 2014 vamos ter que relembrar os 100 anos da 1ª GGM. O que eu menos quero é chegar lá no meio de uma gravíssima crise econômico-militar. A gente já sabe o que acontece!

  19. Vamos colaborar com o debate:
    Os americanos ainda tem uma esperança, o candidato republicano Ron Paul quer terminar com a FED (banqueiros).
    Ver o livro do cara: “End the FED”
    http://en.wikipedia.org/wiki/End_The_Fed
    Ele acusa a Fed de corrupta e inconstitucional.
    ————-
    “A Roda da Fortuna”
    O Brasil deveria parar de enviar dólares para os EUA, que seguramente voltam para tirar proveito dos juros deste governo pro-banqueiros. (FHC era pior).
    Faz um tempo aqui nos comments eu chamei esse rodízio de “Roda da Fortuna…dos Banqueiros”.
    .
    Por isso eu reclamo de um candidato tipo o general Heleno não pode se omitir destes problemas, o general nem menciona os EUA, e aclarou que as ONG eram todas europeias. (isso é ridículo porque podem ser falseflag).
    .
    O PT no governo deve ser substituido, mas por alguém que denuncie os banqueiros e denuncie a desindustrialização do Brasil (incluso que denuncie aqueles militares que preferem aberrações como o Gripen por exemplo, ou que nem entendem que vivemos uma guerra comercial e é preciso ter CONTROL sobre a indústria militar).

    BANQUEIROS
    Hoje o problema número UM no mundo são os banqueiros, Rockefeller Rothschild & Co.

    Eles são os que organizam as campanhas de roubo de recursos naturais.
    .
    Cansado das ambiguidades dos salvadores da Amazônia e o Pindorama, eu coloquei faz um tempo que a única ameaça futura para o BR são os EUA. Ato seguido o coronel Paulo Rocha Paiva publicou uma matéria muito boa identificando o possível inimigo e agora já isso está na conversa de tudo mundo, mas na verdade… a ameaça ao Brasil são os Banqueiros (Bilderberg/Trilateral).
    Por isso a política do atual governo de apoio a esses banqueiros é suicida.
    Voltando ao tema militar reproduzo as palavras do coronel:

    “É intenção dos EUA e aliados que as FAs da América do Sul deixem a defesa externa em suas mãos, voltando-se para as novas ameaças e liberando-os para a concretização de interesses prioritários.
    Quem nos protegeria dos novos protetores?
    A transformação do País numa das cinco maiores potências militares, num lapso de duas décadas, deve ser política de Estado, pois antes desse horizonte temporal seremos um dos cinco maiores PIBs do planeta.
    Alcançado esse patamar, a única ameaça militar à segurança do território e à exploração soberana do patrimônio, interesses inegociáveis do País, viria de conflitos com os EUA, isolados ou coligados a outras potências.”
    Cel Paulo Ricardo Rocha Paiva

  20. OS INDIGNADOS DE WALL STREET:
    http://translate.google.com.br/translate?hl=pt-BR&sl=en&u=http://www.atimes.net/The-Edge/Global-Economy/183101-Occupy-Wall-Street-is-a-REVOLUTION-in-FORMATION.html&ei=mbiHTv3GN4PEgAe90uD5Cg&sa=X&oi=translate&ct=result&resnum=1&ved=0CB8Q7gEwAA&prev=/search%3Fq%3Dhttp://www.atimes.net/The-Edge/Global-Economy/183101-Occupy-Wall-Street-is-a-REVOLUTION-in-FORMATION.html%2523183246%26hl%3Dpt-BR%26biw%3D1280%26bih%3D630%26prmd%3Dimvns

  21. comcordo 100% com o xtreme,europa e eua em crise e com ameaça de guerra civil,e com os bric se transformando em potencias,é muito perigoso,eles não vão aceitar asim tão facil,obama disse na europa,que brasil e china não vão tomar o lugar de eua e europa,então pessoal analisem oque ele quis diser…

  22. Não. Eu não quero mal dos EUA nem de nenhum país, por que seria querer o mal do povo. Agora a elite que governa, domina e enriquece com a MENTIRA, FRAUDE E O SANGUE de inocentes, essa deverá encontrar seu destino .
    A tempos tenha escrito aqui sobre a revolução, a guilhotina, a bastilha dos miseráveis e o caos.
    O texto diz que talvez não tenha mais retorno tudo isso.
    E agora José??
    Nós temos mais perguntas que respostas, não é bom.
    E agora José?
    Dandolo falou uma verdade, o Brasil também não está nada bem, dados recentes indicam que a maioria dos brasileiros está no CHEQUE ESPECIAL E COM DÍVIDAS NO CARTÃO DE CRÉDITO.
    E agora Mantega????????????????
    ———————-
    http://www.youtube.com/watch?v=czZC04DSFKE&feature=related

  23. Se a coisa já está feia assim imagina quando o Dólar deixar de ser a moeda de reserva mundial, devido a grande impressão desesperada do FED…Se nunca fomos “bons” para partilhar da riqueza; também não seremos “bons” para partilhar da pobreza, correto? Que afundem junto com a Europa..o que sobrar e estiver utilizável a gente aproveita depois. Vamos assistir de camarote. Se fossemos nós que estivéssemos afundando eles nem teriam notado.

  24. Texto com viés esquerdista.
    Perguntem para os mais de 1 milhão de brasileiros trabalhando em Nova York onde está a crise e se eles querem voltar pro Brasil.
    Os esquerdistas não perdem a esperança de ver o capitalismo cair… Esperem deitados..

  25. Não vejo como a china não tomar o 1º lugar como potência, só ha uma saída para o USA, aumentar a população.
    O Brasil, se for competente e inteligente em seus planos para o futuro, poderá chegar a ser 2º lugar ainda neste século….mas….

  26. Grave crise econômica na Europa e EUA, sem solução aparente. Esta se tornando um quadro com grandes chances para uma nova guerra mundial a medio prazo.

  27. o problema americano sao os sionistas que dominam sua economia e o problema brasileiro sao os lava pratos de gringo que acham que todo brasileiro tem que morar la nos esteitis para aprender a ser baba ou lavador de carro acha que porque precisou todos nos precisamos o negocio nao é esquerda nem direita e sim paga sapo de gringo que aqui no brasil tem um punhado de gato pingado eles os puxa, paga pra gringo que sabem que eles vao vir pra cima da nossa amazonia entao eles os paga sapo já vive de joelhos para se acostumar no caso de uma derrota nossa ja se entregaram antes de lutar. e hoje eles se escondem atraz desse papo furado de esquerda ou direita contra fatos que sao debatidos no mundo inteiro se roma caiu porque os gringos nao tudo tem um tempo util e o deles esta chegando ao fim o que eles gringos podem fazer é tentar usurpar as riquezas de outros paises e eles vao para cima do pais que tiver o maior numero de covardes .Mas aqui eles nao se cresce pois o numero de covardes é muito baixo, mas sim existe tambem uma par de perrecoreco mas para desertor só lamentos .

  28. Os países ricos estão ficando pobres e os países pobres estão ficando ricos.
    Um dos problemas sérios dos EUA são o déficit exagerado na balança comercial e a desindustrialização.
    O Brasil se beneficia do “efeito China” e vai continuar crescendo. Os EUA se dão mal com o “efeito China” e vão continuar amargando prejuízos.

  29. ELES NECESSITAM DE UM CARNAVAL E UM BOM FUTEBOL!
    .
    .
    Os EUA já perderam a sua hegemonia na política internacional,a sua hegemonia na economia e agora só falta a sua hegemonia na área militar_FATO.
    .
    “(…)“Nosso povo é muito tolerante, não são inclinados à desordem civil. Mas com esta economia, o tempo está se esgotando”.(…)”
    .
    Com dinheiro no bolço e a mesa farta,todo mundo é tolerante;mais quando a crise chega e os bolsos ficam vazio assim como a mesa,ai quero vê a tolerância;o Patriotismo americano estará enfrentando um grande teste-FATO
    .
    Povo mais tolerante que o brasileiro ou os latinos é que tem muito pouco por aí,pois este povo(o brasileiro),há muito tempo usou como ópio o futebol,o carnaval e as mulatas para distrair a crise que a gerações nos espeta na carne que nem espinhos verdes-FATO(Rsr…)
    .
    Más os aloprados conservadores da ala da direita,como sempre são e exemplos por aqui é que não faltam;já estão buscando adocicar a amarga pílula para os pobres cidadãos americano-FATO
    .
    vejam só isso!
    .
    *********
    Conservadores criam o lado bom da pobreza
    .
    “(….)Enquanto a situação dos americanos de classe média continua declinando, seria o caso de se parar para pensar como é ser pobre. Um estudo divulgado este ano pela Heritage Foundation afirma que viver na pobreza não é tão ruim como a maioria imagina. Na realidade, pela maneira como o grupo conservador descreve a pobreza, poderíamos pensar que a pessoa pobre média está vivendo na fartura.(…)”
    ********(fonte:THE WASHINGTON POST)
    .
    http://www.estadao.com.br/noticias/impresso,conservadores-criam-o-lado-bom-da-pobreza,773676,0.htm
    .
    .
    Vamos os ajudar com aquilo que nós mais entendemos, ludibriar a crise com carnaval,futebol e mulatas “BOAS de sambas”.
    .
    Ensiná-los só no sapatinhos_Hahahaha….

  30. Um exército desesperado deve sempre ter uma rota de fuga, já dizia Sun Tzu. Caso a conjuntura piore não é difícil imaginar uma situação no qual direitistas digam que guerra nuclear seja necessária.

  31. felipe augusto disse:
    01/10/2011 às 18:34
    É o que está sendo dito a muito tempo já pela “esquerdalha”, o capitalismo tem prazo e depende da escravidão alheia, quando o mundo acordar e quiser ser grande, os EUA (e o capitalismo) vão cair vertiginosamente pois dependem totalmente da escravidão e subserviência de outras nações, isso inclui o Brasil, aí está o resultado.
    ————————————————————————
    Concordo com o que você disse: O Capitalismo para funcionar 100%, tem que haver 10% das pessoas com 90% da renda da nação, explorando 90% das pessoas, que detém 10% da renda da nação. Isso é fato, e não ideologia. Eles fazem guerra, quase sempre para vender armas, pois gera muito lucro. Um caça para ser fabricado custa 200 mil dólares, mas é vendido por 300 milhões de dólares. Há investimento melhor do que esse ?
    Os grandes países capitalistas precisam dos países menores e economicamente mais fracos, como vassalos econômicos. É por isso que EUA e Europa estão sentindo a falta de compradores, que tornaram-se seus competidores. A China e a Índia desequilibraram a balança. O Brasil só compete na produção de alimentos. Fora disso, é um grande vassalo.

  32. “Um exército desesperado deve sempre ter uma rota de fuga, já dizia Sun Tzu. Caso a conjuntura piore não é difícil imaginar uma situação no qual direitistas digam que guerra nuclear seja necessária.”

    A ideia do Sun tzu era dar uma rota de fuga para quando o inimigo estivesse em fuga seria mais facil atacalos pelas costas ou flancos. Essa é minha interpretação…

  33. Milton Brás Cabral,concordo com vc amigo. Ron Paul é a solução para os EUA! Acredito que somente com o fim do FED como instituição privada que é, já seria um grande passo para começar a enquadrar essa corja criminosa de famílias de banqueiros internacionais – Rothschild, Rockefeller, Morgan, Warburg etc – principalmente a Rothschild, essa orquestra os males do mundo a mais de 200 anos, com apoio é claro, de outras famílias. A reestatização do FED poderia ser o começo do fim do Establishment. Bom, não o fim é claro. Mas faria um grande efeito nessa quadrilha.
    ———

    Falken, infelizmente amigo, a Guerra civil dos EUA, também teve a “mãozinha” (pra não dizer o corpo todo) de muitos desses cartes bancários. Pra vc vê, naquele tempo já usavam a historia de direitos humanos, liberdade e outras baboseiras para justificar uma guerra. Ou seja, de filosófico não tinha nada. rsrrs…. Abraços.

  34. —————————————–
    Trabalhadores e estudantes preparam grande marcha em NY
    ——————————————-
    Sindicatos do setor siderúrgico, de professores, de transportes e serviços manifestam apoio ao movimento Ocupa Wall Street. Trabalhadores e estudantes preparam uma grande marcha em Nova York, para a próxima quarta-feira. Repressão da polícia fortalece caráter nacional do movimento que já estaria em 100 cidades dos EUA. “Conhecemos a devastação causada por uma economia onde os trabalhadores, suas famílias, o meio ambiente e nossos futuros são sacrificados para que uns poucos privilegiados possam ganhar mais dinheiro em cima do trabalho de todos, menos do deles”, diz presidente do maior sindicato industrial de trabalhadores da América do Norte.
    .
    Texto completo:
    .
    http://www.cartamaior.com.br/templates/materiaMostrar.cfm?materia_id=18606

  35. Os americanos são riquíssimos. Eles só têm que distribuir renda. O Brasil é que está ferrado.
    Dados dos EUA:
    Renda per capita: US$ 47.511 ( estimativa 2010).
    PIB: US$ 14,669 trilhões (estimativa 2010)
    Crescimento do PIB em 2010: 2,9%
    Taxa de Desemprego: 9,7% (janeiro de 2010).
    Só vejo uma solução para o povo americano distribuir renda: A Guerra Civil.
    Tem que cercar o Congresso Nacional dos EUA, e enforcar 20 Senadores, 20 Deputados, e 20 Juízes que engavetaram os processos ou se omitiram em punir.
    Pessoal, contra o mal, só um remédio radical.
    O mundo não precisa de banqueiros e de bolsas de valores. A humanidade vai ter que eliminar totalmente a especulação financeira e a venda do dinheiro, pois tudo isso não passa de uma grande farsa econômica, que foi montada para desviar o dinheiro de quem trabalha e produz.

  36. felipe augusto
    O ideal seria o Índice GINI estar em 35.
    O que é esse índice ?
    Riqueza dos 10% mais ricos, dividida pelos 10% mais pobres.
    Esse índice nos EUA 45, Brasil 57 e Japão 25.
    O problema, é que esse índice fica distorcido devido aos gastos públicos. Apenas com as Forças Armadas, os EUA gastam por ano mais de 650 bi de dólares, podendo chegar a 800 bi em época de guerra.

  37. Pois é Tupi, igual nem dá pra acreditar que Ron Paul vai terminar com a Fed de ser eleito, acho que depois de um ano de mandato teríamos algo tipo “The Ron Paul Deception” rsrs



  38. será que tem tanta gente curta assim??? ..TEM !!!! ..rsrs

    se os EUA e a Europa afundarem…. pensam que vamos durar quanto tempo…

    do que adianta ter pré-sal…Commodities agricolas..etc… se não temos a quem vender…

    a Dilma em seu elogiavel discurso… bem o disse … o numero de desempregados no mundo (205 milhoes) preocupa e muito…

    O Brasil depende simbioticamente dos países do 1º mundo…FATO !!!

  39. O primeiro mundo depende mais do Brasil . FATO.
    O Brasil tem um mercado consumidor de 200 milhões de habitantes, somente nos últimos 10 anos incluímos cerca de 50 milhões de brasileiros na nova classe média, isso equivale a população de países como a espanha ou a argentina. Somos exportadores de quase todas as comodites importantes , ferro, petróleo, urânio, etc… Temos autosuficiência no agronegócio na qual tb somos exportadores. Só falta dar um pé na bunda de multinacionais que vem aqui e produzem 100% dos automóveis, motos, 90% do setor aéreo, boa parcela do setor náutico(estamos revertendo com nossos estaleiros), 60% do setor de refrigerantes(coca cola), etc… E ai vem a pergunta, o Brasil não sabe fabricar refrigerante? veículos? e eletro eletrônicos? É só querer, temos engenheiros e um parque industrial que só precisa ser estimulado como faz a China, estimula os nacionais e taxa os importados. Com essas medidas o Brasil poderia mandar as favas o 1° mundo, só teríamos balança comercial com eles naquilo que não soubessemos fazer e com a condição deles abrirem o mercado deles para nossos produtos tb.

  40. Estou na dúvida se compro dollar. Tenho por mim que quando ele chegar na casa de 1.60 posso comprar, pq a 1.50 acho que ele não chegará mais. O que os amigos achão?

Comentários não permitidos.