Rússia irá livrar-se dos maiores submarinos do mundo

O Ministério da Defesa da Rússia decidiu retirar de dotação até 2014 todas os submarinos atómicos.Estratégia esta do projecto 941 “Akula” (Tubarão) devido às limitações no âmbito do Tratado de Redução de Armamentos Estratégicos Ofensivos (START) e aos testes bem sucedidos de novos cruzadores submarinos do projecto 955 “Borey”.

O Tratado START-3 foi assinado entre a Rússia e os Estados Unidos na Primavera de 2010. O documento limita a 1550 unidades o número de cargas nucleares desdobradas por cada das partes. Ao mesmo tempo, nos submarinos já construídos do projecto “Borey” (o “Yuri Dolgoruky” está a ser testado, o “Alexander Nevsky” foi lançado ao mar no fim de 2010) e nos porta-mísseis do projecto 667 BDRM “Delfin” podem ser instalados até 1100 blocos de combate. As restantes 400 cargas estarão na disposição da aviação de longo alcance e das Tropas de Mísseis Estratégicas. Mais uma causa da retirada dos “Akula” foi a entrada em dotação de submarinos do projecto “Borey”.

Os novos submarinos atómicos precisam de tripulações em 1,5 vezes menos numerosas do que para os navios do projecto 941, enquanto a sua manutenção será menos dispendiosa para o orçamento militar em comparação com os “Akula”. Mais uma vantagem do projecto 955 é um tamanho menor dos submarinos, o que torna mais difícil a sua detecção.

Fonte: Voz da Rússsia

20 Comentários

  1. Aconselho aos amigos a ver esse filme Alexander Nevsky,sobre o tema acho apropriado para a Rússia pois não há um comflito de grandes porporções a vista e com a desativação desses sub,ela pode se concentrar em sub mais modernos.

  2. Carlos Argus e de pessoas como vc, que querem comprar que nao temos nosso proprio caça de 5 geracao, nosso proprio Subs. E por ai vai…. temos que ter os nossos agora que ja temos a transferencia d etec dos alemaes e franceses… Vamos Brasil! Rumo ao Nosso Sub convencional e em breve Nuclear

  3. Carlos Argus, ninguém vende submarino estratégico. Aonde você viu isso? Você acha que os russos seriam loucos de vender os submarinos mais poderosos do mundo até a entrada dos Borey?

  4. Que DELÍCIA. Sou mais MODERNIZAR e comprar esses bichos que aguardar para fabricar o SCORPENE e, ter só UM, no DISTANTE 2023. E sairia baratinho… preço “camarada”… como DISSUASÃO seria IDEAL… Esse negócio de fabricar aqui só vai nos deixar vulneráveis mais uma década e, dependentes da OTAN, que é NOSSO provável e inexorável INIMIGO… O XENÓFOBO SARKOZY tem base militar na GUIANA…

    Eu acho que o Hugo Chávez não vai deixar essas maravilhas pra outras forças não… o Hugo Chávez vai COMPRÁ-LOS.

    Ou então, a Cristina Elisabet Fernández de Kirchner… Êita, ela iria deixar os PIRATAS britânicos arrepiados…

  5. PÔ Lucas, fabricar subs convencional nós sabemos, vide os os n Subs classe Tupis,mas monstros = aos AKULAS todo de titânio e a técnica envolvida nos 2 casco interno, e aí q mora o pulo do gato.Reengenharia, sacou?..Sds.

  6. Será que existe alguma matéria aqui nesse site onde alguém não comente:”moderniza e vende pro brasil”, “vai desativar vende pro Brasil”, “põe durepox e vende pro Brasil”. ¬¬, ¬¬ ¬¬, ¬¬.

  7. Os russos já alugaram um submarino nuclear para a Índia. A Índia só não comprou o “Neva” em difinitivo porque não a interessa. Mas o Neva é um submarino de ataque e não um submarino lançador de mísseis.

  8. A questão em torno desses tratados não é redução do aparato de defesa, ou caminhar para paz, salve, salve, a paz está distante aqui; a questão central desses tratados é meramente economica, ou reduzem o custo do aparato de defesa ou a defesa os leva a falência; nesse contexto economico acho que o Brasil pode se aproveitar sim e comprar tecnologia, tudo está a venda nesse planeta, a questão é de se pagar o preço que vale, ou, que se pedem!

  9. Comprar esses “trambolhos”,,, não é por mal não, mais eles na MB seriam apenas “trambolhos”…
    .
    Nos não podemos nem manter nossos A-4, quem diria esses subs.

  10. Muitos falam em comprar o Tal Sub Russo, e daí? Vamos disparar charutão dele? hehehehe. Acordem, nem temos míssel de médio e longo alcance, muito menos artefatos nucleares. Isso é o mesmo que comprar um Caminhão Bi-trem encher de soldado em cima com metralhadora e dar uma banda na cidade. Alvo perfeito para bandido. Não adianta nada ter um elefantão destes sem ter os periféricos tecnológicos que o acompanham. Iria ser um alvo perfeito.

Comentários não permitidos.