Rússia aguarda arma para substituir AK-74

Na Imagem Saritch 308 New Assault Rifle Bullpup 2010

O Ministério da Defesa da Rússia suspendeu este ano a compra das metralhadoras AK-74, alegando que, além de ultrapassadas, as reservas desse armamento nos paióis do Exército já superam em dezenas de vezes as necessidades das Forças Armadas do país.

Segundo a análise dos especialistas, o Exército russo tem hoje um estoque de milhões de unidades da AK-74, que começou a ser comprada ainda nos tempos da União Soviética. Vale destacar que a vida útil dessa arma é de 15 a 20 anos.

No entanto, na opinião de Igor Korotchenko, redator-chefe da revista russa “Natsionalnaya Oborona” (“Defesa Nacional”), tendo em vista o programa de modernização das Forças Armadas, os militares russos estão interessados em adquirir um novo e mais moderno modelo dessa arma, que num futuro próximo deverá ser lançado pela empresa Izmash, principal produtora de Kalashnikov.

Segundo a empresa, a nova arma fará concorrência às melhores metralhadoras atualmente atualmente no mercado.

Fonte: Diário da Rússia

25 Comentários

  1. O Fuzil Dandolo. Os russos desejam fabricar a minha arma ? É só me procurarem, já que o brasileiro não me valoriza como cientista.
    Meu bisavô por parte de mãe era judeu ucraniano. Só vão ter que me arranjar um tradutor.kkkk

  2. Chamar um fuzil de metralhadora foi uma das piores coisas que já li. E o fuzil da foto, o Saritch 308, é desenhado pela empresa Tula e todos nós sabemos que o novo fuzil russo será o AK-200, que será fabricado pela Izmash.

  3. Ak-47 para mim e muito melhor que essas dai. Uma arma de facil manipulacao podendo ser carregada por qualquer 1. facil limpeza e que nao falha…

  4. Para os Russos a vida útil de um AK-74 é de 15 a 20 anos !!. O que os Russos pensariam ao saber que a vida util dos fuzis FAL de nosso exercito é de 30 a 40 anos, e pelo visto irá se estender por mais algumas decadas !!

  5. Enquanto o AK-47, tida como a mais rústica das armas tem vida útil de 15 anos, nosso FAL tem vida “útil” de mais de meio século. Isso que é tecnologia. Ninguém segura esse país. E VIVA O BRASIL, TÃO GRANDE E TÃO BOBO.

  6. Felipe,
    É AK-74 mesmo, em calibre 5,45 mm.
    A famosa AK-47 é em calibre 7,62 mm.
    A AK-74 nada mais é que um AK-47 em calibre menor e algumas versões usando materiais plásticos no lugar de madeira.

  7. Porque estão diminuindo de 7,62 para 5,45? A 7,62 tem problema com precisão.. distância.. capacidade do cartucho.. ou nivel de penetração?! E como que fica o poder de parada com a 5,45?.. Tomara que a imbel ou outra brasileira faça um fuzil substituto do fal sendo 7,62 e com esta caracteristica ícone de formato de cartucho colado ao ombro, como a da Steyr Mannliche.

  8. Guarda as devidas proporções, o AK-74 esta para os russos como o PARA-FAL está para nós.

    O Hugo Chávez não vai fabricar sucata. Por favor, mantenha a seriedade da discussão. O AK-100 dará as Forças Armadas Venezuelana um upgrade muito grande. Ainda mais que os venezuelanos estão fabricando miras nacionais e lança-granadas para os fuzis.

    O mundo adotou o calibre 5.56mm por questão de mobilidade e por causa da letalidade. Segundo especialistas, matar um soldado é menos interessante do que ferí-lo, uma vez que ferido outros 4 soldados no mínimo precisam abandonar o combate para ajudar o companheiro ferido. Sem contar que o soldado ferido da mais gastos para o exército inimigo.

    Cartucho colado no corpo? Você quer dizer fuzil bullpup, né?

    Um fuzil Bullpup não tem muitas diferenças de um fuzil convencional.

    E não esqueça que a Taurus tem licença para fabricar o fuzil Tavor que é um fuzil bullpup.

  9. Carlos Argus,
    Na realidade eles são feitos de polímeros, que são compostos de resinas termoplásticas especiais com adição de duralumínio + aditivos secretos, que possibilitam ao material daí resultante leveza, durabilidade e resistência maior do que a do aço.

  10. Os Russos como qualquer país, incluindo o Brasil, Deve usar armas que usem munições e combustivel igual ao inimigo, para quando tiver que lutar contra ele, poder usar as munições confiscadas ao longo do combate

  11. Temos que contratar alguns projetistas e engenheiros Russos , Américanos etc.. para nosso ” elefante branco ” chamado Imbel .
    Só assim teremos uma verdadeira ” familia ” de armas descente ( Fuzil , Carabina , Metralhadora leve , Fuzil Sniper , Sub-metralhadora . )
    Ou como o Dandalo diz , me contratem e me dêem carta Branca , que fasso tudo isso , contrato o Dandalo como meu acessor especial rsrs
    A Taurus , em menos tempo de experiência que a Imbel , já desenvolveu um fizil que parece ( pelo menos o designi o parece ser .) melhor do que esse IA2 da Imbel .
    As armas do futuro , terão mais partes em polimeros , dual-calibre etc…
    E essas caracteristícas passam longe do IA-2.
    Então que se abra uma concorência esterna , com a Imbel ou Taurus como primari contractor ( contratada principal ) para uma arma com essas caractéristicas .

  12. Já passou da época do Brasil aposentar seu jurássico fuzil FAL! Se não der para desenvolver um nacional que faça acordos de fabricação sobre licensa aqui.

  13. Pessoal, a minha formação no Exército foi em Material Bélico. Como Cadete, aos 20 anos de idade e no terceiro ano da AMAN, eu já tinha um arquivo pessoal com 350 invenções. Uma dessas bolações, foi o atual fuzil alemão HK G-11. Há 3 anos, intui um novo tipo de arma muito interessante,em que a possibilidade de pane de tiro se reduz em 90%, pode-se atirar com todos os calibres ao mesmo tempo, e com qualquer tipo de munição. É hermeticamente fechado, podendo funcionar sem problemas dentro da água, tempestade de areia, todo coberto de lama. Também não tem recuo … Podemos fazer um dispositivo para que não se utilize os braços para manejá-lo. Apenas com o olhar e movimento do pescoço se faria isso. O carregador dessa arma poderia ter centenas de projéteis, dependendo da necessidade.

  14. Sobre o FAL e outros fuzis existentes no mundo, nenhum deles presta. Eu conheço o FAL profundamente. Se entrar uma sujeirinha na câmera na hora do tiro, vai emperrar. Se entupir o orifício de entrada de ar do obturador de cilindro de gases, vai parar … Se o cilindro da mola recuperadora se encher de água, vai parar … Se o carregador tiver uma morsa, vai parar … Se a regulagem do obturador de cilindro de gases estiver mal-feita, vai parar.Etc.
    Não me recordo mais da nomenclatura do FAL. O novo FAL, eu não conheço.

  15. foxtrot;

    O problema da IMBEL e da TAURUS é o mesmo.Bons engenheiros, mas péssimos pesquisadores. Engenheiro não é necessariamente um cientista. O cientista quebra os velhos paradigmas científicos,e o engenheiro aplica o que aprendeu e não gosta de inventar, inovar, criar, intuir.

Comentários não permitidos.