Escândalo de venda de armas dos EUA a traficantes mexicanos abala governo Obama

http://msnbcmedia3.msn.com/j/afp/dv_to_getty_2617324_0.grid-6x2.jpg

O objetivo era investigar o tráfico de armas dos Estados Unidos para organizações criminosas mexicanas. Mas a operação “Fast and Furious” (Velozes e Furiosos), orquestrada pelo ATF (Departamento de Álcool, Tabaco e Armas de Fogo dos EUA, na sigla em inglês), em 2009, acabou sendo um enorme fracasso. E, após recentes revelações de congressistas norte-americanos, tem potencial para se tornar um dos maiores escândalos da administração de Barack Obama.

A ideia era vender, de forma controlada, armas norte-americanas de alto calibre a membros de cartéis de drogas. Com isso, os agentes de segurança dos EUA esperavam rastrear o armamento no México até os chefões do tráfico e desarticular as sofisticadas redes de criminosos. Só que o plano não saiu como o esperado: cerca de duas mil armas sumiram do radar dos EUA e hoje circulam livremente em território mexicano.

Grande parte das armas oriundas da operação da ATF, instituição cujas ligações com o lobby de produtores de armas norte-americanos são investigadas, foi vinculada com mais de 200 delitos no México, entre eles o assassinato do agente da Patrulha da Fronteira Brian Terry, em 14 de dezembro de 2010, morto com um AK-47.

A pergunta que as autoridades nos EUA e no México agora se fazem é: de quem é a culpa? Com o passar dos meses, seguem saindo elementos cada vez mais assombrosos, que revelam aspectos inquietantes da operação. Agentes da ATF admitiram a periculosidade da falha, acusando superiores de terem tomado decisões incorretas. Porém, nesta terça-feira (27/09), o tema ganhou novo fôlego com revelações feitas por uma comissão investigadora do Congresso dos EUA sobre o caos entre a ATF e a DEA (Força Administrativa de Narcóticos, na sigla em inglês) e o FBI.

Segundo as investigações dos congressistas, a falta de comunicação entre as agências federais aconteceu e foi documentada. A DEA e o FBI, em particular, haviam ocultado da ATF a identidade do mais importante comprador de armas em Ciudad Juarez – um dos principais alvos da operação – e de um dos principais informantes das duas agências, cujo nome em código era CI #1 (Informante Confidencial Número 1).

O agente John Dodson foi instruído a comprar quatro unidades de AK-47 em dinheiro e ainda recebeu uma carta do supervisor, David Voth, o autorizando a vendê-las para criminosos mexicanos. Essencialmente, os contribuintes norte-americanos pagaram pelo armamento de traficantes mexicanos.


Acordo com traficantes?


A notícia chega justamente depois da declaração, da emissora Fox News,  de que há documentos que atestam que o governo dos EUA, utilizando dinheiro público, comprou armas no arsenal Lone Wolf, no estado do Arizona, que foram entregues a traficantes mexicanos e acabaram nas mãos de integrantes do Cartel de Sinaloa, liderado por Joaquín “El Chapo” Guzmán.

Segundo declarações de Vicente Jesús Zambada Niebla, filho do número dois do Cartel de Sinaloa, Ismael El Mayo Zambada, e atualmente preso nos EUA, a situação é muito mais complexa e teria características ainda mais obscuras. Através de seu advogado, Vicente disse que a operação “Velozes e Furiosos” seria parte de um acordo mais amplo, com a DEA e o FBI como protagonistas e com a aprovação do Departamento de Justiça, que teria oferecido imunidade aos integrantes do Cartel de Sinaloa em troca de informações sobre outros cartéis.

A defesa de Vicente, ex-encarregado da logística do cartel, se baseia na afirmação de que ele atuava como agente dos EUA quando cometeu os delitos pelos quais é acusado, em nome do Departamento de Justiça dos EUA, da DEA, da Segurança Nacional e do FBI. Washington não negou que o filho de Mayo Zambada foi apoiado pelo Departamento de Justiça.

Com as novas revelações, o governo Obama enfrenta uma avalanche de críticas direcionadas a uma história que parece ainda não ter mostrado todas as facetas. Articulistas de jornais e intelectuais norte-americanos exigem que a opinião pública saiba quais são as verdadeiras relações  relações entre o gabinete presidencial e os cartéis, considerando também a batalha declarada pela Secretário de Estado, Hillary Clinton, contra o “narcoterrorismo” e “narcoinsurreição”.

Certo é que os parentes de Brian Terry querem justiça e pretendem ir quem é responsável pela morte do policial.

Fonte: OperaMundi

50 Comentários

  1. O México chefou a esse ponto graças aos ianks e sua politica de explorar a até ficar no osso…vão colher o q plantaram , vão consumir td o pó possivel…são dependentes e viciados…hehehehehe.E a politica interna do salve-se quem puder..está gerando narcotraficantes …tem de efetuarem uma mudanças social p ajudar o IDH/GINI dos Méxicanos e logo ou a coisa vai ficar mt pior…Quem Viver vera´s

  2. P…….Q…RIU., isso que politica de boa vizinhaça, aida bem que estamos bem mais ao sul,se bem que da para imaginar como brotam ar15 e m16 nos morros do rio, “o objetivo era rastrear os chefões do trafico” haaa ta, americano pode ter tecnologia, conhecimento, investimento e tal, mas sem isso são tipo aquele tiuzinho inocente que cai no golpe da bolinha no centro kkkkk !!

  3. se a maior potencia potencia do mundo tem tanta dificuldade com um unico vizinho de fronteira praticamente reta e de deserto, imagina o brasil com paraguay, bolivia colombia etc, etc, e fronteira de mata tropical ainda por cima !!!

  4. os estados unidos fazem isso nao para saber aonde estao os traficantes eles fazem isso para desestabilizar o mexico e transformar as drogas em pequenas guerras civis e com isso poder falar que vai ajudar e assinar acordos ao combate as drogas e etc e tal e ganhar dinheiro com a miseria em outros paises a abim tem que investigar essa tal de DEA pois eles nao estao aqui por causa das drogas e sim para espionar a nossa patria e causar algum tumulto e eu nao entendo porque o brasil teve que aceitar os agentes do dea expulsos da bolivia e tambem esses acordos ridiculos que assinam com os gringos sendo que na california eles legalizaram estados unidos o pais dos nóia

  5. e se fosse ao contrario ? mexicanos vendendo armas para inimigos dos eua, sera que ha essa hora não veriamos apaches, abraans, e f15, cruzando a fronteira rumo ao sul ? tai a lição para o brasil sobre faas com equipamento insuficiente e obsoleto, que não mostra os dentes acaba ficando banguelo !!!

  6. Ainda tem gente que Duvida que os Black Budget da

    CIA nao e sustentado pelo dinheiro das Drogas.
    .
    Eis ai o grande Interesse dos Yankes na Colombia,
    .
    Depois eo CHAVES QUE VAI VENDER AK 47 PROS TRAFICANTES

    DO RIO.

    povinho que axa que nao. VIVE NA DISNEY DA INLUSAO

  7. SUGIRO A LEITURA:

    11/10/2009: Os Narcos de Cristo

    “…Projeções realizadas pela CIA mostram que todos os dias entram no México, pela fronteira com os EUA, cerca de 2 mil armas de fogo. No arco de 2006 a setembro de 2009, foram apreendidos 4,8 milhões de projéteis de armas de fogo made in USA. No mesmo período ocorreram 35.943 apreensões de armas de fabricação norte-americana no México.

    “…Num pano rápido, Obama não vai entrar na “guerra às drogas” no México. Nem que fosse para usá-la como pretexto para a implantação de bases militares, como foi projetado para a Colômbia. Alguns dados recolhidos pelos 007 da CIA impressionam a Casa Branca: 1. Cerca de 90% da cocaína consumida nos EUA passa antes pelo México. 2. Os cartéis mexicanos contam com mais de 500 mil membros e estão mais bem armados do que os agentes do Estado. 3. 45 mil policiais e soldados são empregados na “war on drugs” (guerra às drogas) do presidente Calderón. 4. Foram registrados 10 mil mortos durante a guerra iniciada, em dezembro de 2006, pelo presidente mexicano.

    http://maierovitch.blog.terra.com.br/2009/10/11/os-narcos-de-cristo-chefe-do-potente-cartel-familia-michoacan-exige-leitura-da-biblia/

    – – – – –

    18/06/2011: O papel de Wall Street no narcotráfico

    A política dos EUA para o México é um pesadelo. Ela minou a soberania mexicana, corrompeu o sistema político e militarizou o país. Obteve também como resultado a morte violenta de milhares de civis, pobres em sua maioria. Mas Washington não está nenhum pouco preocupado com os “danos colaterais”, desde que possa vender mais armas, fortalecer seu regime de livre comércio e lavar mais lucros das drogas em seus grandes bancos. Os principais bancos dos EUA se tornaram sócios financeiros ativos dos cartéis assassinos da droga. A guerra contra as drogas é uma fraude.

    http://www.cartamaior.com.br/templates/materiaMostrar.cfm?materia_id=17938

    – – – – –

    16/06/2011: O cartel do Federal Reserve: As oito famílias

    Os Quatro Cavaleiros da banca (Bank of America, JP Morgan Chase, Citigroup e Wells Fargo) são os donos dos Quatro Cavaleiros do Petróleo (Exxon Mobil, Royal Dutch/Shell, BP e Chevron Texaco); em sintonia com o Deutsche Bank, o BNP, o Barclays e outros monstros europeus das velhas fortunas. Mas o seu monopólio sobre a economia global não se esgota no xadrez do petróleo.

    De acordo com o relatório 10-K para a SEC, os Quatro Cavaleiros da Banca estão entre os dez maiores acionistas de praticamente todas as empresas da Fortune 500.

    http://port.pravda.ru/busines/16-06-2011/31741-cartel_fed_reserve-0/

  8. E esse foi um tiro que saiu pela culatra, mas se pesquisar, buscar informação, irá se descobrir que muitas dessas armas vão para propositalmente, com viés de lucro, nas mãos dos maiores grupos criminosos do mundo, em todos os continentes, dos EUA direto para a cabeça de inocentes, são algumas das maravilhas do “mundo livre”.

  9. Pense num paisinho que só traz desgraças, pobre México tão longe de Deus, tão perto dos EUA.

    Bem lembrado, depois é Chaves que vende arma para as Farc.

    Cada dia que passa mais me convenço que o mal prevalece nos EUA. Pobre mundo, a besta tá solta.

  10. Tái Capa Preta, eu julgo q c certeza estariam em guerra.E a pobreza leva homens e mulkheres p o tráfico,pior o Exercito deles virou policia; o BRASIL ~
    ñ está imune a Méxicanização pelo crescente número na pobreza e miserabilidade, a pessoas presas no BRASIL por fazer “bonde” por R$10,00 eu assissti a essa entrevista…o nome era “FOME”, ainda vai piorar…Sds.

  11. Pessoal da Disney!.. Defendem os EUA agora!.. Como é que pode a humanidade não começar a criar raiva de um negoço destes?.. E alarguem a região situacional de trafico de armas. As de todo o mundo, com certeza tem bedelho dos eua também. as dos traficantes brasileiros, como o bope ja falou, é raro ter armamento nacional na mao dos meliantes.
    Eu gosto da cultura americana.. não gosto é das políticas americanas para o exterior.

  12. NEM O SALVADOR DALI EXPLICA
    .
    .
    *************
    .
    “(….)A ideia era vender, de forma controlada, armas norte-americanas de alto calibre a membros de cartéis de drogas. Com isso, os agentes de segurança dos EUA esperavam rastrear o armamento no México até os chefões do tráfico e desarticular as sofisticadas redes de criminosos. Só que o plano não saiu como o esperado: cerca de duas mil armas sumiram do radar dos EUA e hoje circulam livremente em território mexicano. (….)”
    .
    **************
    .
    Que coisa mais sul-realista do que isso!…….só as viúvas choronas de plantão daqui;querendo defender os “mausamericanos”…só lá na patetolândia dos marveis…..Hahahahaha……
    .
    .
    VÃO SER BURROS NA CASA DA CHICA!-Hahahaha…..

  13. eu assisti a essa reportagem onde havia esse e outros = a ele transportando droga, a pasta p o BRASIL por R$10,00 , isso e por necessidade básica, “FOME”….e mt outros casos vão acontecer , se nada for feito p ajuda-los n melhoria do seu IDH/GINI..antes deles morrerem matam mt e viciam mt outros..pensem . P Ontem.

  14. Não bastasse o México ter perdido metade do território para os EUA no passado, ainda tem que servir de cobaias para “experimentos” de estratégia militar como esse…É mais do que verdadeira e atual a frase atribuída a um ex-presidente mexicano, Porfírio Diaz: Pobre México, tão perto dos EUA, tão longe de Deus…

  15. E agora, vão fazer o quê? Dizer que pretendem recuperar as armas e enviarão os marines, força delta e seals para intervir no México? Quem acredita na versão oficial dessa estória de que pretendiam vender as armas como isca para os barões mexicanos do tráfico? Não seria mais produtivo infiltrar agentes disfarçados nos cartéis?

  16. ha ha ha..rastreamento de armas de grosso calibre, sei ta bom então. Quer dizer que tinha algum “chipe de localização” ultramoderno nessas armas?? Fala sério! Estavam é vendendo as armas mesmo, e vieram com essa para tentar botar panos quentes e livrar o pescoço…Vamos ver se vai acabar em pizza como tradicionalmente acontece por aqui.

  17. Caro irmão CARLOS ARGUS,
    Sempre leio seus comentário, todos muito sensatos por sinal, mas permita-me descordar desse:”A pobreza não leva homens e mulheres para o tráfico, ou para o crime em geral”. Não discordo, entretanto, que contribui. Eu, assim como a grande maioria de nosso País, sou pobre, estudei em escolas públicas, continuo pobre, porém, honesto. “NÃO É A OCASIÃO QUE FAZ O LADRÃO, É O LADRÃO QUE FAZ A OCASIÃO”. Um grande abraço meu irmão, fica com Deus.

  18. Então, está cada vez mais explicado a política Americana. Tive contato com um Americano uma vez, este, filho de Colombiana com Americano, ele relatou que o Pablo era funcionário da CIA, só que, num belo dia, ele decidiu trabalhar sozinho, começou a exporta a branquinha diretamente p/ o E.U.A sem o intermédio dos chefes, o final da história todos sabem. E eles querem montar o escritório deles (DEA) no RJ. Assim como o:
    César Pereira disse:
    30/09/2011 às 07:35

    É eu sempre notei isso,como há tantos AR15,AR baby, com traficantes no BRASIL !armas fabricadas nos EUA !

    =====================

    Fora outras informações que obtive no ano passado sobra a invasão do morro do Alemão.

    Não tem como comprovar nada sobre a respectiva informação, mas, é meio cabeluda.

    1°) o meu informante relatou q ouviu de uma amigo da Infraero, que foram interceptadas ligações e transmissões de rádios no morro do alemão, sobre a procedência de respectivos lança foguetes, morteiros entre outros, que poderiam derrubar um avião.

    2°) Essas informações não foram apenas interceptadas pela infraero ou outro orgão do Governo federal. Pelo que foi relatado por esta pessoa, as informações sobre um possivel atentado contra um avião específico, que sobrevoaria o espaço aérea do RJ, observação: o aeroporto fica bem próximo a favela, e parece q é rota de aviões tb.

    3°) Washignton fica sabendo das informações, e sobre um possivel atentado contra uma aeronave especifica que viria ao Brasil trazendo um POPSTAR do terrorismo Internacional, o Senhor da Guerra do nosso planeta.

    4°) os E.U.A entram em contato com o Presidente Lula e pergunta se ele não vai fazer nada a respeito, pois, caso contrario enviariam a 4° frota com alguns Marines p/ resolverem.

    5°) Aconteceu tudo aquilo que vimos, empregando até as F.A.

    Toda a informação obtida por este informante, podem apenas ser breves devaneios. não temos como provar nada a respeito. A não ser, que alguém possua tais informações tb, e este possa enriquecer esta teoria conspiratória.

    Saudações a Todos

    SELVA

  19. Aberração levada a termo pelos civilizados desenvolvidos americanos!E eles acham que são o bastião da humanidade! O Brasil e todos os brasileiros deve ficar bem atento as manobras ardilosas deles e de seu governo; não são santos, nunca foram, e agora que estão em declinio estão mais perigosos! Viram o caso recente do suposto terrorista que queria lançar ataques a prédios americanos a partir de aeromodelo de controle remoto; parece que a própria agencia gov. deles é quem forneceu o material; ou seja, eles preparam o criminoso, fornece os meios, e depois o acusam; ou seja, é o tal do crime preparado, que em nosso ordenamento juridico é inaceitavel, mas lá é crime efetivo, o cara será punido pela intenção de praticar o crime…uma loucura!Essa trapalhada das armas para o méxico é evidencia dessa loucura americana…

  20. e não são so os estados unidos não ! o governo russo abastece a mafia por baixo dos pano ha anos,fora que ak 47 são os preferidos do terror, e mesmo aqui as armas da tauros e imbel passam para la da fronteira legalmente e voltam ilegalmente de uma forma estranhamente facil, o problema dessa hitoria nos eua e que foi uma politca de estado,patrocinada pela inteligencia americana(q so funciona no cinema), ficou feio, muito feio p/ dizer o minimo , lamentavel !!!

  21. JCLAUDIO, gostei do teu comentário, sensanto e louvável, essa questão do crime ou do criminoso, tem muito a ver com os valores sociais que estamos imerso, por exemplo: se você for em uma favela da India, poderá encontrar mais pobreza e miséria do que nas nossas, porém verá infinitamente menos crime. Os valores culturais deles, milenar, permite vislumbrar a pobreza e conduzir-se conforme os valores que vc posicionou em sua fala; entretanto, como nação temos quinhentos anos de história, o povo da nossas favelas ou morro são via de regra ignorantes motivados por instintos básicos, em uma sociedade capitalista de consumo, cujo valores maiores é ser dar bem na vida, e pra atingir essa meta precisam a menos ter: um carrão, uma loira do lado de preferência muda, uma bela casa com piscina etc. Ou seja, transformam a realidade social num vale tudo e Deus salve quem ele quiser, porque dos governos não se pode esperar muita coisa, dado a própria inapetência deles…infelizmente é essa é a nossa realidade…

  22. OK!…Ok…ok…… Sr.conspirador, o senhor ganhou das viúvas,pode levar o prêmio inspirado pelo Salvador Dali…Hahaha….Bota cabeluda!…só perde para o Sansão…Hahaha….
    .
    .
    Obs:
    .
    Será que o vosso amiguinho cheirou alguma coisinha não?_Hahaha…
    .
    .
    Meus respeitos

  23. É melhor o México romper com o EUA e procorar apoio num tal de BRICS e UNASUL.
    Melhor capacidade política e tecnologias acessíveis e que não vendam armas pro seus inimigos é disso que o México precisa em suas parcerias.



  24. ha interesse americano em enfraquecer o governo do Mexico..

    mais fácil controlar externamente uma país mergulhado no caos que um país aonde as leis e a punidade vigoram…FATO

    ps. falando em punidade…nosso país Brasil… é uma piada… no máximo ficam na colonia de férias por 5 anos e ja saem para passear.

  25. Saudações Lucena… Quem sabe, vivemos num mundo de loucos desvairados mesmo. Hj os ditos normais, são aqueles que acreditam em tudo o que os Governos e a TV diz.
    Se ele cheirou não sei, mas, que é papo de maluco é. A conspirações estão a solta pelo mundo. Basta observarmos a MP assinada ontem pela nossa Predidenta, o mais engraçado de tudo, que as decisões a respeito do setor de defesa, tenha acontecido depois da Viajem dela pelos E.U.A, no meio do Covíl da ONU.

  26. Saudações Lucena… VC é o Eduardo Lucena controlador? só uma curiosidade.

    Vc deve estar achando que sou uma das viúvas protetoras dos E.U.A?
    Errado amigo… Sou contra a Política dos E.U.A, da forma como se julgam a última bolacha do pacote. E de acharem que o mundo é o quintal deles, ondem podem fazer o que bem quiserem.

  27. Que desastre! A decadência de uma sociedade é desmoralizante, os EUA estão caminhando para o abismo, e não se contentam e ir sozinhos, querem acompanhantes!

  28. pessoal no mundo inteiro tem gente que ganha e muito com o trafico de drogas e de armas, para essas pessoas nao interessa se vai cair na mao de sei la quem(bom ou mal), é por isso que quando vcs criticam um pais que vende armas para outro pais ou grupos(potencialmente “”mal””), estao sendo ingenuos, pois isso todo o pais do mundo faz, direto ou inderatamente.
    para movimentar a industria militar é preciso ter inimigos, com o trafico de drogas e outras coisas vc consegue criar “tais” inimigos, é por isso que o trafico de drogas no mundo nunca vai acabar, o “bem” vai precisar comprar armas para se defender e o “mal” tb.
    sds a todos.

  29. Se isso aconteceu no méxico, com um simples carteis de drogas, o que não imaginar do que é feito em guerras maiores como contra o talebã, iraque e muitas outras que acontecem entre etnias africanas e nem ficamos sabendo.
    É a indústria de armas mostrando a sua cara e a sua influência até sobre altos membros da inteligencia americana.
    DANDOLO, no brasil é diferente, aqui, nossos políticos e pms que estão envolvidos no ttráfico de armas.
    Nossa PF(não a rodoviária) nem se compara ao FBI em capacidade, mas concerteza são muito mais integros e muito mais éticos que essses yanks.
    Concerteza aquele massacre em um cassino no méxico só foi possivel com armas automáticas americanas.
    Assistam um filme O Traidor, que trata desse assunto.

  30. J.Claudio

    Penso igual a vc, ou seja, quando se tem o DNA das boas práticas, pode vir dificuldades, podem pintar obstáculos, que mesmo assim, o cidadão verdadeiramente honesto segue firme, sem se corromper jamais.

    Quanto à matéria em questão, fico só imaginando o que a nossa PF faria localizar os ocupantes do topo de uma organização criminosa.

  31. Aqui também se sabe que no Brasil os políticos são corruptos e ninguém faz nada
    Agora tenho que concordar com KLM que os interesse dos EUA e a droga ou então ter razoes para intervir no México

  32. O problema é o socialismo de “boas” conversas.

    .Aqui foi o Socrates, que com as suas falinhas mansas convençeu a maioria e pôs Portugal no estado em que esta (cheio de tachos para os amigos)
    .Nos USA é o Obama, que com falinhas mansas convenceu os americanos e não retirou as tropas do Iraque e Afeganistão como prometera, agora descobre-se que arma traficantes
    .No Brasil é a Dilma, que com falinhas mansas e com a justificação de ser mulher, consegue aprovar muitas leis erradas, desvios de muitos dinheiros(nem sei como todos os estadios vão estar prontos a tempo), e vendendo aos chineses beneficios em vender as suas porcarias no brasil

    E o pior de tudo é que os militares só pensam em si e nas suas reformas. (belo tacho tb)

  33. Esta notícia já foi postada em junho de 2011, vale a pena ler os detalhes:
    http://translate.google.com.br/translate?hl=pt-BR&sl=en&u=http://ww.atimes.net/The-Edge/Other-News-Issues/181595-US-openly-admits-arming-Mexican-drug-gangs-with.html&ei=7UeGTpieOtK9tgfPtpww&sa=X&oi=translate&ct=result&resnum=1&ved=0CCEQ7gEwAA&prev=/search%3Fq%3Dhttp://ww.atimes.net/The-Edge/Other-News-Issues/181595-US-openly-admits-arming-Mexican-drug-gangs-with.html%26hl%3Dpt-BR%26biw%3D1280%26bih%3D630%26prmd%3Dimvns

  34. Os carteis de drogas já demarcaram o Rio de Janeiro?! Veja o que aconteceu com o vizinho!
    http://translate.google.com.br/translate?hl=pt-BR&sl=en&u=http://www.veteranstoday.com/2011/09/28/iran-contra-redux-have-the-drug-cartels-staked-out-your-town-yet/&ei=8UuGToLsMJGctwfq2Ig9&sa=X&oi=translate&ct=result&resnum=1&ved=0CCYQ7gEwAA&prev=/search%3Fq%3Dhttp://www.veteranstoday.com/2011/09/28/iran-contra-redux-have-the-drug-cartels-staked-out-your-town-yet/%26hl%3Dpt-BR%26biw%3D1280%26bih%3D630%26prmd%3Dimvns

  35. a interesses dos eua no trafico de drogas isso é evidente assim como no Brasil a políticos e poderosos por traz da coca!!!!!
    como dizia BEZERRA DA SILVA… “É COCA DA BOA NÃO É?!?!? É COCA DA BOA!!!! É COCA DA BOA NÃO É??? É COCA DA BOA!!!! rsrsrsrrssrrs….

  36. Não tem novidade nisso. É a velha e boa relação comercial entre país de terceiro mundo com país de primeiro mundo.
    País de terceiro mundo (México) vende materia prima básica (pasta de cocaina) e produto agrícola (maconha) para país de primeiro mundo (EUA). País de primeiro mundo (EUA) vende produto industrializado de alta tecnologia (armamento: AR-15/M-16 e etc.) para país de terceiro mundo (México). Assim nessa relação comercial entre traficantes do México e industria de fuzis de assalto dos EUA ( governo dos EUA) , todos ficam felizes e saem ganhando e cheirando.

  37. Para aqueles que não acreditam que orgãos governamentais não se envolvem com o tráfico de drogas. Basta ler na Hístoria, sobre a Guerra dos Boxers na China ( chineses revoltados usando os punhos lutaram contra o exercito colonialista Inglês). Motivo o governo Inglês lucrava com o trafico e venda de heroína para a população Chinesa. Chineses revoltados com estado de degradação da população viciada, resolveram destruir os pontos de venda de heroína. O exercito Inglês saiu em defesa dos pontos de venda de droga em toda a China.

  38. Caros irmãos REGIVALDO e J.CLARO,
    Obrigado pelos comentários e por partilharem da mesma opinião. Claro que estamos pondo as coisas num contexto simples, porém, no geral, acho que estamos corretos: pobreza não é sinônimo de criminalidade. Não que o nosso irmão CARLOS tenha dito isso.

  39. Há um diferença entre Brasileiros e Norte-americanos:

    1º o porte de armas de fogo nos Estados Unidos é direito legal dentro da Constituição dos Estados Unidos;

    2º Armas que a mídia cega brasileira chamam de armas de bandido, nos Estados Unidos elas são liberadas como arma de caça, porque os civis norte-americanos para fazer caçadas;

    3º A lei brasileira de limitação de calibre e de proibição fere a segunda emenda da Constituição dos EUA.

    4º A que não fere seria o monitoramento eletrônico (as notas fiscais do E-trace) e do BATS (notas fiscais eletrônicas de compra de Explosivos)e reforço de regulamentação.

  40. Mais um detalhe importante, o cidadão norte-americano é bem leal a segunda emenda.

    Isto comprova que a proibição não é muito aceita.

    Eu que falei, elas são liberadas para os civis para hobby e caça esportista . Porque os civis norte-americanos de armas de caça e caçar.

    As permitidas pela ATF são as de cano de 16, 20 e 24 polegadas semi-auto.

    Para comprar peças de modificações de três modos de operação (full-auto), requer tirar licença federal no prédio da ATF local.

    Antes da Fast and Furious, o processo de liberação destas peças era de duas semanas, agora passou para três semanas.

    Porque o agente é fazer checagem eletrônicas para confirmar quem é a pessoa por segurança.

    E a checagem eletrônica é superrigorosa.

  41. Não se preocupe, os agentes da ATF responsavéis por esta operação sem autorização do Secretário de Justiça Eric Holder e o Diretor Geral da ATF Kenneth Nelson:

    Diretor Regional da ATF de Phoenix David Voith e o Diretor Assistente Neil já foram afastados de sua função.

    Porque mesmo a nível local ou federal, as instituições de seguranças estadunidense não tem poderes de delegados e a estrutura de carreiras são únicas.

    Porque a estrutura de carreira é mais regime de carreiras únicas.

    Citando um exemplo: pisou na bola ou molhou as calças, eles mandam este servido embora ( demissão imediata).

    Porque regime de carreira única da poder de autoridade da maioria dos agentes demitirem estes servidores.

  42. Andrew Howard também foi chamado pele comite de reforma governamental liderado pelo Cogressista da California Darrel Issa em Washingtown DC, quando falou os nomes dos agentes Neil e Voiths envolvidos nesta operação ilegal,o governo mexicano e o Congresso em Washingtown ficarão irados com a verdadeira revelação da operação “Fast and Furious”.

Comentários não permitidos.