Unasul vai aumentar ajuda ao Haiti, anuncia presidente do Equador

http://www.planobrasil.com/wp-content/uploads/2011/09/unasur.jpgPor Renata Giraldi

No comando da União de Nações Sul-Americanas (Unasul), o presidente do Equador, Rafael Correa, anunciou que o grupo vai aumentar a ajuda ao Haiti. Desde o terremoto de 12 de janeiro de 2010, os haitianos tentam reconstruir o país em meio às dificuldades causadas por causa de uma epidemia de cólera e problemas estruturais, como os impasses políticos.

Ontem (27), depois de visitar Porto Príncipe, a capital do Haiti, Correa disse que se empenhará para ampliar o apoio prestado pela Unasul ao país. No ano passado, o bloco repassou US$ 100 milhões para os haitianos. O presidente equatoriano não deu detalhes sobre o aumento dos recursos.

O presidente do Haiti, Michel Martelly, agradeceu a atenção e a solidariedade de Correa. Martelly assumiu o governo em maio e, desde então, tem enfrentado resistências e críticas da oposição. Dois nomes indicados por ele para o cargo de primeiro-ministro foram criticados por opositores. Ao conversar com Correa, porém, o haitiano não citou os problemas internos.

Rafael Correa disse que o processo de reconstrução do Haiti é uma meta estabelecida por todos os governos dos países sul-americanos. Ele visitou obras de manutenção de estradas, construção de casas e escolas em concreto armado, além de projetos de canais de irrigação e drenagem e de pontes.

Em 12 de janeiro de 2010, o Haiti foi atingido por um terremoto de 7 graus na escala Richter, considerado o pior da história recente do país. Mais de 220 mil pessoas morreram. Militares brasileiros e a médica Zilda Arns, que fundou a Pastoral da Criança, também foram vítimas do desastre.

A situação no país se agravou ainda mais por causa de uma epidemia de cólera que não está controlada e a chegada do período da chuva. Muitos haitianos, mesmo um ano e meio depois do terremoto, ainda moram de forma improvisada em várias cidades do país.

Fonte: AgênciaBrasil

3 Comentários

  1. Isso sim e ajuda humanitária. E sem pedir nada em troca. Porque os paises da OTAN Nao jogam seus bilhões para ajudar de verdade quem precisa? Seria pelo simples fato de que no Haiti eles Nao teriam lucro com isso? Em vez de gastar bilhões tirando vidas, bem que poderiam gastar essa quantia SALVANDO vidas pra variar. Sds.

Comentários não permitidos.