Defesa & Geopolítica

CHANCELER DO URUGUAI CONFIRMA CANDIDATURA DO PAÍS A CS DA ONU

Posted by

http://www.onu.org.br/img/ban-uruguai2.jpgO vice-presidente e chanceler do Uruguai, Danilo Astori, confirmou a candidatura de seu país a um assento como membro não-permanente do Conselho de Segurança (CS) da Organização das Nações Unidas (ONU) para 2016 e 2017.

O ministro, que defendeu a candidatura em seu discurso feito na segunda-feira na 66ª Assembleia Geral da entidade, em Nova York, afirmou, após as atividades dessa sessão, que a iniciativa já conta com o apoio de vários países.

Ele qualificou a proposta “de suma importância”, posto que o “Uruguai poderá então ter a oportunidade dar sua contribuição aos grandes objetivos em jogo com o mundo, como o são a paz, a liberdade e a democracia”.

Antes de sua volta a Montevidéu, Astori se reuniu com o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, com quem dialogou sobre a participação uruguaia na reforma do sistema das Nações Unidas.

“O mundo mudou, não é o mesmo que viu nascer a ONU, [motivo] pelo qual é imperiosa uma mudança que reforce o papel político da organização e sua intervenção de equilíbrio, moderação, paz e liberdade”, expressou o chanceler, que compareceu à Assembleia Geral no lugar do presidente José Mujica.

O Uruguai mantém um contingente militar na Missão para a Estabilização das Nações Unidas no Haiti (Minustah) e é um dos 18 países envolvidos na ação militar, dos quais 9 são da América Latina.

Fonte: Ansalatina

12 Comments

shared on wplocker.com