Defesa & Geopolítica

Indústria de defesa da África do Sul apresenta a AHRLAC

Posted by
O Grupo Paramount da África do Sul apresentou a primeira aeronave projetada e fabricada totalmente no continente africano, a AHRLAC, proposta para vigilância aérea de baixo custo. (Foto: Paramount Group)

A indústria aeroespacial sul-africana entrou numa nova era com o lançamento de uma plataforma de aviação multi-função inovadora. Isto marca a primeira vez na história da África que o o continente projeta e fabrica de forma independente sua própria aeronave. O potencial de mercado da nova aeronave poderá acrescentar até meio bilhão de dólares para a produção industrial da economia sul-africana. A nova aeronave é uma plataforma de pouso e decolagem curto (STOL), com uma tripulação de duas pessoas, que pode voar por até 7-10 horas e com uma carga máxima de 800 kg (1.760lb). Será alimentado por um motor Pratt & Whitney Canada PT6.


A nova plataforma aérea é destinada ao reconhecimento e ataque leve. (Foto: Paramount Group)

Isto chega num momento de crescentes ameaças do terrorismo, de pirataria, das incursões transfronteiriças, das alterações climáticas, desastres naturais e tráfico de drogas que tem alimentado a necessidade mundial de um sistema de baixo custo para patrulha aérea, vigilância e reconhecimento armado capaz de suportar uma ampla gama de operações.

A plataforma de vigilância aérea AHRLAC desenvolvida por empresa sul africanas. (Foto: Paramount Group).

A nova categoria de aeronaves vai desafiar os dominantes fabricantes ocidentais por causa de seu baixo custo de aquisição, menor necessidade de suporte back-end,uma extensa capacidade operacional e um maior grau de consciência situacional para o piloto. O projeto para desenvolver a Avançada Aeronave de Reconhecimento Leve de Alto Desempenho (AHRLAC) é uma iniciativa do gigante de defesa aeroespacial sul-africana Paramount Group em conjunto com a parceira técnica Aerosud, maior empresa de engenharia aeronáutica da África do Sul.

Um modelo de um quarto de escala já realizou cerca de 80 voos de testes e um protótipo está atualmente em testes, com a produção prevista para ocorrer no final de 2012 ou começo de 2013.

Fonte: Cavok

17 Comments

shared on wplocker.com