Indústria de defesa da África do Sul apresenta a AHRLAC

O Grupo Paramount da África do Sul apresentou a primeira aeronave projetada e fabricada totalmente no continente africano, a AHRLAC, proposta para vigilância aérea de baixo custo. (Foto: Paramount Group)

A indústria aeroespacial sul-africana entrou numa nova era com o lançamento de uma plataforma de aviação multi-função inovadora. Isto marca a primeira vez na história da África que o o continente projeta e fabrica de forma independente sua própria aeronave. O potencial de mercado da nova aeronave poderá acrescentar até meio bilhão de dólares para a produção industrial da economia sul-africana. A nova aeronave é uma plataforma de pouso e decolagem curto (STOL), com uma tripulação de duas pessoas, que pode voar por até 7-10 horas e com uma carga máxima de 800 kg (1.760lb). Será alimentado por um motor Pratt & Whitney Canada PT6.


A nova plataforma aérea é destinada ao reconhecimento e ataque leve. (Foto: Paramount Group)

Isto chega num momento de crescentes ameaças do terrorismo, de pirataria, das incursões transfronteiriças, das alterações climáticas, desastres naturais e tráfico de drogas que tem alimentado a necessidade mundial de um sistema de baixo custo para patrulha aérea, vigilância e reconhecimento armado capaz de suportar uma ampla gama de operações.

A plataforma de vigilância aérea AHRLAC desenvolvida por empresa sul africanas. (Foto: Paramount Group).

A nova categoria de aeronaves vai desafiar os dominantes fabricantes ocidentais por causa de seu baixo custo de aquisição, menor necessidade de suporte back-end,uma extensa capacidade operacional e um maior grau de consciência situacional para o piloto. O projeto para desenvolver a Avançada Aeronave de Reconhecimento Leve de Alto Desempenho (AHRLAC) é uma iniciativa do gigante de defesa aeroespacial sul-africana Paramount Group em conjunto com a parceira técnica Aerosud, maior empresa de engenharia aeronáutica da África do Sul.

Um modelo de um quarto de escala já realizou cerca de 80 voos de testes e um protótipo está atualmente em testes, com a produção prevista para ocorrer no final de 2012 ou começo de 2013.

Fonte: Cavok

17 Comentários

  1. Sinceramente isso parece um ultra-leve ,vai funcionar mais como um drone para testar a mira de alguns artilheiros.
    Não vejo futuro para essa aeronave ser usada em uma situação de conflito,talvez como instrumento de vigilância aérea,a aeronave é frágil e pelo visto não oferece segurança a seus operadores,a Paramount Group deveria ter investido em um VANT !

  2. Pensei que fosse um vant, acho importante eles começarem a andar com as proprias pernas, somente assim realmente aprende, mas eu fiquei curioso possui blindagem esse avião?
    Ta faltando esses armamentos no nossos vants.

  3. pela primeira vez na historia militar… uma pipa armada kkkkkk, isso da para interceptar com linha e cerol rsrsrsrs, brincadeiras a parte e bom a africa retomar seus programas militares estrategicos, vide denel e atlas, as forças armadas sulafricanas são mais do que testadas em combate, e se homologarem tel equipamento e por que o mesmo possui alguma serventia no teatro operacional!!!

  4. alias tai um pais que o brasil deveria aprofundar mais a parceria estrategica, tamto militar quanto civil, vide por exempro os bons resultaos e o fulturo promisor do missil a-darter, eles tem varios outros equipamentos interesantes desenvolvidos, r-darter, o altopropulsado rino, o heli de ataque rooivalk entre outros, temos muito em comum , ate a posição geografica favorece, temos muito a ganhar com uma aproximação duradoura !!!

  5. Pq o piloto branco tem o uniforme verde mais claro e quanto que o piloto de cor negra tem o uniforme verde mais escuro o
    Apartheid na Africa do Sul não acabou não deveriam os dois usar o mesmo uniforme ?

  6. O que é que o governo Brasileiro está fazendo que não firma uma parceria com a AS????….estão dormindo??????
    *
    Acorda BRASIL……….(REVOLUÇÃO JÁ)

  7. Temos + e q produzir dirigiveis m,ulti tudo, p transportes de cargas p longas distâncias, e como suporte as tlecomunicações entre as FAs , p monitorar as fronteiras e mares nossos, todos eles mt bem armados , são econômicos e dependendo dos motores neles colocados podem desenvolver uma boa velocidade e blindados, podem pousar em qlq lugar ,ajudar a socorrer vítimas disto ou daquilo..P Ontem.

  8. Eduardo Ramos, deve ser o piloto e o atirador não?
    Mas eu adorei! Este aviãozinho. Deve ser muito menos custoso. Poderia ampliar o mesmo para todas as forças de segurança africanas.

  9. Realmente acredito que esse avião Nao va ser muito bem aceito no mercado já que agora a tendência e o investimento em VANTS para esse tipo de operação. Mas a AS tem uma industria bélica competente e espero que mais projetos possam ser feitos em cooperação com o Brasil.

  10. O conceito deste aviãozinho é de que a máquina jamais vai substituir a presença humana, nesse caso as vants não substitui o olhar ao vivo em muitas situações.

  11. Wi disse:
    27/09/2011 às 22:48
    Enquanto isto, o EUA já possui mais de 7 mil Vants e UCAvs…
    —————–
    Com mais de sete bilhões de inimigos ainda é pouco.
    Abs.

  12. StadeuR disse:
    28/09/2011 às 13:14
    Com mais de sete bilhões de inimigos ainda é pouco.
    .
    kakakakakakak, o seu comentário foi o melhor que vi em anos aqui de fórum StadeuR
    hahahahhahahaha

  13. Somente hoje vendo fotos de pessoas perto dessa aeronave, pude ver realmente as dimensões desse avião,confesso que as fotos que aqui estão me enganaram, trata-se de uma aeronave de bom porte !
    Nada a ver com ultra-leve como eu havia dito, terá um futuro como aeronave usada contra insurgentes e reconhecimento!
    vejam outras fotos no link abaixo :
    http://www.defesanet.com.br/aviacao/noticia/2943/Africa-do-Sul-Apresenta-o-AHRLAC—Competidor-do-Super-Tucano-

Comentários não permitidos.