Brasil e Irã querem intensificar cooperação

Os ministros das Relações Exteriores dos dois países conversaram sobre parcerias nas áreas de ciência e tecnologia, economia e farmacêuticos.

Os ministros das Relações Exteriores do Brasil, Antonio Patriota, e do Irã, Ali Akbar Salehi, definiram que serão intensificados os acordos de cooperação entre brasileiros e iranianos. Ambos conversaram sobre parcerias nas áreas de ciência e tecnologia, economia e farmacêuticos. Os chanceleres se reuniram em Nova York, onde participaram da 66ª Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU).

As informações são da agência estatal de notícias do Irã, a Irna. Na conversa, os chanceleres concluíram que o Brasil e o Irã têm papéis essenciais no cenário internacional. Patriota e Salehi conversaram sobre os temas globais, como a crise econômica internacional e os conflitos que atingem países no Oriente Médio e no Norte da Líbia, assim como o acordo firmado no ano passado na tentativa de encerrar o impasse em torno do programa nuclear iraniano.

Segundo a agência estatal, Patriota lamentou que não foi adiante o acordo entre o Brasil, o Irã e a Turquia em busca de paz e o fim das restrições da comunidade internacional aos iranianos devido às suspeitas em relação ao programa nuclear. “O acordo Teerã [Irã]-Brasília [Brasil]-Ancara [Turquia] foi um sinal que os laços entre os três países são muito próximos e deve ter continuação e ampliação. É mais uma necessidade nos dias atuais”, disse o chanceler brasileiro.

Patriota se referiu ao acordo, firmado em maio de 2010, no qual o Irã se comprometia a enviar urânio levemente enriquecido a 3,5% para a Turquia. Em território turco, o produto seria submetido a tratamento para ser enriquecido a 20%. Com isso, os governos do Brasil e da Turquia esperavam acabar com as suspeitas em torno do programa nuclear iraniano.

A comunidade internacional, porém, rejeitou o acordo e aprovou sanções ao Irã. “O acordo [firmado em maio] foi a pedra fundamental para a continuação de diálogos e interações construtivas, em vez de confrontação e ameaças. Mas, infelizmente, devido a intrigas, não funcionou”, disse ele.

Salehi acrescentou que o Irã e o Brasil têm “muitos interesses comuns”. O chanceler iraniano lembrou que seu país está em uma “região sensível” e que o Brasil, “como líder emergente” ocupa “lugar importante no cenário internacional”.

Fonte: RevistaExame

31 Comentários

  1. O Irã possui tecnologias em áreas espaciais e bélicas que serviriam muito bem ao BRASIL,parte dessas tecnologias poderiam ser negociadas conosco de maneira extra oficial.

  2. Amigos comentaristas a dica é…

    …e eu já estou fazendo…

    … vamos todos deixar nossas barbas e bigotes crescerem, o sapo barbudo tem a dele, o Patriota também, isso para não falar em todos os queridos barbudos do Irâ… temos que ficar na moda ora!!.

    Bem,brincadeiras a parte,

    Se essa aliança for para nossos empresários exportarem mais, dou todo meu apoio. Além do mais isolacionismos são contraproducentes.

    E se os USA, na sua sede de poder, estão contra a condução política e administrativa desse país, problema deles.

    Nós temos é que enriquecer e melhorar a vida de nosso povo.

    Certamente que no meio de toda aquela secura da região onde está, o Irâ deve necessitar de muitas de nossas mercadorias, sendo que ele tem muito dinheiro derivado de suas gigantescas reservas de petróleo. E quanto a compartilhar conhecimentos, acho que nós temos mais a oferecer do que eles. No entanto, laços de amizade são sempre bem vindos.

    Já a tal história nuclear (uranioniana) iraniana é bem simples… quem realmente for contra que de o exemplo, eliminando seus próprios meios e artefatos de naturesa atÔmicas. Senão é tudo simples hipocrisia que não acaba mais.

  3. ViventtBR parabéns pelo comentário sensato

    “Se essa aliança for para nossos empresários exportarem mais, dou todo meu apoio. Além do mais isolacionismos são contraproducentes.”

    Muitos empregos no Brasil são garantidos pelas exportações para o Irã,muitos pais brasileiros no final do mês vão ter na sua conta bancaria o dinheiro honesto das exportações da sua empresa para o mercado Iraniano.

  4. Há… mas se o Irâ tiver artefatos nucleares Israel corre o risco de ser varrido do mapa. Alguém acredita mesmo nisso, que o Irâ é um país demente?…

    A própria Jerusalém não é inteiramente judaica.

    Tanto Jerusalém como Israel é a terra de origem do cristianismo. Portanto…

    Destruir Israel seria atacar, não só os judeos, mas os árabes e mulçumanos que lá vivem, e todo o cristianismo do mundo ocidental identificado com Jerusalém.

    Seria de uma estupidez tremenda…
    Que provavelmente desencadearia o Armagedom.

    O problema das armas nucleares, e sua necessidade, hoje em dia, é que parece que só com elas é que os países passam a ser respeitados pelo grande predador.

  5. ViventtBR concordo com você, não acredito que o Irã seria capaz de tal absurdo, hoje o que da entender é justamente o seu ultimo paragrafo, quem possui a bomba fica tranquilo que ninguém mexe com você, com certeza é isso que o Irã e todos nos desejamos rsrs

  6. o~s persa são guerreiros milenares, tem muito a compartilhar de sua cultura, porem não vejo com bons olhos uma aproximação mais do que a necessaria com uma TEOCRACIA tão radical, seja de que religião for !!!

  7. Os chanceleres do Brasil e Iran se reuniram em Nova York (ONU).
    .
    E falando em Iran e ONU…Parte do discurso de Ahmadinejad na 66ª Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas
    ———————————
    Caros colegas e amigos
    .
    Não lhes parece que as causas-raízes desses problemas devam ser procuradas na ordem que hoje domina o mundo, ou no modo como o mundo é governado?
    .
    Gostaria de chamar a gentil e atenta atenção de todos para as seguintes questões:
    .
    Quem arrancou à força dezenas de milhões de pessoas de seus lares na África e em outras regiões do mundo, durante o sombrio período da escravidão, fazendo daquelas pessoas vítimas da mais cega ganância materialista?
    .
    Quem impôs o colonialismo por mais de quatro séculos, a todo aquele mundo? Quem ocupou terras e massivamente assaltou recursos naturais que eram patrimônio de outros povos, quem destruiu talentos e empurrou para a destruição os idiomas, as culturas e as identidades de tantos povos?
    .
    Quem deflagrou a primeira e a segunda guerras mundiais, que fizeram 70 milhões de mortos e centenas de milhões de feridos, de mutilados e de sem-tetos?
    .

    Quem criou a guerra na península da Coreia e no Vietnã?
    .
    Quem, servindo-se de hipocrisia e ardis, impôs os sionistas, durante 60 anos de guerras, destruição, terror, assassinatos em massa, na região do mundo onde ainda estão?
    .
    Quem impôs e apoiou durante décadas ditaduras militares e regimes totalitários em países da Ásia, da África e da América Latina?
    .
    Quem atacou com armas atômicas populações indefesas e desarmadas e guarda milhares de ogivas nucleares em seus arsenais?
    .
    Quais são as economias que dependem, para crescer, de criar guerras e vender armas?
    .
    Quem provocou e estimulou Saddam Hussein a invadir e impor um guerra de oito anos contra o Irã? Quem o assessorou e o equipou para que atacasse nossas cidades e nosso povo com armas químicas?
    .
    Quem usou os misteriosos incidentes de 11 de setembro como pretexto para atacar o Afeganistão e o Iraque – matando, ferindo, deslocando milhões de seres humanos de seus locais tradicionais de vida nos dois países –, exclusivamente para alcançar a ambição de controlar o Oriente Médio e seus recursos de petróleo?
    .
    Quem aboliu o sistema de Breton Woods e imprimiu milhões de milhões (trillions) de dólares sem qualquer lastro em ouro ou em moeda equivalente? Esse movimento desencadeou feroz inflação em todo o mundo, que serviu para facilitar a pilhagem de ganhos econômicos que outras nações tivessem.
    .
    Qual o país cujos gastos militares superam anualmente uma centena de milhar de milhões de dólares, mais que todos os orçamentos militares de todos os povos do mundo, somados?
    .
    Qual, de todos os governos do mundo, é hoje o mais endividado?
    .
    Quem domina os establishments da política econômica em todo o mundo?
    .
    Quem é responsável pela recessão econômica mundial, que hoje impõe suas pesadas consequências aos povos de EUA e Europa e de todo o planeta?
    .
    Que governos estão sempre prontos a bombardear com milhares de bombas outros países, mas sempre são lerdos e hesitantes, quando se trata de distribuir comida, para povos atormentados pela fome, como na Somália e em outros pontos?
    .
    Quem domina o Conselho de Segurança da ONU, ao qual caberia zelar pela segurança internacional?
    .
    E há outras dezenas de perguntas semelhantes e, para todas elas, as respostas são claras.
    .
    A maioria das nações e governos do mundo não têm qualquer culpa ou responsabilidade na criação das atuais crises globais e, de fato, são, elas, sim, vítimas daquelas políticas que geram crises.
    .
    É claro como a luz do dia que os mesmos senhores de escravos e potências coloniais que, antes, provocaram as duas guerras mundiais, causaram toda a miséria e a desordem que, desde então, são causa de efeitos que se vêem em todo o planeta.
    .
    Caros colegas e amigos,
    .
    Teriam, aqueles poderes arrogantes, a competência e a habilidade para comandar ou governar o mundo, ou seria aceitável que se autodesignem os únicos defensores da liberdade, da democracia, dos direitos humanos, enquanto seus exércitos atacam e ocupam outros países?
    .
    Como poderá algum dia a flor da democracia brotar dos mísseis, das bombas e dos canhões da NATO?
    .
    Senhoras e senhores,
    .
    Se alguns países europeus ainda se servem do Holocausto, depois de sessenta anos, como pretexto, para continuar a pagar resgate, pagar à chantagem dos sionistas, não será também obrigação daqueles mesmos senhores de escravos e potências coloniais pagar indenizações às nações afetadas?
    .
    Se os danos e perdas do período da escravidão e do colonialismo tivessem sido de fato indenizados, o que teria acontecido aos manipuladores e potências que se escondem nos porões da cena política nos EUA e na Europa? E haveria ainda divisão entre o norte e o sul do mundo?
    .
    Se os EUA e seus aliados da NATO cortassem pela metade seus gastos militares e usassem esses valores para ajudar a resolver os problemas econômicos em seus próprios países, estariam aqueles povos padecendo os sofrimentos da atual crise econômica mundial?
    Que mundo teríamos, se a mesma quantidade de recursos fosse alocada às nações mais pobres?
    .
    O que pode justificar a presença de centenas de bases militares e de inteligência dos EUA em diferentes partes do mundo – 268 bases na Alemanha, 124 no Japão, 87 na Coreia do Sul, 83 na Itália, 45 no Reino Unido e 21 em Portugal? O que significa isso, senão ocupação militar?
    .
    E as bombas armazenadas nessas bases não criam risco de segurança para outras nações?
    .
    Senhoras e senhores,
    .
    A principal pergunta tem de interrogar sobre a causa que serve de base a essas atitudes. A principal razão tem de ser buscada nas crenças e tendências do establishment.
    .
    Assembleias de pessoas em contradição com valores e instintos humanos básicos, sem fé em Deus e sem atenção à via ensinada pelos divinos profetas, impõem a ganância, a sede de poder e seus objetivos materialistas, e tentam calar todos os superiores valores humanos e divinos.
    .
    Para eles, só o poder e a riqueza contam. E justificam-se todos e quaisquer atos que promovam essas metas sinistras.
    .
    Nações oprimidas sobrevivem sem qualquer esperança de verem restaurados e protegidos os seus direitos legítimos de resistir e opor-se àquelas potências.
    .
    Aquelas potências visam só ao progresso delas próprias, prosperidade e dignidade só para elas mesmas, e miséria, humilhações e aniquilação para todos os demais povos.
    .
    Consideram-se superiores às demais nações da Terra e por isso fariam jus a concessões e privilégios. Nada respeitam, não respeitam ninguém e violam, sem qualquer consideração, direitos de todas as demais nações e governos e povos do mundo.
    .
    Proclamam-se, elas mesmas, guardiãs indiscutíveis de todos os governos e nações. Para tanto, servem-se da intimidação, de ameaças e da força. E fazem mau uso, uso abusivo, de mecanismos internacionais. Quebram, burlam, simplesmente, todas as leis e regulações internacionalmente reconhecidas e respeitadas.
    .
    Insistem em impor a todos o seu estilo de vida e suas crenças.
    .
    Apóiam oficialmente o racismo.
    .
    Enfraquecem países mediante a intervenção militar – destroem a infraestrutura que encontrem naqueles países, para mais facilmente conseguirem saquear recursos naturais, tornando cada vez mais dependentes, nações e povos que querem ser independentes e soberanos.

    Semeiam sementes de ódio e hostilidade entre nações e povos de diferentes crenças, para impedi-los de alcançar seus objetivos de desenvolvimento e progresso.
    .
    Todas as culturas, a vida, os valores e toda a riqueza de cada nação, as mulheres, os jovens, as famílias, além da riqueza material de cada nação, são sacrificadas ante o altar daquelas ambições hegemonistas e de uma inclinação doentia para escravizar e submeter os diferentes.
    .
    Hipocrisia e todos os tipos de fingimento e mentira são admitidos, se ajudam a promover os interesses imperialistas. Admitem o tráfico de drogas e a matança de inocentes, se lhes parece que, com isso, facilitam a rota para que alcancem seus objetivos diabólicos. A NATO está há muito tempo extremamente ativa no Afeganistão ocupado. E, apesar disso, houve ali aumento dramático na produção de drogas ilícitas.
    .
    Não admitem nenhuma opinião divergente, nenhum questionamento, nenhuma crítica. Mas, em lugar de tentar oferecer alguma explicação para o que fazem, põem-se, eles mesmos, na posição de vítimas.
    .
    Servindo-se de uma rede imperial de imprensa e comunicações, que sempre esteve como ainda está sob a influência do pensamento colonialista, ameaçam qualquer opinião que discuta a versão oficial do Holocausto, do 11 de setembro e da violência dos exércitos invasores e ocupantes.
    .
    No ano passado, quando se impôs, em todo o mundo, a necessidade de fazer-se investigação séria sobre os segredos ocultados nos incidentes de 11/Setembro/2001 – ideia apoiada por todas as nações e governos independentes e pela maioria da população dos EUA –, meu país e eu, pessoalmente, fomos pressionados e ameaçados pelo governo dos EUA.
    .
    Em lugar de nomear equipe para investigar com seriedade o que realmente acontecera, assassinaram o perpetrador e jogaram o cadáver ao mar.
    .
    Não teria sido razoável levar à justiça e processar abertamente o principal perpetrador do incidente a fim de identificar os elementos por trás do espaço seguro proporcionado para os aviões introduzirem-se e atacarem as torres gêmeas do World Trade?
    .
    Por que não se cogitou de usar o julgamento de um suspeito, para realmente descobrir quem mobilizou terroristas e levou a guerra e tantas outras misérias a tantas partes do mundo? Há informação secreta que tenha de permanecer secreta?
    .
    Considerar o sionismo visão ou ideologia sagrada é como obrigação imposta ao mundo. Toda e qualquer discussão sobre os fundamentos e a história do sionismo são pecados imperdoáveis. Mas eles permitem e endossam todos os sacrilégios e insultam todas as demais religiões.
    .
    Liberdade real, dignidade plena, bem-estar e segurança estáveis e duradouros são direitos de todos os povos.
    .
    Nenhum desses valores é alcançável enquanto tantos dependerem do atual e ineficiente sistema de governança mundial, nem ninguém jamais os alcançará mediante intervenção militar comandada por potências arrogantes e sob fogo dos aviões mortíferos da NATO.
    .
    Aqueles valores só se podem realizar em contexto de independência reconhecida, de reconhecimento dos direitos dos diferentes, mediante cooperação harmônica.
    .
    Haverá meio para resolver os problemas e desafios que atormentam o mundo, no contexto dos mecanismos e ferramentas que dominam o quadro internacional hoje? Há meios para ajudar a humanidade a atingir sua eterna aspiração por igualdade, segurança e paz?
    .
    Todos os que tentaram introduzir reformas que preservassem as normas e tendências hoje existentes fracassaram. Os importantes esforços conduzidos pelo Movimento dos Não Alinhados e pelos Grupos 77 e 15 (G-77 e G-15), e por tantos destacados indivíduos, fracassaram também e não conseguiram introduzir mudanças fundamentais.
    .
    A administração e o governo mundiais exigem reformas nos fundamentos. O que temos de fazer agora?
    .
    Caros Colegas e amigos,
    .
    Temos de trabalhar com decisão firme e em cooperação coletiva para traçar outro plano, que considere os princípios e os valores humanos fundamentais como o monoteísmo, a justiça, a liberdade, o amor e a busca pela felicidade.
    .
    A criação da Organização das Nações Unidas ainda é dos maiores feitos históricos da humanidade. É preciso reverenciar a importância desse feito e usar o mais extensamente possível as capacidades dessa organização como ferramentas para alcançar os mais nobres projetos de toda a humanidade.
    .
    Não podemos permitir que a organização planetária que manifesta o desejo coletivo de todos e as aspirações de toda a comunidade de nações seja desviada de seu bom curso e convertida, também ela, em arma a serviço das potências mundiais armadas.
    .
    Temos de construir condições que assegurem a participação coletiva e o envolvimento de todas as nações, num esforço que leve à paz e à segurança para todos os povos do mundo.
    .
    É preciso dar sentido profundo e real à governança partilhada e coletiva do mundo. Esse sentido profundo e real deve considerar e respeitar os princípios do direito internacional. A ideia de justiça deve servir de critério e base efetiva para todas as decisões e ações no plano internacional.
    .
    Todos temos de reconhecer que não há outro modo para governar o mundo e pôr fim à violência, à tirania, a todas as discriminações.
    .
    Não há outra via que leve a sociedade humana à prosperidade e ao bem-estar. Essa é verdade viva e reconhecida. Ao reconhecer essa verdade, deve-se reconhecer também que o que temos ainda não é suficiente. E temos de abraçar com fé o trabalho, que terá de ser incansável, para conseguir o que ainda não temos.
    .
    Caros Colegas e Amigos
    .
    Governança partilhada e coletiva do mundo é direito legítimo de todas as nações, e nós, como representantes delas, temos o dever de defender os direitos dos povos do mundo.
    .
    Embora algumas potências tentem insistentemente frustrar todos os esforços internacionais que visem promover a cooperação coletiva, temos, mesmo assim, de fortalecer nossa certeza de que alcançaremos o objetivo comum de construir cooperação coletiva e partilhada para governar o mundo.
    .
    As Nações Unidas foram criadas para tornar possível que todas as nações participassem do processo internacional de tomar decisões.
    .
    Todos sabemos que esse objetivo ainda não foi alcançado porque falta justiça nas estruturas e mecanismos hoje vigentes nas Nações Unidas.
    .
    A composição do Conselho de Segurança é injusta e desigual. Portanto, mudanças ali e a reestruturação das Nações Unidas são exigências basilares das nações, às quais a Assembleia Geral tem de dar atenção.
    .
    Na sessão inaugural da reunião do ano passado, destaquei a importância dessa questão e propus que essa década fosse declarada década da Governança Global partilhada e coletiva.
    .
    Quero hoje reiterar aquela proposta. Estou certo de que, mediante a cooperação internacional diligente, e com esforços de todos os líderes e governos do mundo, todos comprometidos com construir relações de justiça, e com o apoio das demais nações, conseguiremos construir um brilhante futuro comum.
    .
    Esse movimento trilha com certeza o caminho certo para criar o que temos de criar, para assegurar futuro promissor a toda a humanidade.
    ———————————–

  8. concordo ViventtBR negócios para nossas empresas são sempre bem vindos.
    caro Wi desconhecia este discurso, muito obrigado por se dar ao trabalho de postar.
    Com relação ao post a charge já diz tudo mesmo, e cooperação para o desenvolvimento intelectual e laços de amizade são sempre bons.
    Se um dia o Ira trazer o caos a este mundo não precisaremos nos arrepender de nossas decisões hoje, pois acredito eu que estamos do lado da justiça e dos direitos de todo o pais, não somos o melhor exemplo, mas pelo menos não ferimos aos outros, somente a nós mesmos.

  9. O Irã e a China, sabem eliminar a corrupção de seus países, fuzilando ou enforcando os seus assassinos e corruptos.Nesse aspecto,estão de parabéns. Por outro lado, o fanatismo religioso do Irã coloca o mundo em risco. Se o Brasil fizer parceria com o Irã, vai ter que andar pisando em ovos. Será uma atitude muito delicada e arriscada. Seria bom para nós esse intercâmbio ? Sim, pois os iranianos sabem fazer pesquisas científicas.
    Nada mais a dizer.

  10. O BRASIL E NOVOS TEMPOS
    .
    .

    A hegemonia política americana no mundo,já fora para o vinagre a muito tempo !
    .
    Até os americanos querem dialogar com eles,vejam só;
    Criticaram o Brasil,o chamando de ingênuo,só por que este queria fazer uma abordagem mais diplomática(dialogar)com o Irã;
    O resultado todos sabem;os embargos,não surtiram efeito;graças a China,Russia,Índia e até algumas empreses europeias e se não me engano, até israelenses também vejam só….. estão ou estavam vendendo para o Irã,que continua a todo vapor na sua política energética nuclear.
    .
    Não ficarei admirado se manhã os EUA,também vierem fazer alguma coisa parecida a isso ai que o Brasil está fazendo com o Irã,dialogar.
    Aliás uma coisa que os americanos ainda não dominam bem,sempre buscaram nos músculos impor a visão deles para o mundo,pois a sua arrogância e presunção não permite que eles utiliza a inteligência e a diplomacia racional 100%.
    .
    .
    .
    ********
    “(…)O governo dos Estados Unidos está examinando a possibilidade de estabelecer uma linha militar direta com o Irã após uma série de incidentes entre as forças dos dois países no golfo Pérsico, informa o Wall Street Journal (WSJ) nesta segunda-feira (19)(…)”
    .
    ********(fonte:R7/afp)
    .
    http://noticias.r7.com/internacional/noticias/eua-estudam-criar-linha-telefonica-direta-com-ira-20110919.html

  11. Acordos comerciais com o Irã? Não vejo problema afinal são divisas que entram. O que não pode é a promíscuidade da política externa do governo anterior, que fez de tudo e expôs o nosso país ao ridículo com as frases estúpidas do nosso ex-futuro-líder-guia dos povos-sol da humanidade ao comparar as massa que protestavam contra a escancarada fraude eleitoral a torcedores de futebol, recebendo o líder fascista iraniano em solo pátrio e intermediando acordo nucleares fajutos.

  12. Tá certíssimo.
    A vida inteira ficamos sob as influências e sabotagens da OTAN, leia-se wekileaks, compramos banheira velha dos royal, da França e EUA;;; tecnologia fina não obtivemos nenhuma nenhuma nenhuma, o que aconteceu no Atlântico Sul com a Argentina a infiltração de Ongs na Amazônia, explosão do nosso foguete com morte dos cientistas, criação da quarta frota, cerco por bases —pra mim é tudo positivo, por que decidimos ir finalmente procurar recursos com outros países, inclusive com Irã.
    Fodam-se se não gostaram, por mim compraríamos tecnologia até da Coréia do Norte . Tô nem aí.
    Ideologicamente o Brasil anda com suas próprias pernas, não confundam as coisas.E por falar em ideologia o cidadão é livre para escolher a sua no Brasil . Tá?
    Não devemos deixar ninguém nos ditar o que fazer em nossas áreas sensíveis.
    vai pra cima Brasil, o que eles vão fazer invadir o Brasil , não vão comprar nosso petróleo ou alimentos ou minerios ou…
    —————
    http://3.bp.blogspot.com/_ixZ9R12SmXg/SsbW99X376I/AAAAAAAABo0/sjdsgM0b3Mo/s400/6.jpg

  13. Milhões de dólares cada equipamento de medicina nuclear importado! Heheh está explicado! o Medinho de artefato nuclear. =b
    E se eu quisesse subjugar um povo! Também teria medo deste povo ter uma força maior que a minha!.. ¬¬ Campanhas do desarmamento que o diga!!

  14. É uma ótima opção para o Brasil. O Irã tem boa tecnologia de mísseis balísticos, e está mais avançado que nós nos lançamentos de satélites. O que para nós seria muito interessante..e temos uma infinidade de tecnologias que o Irã carece. Temos que aproveitar essas oportunidades para dar um salto de qualidade nos nossos mísseis. Uma parceria com o Irã poderia acelerar muito um ICBM nacional!!

  15. Os americanófilos devem estar se mordendo de raiva e se perguntando:

    Por que estamos ajudando os oprimidos ao invés de engraxar os sapados ianques? Poderiamos voltar a vender apenas café, o Brasil não deveria ter muitas ambições.

    Ainda bem que essa racinha, de um tempo pra cá, não anda conseguindo muita coisa.

  16. Wi disse:
    28/09/2011 às 01:10
    Os chanceleres do Brasil e Iran se reuniram em Nova York (ONU).
    .
    E falando em Iran e ONU…Parte do discurso de Ahmadinejad na 66ª Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas
    ———————
    Para não esquecer. Parabéns.

  17. Eu fico feliz em poder estar participando deste blog eu tenho 54 anos sou trabalhador e sou freqüentador assíduo do plano Brasil de vez em quando me arrisco a comentar, eu acho de grande importância todos assuntos abordados aqui pena eu não ter me interessado muito antes por estes assuntos, e a mídia televisiva fala muito pouco ou quase nada e é por onde eu tinha mais informação. Hoje eu comento com meus amigos, com meus filhos, os assuntos aqui abordados, no ônibus que eu vou para o trabalho temos um grupo de amigos que eu comento sobre tudo que eu leio, são assuntos que deveríamos pelo menos saber um pouco , mas a maioria da população assim como eu não tinha acesso hoje tenho, mais uma vez agradeço a todos do plano Brasil eu estou aprendendo muito com vocês. Obrigado

    ##############
    Muito Obrigado Manuel, é com muita satisfação que recebemos o seu relato e apoio.
    Bem vindo ao Plano Brasil e muito obrigado
    E.M.Pinto

  18. Ta aí um bom teste para o Manoel e seu grupo de amigos, responderem ao questionário do “WI”.rsrsrs… Valeu Wi e seja bem vindo Manoel!

  19. Cara , que discurso quente, está ai a visão deles, dá prá criticar ou temos que concordar com pelo menos 90% do que dizem, eu concordo, é o que penso, contra fatos não existe argumento.Parabéns WI pela postagem.

  20. Por incrível que possa parecer esse discurso esta 100% certo em todas as gerras do mundo quem está por trás, na sabotagem da nossa base de alcântara quem está e se bobear até atrás da queda das torres gêmeas quem poderia estar não, acredito que o pior que pode haver nesse mundo chama-se governo dos estados unidos, se metem em tudo, na guerra do Vietnã eles perderam e não pagaram os direitos de guerra mas, se essa organização chamada ONU não tem poder de mudar nada então ja esta na hora de países que não tem voz fazerem sua própria organização que não tenha um único país com poder de veto supremo que suas idéias sejam escutadas e discutidas sem submição já é chegada a hora de UMA NOVA ORDEM MUNDIAL !!!

  21. Um discurso carregado de hipocrisia,partindo do chefe de estado de uma nação criminosa.Essa é a verdade sobre o as palavras do fascista Adolfinejad

  22. Várias colocações do discurso podem ser perfeitamente combatidas (faculdades e departamentos de História iranianas mostraram ser deficientes). Ex: citar escravidão… convenhamos escravidão de um jeito ou de outro todos os povos sofreram e exerceram ao longo da história.

    Entretanto outras estão carregadas de verdade e bom senso.

    Porém esse discurso pecou por não ter sido feito com malícia e emotividade universal (com certeza faltou um roteirista hollywoodiano, rsrsrs!).

    Seu início tinha que despertar uma pequena interrogação capaz de segurar toda a platéia interessada em seu desfecho final.

    E o que se viu foi um bom número dos presentes se retirando.

    O redadtor dele devia ser sumariamente demitido e nota zero para Ahmadinejar que numa primeira olhada já não percebeu a deficiência.

    Esse discurso poderia ter sido muito melhor que um simples desfile de acusações em estilo aborrecente.

    Mas agora só na próxima Reunião Geral da ONU.

Comentários não permitidos.