Londres rejeita negociação sobre soberania das Malvinas

O Reino Unido insistiu nesta segunda-feira que a soberania das ilhas Malvinas não é negociável, após os chanceleres do Grupo do 77 mais a China o convocarem a retomar o diálogo com a Argentina.

“Nossa posição sobre as Falklands (denominação britânica do arquipélago disputado pelos dois países) é conhecida. Não temos dúvidas sobre nossa soberania das ilhas”, disse à AFP um porta-voz do ministério de Relações Exteriores. “Está baseada na autodeterminação, ou seja, enquanto os ilhéus quiserem continuar sendo britânicos, apoiaremos sua posição”, acrescentou.

Na declaração final de sua reunião, os ministros das Relações Exteriores do G77 mais a China afirmaram pela primeira vez a necessidade de que Argentina e Reino Unido retomem as negociações “com o objetivo de encontrar o quanto antes uma solução pacífica para a disputa sobre a soberania”, segundo um comunicado divulgado no domingo pela chancelaria argentina.

O porta-voz destacou a “muito boa e produtiva” relação mantida pelos dois países em outros contextos, e subestimou as ameaças proferidas na semana passada pela presidente argentina Cristina Kirchner na Assembleia Geral da ONU sobre a supressão dos acordos bilaterais provisórios, e em particular dos voos às Malvinas, caso Londres não aceite negociar.

“Acredito que o voo transporta atualmente muitos turistas argentinos e pessoas relacionadas com gente que esteve envolvida no conflito nas ilhas, algo que vale a pena lembrar, assim como o fato de que os ilhéus desejam coexistir pacificamente com seus vizinhos sul-americanos”, acrescentou.

Londres e Buenos Aires mantêm uma velha disputa pela soberania do arquipélago do Atlântico Sul ocupado pelo Reino Unido desde 1833, e que já deu lugar a uma curta guerra que terminou com a vitória das tropas britânicas em 1982.

Fonte: Terra

47 Comentários

  1. Não é bem assim…produzir armas nucleares e pronto, problema resolvido. Além de que não tá fácil pra ninguém entrar para o clube, se você produz Yello Cake, já vem Yankees e meio mundo em cima.

  2. Pode gritar até ficar sem voz, pobre e fraca Argentina. Pra tomar as Falklands de novo, só se for na base da porrada.

  3. Se a argentina tivessem FAs bem equipadas os corsários iangleses pensariam de outra forma, seria outra, mire- se no exemplo dos Portenhos dona dilma, ñ estamos livres de passar por um ataque e ou invasão sob a alegação de proteger os n “Ìndios “, e cadê as armas de defesa p as n FAs?!?! Cadê os novos caças, os novos subs,os sistemas antiáreo S400,os satélites geoestacionários,dirigiveis,vants,..e na paz q se preparar p enfretar corsários como esses ;, emfim,falta tudo tudo nê dona? P Ontem.

  4. As Malvinas é uma questão de segurança para a região, e além do mais, o Brasil deve liderar o movimento e dizer aos europeus que a época da colonização já se foi, é necessário tirar a Inglaterra e a França do nosso quintal, uma a norte e a outra a sul, muito perigoso.

  5. Só há uma saída para a Argentina, se armar , se armar e se armar, e como diz o Dandolo, fabricar um artefato nuclear e testa-lo, do contrário a Inglaterra nunca vai sentar para negociar. A questão do armamento nuclear se dá em função da ameaça real e quase concretizada feita pela Inglaterra de detonar um artefato deste em córdoba, região central da argentina caso esta fosse vencedora na guerra das malvinas.

  6. No século XVIII, em 1764, Louis Antoine de Bougainville fundou uma base naval em Port Louis (Malvinas Oriental). O francês chamou-a de Îles Malouines. Ignorando a presença francesa na ilha, em 1765, John Byron (Britânico) estabeleceu uma base em Egmont (Malvina Ocidental). Em 1766 a França vendeu sua base para a Espanha, que declara guerra à presença inglesa nas ilhas, mas a disputa se acalmou no ano seguinte, decidindo-se que a parte oriental seria controlada pela Espanha e a parte ocidental pelos britânicos.
    A ilha permaneceu praticamente instável até o século XIX. A Argentina montou uma colônia penal nas ilhas em 1820, e em 1829 nomeou Luis María Vernet como governador da ilha para colonizá-la.
    Em 02 de janeiro de 1833, veio a fragata britânica HMS Clio, comandado pelo capitão John James Onslow, que informou aos argentinos que o Império Britânico iria retomar a posse das ilhas. O Capitão José Maria Pinedo, considerando que não havia condições para resistência, embarcou seus homens e voltou para a Argentina.

    Essa é a historia das Malvinas que pertence a Inglaterra há 350 anos..
    Os argentinos só estiveram lá por 12 anos..
    A população é descendente de ingleses e estão satisfeitos como estão..
    Nao é por ser vizinho da Argentina que eles são seus donos…
    A Argentina está se arvorando de herdeira da Espanha e, se fosse assim, ela seria dona da america do sul quase toda…
    Os habitantes das ilhas tem o sagrado direito de escolher seus governantes, no caso, gente do seu proprio sangue…
    No lugar de defender a Argentina, vamos no colocar no lugar deles…
    Vcs. se fossem descendentes de ingleses, gostariam de ser governados pelos hermanos?

  7. Concordo com os amigos que estão a favor da arma se você tem todos te repeitam se você não tem niguém te respeita, se es forte tera seguidores, se es fraco séra caçado esse é o lema da vida, vivemos no mundo do rei leão os fracos serão abatidos, pobre argentina lati,lati é não morde, o Brasil é a mesma coisa por enquanto estamos salvos agora eu digo oque adianta dominar a fabricação do Yello Cake, se não produzimos o artefato, é a mesma coisa que tem duas fabricas de munição uma de cartucho é outra de pólvora só que a pólvora é controlada pelos yankees, nenhum político vai se da ao luxo de ir por essa caminho porque ele não que perde os dolas que os Yankees, manda para ficarem quetos, precisamos de um Gen. de 5* porque os que estão ae servem os interreses dos Yankees é não do povo Brasileiro mais uma vez eu digo acabaram de vender a mina da molycorp por 1,9 bilhão mais barata que a vale é produz o minério mais valioso do mundo a nossa independencia tecnologica do nióbio ta ino pela ralo da pia abaixo, continuem assim votando nesses picaretas que nunca seremos uma potência por isso eu digo com visão para o Futuro Gen. Heleno para Presidente com Certeza.

  8. lexandre e danolo, nao vou comentar oq penso, mas ensinar os coitadinhos… Amigos, se os argentinos criarem armas nucleares, vao ter que aprender enriquecer o uranio bem, portanto, isso leva pesquisa e pesquisa tempo, e tempo dinheiro, coisa que eles nao teriam, dinheiro muito menos tempo. Sao destruidos antes memsod e ter o uranio… Agora, armar o exercito apenas… E uma boa saida, pena que para a pobre argentina… nd mais ha de fazer a nao ser chorar pelo perdido por seus ante-passados

  9. Eses Parazitas Ingleses,Pilharao o caribe e as Ilhotas

    do Atlantinco Sul .e a agora pela Ganancia nao tem

    coragen de entra num Dialago Diplomatico com os

    Argentinos,

    Agora na Libia o povo foi la Pra engana os Bobos que

    tavao preucupados com O bem estar do civil Libio,

    quando na realidade tavao de Olho em mais Pilhagen

    das riquezas do Povo Libio,.Argentina devia ser arma e

    leva a cabo uma segunda Guerra ja que os Yankes tao na

    BancaROTA, INTERESANTE VER O PAPEL YANKE NISSO TUDO

    esas atitudes so levao os paises latinos americanos

    se distanciarem deles (Yankes) e ISSO FAZ MUITO

    BEM para o FUTURO DO NOSSO BRASIL, quem defende causa

    dos Yankes devia pega o primero aviao pra California

    ou Florida ,pra fazer compania pro PATETA EO DONALD

    LA NA DISNEY DA INLUSAO, Onde os Yankes sempre tao

    lutando pela LIBERDA E JUSTICA E IGAULDADE

    coisa que no MUNDO REAL FICA BEM LONGEEEEEE de ser

    real

  10. Não me sinto decepcionado de forma alguma, o script segue exatamente como previsto. Como se decepcionar com um integrante ativo da OTAN.
    O camarão veio aqui e disse que deseja para a SÉTIMA POTÊNCIA econômica do mundo que retornemos ao SÉCULO 19, o que dirá das Malvinas que esconde um intenção futura pela Antártica.
    Além do mais essa questão ficando no ar, sem solução diplomática, não desaquece e pelo contrário aquece a poderosa indústria de armas, pesquisas, etc, em toda a América do sul, e atualmente meu amigo ,o mundo não está podendo desaquecer nada, nem nas Malvinas.
    Vejo então nesse caso uma informação bem positiva.
    Repito, o que menos quero é que o Brasil ou a América do sul desacelere seus planos de aquisições, com uma FALÁCIA qualquer dos royals, falsamente prometendo LIBERDADE(da Colônia), IGUALDADE E FRATERNIDADE. Não quero, não confio. Prefiro como está, e no futuro …
    ————-
    http://pt.wikipedia.org/wiki/Ant%C3%A1rtica
    ————
    http://pt.wikipedia.org/wiki/Tratado_da_Ant%C3%A1rtida

  11. O governo da Argentina deveria propor uma mega manifestação, enviar uns 30 navios socado de argentino pra protestar na ilhota….ai eu queria ver o que iria dar…

  12. A saída é o desenvolvimento da UNASUl….depois se armar até os dentes e fazer pressão de todas as formas possíveis, inclusive militar…….primeiro nas malvinas…….depois nas guianas……controlando nosso quintal, controlaremos o atlântico…..já ficaria de bom tamanho e esse é o caminho…
    *
    *
    É melhor as Malvinas Argentinas do que as Falklands inglesas….

  13. E colonialismo puro, instala-se uma elite dominante(meia duzia de gatos pingados) e declara como sua colonia, a ingletera tem tanto direito as malvinas quanto a holanda ou qualquer outro teria a fernando de noronha, geograficamente e um absurdo, os europeus ja exploraram de mais a america do sul e central, CHEGA, mas tambem concordo que os governos populistas da america latina latem muito e fazem pouco, forças armadas fracas em todo continente sulamericano, quem não mostra os dentes acaba ficando banguelo, tais governantes contam com o viralatismo de muitos de seus cidadãos entreguistas, que preferem continuar como colonia disfarçada, tão somente trocando de senhores dizendo agora amem para o grande irmão do norte, lamentavel !!!

  14. Na minha opinião sao de direito da Inglaterra. Sempre foram. Na verdade todos sabem disso mas o apoio a Argentina talvez seja pelo fato de ser melhor ter um Chiwawa no quintal do vizinho do que um Pit Bull. E o medo dele se soltar da coleira.

  15. Conforme alguns amigos demonstraram acima, o suposto direito argentino às ilhas funda-se na equivacada tese de que eles seriam herdeiros de Madri quando, na verdade, a Grã-Bretanha já está presente lá há 350 anos. E sem falar no fato dos habitantes das ilhas serem ingleses. Conforme resta exaustivamente provado a pretensão argentina é descabida sendo apenas uma infeliz peça de populismo dos governantes sejam ditadores militares genocidas seja uma perua surtada

  16. “”Está baseada na autodeterminação, ou seja, enquanto os ilhéus quiserem continuar sendo britânicos, apoiaremos sua posição”, acrescentou.”… REPARARAM… isso serve também para os “povos da floresta” brasileira… AUTODETERMINAÇÃO… e o governo brasileiro TRAIRA assinou o tal tratado da ONU e assassinou nosso futuro… quero ver qndo estacionarem a 4ª frota na foz do amazonas para defenderem os “povos nativos oprimidos” da america do sul, o amorinha e o lulala colocarão seus trazeiros numa fragata nacional tupiniquim e irão la defender nossos interesses… EITA POVO EMASCULADO… se fosse na Inglaterra ou EUA ja estariam na ponta da corda por alta traição… LESA PATRIAS…

  17. Estou com o Luiz Carlos.A Argentina não tem direito às ilhas.Quem tem esse direito são os seus habitantes,e eles querem ser ingleses…

  18. brasil meados de 2020, raposa serra do sol se declara imdempendente , incentivados por tal atitude separatistas sulistas( um mal dormente mas não totalmente morto ) se reorganizam, alguns simpatizantes de outras regiões , mortos de vontade de serem colonia de alguma puuutencia, argumentam q e um direito deles, afinal a elite da população local pode ser ate marciano se melhor assim ser,e mais facil que batalhar por uma condição melhor ou votar certo não e mesmo ?

  19. quanto as malvinas, e so olhar um atlas e ver que elas ficam na america do sul, e não na europa, “haaaa mais e uma ilha” a inglatera tambem, e na america do sul pelo que eu saiba não nacem ingleses , e sim sulamericanos !!!

  20. o colonialismo na america latina ainda e uma realidade, seja ele disfarçado ou descacarado em alguns casos, e so olhar a situação da fronteira com as guianas, terra de ninguem, pedaço internacionalizado da amazonia, territorio fertil para biopirataria, espionagem, trafico e exploração de seres humanos, garimpo predatorio entre outros, comparados com la as fronteiras com bolivia e paraguay e um paraiso, mais a grande vira-latas e prostituida midia não mostra isso, por que sera ? a que sera que interesa?

  21. Eu deslumbro uma situação interessante… podemos, agora, com a atual situação economica mundial, fazermos o sentido contrario da exploração comercial e colonialista, como queiram… começaremos a comprar empresas europeias e americanas em estado de coma e passamos a explorar a capacidade tecnica dos seus funcionarios e transferir tecnologia para nossa empresas… tem tudo para dar certo… Epa!!! baixou um caboclo Dandolo aqui no meu terreiro… eparrei… salta pra dentro indio velho… vai misifio… sai pra la… rsrsrsrsr deve ser o som do Peter Frampton, ou será do Steppenwolf… rsrsrsrsr…

  22. A China tem a bomba, logo os ingleses devolveram Hong-Kong.
    A Argentina não tem a bomba, logo nada de Malvinas para os hermanos.

  23. Minha nossa! Não quero nem pensar no que o Blue Eyes faria com esse pessoal demo-tucano que vendeu nossas empresas a preço de banana e conseguiu a proeza de mesmo assim aumentar a nossa dívida interna e externa.

  24. AUTODETERMINAÇÃO DOS ILHÉUS????….é claro que Ingleses sempre vão querer ser ingleses……é só aqui no Brasil que vejo Brasileiros querendo ser estadunidenses….
    *
    As vezes eu não consigo acreditar como existem Brasileiros que não enxergam um palmo a frente do nariz….
    As malvinas foram e sempre serão Argentinas, quer queiram ou não……

  25. Jabá, essa turminha que citou e a que citei são farinha do mesmo saco… esse povo não aguenta ver dinheiro, meu caro… um limpando o r… do outro… saudações… GENERAL HELENO, só um PATRIOTA CONSERVADOR pra consertar o pais… ACORDA BRASIL…

  26. xtreme… vc é um sadico…rsrsrsrs… depois a esquerdalha cai matando que tu és entreguista e se morde…rsrsrsr… eita azedume… rsrsrrsrs… tu ta parecendo o 1maluquinho…rsrsrsr… morde e depois assopra…rsrsrsr… Satisfaction… é demais para eles…rsrsrsrsr…

  27. Pelo que entendi, as ilhas eram dos ingleses e dos espanhóis até que argentinos resolveram tomar na marra as ilhas. E depois voltaram os ingleses e exigiram a retirada argentina, quue saíram sem reclamar. Agora, depois da invasão e da guerra – perdida por eles – dizem que é deles ???

  28. Os Ingleses estão no seu devido direito.Que eu saiba eles ganharam a guerra que os Argentinos iniciaram,a única maneira de eles saírem de lá e se a população de lá os quiser de fora o que eu acho improvável.E lá por ficar na América do Sul não quer dizer nada

  29. Porque os fatos as vezes confundem as pessoas.Como postou Luiz Carlos a Argentina esteve la por miseros 12 anos. Fundaram uma colonia penal em vez de encher as ilhas de Aregentinos, mesmo sem nada pra fazer, so mesmo pra procriar e aumentar a populacao.
    O que faria voce se num terreno seu estivesse algum grilheiros. Isoo o que fez os Argentinos.. grilaram a Ilha e querem no grito. estao parencendo um MST da vida.

  30. É uma questão difícil, 350 anos de domínio não é pouco e uma população que quer continuar inglesa tb não é fácil, por outro lado as ilhas ficam ao lado da Argentina, geograficamente falando é como o exemplo de fernando de noronha, já imaginou se fosse conosco, o que diriamos? Acho que é uma boa medida toda a Unasul proibir qualquer deslocamento de navios ou aeronaves partindo ou chegando do continente sul americano para lá. Então os tais cidadãos ingleses teriam de encomendar o chazinho das cinco lá na Inglaterra toda vez que quiser toma-lo, vai sair baratinho para eles se manterem lá.

  31. LUCAS, a Argentina, no pós 2 guerra, teve uma fase de domínio nuclear maior que o Brasil, devido ter recebido cientistas Alemães lá, o Brasil teve que correr atrás e só equiparou em meados da década de 70 durante o regime militar, acho que ambos tem o total domínio da nuke e possivelmente já tem os meios de faze-la, talvez já os tenha pronta, existe uma fiscalização mútua entre Brasil e Argentina neste quesito, e que serve de argumento para uma não fiscalização maior da Agencia internacional de energia atômica, a pergunta é, estão se fiscalizando ou se protegendo da AIEA?

  32. “las malvinas son argentinas”
    “o petroleo é nosso”
    “revolução bolivariana”
    Só muda o slogan! O resto voces sabem. As multi’s tomando conta. E os povos sendo enganados.

  33. Será parecido com a situação da India e do Paquistão, quando um detonou a bomba em pouco tempo o outro detonou a sua tb, será assim com Brasil e Argentina?

  34. quem nace na america do sul e sulamericano, não ingles fato, mas claro que o viralatismo não admite uma coisa dessas, afinal so naceram na colonia não e verdade ? se meu tatatatataravo e belga então logicamente eu sou belga tambem não e mesmo ? são os mesmos q que quando vão vão p/ europa, e são tratados como cahorros ,voltam com o rabo entre as pernas, abraçando a bandeira e beijando o chão do brasil !!!



  35. XIITADA do PB… sugiro que unam-se aos hermanos traíras (tipo contra o BR no conselho de segurança)e organizem o:

    1º nado de protesto ate as Falklands.. espero que o mar esteja numa aprazivel temperatura…sub zero …rsrs

    da para colocar a trilha musical do filme Titanic conforme os picoles..sic..nadadores vão sumindo…rsrsrsrssrrs

  36. É alexandre, depois eu que sou extremista, certo… veja o caso do ronin… este estupido retardado monoglota… me diga agora, o que faço com uma criatura dessa categoria… mandar ele para a ponte que caiu pode ser que ele goste… pensando bem, é melhor ignora-lo… pessoas que sofreram violencia sexual qndo criança são assim mesmo… padecem de disturbio psicotico… esse é daqueles que dormem com um boneco inflavel tamanho natural do Ken, o namoradinho da Barbie… vai se catar retardado… vai policiar seus chegados, onanista…

Comentários não permitidos.