REAPARELHAMENTO- Brasil garante manutenção dos motores do helicóptero EC-725

http://www.fab.mil.br/sis/enoticias/imagens/pub/9735/i1192315223351326.jpg

O contrato de suporte logístico, de quase 159 milhões de reais, atenderá as nove bases operacionais das Forças Armadas que utilizarão a aeronave

O Contrato de Suporte Logístico (CLS) assinado nesta quinta-feira (23/9) entre a Comissão Coordenadora do Programa Aeronave de Combate (COPAC), representando as três Forças Armadas e a Turbomeca do Brasil permitirá à empresa sediada em Xerém, distrito de Duque de Caxias (RJ), mas com matriz na França, a realizar a manutenção dos motores MAKILA 2A1 que equipam os novos helicópteros recém-adquiridos conjuntamente pelas Forças.

No contrato, de aproximadamente 159 milhões de reais, a empresa Turbomeca deverá realizar a manutenção dos motores das aeronaves que estão em fase de recebimento, sendo que três delas já então voando nas respectivas Forças, por um período de cinco anos, além de prever a aquisição de peças e o treinamento de mecânicos. Outro dado importante do contrato é a transferência de tecnologia e a qualificação de mão de obra no país.

“O custo e o tempo com a manutenção dos motores deverão ser muito menores com este contrato. O mais importante é que o Brasil se torna autossuficiente e pode garantir o uso dos helicópteros sempre que precisar deles”, explicou o presidente da COPAC, Brigadeiro do Ar Carlos de Almeida Baptista Junior.

As Forças Armadas operam os motores Turbomeca há 30 anos no país, mas nunca tinham assinado um contrato de suporte logístico conjuntas, sendo o fato ora ocorrido um marco na história do Brasil. Com esta união, elas vão dividir os recursos e a manutenção dos helicópteros. Para a Turbomeca, o negócio também é vantajoso, já que, de acordo com o diretor da empresa, François Haas, dos 1400 motores em operação na América Latina, cerca de 700 estão no Brasil, sendo que aproximadamente 300 são das Forças Armadas.

“Nós vamos gerar empregos altamente qualificados e o Brasil será o centro de manutenção de toda a América Latina. Recebemos motores, em nossa fábrica em Xerém, de diversos países como México, Venezuela e até Estados Unidos. Escolhemos o Brasil porque encontramos mecânicos preparados e uma indústria aeronáutica muito forte”, explicou o François Haas.

A revisão geral dos motores, conhecida como over hall, era a única etapa da manutenção que ainda não estava sendo realizada no Brasil. As peças tinham de ser enviadas para a França e as aeronaves ficavam indisponíveis por um longo período. Agora, esse nível de manutenção será realizado no país, atendendo toda a frota dos helicópteros EC-725 das nove bases operacionais da Marinha do Brasil, do Exército Brasileiro e da Força Aérea Brasileira, sem necessidade de os motores serem enviados para fora do país.

Sobre o Projeto HX-BR

O Projeto HX-BR tem como objetivo a aquisição de 50 aeronaves por meio de parceria entre a empresa francesa Eurocopter e a brasileira Helibras, cuja montagem completa, a partir da 17ª aeronave, será na sede da empresa brasileira, localizada no Município de Itajubá, no Estado de Minas Gerais, gerando empregos diretos e indiretos em sua produção.

O contrato de aquisição está sob a responsabilidade do Comando da Aeronáutica, por intermédio da COPAC, mas com participação de Oficiais e Praças das demais Forças Armadas. Para isso, além da gerência do projeto, localizada em Brasília, existem também dois Grupos de Acompanhamento e Controle, sempre com a participação conjunta de militares. A última aeronave a ser entregue deverá ter um índice de 50% de nacionalização. Na distribuição, 16 helicópteros serão destinados à FAB, 16 ao Exército Brasileiro, 16 à Marinha do Brasil e dois deles irão para a Presidência da República.

Fonte: FAB.MIL

32 Comentários

  1. Esse helicóptero é bom, tem pedido no mundo inteiro para ele.Não dá pra contestar.
    Também é bom a logística completa do motor aqui no Brasil, afinal 1400 motores na América do sul não é brincadeira e tendo conhecimento para consertá-los aqui no mínomo vai gerar mão de obra especializada e empregos.
    O papo é turbina e fica uma questão fundamental que é a fabricação dela no Brasil. Isso vai acontecer?
    ———
    http://www.youtube.com/watch?v=fZDNPoMriL4

  2. ESSA NOTICIA É UMA CUSPIDA NA TESTA DAQUELE VADER…..

    O CARA QUER SER ENGENHEIRO, ECONOMISTA, PILOTO DE CAÇA, ANALISTA DE MERCADO FINANCEIRO, PROGRAMADOR DE SOFTWARE E AINDA POR CIMA ACHA QUE TEM CACIFE PRA ANALISAR OS CONTRATOS QUE O BRASIL ASSINOU COM A FRANÇA… O coitado não deve ter nem o ensino médio completo e fica querendo entender do que esta alem das possibilidades intelectuais dele….

  3. Mas, voltando ao Helicoptero, trata-se de uma plataforma moderna e capaz de dar uma incrementada nas asas rotativas das tres forças.

  4. Esse papinho de geração de emprego e contrado de serviços não faz minha cabeça.Eu gostaria de saber o teor dessa transferencia de tecnologia com profundidade e tambem a visão especializada de nossos tecnicos responsaveis se a mesma atende na integra o objetivo inicial deste contrato que é a autosuficiencia tecnologica.Alguem sabe me dizer algo relativo com embassamento oficial a respeito disso???

  5. Segundo o Presidente da HELIBRÁS:

    “O Brasil não fabrica peças de fibra de carbono ao nível para ser usada em heli,e a fraça vai transferir”

    Assistam o video.

  6. Meus amigos uma coisa vcs podem acreditar,as tecnologias necessárias para a realização do sonho de um brasil forte militarmente,só está andando vindo por parte da frança,não adianta a choradeira e a xenofobia de alguns,não tem Rússia,E.U.A,etc.
    Tudo está vindo da frança,pelo menos as tecnologias altamente sensíveis,como eu já disse a nossa segurança militar tem que vir da Europa,mas precisamente ao meu ver de 3 países,França,Itália e Inglaterra.

  7. Outra coisa o famoso e idolatrado NH90 que muitos falam aqui pelo menos a uns anos atrás estava apresentando sérios problemas.

  8. Espero que o Rafale seja escolhido,pois nesse FX-2 em materia de capacidade o Rafale é um verdadeiro Roger Vadim dos céus.

    Obs:Quem conhece Roger Vadim e de suas façanhas amorosas sabe o que eu estou querendo dizer…..rsrrs.

  9. BARCA abandonaste o amor incondicional pelos EUA e abraçastes a França rsrs dos males o menor né mesmo pois ambos habitam uma visão acidental ou seja estariamos nas mesmas dependencias rsrs E sobre todas as maravilhas que nos apresentam onde esta algo de fonte oficial que nos afirme que o EC725 transfere na integra o elaborado na licitação e que foi oferecido na integra por seu fabricante para vencer a mesma e quando indagados por nossos militares sobre sensiveis se esquivaram dizendo que os mesmos pertencem a socios parceiros da mesma ou sejam tiraram o corpinho fora.Alguem pode oficialmente afirmar que nossos militares estejam satisfeitos na integra com o EC-725?Ate agora não encontrei nada idoneo e oficial a respeito.A manutenção dos motores esta garantida né diziam o mesmo a Argentina sobre os Exocets e quando os Argentinos mais precisaram foram pela França deixados a deriva.

  10. Barca foi fundo – o Roger Vadim faturou entre outras menos votadas a Brigite Bardot e a Jane Fonda. Aliás, ele lançou a BB, no filme “E Deus criou a mulher”.
    Barca hoje acertou todas. Não discuto com ele.
    Agora, acho que o Jackson Almeida fez um questionamento muito bom.
    Jackson, para que essa manutenção fosse feita na forma sugerida, teríamos que reestruturar muita coisa nos Parques de Material Aeronáutico existentes. Talvez criar um novo, específico. Teríamos um custo fixo elevado, talvez devessemos ter mais de um etc.
    Contratar o representante da fábrica nos parece mais prático. Mas a oficina no País vai gerar aquilo que o 1Maluquinho não gosta – renda e conhecimento.
    1Maluquinho, sorria.
    A transferencia de tecnologia foi abordada numa matéria anterior, tem menos de 3 meses.

  11. ESSA NOTICIA É UMA CUSPIDA NA TESTA DAQUELE VADER…..
    O CARA QUER SER ENGENHEIRO, ECONOMISTA, PILOTO DE CAÇA, ANALISTA DE MERCADO FINANCEIRO, PROGRAMADOR DE SOFTWARE E AINDA POR CIMA ACHA QUE TEM CACIFE PRA ANALISAR OS CONTRATOS QUE O BRASIL ASSINOU COM A FRANÇA… O coitado não deve ter nem o ensino médio completo e fica querendo entender do que esta alem das possibilidades intelectuais dele………………

  12. É né a TT foi abordada numa materia anterior e o que isso muda o contesto do que citei?Onde esta a informação de fonte oficial idonea que atestam a TT que prometeram quando ganharam o contrato?Pelo que eu saiba nunca teve nenhuma e sim insatisfação do setor militar não divulgada e resposta da contratada que sensiveis não pertenciam a ela e porque não disseram isso antes de vencerem a licitação e de assinarem o contrato.Brasil é um otario ou alguem pensa que somos otarios.Os militares por rwspeito ao regulamento e constituição não se manifestam.Onde esta a verdade e a certesa que pagamos pelo o que acordamos.Tem é tanto safado,oportunista e espertalhão no meio de tudo isso que nem se importam e so querem mamar para o tolo povo pagar a conta.

  13. Olha pessoal eu achei esse PDF antigo no qual eu li na época da aprovação do acordo no Senado,essa época eu postava em outro Blog e esse documento serviu de base para eu formular meu pensamento a respeito desse acordo Brasil e frança,seria ótimo se o Blog pudesse colocar algumas informações que na época ninguém da imprensa brasileira colocou,esse PDF diz tudo do acordo Brasil e França aprovado,desde do financiamento,as taxas de juros,é um documento que vale a pena para aqueles que querem entender de maneia profunda o acordo brasil e frança,eu recomendo pois diz tudo,e não tem disse e me disse,Maluquinho aqui está o documento embasado pelo Senado da República Federativa do Brasil.

    http://www.senado.gov.br/sf/comissoes/cre/ap/AP2090916_Acordo_Brasil_Franca.pdf

    Por favor se der para o Blog fazer uma série de Post sobre esse documento detalhando os pontos do acordo,vai ser ótimo.

  14. Olhem amigos vcs vão ver cada empresa Nacional que está no programa EC725 e o que cada uma delas vai fazer.
    Por isso que eu tenho uma convicção comigo,esse acordo só foi criticado pelo PIG e por seus zumbis e manipulados,por ter sido feito no Governo do Presidente Lula,se o Lula tivesse preferencia pelo Gripen seria criticado,se o lula tivesse escolhido o F-18SH tb seria criticado,se o lula saisse com a Juliana Paes o Pig falaria que a AVÔ DO PANICO QUE TORCE PELO CORINTHIAS é mais bela que a Juliana Paes.
    A questão sempre foi uma Lula,esses porcos não estão nem ai para o Brasil,se der uma M bem grande eles serão os primeiros a pegar voos para a Floripa e deixar o país.Sempre nesse país os Grandes Presidentes foram perseguidos caluniados pelos Pig de suas respectivas épocas.

  15. 😉 Isso é plausível com certeza, mais últimamente sofremos com os tais cortes do orçamento se isso for a meta do governo pergunta pra Dilma porque aqui o governo diz uma coisa la na frente diz outra, é como no caso do FX-1 teve um começo é não teve um fim chegamos ao FX-3 é a mesma novela, até que seja entregue a ultima aeronave eu tenho minhas dúvidas, Gen. Heleno diz ae oque o governo faz com os brasileiros é os militares, estão acostumados com a pénuria, ou seja somos levados para debaixo do tapete na hora que os militares precisarem tudo séra esquecido por isso ficamos com nossos Fall transformados em ParaFall atualizados da segunda guerra é como nosso velho F-5 vão dando pro gasto, desvio de verba, educação zero, obras paralisadas ou desviados os recursos, muitos na caserna estão preocupados se a coisa fica assim to vendo que o golpe de 64 vai volta em 2014 escultem oque eu digo.

  16. Darth Sidious meu nobre os militares deram graças a Deus de terem largado o pepino e veem se portando de forma exemplar em respeito as leis e regulamento.Se fazem exemplos.Essa insatisfação que voce acredita é realidade e não so na caserna como em outros setores e na maioria da sociedade por Ns motivos.Golpe militar,tomada de poder,eu duvido que tenhamos mais mas algo inedito pode acontecer onde povo,militares,meios de segurança cansados de todo descaso e banditismo generalizado se unam e tomem uma atitude drastica.Com a divulgação da descoberta do pré-sal os EUA logo ativaram a quarta frota e ja a uns dois anos constroem uma flotilha de pequenas fragatas e destroyers adequadissimos para uso Amazonico e enquanto isso aqui cogitamos fazermos embarcações do seculo passado na area fluvial.Sonhamos com Sub Nuck e não temos uma marinha rapida,moderna com poder de fogo sofisticado.Um pais que tem um mar territorial e fronteira seca como tem o Brasil tem de ter defesa excelente.Ate mesmo na estrategia erram por não priorizarem nossas deficiencias que são defesa antiaerea e antimisseis,caças hi e low modernos e caças anti-submarinos modernos.O Brasil esta entregue a uma elite empresarial gananciosa e a teimosia aristocratica de Brigadeiros e Almirantes.Os problemas de gerencia não se restringem somente a esfera politica e os consequentes desvios mas tambem a uma mentalidade ignorante de pessoas atreladas a passados e ideologias.Aparte disso esta o EB que por ironia do destino foi quem mais reprimiu nos anos de chumbo mas foi tambem quem mais evoluiu intelectualmente e tornou-se versatil e adequado.Mesmo com pouca verba eles surpreendem sempre nos apresentado uma novidade de boa qualidade obtida por empenho e dedicação.Se eles tivessem investimento com a capacidade de inovação que teem nos surpreenderiam ainda mais.Tenham a certesa que o EC-725 não satisfaz na integra o objetivo de nossos militares e que ele mais serve para satisfazer a Petrobras e ao mercado off-shore.Jamais se esqueçam desta frase “CONTENÇÃO DE MANUTENÇÃO OPERATIVA” e isso é para os setores essenciais de defesa,segurança e saude.Ou seja esta frase foi a senha dos traidores como se dissessem “VENHAM AS PORTAS ESTÃO ABERTAS E NÃO HAVERA RESISTENCIA.Notem quantos acidentes tivemos na FAB depois disto.Apresentam midialiticamente no fantastico operações de nossas forças armadas como um circo armado para o entretenimento dos tolos e o palhaço deste espetaculo são nossos soldados transformados em policinhas da fronteira da Colombia para agradarem Yankees e enquanto isso armas,drogas continuam fluindo nas fronteiras com a Bolivia e Paraguai.Paramilitares Peruanos adentram nossas terras para matarem os Indios que fogem do genocideo no Peru e matam tambem nossas etnias e a mais de dois meses o mmundo sabe do que esta acontecendo la e depois de muitos gritos para chamarem a atenção do governo mandaram um pelotão da força nacional que é proibido de ausentarsem 500 metros da base da FUNAI e os paramilitares Peruanos continuam la e não mandam nosso Exercito.Aquele Portugues preso que ja tinha sido preso antes e expulso o prenderam porque?Oficialmente ele não tinha drogas em seu poder e sim estava la por mercenarismo.As noticias que vemos nas midias são todas manipuladas.Manipulação midialica no Brasil neste momento não é so da direita reacionaria com muitos pensam mas da esquerda intransigente tambem.Eles,as Ratazanas estão todos juntos para mamarem na copa,olimpiada,pré-sal e voltarão a se morderem pouco antes do periodo elitoral para enganarem os tolos que somos nós o povo que pagamos as contas e não recebemos nem mesmo serviços basicos e melhoria no padrão de vida.Não creia nas estatisticas deles acredite no que tu ves com teus olhos.Ja passou mais do que da hora de todos juntos povo,forças de segurança e forças armadas darmos um basta de uma vez nesta mafia e nestes bandidos que se nutrem do sacrificio de nosso sofrido povo…BORDUNADA NELES TODOS MINHA COBRADA.SEM PRISIONEIROS,SEM SOBREVIVENTES,UM BOM COMEÇO.

  17. AJ a transferencia de tecnologia foi abordada numa materia anterior aqui né e em trocentos outros site e midias tambem e aonde esta uma afirmação oficial de fonte idonea que ela sera exercida na integra.Isso não existe e sabe porque meu amiguinho porque quando indagados por nossos militares os Franceses se esquivaram dizendo-lhes que sensiveis não pertecem a ele e sim a seus parceiros ou seja lavaram as mãos e nos mandaram conversarmos com eles que concertesa não repassarão e para o fazerem teriamos que molhar suas mãozinhas e abarrotarmos seus bolsos e contas bancarias fartamente o que encareceria e muito esta aquisição.Nós apenas somos os tolos que ficamos batendo palminhas para anjinhos dançarem com todo o circo midialitico envolvendo essas noticias e quando aparece alguem para contestar logo surge uma multidão ´para acusa-lo de ser contra todo iniciativa.>>O DINHEIRO DO CONTRIBUINTE BRASILEIRO NÃO É CAPIM E NEM TAMPOUCO ESTERCO PARA PENSAREM EM ADUBAREM SUAS HORTAS COM ELE.O contribuinte Brasileiro se priva de muitas coisas mas lhes garanto que estariamos satisfeitos em vermos algo que realmente tivesse total aprovação de nossos militares porque eles não usarão esta aeronave so para levar cestas basicas,ajuda humanitaria e nem tampouco para visitarem plataformas petroliferas mas em combate para a defesa da nossa soberania e de nossos interesses e ate o momento ainda não vi eles dizerem que estão 100% satisfeitos com essa aquisição.

  18. Caro Maluquinho eu não tenho idolatria pela frança,apesar de ser um defensor e muito menos um amor inquestíonável pelos E.U.A,apesar de admirar muito mas muito o povo americano,apenas sou contra sua política externa,quanto a minha defesa insistence dos acordos firmados com a frança é pela pura e simples razão de que as críticas são infudandas,baseadas em preconceitos,xenofobias e torcidas por A ou B,em poucos momentos há uma analise fria da questão,esses acordos tando do sub,quanto dos Heli,queiram ou não só foram possíveis pelo fato da frança ser a unica,repito a única a aceitar a transferencia que é ampla e complexa,basta ver no PDF que postei,e que é um resumo do acordo entre França e Brasil,aprovado pelo Senado da República Federatica do Brasil,e não por disse e me disse de diretores de empresas.Está tudo lá,outro fato é aquele em que postei um LINK da marinha do brasil,dizendo com todas as letras que a única nação que aceitou a transferenciadas tecnologias que não possuimos foi a frança,nem os supostos parceiros do Bric aceitaram.Essa é a realidade nua e crua dos fatos,na época do FX-2 a Sukkoi não quis transferir tecnologia do SU pois achava baixo o valor do contrato que estava orçado em 2,2bILHOES,não tem nada de U.S.A vetar o Sukkoi,os Russos cometeram os mesmos erros dos Europeus da EADS do Thyppon,da Fabricante do F-16.

  19. BARCA e AJ então falemos sem xenofobias e ideologias porque eu não tenho nenhuma.Onde esta uma fonte oficial idonea que afirme que o contrato do EC-725 sera cumprido na integra e que nos repassarão a TT completa pois foi isso o que prometeram quando foram escolhidos e onde esta tambem uma fonte idonea e oficial que ateste que os nossos militares estejam 100% satisfeitos com o EC725.Amiguinhos não sou aficcionado e pra mim tanto faz a origem do boneco quero saber onde ta a menininha que brinca com ele.Voces que vivem demonstrando funcionalidades e perticularidades deste vetor tem respostas oficiais as duas perguntas que eu fiz???Barca não fale o que voce desconhece,a Russia cansou de oferecer tudo enquanto muitos mentiam a respeito disso e mais tudo o que eles fazem nos oferecem primeiro tanto em sociedade como comercialmente ate o Glonass foi assim sem falarmos do PAK-FA mas os xenofobos ideologicos e os amirantinhos e brigadeirinhos de plantão não permitem isso,preferem os Lobos que são contra a nossa autosuficiencia.

  20. Eu não tenho ideologia nenhuma,odeio politica e politicos.Sou contra tudo e contra todos que se coloquem contra o desenvolvimento e emancipação tecnologica do meu pais e contra a todos que possam serem ameaças a soberania e ao interesse do Brasil.Não gosto de comunistas,Bolivarianos.Tenho muitos parentes que moram e que nasceram nos EUA e alguns Judeus tambem mas sou contra a intransigencia expansionista Judaica e contra o intervencionismo Americano.No caso dos EUA sou mais contra aindo por eles serem declaradamente contra o desenvolvimento aeronautico militar,aeroespacial e atomico do Brasil.Então amiguinhos não pertença nem ao lado A e nem ao lado B.So tenho um lado BRASIL ATE O TALO TODO DENTRO E ATARRACHADO.Pra mim Deus vem depois que o meu pais entenderam ou ainda esta dificil?Barca ate um Caça 5.0 que eles ja desenvolveram testaram e aperfeiçoan em segredo ofereceram ao Brasil e ofereceram sociedade porque eles tem a criação mas precisam de investimento.E não é T-50 não,é MIG e bem mais em conta que o T-50,enquanto voces sonham com Rafale chipado e F18 careca e banguela.

  21. Amiguinho BARCA voce usar embasamento de entendimento entre governos no caso Brasil e França não endossa nada.A França não é dona das tecnologias contidas em tudo o que nos estão oferecendo.Não viaje na maionese BARCA e o Sukhoi do FX1 era o SU30.E mais não use a satisfação da Marinha para embasar o caso do Rafale e do EC-725 porque são situações bem diferentes.Nos submarinos estamos pagando serviços e o que eles oferecem em serviços oferecem a todo mundo inclusive em seus Subs convencionais.O nosso SNBR a tecnologia é nacional,para que voce não misture tudo de novo,pagamos serviços e as tecnologias que voce se refere não são sensiveis.Então amiguinho BARCA sem viajarmos na Maionese para não escorregarmos na mandioca não existe nenhuma fonte oficial que garanta que o Rafale e o EC-725 serão transferidos na integra como nos afirmam os Franceses.E mais não existe nenhuma fonte oficial que afirme que os nossos militares estejam 100% satisfeitos com as condições reveladas pelos Franceses apos a assinatura do contrato.E BARCA voce sempre foi um dos que mais diziam que a tecnologia Russa não prestava,que eles não transfeririam nada,que eles não cumpriam serviços e outras mentiradas.Pergunte a nossos militares se eles tem algo a reclamarem da performance e operacionalidade dpos MIs e se os Russos não estão cumprindo satisfatoriamente serviços e reposições que estão sendo pagos.Ate mesmo amiguinho BARCA esse monte de pigueiro omitiu que na LAAD a FAB confirmou com os Russos mais pedidos de MIs ainda esse ano mas precisamente em Novembro.Voce amiguinho BARCA ou qualquer outro aqui como alguns afirmam terem fontes ate dentro do MD,conhecem na integra a correspondencia secreta de Medvedev a Dilma antes dela embarcar para a China?Conhecem tudo o que foi tratado em Moscow por Putin e Temer?Conhecem o teor da conversa da Dilma com Medvedev em Pequim quando ela lhe deus esperança e ele saiu comemorando como tivesse vencido?Algum de voces aqui conhece o teor dos entendimentos entre alto escalão do governo Brasileiro e Russo que vem nos bastidores ja a quase 2 anos em segredo e agora oficialmente com restrições a teor?Nem mesmo sabiam e souberam da reunião secreta no RJ enquanto na LAAD MD,Comandantes,fabricantes,empresarios,blogueiros,pigueiros sorriam para flashs rsrs BARCA amiguinho estas boiando a mais de 3000km da costa numa boia pneumatica e com um binoculo adiquirido no Paraguai tentando enxergar o continente rsrs NÃO DA RAFALE E NEM F18 NO BRASIL E O NG DEIXOU DE SER VANTAJOSO PORQUE PRIMEIRO DIZIAM QUE ALEM DA TT COMPLETA TERIAMOS A PROPRIEDADE INTELECTUAL OU SEJA COMPRARIAMOS O PROJETO E AGORA NA CAMARA DISSERAM QUE SEREMOS SEUS SOCIOS NOS DISPONIBILIZANDO MERCADO DE INFLUENCIA DO BRASIL rsrs A ultima cagada impulsiva de um otario que não entendia nada de tecnologia militar chamado Lula e seu sugestionador Jobim o traira embusteiro que muitos de voces endeuzavam e que materias incentivavam a transforma-lo em presidente da republica um potencial golpista lobbysta Frances e espião Yankee foi o EC-725 e que pode ser suspenso se quisermos rsrsNão misture amiguinho BARCA euforia empresarial daqueles que recebem de mão beijada o maná custeado pelo povo Brasileiro para fazerem dele milhões para seus bolsos.Não precisamos desta filosofia entreguista de entregarem o Brasil a extrangeiros.Temos condições de fazermos tudo o que precisamos fazer complementando com tecnologia extrangeira,todo mundo faz isso inclusive o Brasil.Que autosuficiencia tecnologica teremos com o que estamos adiquirindo?Que independencia aeroespacial teremos com um parceiro que faz o jogo dos inimigos do programa aeroespacial Brasileiro teremos.Tambem não transferirão nada.E temos dos BRICS principalmente da Russia tudo o que precisamos ter.Amiguinho BARCA ate o Glonass nos oferecerão SOCIEDADE e não parceria como ofereceram tambem SOCIEDADE no PAK-FA T-50 como estão oferecendo SOCIEDADE em um MIG 5.0 desenvolvido em segredo que so seria repassado ao Brasil e a India e nem a China o teria.SOCIEDADE amiguinho BARCA é tambem ter parcela na PROPRIEDADE INTELECTUAL ou seja acesspo irrestrito e direito a receber futuras inovações.Amiguinho BARCA a NET esta cheia de pessoas que vivem fantasiando orbitando o mundo OTAN e se fazem clubinho de confrades e o que aparece diferente disso é logo taxado de anti-iniciativas,de comunistas,de potencial terrorismo.Pergunte amiguinho BARCA a nossos guerreiros quem para eles pode ser uma ameaça a nossa soberania e a nossos interesses?Voces so fazem as cabeças de quem tem os mesmos gostos,filosifias,ideologias ou os tolos e nada mais.E conscientizemssem voces são a minoria dentre a maioria de nosso povo que não é mais cego e nem tampouco bobo como ainda acham que somos.

  22. Caro Amiguinho Maluquinho nunca disse que os equipamentos Russos não prestavam,não fale inverdades,prova disso é qu numa discussão entre Bosco,KLM e Lucena eu até fiz a defesa dos equipamentos Russos,que tem execelents equipamentos e outros inferiores e outros melhores que os ocidentais,ponto não fico com Idolatria sobre a Rússia,se vier ótimo se eles abrirem os segredos ótimo,não tenho nada contra eles apenas não vejo a Rússia como essa nação mitologica,vc deve saber que a Rússia de hoje não é a União Sovietica,quanto as fontes entramos em divegencia,se um documento aprovado pelo Senado da República Federativa do Brasil não vale para vc,então gostaria de saber o que vale?,sobre esse Mig 5.0 que vc tanto fala,cabe lembrar que a Mig anda mau das pernas é triste pois tenho uma profunda admiração por essa empresa,como a Mig pretende oferecer um caça MIG 5.0,se a Rússia vai comprar um lote de Mig´s 35,para não deixar esse projeto morrer,realmente temos visões diferentes,gostaria de ver a fonte de onde vc tirou essa informação pois as minhas mesmo sendo segundo vc uma viagem na maionesa são oficiais.
    Não tenho nada contra equipamentos Russos,admiro muito seus principalmente seus torpedos,submarinos e míssies anti navio.

  23. Sobre o Glonass:

    1. Explorar as possibilidades de criar condições de cooperação mutuamente vantajosa para o desenvolvimento e a utilização do sistema GLONASS.

    2. Buscar desenvolver projetos conjuntos relativos ao desenvolvimento e utilização do sistema GLONASS.

    3. Intercambiar especialistas para participar em estudos e atividades conjuntos.

    4. Promover contatos entre instituições e indústrias envolvidos no setor espacial.

    5. Criar um Grupo de Trabalho Conjunto, até o final do ano de 2008, para implementar o presente Programa.

    6. Cada Agência será responsável pelo financiamento dos trabalhos e atividades a ela cometidos.

    7. As Agências deverão realizar consultas recíprocas, em caso de necessidade, sobre assuntos de interesse comum na implementação do presente Programa.

    Feito em 26 de novembro de 2008, na cidade do Rio de Janeiro, em dois exemplares originais em Português, Russo e Inglês, sendo todos os textos igualmente autênticos.

    Isso é o que foi acordado entre a Rússia e o Brasil.

  24. BARCA rsrs rsrs estas acometido de aminésia reveja materias antigas sobre o FX que voce pregava que Russos não cumpriam contratos,serviços e manutenções…..E quanto as duas perguntas que eu fiz que ate agora ninguem respondeu? 1-Uma fonte idonea oficial que repassarão ao Brasil a TT completa do EC-725 2-Uma fonte oficial idonea que nossos militares estão 100% satisfeitos com o contrato do EC-725

Comentários não permitidos.